• Carregando...
 | Marcos Oliveira/Agência Senado
| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O petismo ficou mesmo com a raspa do tacho da intelectualidade brasileira (que, salvo exceções, já não é grande coisa). A prova disso: o manifesto pedindo a Lula que se candidate em 2018. Deve ter dado muito trabalho reunir 400 “intelectuais” que endossassem o petista-mor, dado que até estudantes secundaristas assinaram a lista, numa encheção de linguiça vergonhosa para o maior representante que a esquerda já teve no Brasil. Nem Marilena Chauí assinou o tal manifesto. Mas, segundo a mentalidade desse pessoal, dá para passar com essa lista, por assim dizer, heterodoxa, já que o conceito de “intelectual” para eles é bem elástico: é todo aquele que milita pela causa (o que Gramsci chamou de “intelectual orgânico”). Intelectuais, na visão tradicional e careta, são os sujeitos que se dedicam a compreender o mundo e a explicá-lo aos demais; já os intelectuais orgânicos são aqueles que se dedicam a mudar o mundo, não importando muito se o compreendem ou não. É assim que se prestigia o militante.

Cabeça de militante

A militância se alimenta de histeria. Mesmo quando há algum problema social real – como pobreza extrema ou racismo –, a tendência do militante é fazer barulho pela causa, e não estender a mão a quem necessita. Eric Balbinus reflete sobre as mentiras existenciais que se escondem atrás de um discurso ideológico, a partir do caso de Maira Machado Frota Pinheiro, estudante bem nascida que foi pega pichando um muro em São Paulo.

A culpa também é do FHC

Somente tolos achariam que no Brasil o lulopetismo detém o monopólio da mentira – aquela que se dá em todos os níveis, desde o da administração pública corrupta até o do discurso ideológico que arrebanha seguidores na base da distorção da realidade. No mundo da política, um homem público que fale o que pensa, e não o que é conveniente, é luxo. Vejamos alguns exemplos de mentiras e manipulações daquele cuja reputação foi, de uns tempos para cá, revigorada: FHC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]