• Carregando...
 | Yuri Cortez/AFP
| Foto: Yuri Cortez/AFP

A justificativa para o fatiamento da votação das penas do impeachment foi a alegada retidão de caráter da presidente Dilma, que teria apenas cometido erros administrativos e fiscais, mas jamais teria se envolvido diretamente em corrupção. Seguramente, algum acordo de bastidores foi celebrado na ocasião para que ela tenha conseguido manter seus direitos políticos, porque sobretudo no Senado não há ingênuos. Hoje, imagino o quão difícil seria defender essa posição – não só no Senado, mas especialmente perante a opinião pública – se Mônica Moura, que recentemente levantou o tapete de Dilma para mostrar a sujeira escondida, já tivesse delatado àquela época. Sabemos agora que Dilma e Mônica comunicavam-se de modo oculto via rascunhos de uma conta de e-mail cuja senha ambas tinham. Sabemos que Dilma tinha conhecimento de que sua campanha fora abastecida com dinheiro de caixa 2, depositado na conta na Suíça de João Santana – era sobre esse assunto que Mônica e a presidente tratavam no e-mail. Sabemos que José Eduardo Cardozo, enquanto esteve à frente do Ministério da Justiça, era o informante de Dilma sobre tudo o que se passava na Operação Lava Jato. Sabemos que ela avisou Mônica que o casal de marqueteiros estava muito próximo da prisão. A honestíssima presidente aceitou dinheiro ilícito em sua campanha e tentou obstruir a Justiça em mais de uma ocasião. Não duvido que esse seja só o começo das revelações sobre a Coração Valente. Felipe Moura Brasil comenta o teor da delação que pode colocar Dilma novamente no banco dos réus, mas dessa vez sob o juízo de Sergio Moro, e não dos volúveis senadores que concederam à “impichada” a manutenção dos seus direitos políticos.

Dead-drop e-mails

Gilberto Soares Filho, especialista em segurança de dados, afirma que os dead-drop e-mails – ou seja, a comunicação por rascunhos de e-mail – são uma forma rústica e pouco segura de camuflar mensagens. Ele acredita que tal atividade fica arquivada nos serviços de webmail. Conta ainda um caso em que o FBI conseguiu recuperar os rascunhos apagados.

Por que iolanda2606?

A conta de e-mail utilizada para a comunicação oculta entre Dilma Rousseff e Mônica Moura era iolanda2606@gmail.com – e quem teve a ideia de dar esse nome foi a ex-presidente. Quem é Iolanda? O que significa 2606? Seria a recordação de uma data específica? Eduardo Perez traz as respostas e imagina o que motivou Dilma a batizar o e-mail criminoso com (já vou adiantando) um nome que rememora o atentado que tirou a vida de um soldado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]