• Carregando...
Um pequeno passo para Jair e um grande salto para Eduardo
| Foto: Paixão

Bom dia!

Em sua primeira participação como presidente na Cúpula do Mercosul, Jair Bolsonaro (PSL) assumiu nesta quarta (17) a presidência do bloco. A função é rotativa e dura seis meses. Bolsonaro elogiou seu antecessor no cargo, o argentino Mauricio Macri e voltou a defender a indicação do filho para a embaixada do Brasil em Washington – o Brasil terá “um grande embaixador”, disse. Direto de Santa Fé, Raphael Sibilla explica o que significa para o Brasil assumir a presidência do Mercosul.

  • Sabe aquele acordo do Mercosul com a União Europeia? É um grande passo, mas até entrar em vigor o texto precisa passar pela aprovação do Legislativo de cada país-membro do bloco sul-americano, além do Parlamento Europeu. Tiago Cordeiro conta quais são as perspectivas para que isso aconteça.
  • Quer saber como é a casa em que Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) vai viver se o seu sonho de ser embaixador se concretizar? A Gazeta do Povo mostra para você a Embaixada Brasileira nos Estados Unidos – e o salário do embaixador.
  • Atendendo a um pedido de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), Dias Toffoli suspendeu na terça (16) todos os inquéritos e processos em que tenha havido compartilhamento de informações financeiras de investigados sem autorização da Justiça. Renan Barbosa ajuda você a entender três pontos das críticas que o presidente do STF tem recebido pela medida.
  • Desde 2017, a taxa de desempregou no país estacionou na casa dos 13 milhões de brasileiros. O cenário é marcado pelo aumento da informalidade e pela estagnação dos salários. Fernanda Trisotto explica por que o ponteiro não se mexe.

Opinião da Gazeta

Das quatro emendas à reforma da Previdência incluídas no texto, três tiveram o apoio massivo do partido de Bolsonaro, o PSL. Se o governo propõe uma reforma previdenciária, que mensagem o partido no poder envia quando ele mesmo se empenha em desidratar o texto? Este é o assunto do editorial da Gazeta do Povo desta quinta (18):

Argumentar que, neste caso, a legenda seguiu seu líder maior não atenua a responsabilidade de ninguém; mostra apenas que também o presidente da República lançou “fogo amigo” contra o texto daquele a quem Bolsonaro delegou, desde a época da campanha, a função de tratar de todos os temas relativos à economia.

Aprofunde-se

Pense bem antes de responder: os alunos deveriam ser os responsáveis pela limpeza de suas escolas? Em alguns países, é assim que funciona – e isso tem consequências duradouras. Wilson Galvão aborda o assunto neste artigo.

Imagem do dia

Uma imagem do Saturn V, o foguete que colocou a Apollo 11 em órbita em 16 de julho de 1969, é projetada no monumento de Washington, em 16 de julho de 2019, em homenagem ao 50º aniversário da Apollo 11 e do pouso do homem na Lua.
Uma imagem do Saturn V, o foguete que colocou a Apollo 11 em órbita em 16 de julho de 1969, é projetada no monumento de Washington, em 16 de julho de 2019, em homenagem ao 50º aniversário da Apollo 11 e do pouso do homem na Lua. | Andrew Caballero-Reynolds/AFP

Para começar o dia inspirado

Durval Ramos conheceu um professor do Colégio Estadual do Paraná que trabalhou na Apollo 11, a missão que levou o homem a pisar na Lua pela primeira vez. José Manoel Luís da Silva tem 85 anos e é o dedinho paranaense na conquista que está completando 50 anos.

Lá fora

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos derrubou o primeiro pedido de impeachment contra Donald Trump. Democratas se somaram aos republicanos para impedir o avanço do processo, protocolado após comentários de Trump considerados racistas.

As dicas que só a Gazeta traz

Você se casou recentemente e seus pais dão muito palpite na relação? No Sempre Família, Raquel Derevecki investiga qual o limite da interferência dos pais no casamento.

Tenha uma ótima quinta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]