• Carregando...

Efeméride é uma palavra antiga que foi substituída pela mais simples "data importante". Dia 5 de junho é a grande efeméride do ambiente. Neste ano tivemos Gisele Bündchen plantando uma árvore no "Green Nation Fest" no Rio de Janeiro, nome certamente mais adequado que Festival da Nação Verde, mas este "infelizmente" seria no mesmo idioma dos participantes.

Ao término do plantio, imagino que a musa universal tenha entrado em um grande veículo, talvez até em um helicóptero e aproveitado a passagem pelo Brasil para gravar um comercial para fazer as pessoas consumirem mais, ou talvez tenha rumado direto para sua mansão de U$20 milhões em Los Angeles.

Não é coincidência que efeméride seja parecida com efêmero. Os gregos, que já sabiam de tudo muito antes de qualquer um, criaram estas palavras paralelas.

Todos temos dificuldade com culpas. Uma das peças que a mente nos prega é uma distorção cognitiva que atribui valor ao que se faz um dia por ano. Será um bom remédio dar um presentão no Dia das Mães para quem tem culpa de não cuidar bem dela? Adianta pensar na paz mundial no Natal e massacrar o próximo 364 dias por ano?

Há a tese que a senhora Bündchen não precisava plantar árvore alguma, poderia simplesmente encastelar-se em sua casa, gastar o dinheiro ganho honestamente e dar uma banana para o mundo. Nem seria presa por isto. No entanto, isto talvez a deixasse um tanto comum, ao que surge esta alternativa light como um jeito de resolver o problema, desde que, repito, tenhamos intensa distorção cognitiva.

Mais do que efêmero, o plantio de árvore pela celebridade é nefasto. Árvores, filhos e livros não são assuntos para se resolver em 15 minutos. Plantando e virando as costas, a beldade mostra que nem ela nem assessor algum pensou que copiando os outros, continuaremos a plantar árvores que não vingam, em lugares onde criarão mais problema que solução, para depois de alguns anos cortar e começar tudo de novo.

Para não deixarmos esta data com um sabor ácido e nem vocês com a impressão de que sou um ambientalista rabugento, lembremos exemplos que guardam um dia para si e 364 para os outros.

Angelina e Brad adotaram quatro filhos, e não precisa ser rico para fazer isto. Precisa só de comprometimento 364 dias por ano. Igualmente, Bill Gates gasta bilhões de dólares em boas causas ao redor do mundo. Ao tomarem este caminho, que deve lhes trazer muita alegria, mas também muito trabalho, eles projetam um rumo positivo.

Você faz muito mais bem para o ambiente se esquecer o dia 5 de junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]