• Carregando...

Na semana passada, o New York Times publicou uma matéria sobre o uso de águas residuárias para consumo humano. Águas residuárias, em bom português se traduz como "água de fossa".

É repugnante beber água contendo dejetos humanos e há uma boa razão para isso estar impresso em nosso DNA: muitas doenças se transmitem através de nossos excrementos. No entanto, se você se lembrar do ciclo da água, ela está em constante reciclagem e a água pura que você bebe em seu filtro ou nas malditas garrafas plásticas pode já ter estado na minha bexiga. Se você bebe água importada da França, então está livre dessa sina, pois a água terá passado não pela minha, mas por uma requintada bexiga francesa.

É tecnicamente possível copiar a natureza e depurar as águas residuárias. Não fizemos isso até agora porque não precisamos, mas está ficando cada vez mais complicado conviver com o duplo desperdício de jogar fora esta rica mistura de água com nutrientes e poluir águas limpas.

Há 14 anos a cidade de San Die­­go no estado norte-americano da Califórnia recusou o projeto, chamando-o de "do toilette para a torneira", mas posteriormente a decisão foi revertida e hoje uma usina de 13 milhões de dólares estará operando a mágica de reutilizar águas residuárias. Coloquei no meu blog http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com/ dois links para livros eletrônicos gratuitos sobre o uso de águas residuárias para consumo e para irrigação.

O máximo que fazemos neste sentido no Brasil é vender água de reuso, mas o comprador precisa transportar. Ou seja, você vai gastar óleo diesel para economizar água. Não é surpresa que não tenham muitos clientes.

Vai demorar tanto tempo para chegarmos no reuso de águas residuárias no Brasil que não aguentei e construí eu mesmo uma pequena e simples usina de tratamento de esgoto. Em minha nova casa, o esgoto todo irá para uma fossa séptica e depois para um filtro de areia de onde será bombeado para infiltração em poços superficiais. Não será um tratamento rigoroso como o de San Diego, mas será o suficiente para irrigação, evitando usar água de primeira qualidade para um fim tão simples.

Para fazer algo parecido, você terá de contar com um pedreiro com cabeça para desbravar ideias novas. Estive bem servido pelo Rui Barbosa, uma reencarnação do escritor baiano que continua lidando com obras.

Coletar água da chuva é uma boa iniciativa, mas reusar a água do esgoto é ainda melhor. O Brasil consome em um único dia 28,6 bilhões de litros de água. Mesmo descontando a metade que nem chega ao consumidor e usos que não geram esgoto, como irrigação, ainda há aí um montante enorme de água, com regularidade que a chuva não tem, e também alguns nutrientes de brinde. Essa água pode servir para irrigar uma agricultura urbana que produza alimentos frescos e orgânicos perto de onde serão consumidos, transformando chumbo em ouro. Espero que meu pequeno projeto doméstico contribua para isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]