• Carregando...

Esta postergação da construção da pista para cargas (Gazeta, 20/9) é de uma miopia ímpar. Empresas não se instalam no Paraná por falta de infraestrutura. É necessário um modelo de empreendedorismo chinês para o governo paranaense. Sem isso o estado continuará com seus gargalos por um bom tempo ainda.

Otavio Iglesias, São Paulo – SP

Recesso branco 1

Eu não concordo que os deputados devam parar com suas atividades por causa das eleições (Gazeta, 18/9). Se fosse assim, todas as classes deveriam parar também, pois temos candidatos em todos os segmentos da sociedade. Em que os deputados são melhores que nós para poderem parar? Eles deveriam dar o exemplo, pois são os nossos representantes e deveriam ser os primeiros a trabalhar pela sociedade. Qual a justificativa plausível para essas férias?

Sueli Gonzato

Recesso branco 2

Fico extremamente indignado com essa folga dos deputados estaduais. Se eles querem participar ativamente das eleições em seus currais eleitorais que o façam, mas que os dias não trabalhados sejam descontados. Por que eles merecem tratamento diferenciado dos demais trabalhadores do Paraná?

Marco Aurélio Barbosa

Eleição

Para melhorar a cidade, a população simplesmente deve deixar de votar em quem não trabalha de verdade ou que é sabidamente incompetente para representar a vontade e as necessidades da população. Devem ser eleitos candidatos que não sejam comprometidos ou coniventes com os escândalos políticos.

Edenir Padilha

Ética nas escolas

Não é necessário acrescentar disciplinas específicas de ética e política no currículo escolar. Elas já são partes integradas da Filosofia e permeiam também a Sociologia, a História e a Geografia; e, dependendo dos professores, podem estar presentes em outras áreas, como Língua Portuguesa, Ciências, Artes e Matemática. Além do mais, a multiplicação de disciplinas fatia demais o conhecimento e sobrecarrega os estudos.

Marculino Camargo, professor e filósofo, Pinhais – PR

Sanepar

Nesse caso da Sanepar (Gazeta, 20/9) não caberia recurso na Justiça para devolução de valores cobrados indevidamente, já que, como foi visto na reportagem, não existiu ou foi negligente a execução dos serviços contratados e cobrados da população?

Jairo Bastos

Ferrovias

Os dois projetos de ferrovias na Região Sul são interessantes (Gazeta, 19/9). Se fosse para escolher uma delas, acredito que a ferrovia que abrange o Oeste sulista seria a mais viável, mas com alguns ajustes como, por exemplo, uma ligação do Oeste paranaense com Paranaguá. Há uma grande produção agrícola na Região Oeste e, com a construção de uma nova ferrovia, a agroindústria poderia ser otimizada, incentivando pequenos agricultores e melhorando o tráfego nas estradas.

Jéssica Kaiser

Centro de Curitiba

Contraste e abandono são as palavras que melhor definem o Centro de Curitiba. Ao mesmo tempo em que arranha-céus e obras modernas são construídos, as praças e ruas da região estão abandonadas e mal cuidadas. Revitalizar as calçadas e impedir que praças e ruas se tornem pontos de consumo e tráfico de drogas – como as praças Osório e Carlos Gomes – fará que não só a população, mas também turistas frequentem mais a região.

Ana Kruger

Guarda Municipal

Mais um fato lamentável envolvendo a Guarda Municipal (Gazeta,19/9). Isso só demonstra que o poder público e seus representantes tomam atitudes equivocadas, na maioria das vezes sem ter preparo psicológico, técnico ou mesmo noção dos direitos fundamentais expressos na Carta Magna. E ainda aprovam que esses agentes trabalhem armados.

Rubens Tavares

Acessibilidade

Para aumentar a acessibilidade (Gazeta, 20/9), o mais importante é, sem dúvida, o respeito pela legislação que dispõe sobre a adequação de espaços públicos e privados às normas de acessibilidade por meio da construção de rampas e elevadores. Não sei como até hoje alguns estabelecimentos são construídos em desconformidade com o Decreto Federal 5.296 de 2004.

Arthur da Costa Cabral, Recife – PE

Ivo Arzua Pereira

Há tempo quero externar a minha singela opinião sobre Curitiba. Amo a minha Lapa, mas também adoro e me encanto cada vez mais com a nossa capital. Conheço muitas cidades grandes, nacionais e internacionais, mas Curitiba é maravilhosa sob todos os aspectos. É claro que tem os seus problemas, como toda cidade grande. A sua beleza e o seu progresso se devem ao seu povo e à felicidade de sempre ter tido ótimos prefeitos – e um deles, Ivo Arzua, recentemente passou para o merecido descanso eterno!

Adão Grzelkovski, Lapa – PR

Errata

Diferentemente do que diz o título da chamada na capa da Gazeta do Povo de ontem, a matéria publicada no caderno de Economia sobre o transporte aéreo de cargas no Paraná não afirma que o Afonso Pena ganhará "pista para cargas" em 2016. Diz que a construção da nova pista, na melhor hipótese, começa em 2015. O texto da chamada também diz que o terminal de cargas tem limitações. Na verdade, a pista é que tem limitações, como deixa claro o segundo parágrafo da matéria.

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]