• Carregando...
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em depoimento à CPI da Covid.
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em depoimento à CPI da Covid.| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. Não houve “estímulo” por parte do governo federal para a produção de vacinas. A afirmação foi feita pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em depoimento à CPI da Covid. De acordo com ele, o Ministério da Saúde não forneceu apoio à instituição e recusou propostas apresentadas ainda no ano passado para aquisição de imunizantes. Mas senadores alinhados com o Palácio do Planalto negaram que o governo não tenha apoiado o Butantan e contestaram a hipótese de que a Coronavac poderia ter sido aplicada na população ainda em 2020. Olavo Soares conta como foi o depoimento.

Governadores. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD/AM), anunciou o calendário de depoimentos para o mês de junho. Os governadores começam a ser ouvidos somente no fim do mês. Confira a agenda.

Pfizer. Ainda sobre vacinas, a Argentina sediou no ano passado testes com o imunizante da Pfizer. Mas, até hoje, nem uma dose sequer foi adquirida da farmacêutica pelo governo. Isabella Mayer de Moura explica o que aconteceu.

Utilidade pública  

Auxílio emergencial. Com os números ainda preocupantes da pandemia, está sendo discutida a possibilidade de renovação do auxílio emergencial, previsto inicialmente até julho. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que isso dependerá do ritmo de vacinação e da evolução da pandemia.

Dengue e Covid. Um estudo feito por pesquisadores brasileiros constatou que pessoas que tiveram dengue têm mais propensão a desenvolverem sintomas de Covid-19, caso sejam contaminadas pelo coronavírus. Entenda a relação entre as duas doenças.

Atualização. O Brasil registrou nesta quinta (27) mais 2.245 mortes por Covid-19 e 67.467 novos casos da doença, segundo boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 16.342.162 diagnósticos positivos e 456.674 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 43.727.936 com a primeira dose e 21.540.640 com a segunda.

Política e economia

Investigação no STF. Por 6 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Com a decisão, fica inviabilizada a investigação sobre o ministro Dias Toffoli, acusado na delação de receber dinheiro em troca da venda de decisões judiciais. Veja como votaram os ministros.

Superemendas. Apelidado de Orçamento “secreto” ou “paralelo”, o direcionamento de quase R$ 20 bilhões de recursos da União sob o controle de parlamentares tem como pano de fundo as chamadas emendas de relator. Para entender como esse dispositivo deu ao Congresso poderes para controlar uma fatia maior do orçamento, Célio Yano elenca 11 questões.

Giro pelo mundo. O presidente da França, Emmanuel Macron, reconheceu a responsabilidade do país no genocídio que matou 800 mil pessoas em Ruanda em 1994. O governo argentino retirou apoio ao processo que acusa o ditador Nicolás Maduro de crimes de lesa-humanidade na Venezuela. Em eleição contestada, o ditador sírio Bashar Al-Assad foi reeleito.

O que mais você precisa saber hoje

Estatal. Os Correios só tiveram lucro em 2020 porque não pagam impostos. Nem IPTU a estatal paga

Exército. Bolsonaro afaga militares em meio à tensão por possível punição a Pazuello

Congresso. Como Câmara e Senado dividiram a reforma tributária. E o que Guedes planeja para IR e CPMF

Futebol. Guia do Brasileirão! Destaques, pontos fortes e fracos, tudo sobre os 20 times da Série A

Colunas e artigos

“Manterrupting” na CPI. “Manterrupting” é o termo usado para definir a mania de homens em interromper as falas de uma mulher. Cristina Graeml mostra como as feministas ignoraram essa prática na CPI da Covid. Ainda sobre a CPI da Covid, Marcio Antonio Campos, do blog Tubo de Ensaio, discorre sobre a declaração de que a Coronavac teria células de fetos abortados. Em artigo, Fr. Dwight Longenecker analisa a relação do escritor J.R.R. Tolkien com as máquinas.

Nossa visão  

Desemprego em alta. Os dados do mercado de trabalho tiveram mais um mês de direções opostas, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Economia e pelo IBGE. Enquanto o Novo Caged registrou a abertura de 121 mil postos de trabalho com carteira assinada em abril, chegando a um saldo positivo de quase 1 milhão de vagas em 2021, o índice de desemprego medido pela Pnad Contínua subiu para 14,7% no trimestre móvel encerrado em março, com um número recorde de 14,8 milhões de brasileiros à procura de um emprego. Tema para o nosso novo editorial: Desemprego em alta.

Para se reverter a trajetória negativa apontada pelos dados do IBGE, ou intensificar a trajetória positiva apresentada pelos dados do Novo Caged, é imprescindível a reabertura dos negócios sem novos solavancos, mas é improvável que isso ocorra enquanto tantas cidades e estados continuarem observando aumento nos números de casos de Covid-19, levando prefeitos e governadores a manter o abre-e-fecha característico dos últimos meses. Enquanto isso, para não se deteriorar ainda mais, o mercado de trabalho continuará dependendo das ações paliativas.

Para inspirar

Adeus a Jaime Lerner. Morreu aos 83 anos Jaime Lerner, arquiteto, urbanista, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. Relembre sua trajetória, saiba mais sobre a importância dele para a política paranaense e conheça 10 obras icônicas que traduzem seu legado arquitetônico. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]