• Carregando...
 | Galbor  Kalman/Free Images
| Foto: Galbor Kalman/Free Images

Rafael Falcón critica o mau hábito de emprestar respostas prontas para explicar a realidade, para si ou para os outros. O problema é que, até mesmo quando você está subscrevendo ideias que de fato são coerentes, as situações são sempre particulares, e o mundo não cansa de nos surpreender. De certo modo, quem quer entender alguma coisa deve acostumar-se a algum estado de dúvida, mesmo que temporário, e estar aberto ao que o mundo apresenta, como quem, numa corrida de cavalos, aposta em todos eles e comemora efusivamente a chegada do vencedor.

Os “caga regras”

Este texto de Pondé conversa com o de Falcón. Nele, o autor compartilha sua preocupação em ver uma juventude moralista “caga regra”, sempre com uma resposta na ponta da língua sobre quais são os problemas do mundo, que submete tudo e todos ao crivo do certo e errado, mas que está cada vez menos consciente de si.

Namastê pra você

Uma das consequências do tecnicismo do mundo moderno ocidental foi afastar da vida cotidiana os momentos de contemplação e meditação. Acontece que esse tipo de vida é muito difícil de sustentar, pois esse mundo tecnocrático cartesiano parece fazer nossa existência não ter sentido. Em vez de retomar a tradição espiritual do ocidente, fomos buscar no oriente as respostas para nossas inquietações: difundiu-se o movimento New Age. Só que o New Age acabou por banalizar os saberes do oriente, transformando milênios de cultura em pílulas de bem-estar. Christian Rocha discute especificamente o caso da yoga, mostrando o que sobrou dela.

Aprendendo com os italianos

“Para que facilitar se dá para complicar?” é o lema de toda a nação burocrática. Michel Wiazowski Rocha compara Brasil e Itália no quesito eficiência. A comparação é pertinente; uma, por causa das semelhanças entre o way of life brasileiro e o italiano, aquele jeitão alegre e não muito sério, o que faz deles um modelo em que podemos nos espelhar sem estar totalmente fora do factível; e duas, porque, sem exemplos concretos de sucesso, como no caso italiano, fica difícil abastecer a imaginação de soluções viáveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]