i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

“Abuso de poder religioso”, o crime eleitoral inexistente

  • PorGazeta do Povo
  • 05/07/2020 16:26
fachin
Ministro Edson Fachin, do STF.| Foto: Arquivo STF

O tema da liberdade religiosa está na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No fim de junho, a corte iniciou a análise de um processo que, em princípio, tem pouca relevância, mas na prática pode ter consequências seriíssimas: a corte julga o processo da vereadora Valdirene Tavares, de Luziânia (GO) que é acusada de usar sua posição de pastora em uma igreja local para angariar votos. O relator do caso, o ministro Luiz Fachin, usou o caso para defender que o “abuso de poder religioso” seja razão para cassação de mandato. “A imposição de limites às atividades eclesiásticas representa uma medida necessária à proteção da liberdade de voto e da própria legitimidade do processo eleitoral, dada a ascendência incorporada pelos expoentes das igrejas em setores específicos da comunidade”, disse ele. Fachin propôs que, a partir das próximas eleições, o Judiciário passe a considerar o abuso religioso com uma ilegalidade semelhante ao abuso de poder econômico.

O Ministério Público Eleitoral defendeu, no mesmo caso, uma interpretação semelhante. Fachin se opôs à cassação de Valdirene, mas por uma questão formal: ele considerou não haver provas suficientes. A análise do caso foi suspensa por um pedido de vista, e deve retornar em breve à pauta do TSE.

As declarações do ministro Fachin são preocupantes por múltiplas razões. Em primeiro lugar, por uma barreira legal: a legislação eleitoral não menciona o abuso de poder religioso como motivo para perda de mandato. A Lei Complementar 64 de 1990, que trata das cassações de mandato, cita apenas “abuso do poder econômico ou político.” Para que o abuso religioso se juntasse à lista, seria necessária a aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional, o único ente com legitimidade conferida pela Constituição Federal para tal e com amplo espaço para o debate. Mesmo porque o termo “abuso de poder religioso” precisaria ser bem definido em lei, para que a liberdade religiosa não sofra eventualmente com abusos arbitrários do Judiciário.

Em segundo lugar, a argumentação de Fachin parece se basear na premissa de que os adeptos de algumas religiões têm algum tipo de limitação cognitiva que os impede de julgar criticamente e os compele a seguir cegamente seus líderes, como se fossem menores incapazes. Essa mera hipótese deve ser descartada. Afinal, é preciso levar em conta que as pessoas aderem a uma entidade religiosa de livre e espontânea vontade e comumente podem sair quando bem desejar – em hipótese contrária, caso haja ameaça ou coação, a lei comum já tem os remédios adequados.

Em terceiro lugar, o raciocínio carece de solidez lógica. Fachin diz que a liberdade religiosa deve ser limitada porque as lideranças religiosas têm grande influência. Aplicado o mesmo silogismo a outras categorias, seria preciso proibir que artistas, jogadores de futebol e os chamados influenciadores digitais militassem em favor de candidatos ou partidos políticos. Algumas dessas figuras, com milhões de seguidores fiéis nas redes sociais, certamente têm ascendência sobre um público muito mais amplo do que o pastor ou padre de uma igreja. E, no entanto, a legislação não veda (e nem deveria vedar) que figuras públicas peçam votos para candidatos, ou que sejam eles mesmos os candidatos e assim peçam votos a si mesmos.

O uso de púlpitos e altares para proselitismo eleitoral pode ser condenável do ponto de vista teológico ou doutrinário em alguns casos, mas não deve constituir uma ilegalidade. A separação entre a autoridade da “Igreja” e do “Estado” é fruto de uma longa discussão no Ocidente, que inclusive originou o conceito de “laicidade”. Portanto, exceto em circunstâncias extremas, já previstas por lei (como a incitação à violência ou a prática do charlatanismo), o conteúdo das mensagens religiosas simplesmente não está sujeito às autoridades do Estado. Por isso, assusta que um magistrado como Fachin, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal, fale em “imposição de limites às atividades eclesiásticas.”

É verdade que, em teoria, é possível que pregadores religiosos (assim como professores, líderes comunitários e empregadores), utilizem artifícios inaceitáveis para obrigar eleitores a votar em um determinado candidato - sob pena, por exemplo, da expulsão de uma comunidade religiosa. O que seria intolerável. Mas o raciocínio do ministro Fachin, que encontra eco em setores da sociedade, não trata disso. Surge, isto sim, da incompreensão com o fato de que as igrejas, como núcleos essenciais à vida em sociedade, exercem um papel legítimo na formação da consciência dos cidadãos. Reconheça-se que o ministro em seu voto admitiu isso quando afirmou que “as visões religiosas habitam a normalidade democrática e incidem, legitimamente, sobre a configuração dos sistemas partidários, tendo em vista que, ao lado das miradas seculares, as concepções religiosas sobre a vida ou o cosmos anima, com especial relevância, o ideário relativo à procura do bem comum”. Mas a conclusão que tira, entendendo como abusiva a liberdade de as lideranças religiosas manifestarem suas preferências políticas, é incompatível com esse entendimento. Temas como aborto ou ideologia de gênero afetam diretamente os valores mais caros dessas instituições, algumas das quais existem muito antes de o Brasil se tornar uma nação. Portanto, é de se esperar que elas defendam publicamente seus valores, inclusive sugerindo candidatos que partilham desses valores, ou ainda pedindo que evitem candidatos que se opõe aos mesmos. Também é de se imaginar que entre um candidato a presidente que prometa restringir a liberdade religiosa e outro que tome a posição oposta, é natural que a parte potencialmente afetada adote uma posição clara em favor de um e contra o outro.

Ao defender uma tomada de posição ativista por parte do Judiciário, Fachin erra do ponto de vista legal, porque não há lei a tratar do assunto, erra por não agir isonomicamente, por exigir de líderes religiosos respondam a critérios dos quais outras figuras de grande influência estão isentos; e, por fim, erra ao demonstrar uma visão imprecisa do papel das instituições religiosas em uma sociedade livre. Por colocar em risco a liberdades fundamentais como são a de expressão e religiosa, espera-se que suas palavras não frutifiquem.

126 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 126 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    RUY

    ± 16 dias

    Este ministro comunistóide não titubearia em condenar Cristo por ter "grande influência sobre o povo ..." O senado seria o caminho da assepsia deste stf, mas com sua composição de maioria corrupta, quem restará para nos livrar desta gente ? Ganha um doce quem adivinhar ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • V

      Valdenize

      ± 17 dias

      Editorial muiiiito relevante ! Bem redigido, bons argumentos! Parabéns aa Gazeta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Roberto A Barros Jr

        ± 17 dias

        Obrigado Gazeta pela eterna vigilância! Já presenciei inúmeras situações que também serviriam de exemplo emplacado nos mesmos critérios do Sr Fachin. Ja vi campanha aberta e descarada dentro de Escolas, Grupo Escoteiro e diversas outras situações semelhantes. O tratamento especial que Fachin tende a conduzir é um escárnio.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Lucas

          ± 17 dias

          Esse STF, viu...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            JJP

            ± 17 dias

            ministro petista, dilmista, comunista, mau caráter, vigarista, anticristão, VERGONHA

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Antônio Carlos Portela Leôncio

              ± 18 dias

              Quando surgiu a primeira decisão do STF, sobre as FAKES , eu alertei a imprensa escrita e televisiva que a vez de vocês está chegando, pelo fato de vocês não serem contra essas decisões, portanto pode espera que a vez de vocês estão para chegar , veja essa aí agora, eles irão falar vocês também ,vamos aguarda as cenas dos próximos capítulos, depois não fale que Santo Antônio mim enganou.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Moreira Filho

                ± 18 dias

                Querem matar o cristianismo e usam de todos os subterfúgios para isso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  ADRIANA M

                  ± 18 dias

                  Os direitos desfrutados por um cidadão numa democracia tem seus limites. Com o direito a liberdade religiosa acontece o mesmo, pois é passível, sim, de abusos. A venda de relíquias, o óleo santo de Jerusalém, vidrinhos com água do Mar da Galiléia, a concessão de milagres proporcional ao valor da contribuição do fiel e os testemunhos de uma ordem divina para apoiar determinado candidato são, entre outros, exemplos de fatos que extrapolam os limites da liberdade religiosa. Penso que nem é necessário chamar de "abuso de poder religioso". Pode chamar de estelionato, curandeirismo, prática ilegal de medicina, charlatanismo, extorsão e várias outras coisas já previstas no CP e no CC.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JJP

                    ± 18 dias

                    gazetinha censurando 2 vezes, vão me ligar p/ renovar a assinatura? vegonha, gazetinha defensora de petistas

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RUY

                      ± 18 dias

                      Mais uma inacreditável deste minúsculo stf ! É tão improcedente e obscuro o princípio alegado, que fica difícil classificar. E ainda tem gente que ache que o PR é o problema do Brasil... Acorda eleitor. Elejam um senado que ponha estes caras nos seus devidos lugares !

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • G

                        Guilherme Milone Silva

                        ± 18 dias

                        Abuso é este fundo eleitoral. Obriga os pagadores de impostos a pagar contas muito mal explicadas de partidos que simplesmente não dão a mínima para estes mesmos cidadãos. Para esta imbecilidade, oSTF e o TSE não falam nada. Vão regular a vida dos demônios nos quintos dos infernos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Amilcar Andrade

                          ± 18 dias

                          e oq me assusta é a barulho ensurdecedor do silencio da imprensa das ongs dos "democratas "

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Amilcar Andrade

                            ± 18 dias

                            ditadura da toga .Quando a sociedade vai impor a essa ditadura que esfrega na latrina a nossa jovem constituição ,prende sem ter motivo e assim por diante usando como base a ideologia e interesses pessoais

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              CANISIO DE SOUZA

                              ± 18 dias

                              Isso aí não serve nem pra juiz de futebol.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Stefan

                                ± 18 dias

                                Aposenta logo esquerdista safado. Petista de quinta categoria

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Fred. 1996

                                  ± 18 dias

                                  Caro Ministro Fachin No segundo turno da eleição, vencida pelo Sr Jair Bolsonaro, os candidatos de esquerda, Fernando Haddad e Manuela D,Ávila, fizeram questão de se mostrarem em uma missa católica, inclusive participando da comunhão Do seu ponto de vista enviesado ( esquerdista), isso já bastaria para configurar abuso de poder religioso Ou só vai valer para os outros candidatos??

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    João Martins Donizete

                                    ± 18 dias

                                    É brincadeira o grau de ascendência do ativismo judicial. Tal poder está atropelando os outros poderes amiúde e nada de reação, principalmente do Senado quando em absurdos maiores de alguns ministros do STF o presidente do senado não abre a possibilidade de impeachment. Parece tudo Junto e misturado. Até quando?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Carlos Roberto

                                      ± 18 dias

                                      Petezão de carteirinha!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JHGL

                                        ± 18 dias

                                        UM CRIME INEXISTENTE QUE FOI INVENTADO POR PTISTA DE CARTEIRINHA. ATÉ COMÍCIO EM FAVOR DA DILMA ELE FEZ. MAIS UM......

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Antônio Márcio

                                          ± 18 dias

                                          É realmente bem heterodoxa essa tese do ministro. Ao que parece é uma manifestação de uma posição referente a visão de mundo, que não encontra abrigo ma legislação eleitoral. E o que dizer de sindicatos? Essas entidades de representação de trabalhadores é via de regra um grande palco de propaganda político partidário.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                                            ± 18 dias

                                            Se esta teoria vale, deve haver o abuso do poder docente, ja que as escolas e universidades estão dominadas pelas esquerdas, mas lá tem a liberdade do pensamento, e nas igrejas estão querendo proibir o livre pensar religioso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • S

                                              Sartan

                                              ± 18 dias

                                              Só pode haver abuso quando a opinião do outro não se adequar a minha quando ela se adequa chamamos de livre pensamento

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • V

                                            VERONICA AGUIAR DA SILVA SUDO

                                            ± 18 dias

                                            Estou cada vez mais assustado com o abuso do poder judiciário. Esse ativismo judicial tem se demonstrado extremamente pernicioso a própria democracia. Chegará um momento que nossa constituição terá que ser revista e os membros do STF terão que ter Mandato! O mundo mudou e não cabe mais esse tipo de sistema. O país acordou!!! Esses ministros não perdem por esperar!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alex

                                              ± 18 dias

                                              Estranho muito o silêncio dos líderes das Igrejas, principalmente da Igreja Católica. Essa omissão pode custar caro no futuro. Só não enxerga quem não quer a tentativa de enfraquecer cada vez mais a influência da religião. Não há como apoiar esse absurdo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • G

                                                Geraldo Lucio Kroeff

                                                ± 18 dias

                                                Adaptando aquela velha piadinha, quando se diz que todo médico ACHA que é Deus. O médico cirurgião TEM CERTEZA. Só faltava essa: o Fachin entrando na turma do STF ( todos nós sabemos quem são ) dos que TEM ABSOLUTA CERTEZA QUE SÃO DEUS. Como diz o locutor : Que fase !!!! Sei lá, mas esse STF está se intrometendo demais .....é melhor nem continuar.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Flavio Monteiro de Carvalho

                                                  ± 18 dias

                                                  STF de déspotas, corruptos e incompetentes.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    FB

                                                    ± 18 dias

                                                    Ativismo judicial em seu pior. Depois esses mesmos juízes vão chorar pelos cantos reclamando de judiciarização da política. Eles próprios são os primeiros se enfiar nessa!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Rômulo Viel

                                                      ± 18 dias

                                                      O STF é, hoje, nosso pior problema...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • W

                                                        WBRU

                                                        ± 18 dias

                                                        Religião e política realmente não deveriam se misturar. Mas daí criar esta situação jurídica sobre este tema é um pouco incoerente, quando desde sempre temos radialistas exercendo mau uso do poder mediático sob este prisma, décadas antes de se cogitar que um religioso poderia seguir o mesmo caminho.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Cogito ergo sum

                                                          ± 18 dias

                                                          Isso abaixo eh parte de reportagens da época da indicação de Fachin para o STF. Nossas brigas e reclamações contra o STF estão na direção errada. Quem aprova ministros do STF é o Senado e somente ele pode tirá-los da corte. O caminho correto é direcionar nossas críticas e pressões para o Senado. Os Senadores são os responsáveis pela aprovação dos integrantes do STF e eles tem que assumir essa responsabilidade.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • S

                                                            Sérgio Guerra

                                                            ± 18 dias

                                                            Tem o ze do onibus, do posto. Gaucho da rádio. Ex reporter de tv. Padre. Só se elege pessoas notórias. O cara vai pra casa vc é gaga

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Cogito ergo sum

                                                              ± 18 dias

                                                              Relator do parecer sobre a indicação de Luiz Edson Fachin para ocupar vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) acredita que Fachin será aprovado com certa facilidade em votação em plenário. A votação poderá ocorrer ainda hoje. Dias já manifestou voto favorável ao jurista e afirmou que votar contra Fachin para atingir a presidente Dilma Rousseff "é oportunista". Em razão de sua posição favorável ao jurista, que apoiou campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, Dias tem sido bastante criticado, principalmente por correligionários.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • M

                                                                Mitinho

                                                                ± 18 dias

                                                                S. Excia, senador, lamentavelmente eleito pelo Paraná, é, entre outras "qualidades", um camaleão, para educadamente, definí-lo. Vae victis.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Elias Quadros

                                                              ± 18 dias

                                                              Jesus foi torturado. Quem defende tortura é cristão?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • Z

                                                                Zyss

                                                                ± 18 dias

                                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Luzalvo

                                                                  ± 18 dias

                                                                  Se ninguém parar essa ditadura judicial, para que servem as eleições se são eles que governam?

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    Lira

                                                                    ± 18 dias

                                                                    Excelente texto. Corroboro o ipsis literis. Esses semideuses terão sua paga. Deus não tarda e nem falha. "Não se engane o homem: de Deus não se zomba e Ele não se deixa escarnecer".

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • L

                                                                      LUCIANE POFFO

                                                                      ± 18 dias

                                                                      Estaríamos vivendo a tal ditadura judicial?

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • P

                                                                        Paulão

                                                                        ± 18 dias

                                                                        Pessoalmente, detesto esses muitos pastores enganadores que abusam sim da boa fé das pessoas. Porém, ideológicos como esse ministro não entendem que isso faz parte da democracia. Se 100% das pessoas quiserem votar numa pessoa indicada por seu pastor, sendo convencidas e não coagidas, valeu! O supremo “envergonhante” nacional não entende isso!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • H

                                                                          Hugo

                                                                          ± 18 dias

                                                                          Isso é muito perigoso , abre brechas para uma "caça as bruxas " a qualquer religião .

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • D

                                                                            Deocy França

                                                                            ± 18 dias

                                                                            Se DEUS olha por nós, quem será contra .O STF.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • D

                                                                              Denis

                                                                              ± 18 dias

                                                                              A instituição se diz defensora da democracia, mas está sempre fazendo proposta de tutelar o eleitor, retirando-lhe liberdades. Isso é, no mínimo, contraditório

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • J

                                                                                Jorge Dias

                                                                                ± 18 dias

                                                                                E você aí achando que o Bolsonaro é o problema né Izentão?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • J

                                                                                  JULIO CESAR DA SILVA

                                                                                  ± 18 dias

                                                                                  Os Ministros das cortes superiores querem tutelar cada centímetros da nossa vida e para isso querem ocupar a posição de legisladores e constituintes! Que absurdo!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • E

                                                                                    Eden Lopes Feldman

                                                                                    ± 18 dias

                                                                                    Fachin tenta impor uma lei por saber que Bolsonaro tem grande apoio da comunidade religiosa. Esta é a grande verdade, o medo do STF que o atual presidente se reeleja e continue a cortar privilégios é grande. Nada mais é que uma reação a modernização do país, com o tema "Mais Brasil menos Brasília". Infelizmente a ideologia ainda ocupa uma larga margem no poder judiciário, e principalmente no STF, com seus membros indicados no período socialista, e está muito forte. Mas confio na classe judiciária brasileira para frear esta ditadura ideológica. Esta correção de rumos tem que partir dos próprios membros do poder judiciário.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • N

                                                                                      NEIDE Palmeiro

                                                                                      ± 18 dias

                                                                                      O conceito de pastor e crentes foi mais uma praga exportada psra o Br

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • A

                                                                                        Afonso Celso Frega Beraldi

                                                                                        ± 18 dias

                                                                                        O comunismo levado ao seu último bastião da repressão: a da religiao. Nao concordo com a safada pastora, mas seus fiéis que separem o joio do trigo. O Sinistro Tribunal de Fakes cada vez mais se superando nas decisões antidemocráticas e se aproximado cada vez mais da cassação definitiva dos direitos de opinião e liberdade do povo brasileiro. A LIBERDADE, SE PERDE AOS POUCOS.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • M

                                                                                          Michel Silva Ribeiro

                                                                                          ± 18 dias

                                                                                          Seguindo o raciocínio do ministro, Luciano Huck (utopicamente eleito) poderia ser julgado pelo “abuso de poder midiático” já que este é apresentador.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          1 Respostas
                                                                                          • R

                                                                                            rdi

                                                                                            ± 17 dias

                                                                                            E é exatamente por isso que caso ele decida ser candidato ele não pode ter o programa no ar alguns meses antes da eleição. Ou seja, vc concorda com a lei e com o Facchin.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                        • J

                                                                                          JOSÉ IVALDO

                                                                                          ± 18 dias

                                                                                          Fachin era sindicalista, isso já diz tudo.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • C

                                                                                            Carlos Roberto

                                                                                            ± 18 dias

                                                                                            Esse ministro está de brincadeira. Se levarmos à risca o que pensa, como ficariam os que sempre foram eleitos bancados pelo MST, sindicatos e outros órgãos de classes coorporativos?

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • N

                                                                                              Nilson Macan

                                                                                              ± 18 dias

                                                                                              Com essa mentalidade só vai sobrar o Zé da Esquina para ser candidato.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              1 Respostas
                                                                                              • C

                                                                                                Carlos Eduardo

                                                                                                ± 18 dias

                                                                                                Esse não pode por "abuso de poder geográfico".

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                            • J

                                                                                              JJP

                                                                                              ± 18 dias

                                                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • J

                                                                                                jose rodorval ramalho

                                                                                                ± 18 dias

                                                                                                Se os cristãos não reagirem, fortemente, a essa indignidade (mais uma) do STF, podem fechar as igrejas.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • M

                                                                                                  Mário Kume

                                                                                                  ± 18 dias

                                                                                                  Com tantas atitudes aberrantes editadas pelo "nobre" STF o Fachin está entrando no grupo dos delirantes sem fim. Que abuso do poder religioso !? Que ele edite alguma coisa que preste contra a PTzada, tal como "Abuso do roubo contínuo"...

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • L

                                                                                                    Luiz

                                                                                                    ± 18 dias

                                                                                                    Repetindo o comentário do José Aldo abaixo ... "....Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim....." (Eduardo Alves da Costa)

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • W

                                                                                                      Wendell

                                                                                                      ± 18 dias

                                                                                                      No fundo, Facin legista em prol de grupos todos como "reformistas" ou "nova ordem mundial" ou " simplesmente adeptos da filosofia de Soros. O objetivo é enfraquece a onda conservadora que, baseada em princípios de defesa da família, tenta restaurar o Ocidente.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      • L

                                                                                                        Luiz

                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                        Talvez seja melhor fazer um teste anual em cada brasileiro, a partir dos cinco anos de idade, autorizando o que cada um tem direito de ler, ouvir e assistir, de acordo com a sua capacidade de entendimento determinada pela suprema inteligência do país ... se não cumprir, vai preso

                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                        • A

                                                                                                          Antonio Cousseau

                                                                                                          ± 18 dias

                                                                                                          TEMOS 11 DEUSES QUE DEVERIAM BUSCAR SABEDORIA NOS LIVROS DE PROVÉRBIOS E ECLESIASTES CAP 10:5/7 DIZ QUE QUANDO O TOLO MANDA O POVO SOFRE. E EM PROVÉRBIOS 29.1 2 Quando os justos florescem, o povo se alegra;quando os ímpios governam, o povo geme. AINDA BEM QUE NÓS O POVO ESTÁ BUSCANDO CONHECIMENTO

                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                          • P

                                                                                                            PT NUNCA MAIS

                                                                                                            ± 18 dias

                                                                                                            Fachin já se preocupou com abuso de sindicalistas? É do MST? Óbvio que não!! Outro ministro militante político desse ver vergonhoso STF.

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • J

                                                                                                              João Mello

                                                                                                              ± 18 dias

                                                                                                              Espero que em breve as portas do inferno se abram para receber os hereges, os incréus e todo aquele que se volta contra o Reino de Deus e sua justiça.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                              2 Respostas
                                                                                                              • J

                                                                                                                João Mello

                                                                                                                ± 18 dias

                                                                                                                Salmos 1:1-3 "Bem-aventurado é o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e nela medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas tranquilas, a qual dá o seu fruto a seu tempo, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • N

                                                                                                                NEIDE Palmeiro

                                                                                                                ± 18 dias

                                                                                                                Em pleno século XXI você acredita na existência do céu e do inferno, bem como Reino de Deus?

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • S

                                                                                                              sergio

                                                                                                              ± 18 dias

                                                                                                              Jogo de cena puro ,como sempre no STF. E os denunciados por corrupção que só podem ser julgados por lá,tudo parado indo rumo a prescrição. E suas excelências querendo ditar o comportamento de uma sociedade. Empurrando com a barriga suas atribuições.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • M

                                                                                                                Mauricio Nadolny

                                                                                                                ± 18 dias

                                                                                                                O aprendiz de feiticeiro Fraquim nem esconde mais o objetivo do supremo tribunal petista...

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                • L

                                                                                                                  Luiz

                                                                                                                  ± 18 dias

                                                                                                                  O cara quer corrigir a história da humanidade, quer corrigir a natureza humana ... cada pessoa é responsável por aquilo em que acredita e por aquilo que faz ... se faz tudo errado, melhor é se informar, se educar, e não ser proibida de praticar a sua ignorância ... vai ter que proibir as músicas, as rádios as tvs, as revistas, os jornais, e tudo mais o que é "perigoso" pra quem não sabe distinguir a mentira da verdade

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                  3 Respostas
                                                                                                                  • F

                                                                                                                    Francisco G. Junior

                                                                                                                    ± 18 dias

                                                                                                                    marcello r: kkkkkk boa

                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                  • M

                                                                                                                    marcello r

                                                                                                                    ± 18 dias

                                                                                                                    NEIDE Palmeiro: é o mesmo método usado largamente pela esquerda. Pelo jeito vc e o Fachim não querem concorrência .

                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                  • N

                                                                                                                    NEIDE Palmeiro

                                                                                                                    ± 18 dias

                                                                                                                    Há muita apelação em nome de Deus! É a manipulação das mentes crentes!

                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                • C

                                                                                                                  Cético

                                                                                                                  ± 18 dias

                                                                                                                  Esse hipócrita poderia contribuir de maneira efetiva, renunciando ao cargo de magistrado, para o qual não teve competência de ascender por concurso. A sociedade seria eternamente grata.

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                  • S

                                                                                                                    Stella

                                                                                                                    ± 18 dias

                                                                                                                    Se for levar em conta esse abuso de poder religioso, então deveria haver alguma lei para enquadrar as pessoas famosas que se candidatam, ou empregadores, sócios de alguma empresa, etc. É muito inviável.

                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                    • J

                                                                                                                      José Airton Gernano da Silva

                                                                                                                      ± 18 dias

                                                                                                                      O padre Edson Adélio Tagliaferro, da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, na cidade de Artur Nogueira, interior de São Paulo, passou um sermão em sua homilia e disse aos fiéis que votaram em Jair Bolsonaro que eles deveriam se confessar. Isso não politicagem, isso é leitura da realidade, percepção da conjuntura. Com mais de sessenta mil mortos, numa pandemia avassaladora, com mortes de entes queridos, e não termos um Ministro da Saúde. É inadmissível. #democraciacomcidadania.

                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      4 Respostas
                                                                                                                      • J

                                                                                                                        José Airton Gernano da Silva

                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      • N

                                                                                                                        NEIDE Palmeiro

                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                        Tem mesmo que limitar esse poder destrutivo dos pastores que infestam o povo e a nação brasileira. Eles são muiiiitos dentro das esferas da política nacional! É efetivamente deprimente observar o poder que esses aproveitadores exercem sobre as mentes fracas e ingênuas!

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      • C

                                                                                                                        Cético

                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                        Isso não foi sermão, mas sim militância.

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      • R

                                                                                                                        RPM

                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                        Com o ministro da saúde acabava o corona vírus. Babaca.

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                    • J

                                                                                                                      José Airton Gernano da Silva

                                                                                                                      ± 18 dias

                                                                                                                      O padre Edson Adélio Tagliaferro, da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, na cidade de Artur Nogueira, interior de São Paulo, passou um sermão em sua homilia e disse aos fiéis que votaram em Jair Bolsonaro que eles deveriam se confessar. Isso não politicagem, isso é leitura da realidade, percepção da conjuntura. Com mais de sessenta mil mortos, numa pandemia avassaladora, com mortes de entes queridos, e não termos um M

                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      • W

                                                                                                                        Wander

                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                        E continua a militância do STF nos mais variados setores da sociedade brasileira. Deveriam os nobres ministros fundar um partido e daí tentar legislar. Não por acaso, seriam muito parecidos nas suas ideologias, com um tal de PSOL.

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                        • E

                                                                                                                          elisangela alves laranjeira

                                                                                                                          ± 18 dias

                                                                                                                          "Depois desse editorial compreendemos de vez os vínculos ideológicos da Gazeta que a levaram a estar associada a fakes, a panfletagem absurdas, etc. Quando um jornal diz " "a argumentação de Fachin parece se basear na premissa de que os adeptos de algumas religiões têm algum tipo de limitação cognitiva que os impede de julgar criticamente e os compele a seguir cegamente seus líderes, como se fossem menores incapazes. Essa mera hipótese deve ser descartada", está afirmando que todos brasileiros tem a mesma condição de autonomia intelectual, econômica e política. Falta ha muito tempo na Gazeta senso de realidade, parece que seus editores estão aprisionados no funda da caverna de Platão. "

                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                          • E

                                                                                                                            Elton André Wink Tecchio

                                                                                                                            ± 18 dias

                                                                                                                            Esperar o quê de esquerdista ateu? Professores em escolas públicas militam em prol da corrente ideológica da qual o Ministro profere sua fé absolutista, de que o estado é pai e senhor e este mesmo senhor não vê desvio ou abuso. Este senhor não merece não passa de um adjeto oportunista, sugando a seiva dos trabalhadores de verdade deste país. Apenas parasita a vaga a qual por ser justamente o que é a ocupa. Esta a serviço dos seus donos e senhores, escravo de uma sórdida ideologia que visa apenas o poder e destruir quem lhe atravessar o caminho nesta empreitada débil...

                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                            • B

                                                                                                                              Bundalelê!

                                                                                                                              ± 18 dias

                                                                                                                              Abuso de poder religioso sim senhor! Existe e é real, assim como existe o poder paralelo da milícia. Não é à toa que nas periferias e locais violentos, a igreja evangélica tem presença garantida.

                                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                                              • S

                                                                                                                                SILVIO MACIEL ROCHA

                                                                                                                                ± 18 dias

                                                                                                                                Absurdo.

                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                1 Respostas
                                                                                                                                • B

                                                                                                                                  Bundalelê!

                                                                                                                                  ± 18 dias

                                                                                                                                  absurdo é a lavação de $ que ocorre por meio da igreja.

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                              • C

                                                                                                                                Cassiano

                                                                                                                                ± 18 dias

                                                                                                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                1 Respostas
                                                                                                                                • B

                                                                                                                                  Bundalelê!

                                                                                                                                  ± 18 dias

                                                                                                                                  Decerto o honeste é o miliciano, que passou 20 anos incomodando dentro dos quarteis, afrontando os superiores e, enquanto parlamentar, tripudiou, mas se deu bem, em cima da Constituição. Ele é honeste, não tem nenhuma mácula na defesa dos valores democráticos e republicanos. Situe-se! Toma um espelho para se enxergar.

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                              • R

                                                                                                                                Roco

                                                                                                                                ± 18 dias

                                                                                                                                E ainda, como contribuinte, tenho que pagar o salário desses caras.

                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                • H

                                                                                                                                  Humberto B

                                                                                                                                  ± 18 dias

                                                                                                                                  Aonde estava esse pensamento quando as escolas estavam e estão tomadas pelo Pensamento de Gramsci? Detonando a familia, os valores, a ética? Onde estava quando escreveram os livros de história com fatos distorcidos (Leiam o Livro do Leandro N.). Nefasto!!!! Se ficarmos calados seremos obrigados a ser escravos do poder público? O Poder emana do povo ou se aproveita dele?

                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                  • N

                                                                                                                                    Neto

                                                                                                                                    ± 18 dias

                                                                                                                                    Não há dúvida que a esquerda abrirá guerra contra o cristianismo. Não conheço militante de esquerda que não seja ateu. Tudo bem, façam isso. Melhor assim que enganar o povo.

                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                    2 Respostas
                                                                                                                                    • L

                                                                                                                                      Lore C . Valent

                                                                                                                                      ± 18 dias

                                                                                                                                      Dexametasona!: A esquerda , dependendo da criatura, é, sim, culta . Mas usa essa intelligentsia para o mal - e como. Isso em um contexto. Por aqui, a esquerda é mediocre, ilógica e destroça a última flor do laço...

                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                    • B

                                                                                                                                      Bundalelê!

                                                                                                                                      ± 18 dias

                                                                                                                                      A esquerda é culta; já a direita é ignorante, pois fala errado, comporta-se mal, não faz o correto uso da palavra. Simples assim. A vida como ela é.

                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                  • A

                                                                                                                                    Adenilson

                                                                                                                                    ± 18 dias

                                                                                                                                    Tanta desonestidade! O ativismo político do STF, a incoerência e o duplo padrão de sempre deixam claro a tentativa de diminuir a influência das redes sociais e dos religiosos nas eleições; aliás os que perfazem a maioria do eleitorado do Bolsonaro!

                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                    • L

                                                                                                                                      Lucia Haracemiv

                                                                                                                                      ± 18 dias

                                                                                                                                      Ótima matéria. O Fachin, bem como os demais ministros do STF acreditam que estão acima da Lei! Palhaços!!

                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                      • M

                                                                                                                                        Maquiavel

                                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                                        E como fica o caso dos professores esquerdistinhas que doutrinam alunos em sala de aula????

                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                        1 Respostas
                                                                                                                                        • R

                                                                                                                                          rdi

                                                                                                                                          ± 17 dias

                                                                                                                                          Eles são proibidos de pedir voto em sala de aula. Ou seja, vc concorda com a lei e com o Facchin.

                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                      • G

                                                                                                                                        Gonzaga

                                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                                        Com certeza O editorial da gazeta deveria esculachar mais o pensamento abominável deste Sr. Edison Fachin. Porque isto que ele pensa seria como uma inquisição aos avessos. Uma volta a idade média

                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                        • D

                                                                                                                                          Dissenha

                                                                                                                                          ± 18 dias

                                                                                                                                          Um texto da Gazeta de ontem tratava do Ministro Barroso do STF, (Desconstruindo o Barroso). Dizia que o Magistrado era um partidário do Iluminismo. Assim "a fortiori" depreende-se que era antagônico ao pensamento Cristão. Hoje o comentado, de modo certeiro, é o Fachin. A pouco tempo o Toffoli falava (na ocasião da votação do aborto em casos do chikunkunya ) sobre o fanatismo religioso. É, parece que para ser "moderno" tem que ser anti-Cristão. Lamentável.

                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                          • D

                                                                                                                                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                                                                                            ± 18 dias

                                                                                                                                            Quando achamos que vimos tudo sobre o STF, aparece este anomalia jurídica. Abuso do poder religioso um novo conceito jurídico do nosso nobre paranaense. Que vergonha, professor de direito da UFPR se sujeitando a esse papelão. Muito embora, também tenha ojeriza a esses religiosos que fazem trampolim político, melhor torcer que comportem-se republicanamente. Mas se isto for levada a ferro e fogo, nenhuma personalidade televisiva deve-se candidatar. Vejam agora o Luciano Hulk, quem o impediria de se candidatar a presidente?

                                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                            • D

                                                                                                                                              DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                                                                                              ± 18 dias

                                                                                                                                              Quando achamos que vimos tudo sobre o STF, aparece este anomalia jurídica. Abuso do poder religioso um novo conceito jurídico do nosso nobre paranaense. Que vergonha, professor de direito da UFPR se sujeitando a esse papelão. Muito embora, também tenha ojeriza a esses religiosos que fazem trampolim político, melhor torcer que comportem-se republicanamente. Mas se isto for levada a ferro e fogo, nenhuma personalidade televisiva deve-se candidatar. Vejam agora o Luciano Hulk, quem o impediria de se candidatar a presidente?

                                                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                              • A

                                                                                                                                                Austríaco-PR

                                                                                                                                                ± 19 dias

                                                                                                                                                Pensar diferente dos Supremos togados vai ficar muito perigoso se os Senadores não derem uma enquadrada nesses caras.

                                                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                • E

                                                                                                                                                  eneida

                                                                                                                                                  ± 19 dias

                                                                                                                                                  Os professores doutrinadores seriam incluídos também?

                                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                  1 Respostas
                                                                                                                                                  • R

                                                                                                                                                    rdi

                                                                                                                                                    ± 17 dias

                                                                                                                                                    Já são.

                                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                • R

                                                                                                                                                  Rubens Farias

                                                                                                                                                  ± 19 dias

                                                                                                                                                  Eu vejo cada coisa nesses comentários, fazer comparações co música, com jornalistas, com sindicato. Vou fazer uma pergunta, pra que serve religião? Se for para fazer política, tudo bem, aí os pastores, padres,pais de santos, podem fazer comícios dentro de seus templos.

                                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                  2 Respostas
                                                                                                                                                  • R

                                                                                                                                                    Rubens Farias

                                                                                                                                                    ± 18 dias

                                                                                                                                                    José Aldo: depende de que música você está falando, se for aquele lixo, cantado pelas bandas e cantores gospel, realmente não serve para nada, mas se for ,só para não sair de temas religiosos, uma música de Bach, aí sim serve para engrandecer a capacidade humana em todos os aspectos, mas é claro que você não vai entender frequentando as seitas do malafaia,do edir macedo e daqueles que vivem nas tvs vendendo entrada no paraíso.

                                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                  • J

                                                                                                                                                    José Aldo

                                                                                                                                                    ± 19 dias

                                                                                                                                                    É óbvio que existe similaridade... então poderia perguntar também...pra que serve a música...pra que serve um filme... é pra fazer política ??? O fato é que existe uma flagrante perseguição aos apoiadores de Bolsonaro...na mídia...e agora querem intervir no apoio dos líderes religiosos com a desculpa esfarrapada de " proteger os inocentes"...

                                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                • C

                                                                                                                                                  Carlos Andrade

                                                                                                                                                  ± 19 dias

                                                                                                                                                  Seguindo essa linha se raciocínio e observando quantos políticos tem o nome de guerra iniciado por "professor(a)" nota-se que focar só em pastores pode ser considerado preconceito do ministro

                                                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                  • J

                                                                                                                                                    José Aldo

                                                                                                                                                    ± 19 dias

                                                                                                                                                    "....Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim....." (Eduardo Alves da Costa)

                                                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                    • C

                                                                                                                                                      Cidadão Brasileiro

                                                                                                                                                      ± 19 dias

                                                                                                                                                      O abuso da condição de intermediário da divindade intimida, sim, os fiéis tementes e honestos na sua fé, movendo os que bem percebem as oportunidades que advém da conquista de poder político. Há sim aí abuso da religiosidade alheia com fins escusos e antidemocráticos. Fachin foi ao ponto nevrálgico. É tempo de se colocar luzes fortes sobre as agremiações que exploram sem escrúpulos a miséria educacional, psicológica e financeira das pessoas vulneráveis, turbinando os resultados com técnicas de engenharia social, antigas como o discurso de certos “pastores”, modernas como as correntes mande-agora-para-10-contatos nas redes sociais, ou de última geração, como os libelos deep fake.

                                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                      1 Respostas
                                                                                                                                                      • J

                                                                                                                                                        José Aldo

                                                                                                                                                        ± 19 dias

                                                                                                                                                        Eu aceitaria que o poder dos líderes religiosos fossem controlados se o poder de influência de músicos , artistas, jornalistas , cantores , atores e categorias afins também o fossem...essa idéia diminui a crianças o discernimento de um adulto que tem o poder de escolha... O Fachin apresentou motivos absolutamente subjetivos...isso será mais um absurdo supremo...

                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                    • J

                                                                                                                                                      JJP

                                                                                                                                                      ± 19 dias

                                                                                                                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                      1 Respostas
                                                                                                                                                      • B

                                                                                                                                                        Bundalelê!

                                                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                                                        Decerto o bozo não é safado, quando dá aumento para militar em meio a crise econômica e com a arma apontada para o osso do mucumbu dele.

                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                    • F

                                                                                                                                                      Fabio da silva de castilho

                                                                                                                                                      ± 19 dias

                                                                                                                                                      O pensamento Conservador de Direita sendo calado aos pouquinhos por ********.

                                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                      1 Respostas
                                                                                                                                                      • B

                                                                                                                                                        Bundalelê!

                                                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                                                        ****** útl.

                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                    • F

                                                                                                                                                      Francisco G. Junior

                                                                                                                                                      ± 19 dias

                                                                                                                                                      Seria impressão minha ou os setores de direita, conservadores, religiosos e congêneres estão sendo aos poucos sendo calados? Até quando o Congresso irá permitir que o judiciário, em letras minúsculas, invadam a competência do legislativo?

                                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                      3 Respostas
                                                                                                                                                      • J

                                                                                                                                                        Jader Montenegro da Silva

                                                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                                                        Meu caro Francisco o congresso o senado estão de mãos dadas com esse judiciário para acabar com o Brasil eles só querem encontrar uma brecha para que o presidente caía no golpe deles.

                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                      • J

                                                                                                                                                        Jader Montenegro da Silva

                                                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                                                        Meu caro Francisco o congresso o senado estão de mãos dadas com esse judiciário para acabar com o Brasil eles só querem encontrar uma brecha para que o presidente caía no golpe deles.

                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                      • J

                                                                                                                                                        Jader Montenegro da Silva

                                                                                                                                                        ± 18 dias

                                                                                                                                                        Meu caro Francisco o congresso o senado estão de mãos dadas com esse judiciário para acabar com o Brasil eles só querem encontrar uma brecha para que o presidente caía no golpe deles.

                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                    • V

                                                                                                                                                      Valter Munareto

                                                                                                                                                      ± 19 dias

                                                                                                                                                      E o abuso do Poder dos Dirigentes Sindicais Senhor Ministro? A influência dessa gente é muito pior pois já são políticos por excelência. Estarão excluídos da sua peneira? Porque? Algum apadrinhamento? Perguntar não ofende.

                                                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                      • J

                                                                                                                                                        José Airton Gernano da Silva

                                                                                                                                                        ± 19 dias

                                                                                                                                                        Depois desse editorial compreendemos de vez os vínculos ideológicos da Gazeta que a levaram a estar associada a fakes, a panfletagem absurdas, etc. Quando um jornal diz " "a argumentação de Fachin parece se basear na premissa de que os adeptos de algumas religiões têm algum tipo de limitação cognitiva que os impede de julgar criticamente e os compele a seguir cegamente seus líderes, como se fossem menores incapazes. Essa mera hipótese deve ser descartada", está afirmando que todos brasileiros tem a mesma condição de autonomia intelectual, econômica e política. Falta ha muito tempo na Gazeta senso de realidade, parece que seus editores estão aprisionados no funda da caverna de Platão.

                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                        3 Respostas
                                                                                                                                                        • C

                                                                                                                                                          Cidadão Brasileiro

                                                                                                                                                          ± 19 dias

                                                                                                                                                          Concordo com vc José Airton.

                                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                        • C

                                                                                                                                                          Clayton

                                                                                                                                                          ± 19 dias

                                                                                                                                                          Francisco G. Junior: Boa argumentação. Essas ideologias maternalistas "defensoras" dos pobres e oprimidos se autoproclamam seus tutores, reclamando o direito de pensar, decidir e executar seus planos por eles. Liberdade para eles é algo muito perigoso, tem que ter pós-doutorado na universidade deles para poder ser "livre".

                                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                        • F

                                                                                                                                                          Francisco G. Junior

                                                                                                                                                          ± 19 dias

                                                                                                                                                          Falou, falou e não disse nada. Tem que ser muito ingênuo, pra não dizer outra coisa, pra achar que existe mídia isenta de ideologia. A sua já deu pra perceber, acha que é necessário tutelar os brasileiros sem "condição intelectual" pq esses são influenciáveis, daí o Sr e sua trupe seriam investidos na condição de heróis que libertarão os coitados e indefesos. Na realidade vcs querem é que os "aprisionados" saiam do fundo da caverna de Platão pelas suas mãos, quem pensa diferente não teria tal "virtude". A mim vc não engana protótipo de "super herói".

                                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                      • A

                                                                                                                                                        APJr

                                                                                                                                                        ± 19 dias

                                                                                                                                                        Finalmente o senhor edson fachin tá mostrando quem é e a que veio. Recentemente votou a favor da continuação desse ABSURDO E INCONSTITUCIONAL inquérito das fake news e agora quer impedir que membros de igreja elejam representantes. Porventura Lula da Silva, Vicentinho, Paulinho da força e outros tantos políticos não construíram carreiras políticas a partir de suas bases sindicais ? E não existem aí tantos representantes de segmentos outros da sociedade ? Deduz-se portanto, que o senhor fachin ache natural que políticos defendam interesses, mas é contra quem pretenda defender ética e moralidade. Estamos é muiiiito mal na mão desse tipo de gente ...

                                                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                        • J

                                                                                                                                                          joão José Augusto Mendes

                                                                                                                                                          ± 19 dias

                                                                                                                                                          Nenhum apresentador de TV poderá ser candidato nessas condições. A pastora pediu voto, mas como provar que votaram nela? Uma verdadeira aberração, mas está associada a ideologia do Fachimn que é comunista e portanto ateu.

                                                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                          1 Respostas
                                                                                                                                                          • R

                                                                                                                                                            rdi

                                                                                                                                                            ± 17 dias

                                                                                                                                                            Pode ser candidato. Só não pode estar no ar em algum programa no período de campanha eleitoral. E isso já é assim faz tempo. Ou seja, vc concorda com a lei e com o Facchin.

                                                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                                                        Fim dos comentários.