i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

A mitologia do encarceramento no Brasil

  • PorGazeta do Povo
  • 25/02/2020 18:00
A mitologia do encarceramento no Brasil
| Foto: Josue Teixeira/Arquivo Gazeta do Povo

“Do atual MJSP, você não vai ouvir o surrado discurso de que se prende demais no Brasil”, tuitou no sábado, 15 de fevereiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Ele se referia aos dados sobre população carcerária divulgados pelo governo na sexta-feira e referentes a junho de 2019 – os últimos números oficiais eram de junho de 2016. Já era hora de as autoridades confrontarem o discurso do “encarceramento em massa”, enviesado ideologicamente e baseado, muitas vezes, em uma leitura seletiva dos dados, e Moro demonstra saber onde estão os gargalos de nosso sistema judicial e prisional.

De acordo com os números, há 773.151 pessoas com algum tipo de restrição de liberdade no país, incluindo o sistema penitenciário e outras carceragens. Destas, menos da metade está em regime fechado – são 348.371 detentos, ou 46% do total. Outros 126.146 cumprem pena em regime semiaberto e 27.069, em regime aberto. Os presos provisórios, que ainda aguardam julgamento, são 253.963, ou 33,5% do total. Números como estes deram origem a uma série de mitos envolvendo o encarceramento no Brasil, a começar pelo maior deles, o de que no Brasil “prende-se demais” – afinal, a população privada de liberdade triplicou desde 2000 e o país tem a terceira maior população carcerária do mundo.

Olhar números absolutos, no entanto, é enganador: todos os líderes neste quesito são países que estão entre os mais populosos do planeta, e seria natural que também eles liderassem os rankings de encarceramento. Quando se observa a proporção de pessoas privadas de liberdade em comparação com a população, o Brasil desce muito na lista – os dados mais recentes do World Prison Brief, referentes a 2018, deixam o Brasil na 23.ª posição, bem atrás, por exemplo, de Cuba, a 7.ª colocada na lista liderada pelos Estados Unidos. Mas são outros os números que permitem concluir se o Brasil é realmente um país que “prende muito”.

Se a imensa maioria dos homicidas, estupradores e assaltantes continua nas ruas, o Brasil não é um país que “prende demais”: é um país que prende muito pouco

Menos de 10% dos casos de homicídio no Brasil são solucionados – as estimativas variam entre 5% e 8%, um número vergonhoso quando se sabe que os índices de resolução são muito maiores em nações como Estados Unidos (59%), Austrália (75%), França (80%) e Reino Unido (90%). Mesmo quem deseje desprezar esses números alegando tratar-se de nações desenvolvidas terá de encarar o sucesso do Chile, com 75% de resolução de homicídios. Quanto a outros crimes violentos, as estatísticas são ainda mais raras, variando de estado para estado. Em dezembro de 2018, por exemplo, dados da Polícia Civil de São Paulo, obtidos pela rádio Jovem Pan, mostravam um índice de resolução de 3,6% nos crimes de roubo e 11% nos estupros.

A resolução dos crimes é apenas o primeiro dos gargalos. Se menos de 10% dos assassinos são descobertos no Brasil, menor ainda é a proporção dos que efetivamente vão parar atrás das grades – e mesmo na América Latina a média de condenações por homicídio é de 24 para cada 100 casos, segundo relatório de 2016 da Organização das Nações Unidas. Ora, se a imensa maioria dos homicidas, estupradores e assaltantes – para não falar de outros criminosos que são ameaças à sociedade, como traficantes de drogas – continua nas ruas, o Brasil não é um país que “prende demais”: é um país que prende muito pouco.

A segunda parte do mito do “encarceramento em massa” afirma que, além de prender demais – o que, como acabamos de ver, não é verdade –, o Brasil “prende mal”, no sentido de mandar para a cadeia pessoas cujos crimes não mereceriam a prisão. O problema, aqui, reside na lei penal, e não nos mecanismos de investigação ou julgamento. Em muitos casos que envolvem atos de menor periculosidade, o Judiciário tem procurado aplicar penas alternativas, mas há um limite para este tipo de procedimento; apenas uma reforma abrangente do Código Penal poderia resolver definitivamente a questão, e a dificuldade está em realizar uma mudança coerente: a última grande proposta de reforma do Código Penal era tão absurda que felizmente terminou engavetada, pois não respeitava nenhuma proporcionalidade entre crimes, por exemplo dando pena mais grave ao abandono de animais que à omissão de socorro em casos envolvendo crianças, inválidos ou feridos.

Este mesmo discurso, segundo o qual no Brasil “prende-se mal”, muitas vezes também parte de premissas equivocadas sobre a própria função da pena de prisão. A ressocialização do apenado é, de fato, um aspecto importante, que não pode ser negligenciado e no qual o Brasil vem falhando miseravelmente, mas não é o único. A pena de prisão também existe para a proteção da sociedade, retirando o criminoso do convívio social e evitando que ele cometa novos crimes; além disso, faz-se justiça quando um criminoso perde sua liberdade como punição por seus atos – é o chamado “caráter retributivo” da pena. A chave está sempre na justa proporção entre a gravidade do crime e a pena aplicada.

Tanta mitologia a respeito do encarceramento no Brasil não significa que não haja problemas reais – e eles são muitos. Um terço de presos aguardando julgamento continua a ser um número alto, ainda que abaixo de nações desenvolvidas, como Moro fez questão de lembrar. Além disso, o déficit de vagas nas prisões leva a misturas explosivas, colocando lado a lado presos por crimes menos perigosos e condenados perigosos. São situações que só podem ser resolvidas com a construção de novas unidades e com um Judiciário mais ágil – Moro fez sua parte quando enviou ao Congresso um pacote anticrime com várias medidas que buscavam acelerar o processo penal, mas os parlamentares alteraram significativamente o texto, que agora corre o risco de engessar ainda mais os processos.

“O único meio de diminuir o número de presos é diminuindo o número de crimes (...) não se resolve a criminalidade abrindo as portas das cadeias”, afirmou o ministro em sua sequência de tweets. Seria uma afirmação óbvia em qualquer país desenvolvido, mas no Brasil é algo quase revolucionário após anos de prevalência de um discurso benevolente para com o crime e seus autores. Esta clareza de ideias, a capacidade de identificar os problemas reais da estrutura prisional e a disposição de enfrentá-los são requisitos necessários para mudar a realidade das prisões brasileiras.

30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 30 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 4 dias

    Infelizmente, somente a Gazeta do Povo coloca o dedo na ferida dos dados falseados, que tentam fazer uma tabua rasa da criminalidade no país. Creio, e daí é uma lastima ser repetitivo, que há um viés ideológico marxista nos estudos da criminalidade. E de muito tempo atrás, que agudizam quando um governo de centro-direita chega ao poder. É de desonestidade intelectual que os acadêmicos o fazem. Tenho 55 anos, tive dois assaltos à mão armada e quatro carros roubados/furtados. Não se prendem de mais. Há tolerância para os crimes nas justificativas mais estapafúrdias:desigualdade social, escravidão, salário minimo, bolsa família irrisória, opressão da sociedade consumista, etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tarso

    ± 4 dias

    A investigação e elucidação de crimes no Brasil é uma vergonha, um escândalo. 5 a 8%?? Simplesmente não vão atrás. Tenho casos de assalto na minha família que nunca foram em frente. Registrar BO é pura formalidade e deixam lá parado. Um colega de trabalho teve o carro roubado e diante da inoperância do Estado ele mesmo foi atrás e descobriu onde estava. Mesmo assim foi ameaçado e não queriam tomar providência. Por quê? Faltam recursos ou má vontade?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tarcísio Gomes de Paula Pessôa

    ± 4 dias

    Enfim um verdadeiro Ministro da Justiça. Antes tivemos advogados de defesa de presidentes criminosos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEONARDO RIBAS GOMES

    ± 4 dias

    Legaliza a cannabis e tira da cadeia mais de 100 mil pessoas. Transformar em criminosos quem fuma uma planta é o verdadeiro crime. Além de fazer menos mal que o álcool, ainda pode trazer muitos benefícios medicinais a sociedade, Quem é contra é por preconceito, normalmente religioso. Em Israel, por exemplo, é liberado a maconha recreativa. Acorda Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carlos Eduardo

      ± 4 dias

      O crime do art. 28 da Lei nº 11.343/2006, que pode ser cometido através do "modus operandi" "fumar uma planta" não prevê pena de cadeia. Furtar sim, roubar sim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 4 dias

      Tipico maconheiro comuna, tira um numero de 100 mil do nada sem qualquer embasamento ou comprovaçao estatistica. Senso critico 0, deve ter ouvido do professor de sociologia/historia e ja atestou como 100% verdadeiro. O famoso i.d.i.o.t.a util para a esquerda, e inutil para o nos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 4 dias

    Entregar as propostas do Moro pro Congresso Brasileiro aprovar é o mesmo que entregar a direção da penitenciária pros presos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 4 dias

    Os dados foram apresentados de forma clara e dão uma boa visão do problema. A matéria é boa, e contribui com o debate. Dispensável bajular o ministro, mas essa é a linha editorial, não há o que fazer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 4 dias

    Talvez se conseguíssemos prender um pouco mais da metade do congresso e do senado , começariamos a mudar as leis para melhores , agora com legisladores tendo que se protegerem , cada projeto de mudança que entra lá acaba sendo sempre invertido para continuar a impunidade e protegendo principalmente deputados e senadores corruptos e os criminosos se espelham nesses grandes exemplos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thomas

    ± 4 dias

    Os progressistas são todos uns fracassados em suas áreas. Surfaram na bonança do petismo que jogou um endividamento público recorde nas costas do povo. Acabou a farra. Por isso estão com tanta raiva. Preso tem defensores demais, são muitos filhinhos da mamãe querendo aparecer como protetores dos “injustiçados”. Não pegaram ônibus lotado, não tiveram que acordar cedo para trabalhar. Prisão não é Airbnb, não são férias. Salvo raríssimas exceções inocentes não são presos, exceto quando quem prende é que deveria estar preso. Violar a lei é questão de escolha. Preso é um sujeito de ego doente, que se acha especial, como todo esquerdista. Não quer ser preso? Tenha uma vida honesta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Bruno F. M. da Silva

      ± 4 dias

      Palmas!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 4 dias

    A verdade de sempre bandido bom e bandido morto...isso serve para comunistas também

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MateusMS

      ± 4 dias

      todo comuna é bandido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Tadeu Furquim

    ± 4 dias

    Muito bom quando, discute-se com base em dados reais e, sem ideologia. O país só ganha com isso. Pena que muitos não querem participar uns, por ignorância outros por má fé e, outros por falta de ética e caráter.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Régis JR

    ± 4 dias

    Ótima matéria!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcel Caetano

    ± 4 dias

    A lógica tem que se fazer presente, sempre: cometeu crime, tem que ser preso! Quem não quiser ficar encarcerado, não infrinja as leis. O ministro quer colocar ordem onde reina o caos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucas Rocha

    ± 4 dias

    Esses dados precisam ser divulgados em rede nacional exaustivamente. Basta de empulhação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 4 dias

    Um editorial realista e corajoso. Principalmente por que grande parte da imprensa apregoa a defesa dos bandidos e esquece o sofrimento das vítimas. A total inversão de valores. Entidades de direitos humanos no Brasil apenas protegem criminosos e desprezam as pessoas de bem que são vítimas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thinker

    ± 4 dias

    Prende bastante e vai prender mais. Isso é, em muito, reflexo do fato do Brasil ser hoje o líder mundial de concentração de renda e ter uma das mais altas taxas de desemprego do planeta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carlos Eduardo

      ± 4 dias

      Vou te dar um dado que você vai usar com gosto e orgulho, e mesmo assim duvido que alguém vá procurar emprego lá. A menor taxa de desemprego das Américas é em Cuba. Mas, se quiser um emprego que te pague 10 dólares por mês.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 4 dias

      Bandido esquerdopata sempre tem uma desculpinha para sustentar a vagabundagem

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DIMAS NASCIMENTO

    ± 4 dias

    Dados, porém faltam alguns: Qual o indice de crimes por reincidentes? Qual o indice de assassinados que são criminosos? Qual o tempo que o judiciário demora em média para julgar em primeira instância, em segunda? Estes dados mostrarão que há baixíssima ressocialização, o que pelas características de criminosos violentos, nunca será acima disto. Elucidar crimes de bandidos mortos não é produtivo. A Justiça lenta, provoca um nível alto de presos provisórios. Pragmatismo é parte de uma boa abordagem a problemas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos Eduardo

      ± 4 dias

      Boa a sua opinião.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MORALES

    ± 4 dias

    O Brasil infelizmente tem um dos judiciários mais caros do mundo, com eficiência ridícula. Uma grande parte da imprensa que boicotam o país, e denigrem sua imagem, dia e noite em busca de um furo e da lacração (sem contar a militância) - estes propagam e não caçam fakes news. O legislativo, que deveria modernizar o Cód Penal, é composto basicamente por pessoas com alguma ligação com crimes ou contravenções. // Resta ao povo planejar e operacionalizar a mudança selecionando a imprensa que lê e ouve, e os políticos que elege. Isso vai demorar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 4 dias

    Mito mesmo é esse artigo. Totalmente fake.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      MateusMS

      ± 4 dias

      bandido defende bandido

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo Toledo

      ± 4 dias

      Refute, se for capaz, petista néscio

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Leonardo

      ± 4 dias

      Vai lavar o rabo com gasolina, vai!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 4 dias

    A grande verdade é que a farsa do encarceramento em massa é super conveniente para governantes incompetentes, que se abstém de construir presídios, sistemas de ressocialização, infra de transporte de prisioneiros, etc. É só deixar a bandidagem na rua e quando a câmera aparecer na frente, só puxar essa carta fajuta do encarceramento em massa e pronto. Colou uma mentira que só irá pegar para 2% do eleitorado e o resto se encarrega de expulsa-lo do cargo na eleição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 4 dias

    Tem de socializar os presos, dia córneas, rins, etc e do resto faz adubo, conforme o maior especialista do Brasil no assunto, Sgto Fahur.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.