• Carregando...
Sergio Moro foi aplaudido após o pronunciamento em que explicou seu pedido de demissão.
Sergio Moro foi aplaudido após o pronunciamento em que explicou seu pedido de demissão.| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Que país é este? Em um ato de envergadura ímpar, que terá consequências importantíssimas para o país, o agora ex-ministro Sergio Moro expôs, em pronunciamento na manhã desta sexta-feira, os embates finais com o presidente Jair Bolsonaro que levaram ao seu pedido de demissão do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Com a tranquilidade que sempre o caracterizou, mas sobretudo com a precisão, o equilíbrio, todo o respeito possível ao (até então) superior hierárquico e extrema coragem, próprios de um estadista e um homem de bem, Moro desnudou a pressão que Bolsonaro vinha exercendo sobre ele e sobre o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, para que este fosse exonerado.

Quando Moro aceitou o convite de Bolsonaro para ser ministro, assim o fez porque estava convicto de que poderia fazer pelo Brasil ainda mais do que já vinha fazendo na qualidade de juiz federal, especialmente à frente da Operação Lava Jato. No que esteve ao seu alcance, não tem do que se arrepender, e demonstrou isso ao anunciar sua demissão. A preocupação pelo bem do país sempre norteou suas atitudes. Quando vários episódios mostraram que a “carta branca” prometida publicamente por Bolsonaro a Moro quando de sua nomeação era mais uma peça de ficção que um compromisso real, o ministro jamais deu declarações públicas que enfraquecessem o presidente, pois sabia das consequências que isso teria; mesmo no pronunciamento de sexta-feira Moro se absteve de dar mais detalhes que os estritamente necessários para que o Brasil compreendesse sua decisão. O pedido de demissão certamente não foi uma decisão fácil, mas era inevitável à luz do que estava em jogo para o bem do Brasil.

Bolsonaro mostrou, mais uma vez, que tem a caneta. Mas, ao tratar Moro da maneira como tratou, demonstrou que não tem palavra e não está à altura do cargo

Por que Bolsonaro joga fora a lealdade, os resultados e a popularidade de Moro, ao insistir em receber a cabeça de Valeixo? E por que, ao não lhe ter sido entregue a cabeça, optou ele mesmo por ser o executor do ato, a ponto de publicar um decreto de exoneração na noite de quinta-feira, incluindo a assinatura de Moro sem o conhecimento do ministro (o que já é bastante grave)? Ao que tudo indica, Bolsonaro queria um diretor-geral dócil. Nas palavras de Moro, “uma pessoa do contato pessoal dele, para quem pudesse ligar, com quem pudesse colher informações, relatórios de inteligência”, acrescentando que “não é o papel da PF prestar esse tipo de informação”. Moro lembrou ainda que Valeixo até já havia manifestado um desejo de deixar o cargo, após meses de bombardeio, e que havia bons nomes para substituí-lo. Mas o então ministro fazia questão de que a escolha do novo diretor-geral ocorresse com lisura, sem interferências políticas nem margem para o uso político da PF. Não era essa, no entanto, a vontade de Bolsonaro, um presidente que não compreende a importância da independência dos órgãos de investigação e da necessidade de preservá-los de qualquer interferência em seu trabalho.

Durante seu pronunciamento, Moro acrescentou também que Bolsonaro “tinha preocupação com inquéritos em curso no STF”. É aqui que entramos em terreno ainda mais sombrio, pois há suspeitas de corrupção envolvendo um dos filhos do presidente, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e seu ex-assessor Fabrício Queiroz; já outro filho, o vereador carioca Carlos Bolsonaro, é apontado como chefe do chamado “gabinete do ódio”, uma suposta milícia virtual que operaria de dentro do governo e que vem sendo investigada. Em outras palavras: na hipótese mais benigna, há um déficit agudo de compreensão da parte de Bolsonaro, que não sabe nada sobre a importância das instituições e da sua independência; na pior das hipóteses, ele está disposto a fazer o que for preciso para impedir que algo muito grave venha à tona.

Por tudo isso, a saída de Moro é um baque para muitíssimos brasileiros esperançosos por um país melhor e que viram, na escolha do até então juiz da Lava Jato, a esperança de que a nação deixasse definitivamente para trás anos de roubalheiras cometidas pelos governos antecedentes, em nome de um projeto de poder absolutamente nefasto. Nesta sexta-feira, festeja a bandidagem. Festejam as milícias reais e virtuais. Festejam os corruptos à esquerda (e aqueles que os chamam de “guerreiros do povo brasileiro”), à direita e ao centro. Festejam os que promoveram todo o circo midiático contra Moro e a Lava Jato. Já o Brasil e os bons brasileiros só têm a lamentar. Bolsonaro mostrou, mais uma vez, que tem a caneta, como bravateara semanas antes diante de apoiadores no Palácio da Alvorada. Mas, ao tratar Moro da maneira como tratou, demonstrou que não tem palavra e não está à altura do cargo que tantos brasileiros, de boa fé e crentes em seu discurso, lhe concederam nas urnas. O “mito” está nu como nunca antes havia estado. Sergio Moro, por outro lado, fez valer, mais uma vez, o lema que implantou no Ministério da Justiça: “faça a coisa certa, sempre”. Moro fez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]