i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Bolsonaro e o veto à “vacina chinesa”

  • PorGazeta do Povo
  • 22/10/2020 21:20
Bolsonaro e o veto à “vacina chinesa”
| Foto: Divulgação

Diante de uma doença como a Covid-19, que já se tornou a principal causa de mortes no país, que se transmite facilmente e velozmente, para a qual não existe ainda um tratamento de comprovação inquestionável e que, justamente por esses fatores, causou uma disrupção sem precedentes na sociedade, destruindo também empregos e negócios, a vacina surge como a maior esperança tanto para salvar vidas quanto para reativar a economia. A julgar pelos resultados que vêm sendo obtidos e pelas dimensões do esforço para se chegar a um imunizante, ela já não é um sonho distante, mas questão de meses. Por isso, as três esferas de governo deveriam estar trabalhando coordenadas para que, assim que surgir uma vacina comprovadamente eficaz e segura, os brasileiros pudessem estar imunizados e finalmente se livrar da pandemia da Covid-19. Mas, neste Brasil polarizado, a depender de quem vencer a corrida mundial pela vacina, uma disputa política pode atrapalhar o que deveria ser uma prioridade comum.

Empresas farmacêuticas, governos e universidades estabeleceram parcerias para desenvolver o quanto antes formas de tornar as pessoas imunes ao coronavírus, e algumas dessas vacinas já chegaram aos estágios finais de testes em humanos. Uma delas é a Coronavac, do laboratório privado chinês Sinovac Biotech, que está sendo testada em voluntários de vários estados brasileiros. Um acordo entre o governo do estado de São Paulo e a Sinovac permitirá que o imunizante, uma vez aprovado para uso, seja produzido no Instituto Butantan, que já fabrica várias vacinas do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Se a Coronavac for a primeira a superar as fases de testes e conseguir a autorização da Anvisa, não há motivo para que o governo federal deixe de investir na compra de doses para imunizar a população

Na terça-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, aproveitou uma reunião por videoconferência com governadores para anunciar que sua pasta havia assinado um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da Coronavac, ressaltando que essas doses seriam produzidas no Brasil, pelo Butantan, e não trazidas da China. Elas se somariam aos 100 milhões de doses da vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela sueca AstraZeneca, e que, uma vez aprovada, será produzida no Brasil pela Fiocruz; e aos 40 milhões de doses que devem vir da iniciativa mundial Covax, capitaneada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foi quando Pazuello se viu sugado pelo antagonismo entre o governador paulista, João Doria, e o presidente Jair Bolsonaro, que tem como pano de fundo a eleição presidencial de 2022. Em resposta a alguns de seus seguidores em mídias sociais, Bolsonaro tratou de matar no nascedouro a ideia de oferecer à população o que chamou de “vacina chinesa de João Doria”. Afirmou, ainda, que “o povo brasileiro não será cobaia de ninguém” e que “qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa”. Ora, ninguém sequer imaginou algo diferente disso: sempre se deu por certo que as vacinas só seriam oferecidas aos cidadãos com a devida aprovação da autoridade sanitária. O Butantan nem poderia começar a produção da Coronavac sem receber antes o sinal verde da Anvisa.

Mas há algum motivo razoável para se descartar de antemão a Coronavac como fez Bolsonaro? O tempo recorde para o desenvolvimento de uma vacina não pode ser invocado neste caso, já que, neste caso, todas as demais vacinas também precisariam ser excluídas. Resta apenas a suspeita em relação à procedência. Sim, a China é uma ditadura nada transparente e que tem uma responsabilidade ainda não assumida no início da pandemia, quando escondeu dados e puniu médicos que tentaram alertar o mundo sobre o risco do vírus. Mas qualquer vacina – venha da China, do Reino Unido, dos Estados Unidos, da Rússia, de onde for – só será aplicada no Brasil com aprovação da Anvisa. Não só isso: qualquer das primeiras vacinas consideradas aptas para uso da população será avaliada por várias outras autoridades sanitárias mundo afora.

A esperança de qualquer pessoa é de que várias das vacinas em estudo superem com sucesso todas as fases de testes e consigam logo o aval de autoridades sanitárias mundo afora, inclusive a brasileira. Das vacinas em fase final de avaliação, até agora a Coronavac tem se mostrado a mais segura; se ela for a primeira a obter as aprovações, não há motivo para que o governo federal deixe de investir na compra de doses para imunizar a população – mesmo porque elas serão fabricadas dentro do Brasil. Não é um investimento que deve ser deixado a cargo de cada estado ou município, como insinuou o vice-presidente Hamilton Mourão, ao dizer que “todo mundo pode comprar [a Coronavac]. Os estados têm recurso também”.

Bolsonaro costuma se queixar (erroneamente, é preciso dizer) que teve as mãos atadas pelo Supremo Tribunal Federal no gerenciamento da pandemia. Mas a compra e distribuição das vacinas, quando elas estiverem disponíveis, é tarefa na qual o governo federal pode até mesmo assumir o protagonismo, e não há margem para erro ou omissão quando existe a possibilidade de agir para frear de vez a Covid-19 no país. Assim que houver uma vacina comprovadamente eficaz – venha de onde vier –, é obrigação do governo federal investir o que for possível para dar a todos a chance de se proteger do coronavírus. Os brasileiros não podem ser cobaias nem de vacinas sem comprovação, nem de disputas políticas.

198 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 198 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Plinio Pereira Carvalho

    ± 12 dias

    Tudo que vem da China não é confiável! Há décadas este país mentiroso e sem escrúpulos no comércio e na política, vê inundando o mundo com imitações e falsificações de péssima qualidade de produtos verdadeiros! Porque temos que aceitar algo que exige cuidado extremo envolvendo a saúde da população? Não de forma alguma e principalmente em relação à obrigatoriedade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP1980

    ± 13 dias

    O grande problema desse editorial está em uma única palavra: COMPROVADAMENTE. Independente de onde surgir, essa vacina não será comprovadamente segura. A vacina mais rápida já desenvolvida foi a da caxumba. E levou 4 anos! Portanto, uma vacina feita às pressas, NÃO tem como ser COMPROVADAMENTE segura. Agora, acredito que a briga não está em aceitar a vacina. Mas que ela seja OBRIGATÓRIA. Sou médico, a favor de vacinas de uma forma geral. Mas não quero ser obrigado a tomar uma vacina cujo efeito colateral pode demorar meses para aparecer. Acredito na liberdade de escolha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    ± 13 dias

    Como esse PR é bem igual a biruta de aeroporto, provavelmente se a essa vacina vingar, e que assim seja, será mais um tiro no pé como tantos outros. Deveria se abster de atrapalhar quem realmente trabalha e arranjar um ofício para se ocupar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSÉ NETO

    ± 13 dias

    Só se pode desconfiar de uma vacina, tendo como origem, desenvolvida, pelo maior responsável pela pandemia. A única credibilidade que ela oferece, é ser fabricada pelo Butantan. Porem, a fórmula é chinesa. Se tem mais 4 vacinas, de laboratórios consagrados mundialmente, como a Pfaiser e Jonhson e Jonshson, porque se aventurar pelo desconhecido?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ARMINDO VILSON ANGERER

    ± 13 dias

    O que esperar de um presidente tosco, despreparado profissionalmente, como pessoalmente? Além de mal preparado é 100% emocional e 0% de racionalidade. Varia conforme o tempo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Fernandes Quadra

    ± 13 dias

    VERGONHOSO E TENDENCIOSO EDITORIAL, POUCO DIFERE DE OUTROS DA IMPRENSA MILITANTE, A CAMINHO DE SE ENQUADRAR COMO "GAZETA DO ESTABLISHMENT". AINDA NOS RESTA (ATÉ QUANDO?) A QUALIDADE E INDEPENDÊNCIA DE ALGUNS ARTICULISTAS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    orazio martini

    ± 14 dias

     O Negócio da China, único realizado no mundo, está sendo divulgado como a VACINA BUTANTÃ, desenvolvida CONJUNTAMENTE (?) com a SINOVAC para aplicação nos brasileiros. Fala-se em vacina produzida pelo IB quando sequer há cronograma de PRODUÇÃO. O que temos é aprovação da ANVISA só para IMPORTAÇÃO DO PRODUTO ACABADO (6 milhões de doses) e do PRODUTO a granel formulado para ENVASE de mais 40 milhões de doses pelo IB. ENVASE não é PRODUÇÃO. Sequer exige tecnologia de que dispõe o IB para FABRICAÇÃO de outras vacinas. Abunda o estelionato eleitoral na vacina que não existe, posto que sequer comprovada eficácia, mas provocadora de discussão tão bizantina quanto o sexo dos anjos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mario José Javarys

    ± 14 dias

    Principal causa de morte no pais? , dar credibilidade a vacina chinesa neste momento?, joão dória , este nefasto personagem da politica do pais . Que editorial é esse. NÃO entendi onde a Gazeta do Povo quer chegar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Vallim de Medeiros

    ± 14 dias

    Por tudo que acompanhei, o veto foi à OBRIGATORIEDADE. Como o Presidente deixou claro; as pessoas poderão tomar as vacinas, aprovadas pela ANVISA, de sua preferência. Quem politiza o debate, são a imprensa e, a politicagem de sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 14 dias

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O Jim Jones foi bem claro. Não comprará a vacina chinesa. Você, fanatizado, é doente mental.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • 2

    200048

    ± 14 dias

    Não entendi e não gostei! Como é que, um medicamento como a hidroxicloroquina foi demonizado para uso nas fases iniciais do Covid por falta de comprovação científica. Agora, uma vacina feita rapidamente pode ser injetada obrigatoriamente sem sabermos se não nos causará doenças.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      JP1980

      ± 13 dias

      Gostaria de saber quais estudos científicos vc está lendo, Freitas. Poderia nos indicar. Porque achei a pergunta do colega bem pertinente e sua resposta arrogante e sem fundamento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 14 dias

      Se você não entendeu, basta ler um pouco mais, estudar bastante, ver como são os protocolos seguidos para a liberação de uma vacina. Pare de ler blogs e leia estudos científicos. Assim, você deixará de passar vergonha e não fará perguntas idhiotas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fábio

    ± 14 dias

    O cerne da questão é a obrigatoriedade. Ninguém está questionando qualidade ou segurança ou procedência (tá, procedência estão sim rsrs). Mas o problema todo é quer obrigar todo mundo a tomar qualquer uma que seja, isso é tirania. Eu não sou obrigado a me submeter a um tratamento obrigatório se eu não confio. Posso estar errado? Sim, mas quem vai arcar com as consequências de estar errado sou eu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rubens Queiroz de Almeida

    ± 14 dias

    Vocês consultaram algum médico de respeito para fazer esta matéria? Esta história da vacina não é tão simples como vocês querem demonstrar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JP1980

      ± 13 dias

      Exatamente!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Octávio Volpe Netto

    ± 14 dias

    Editorial Chinês.Que decepção!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Aroldo Antonio Bacchi

      ± 14 dias

      Todos editorias da Gazeta do Povo são tendenciosos, com viés esquerdista, não são isentos. Em todos não perdem a oportunidade de afirmar que o Bolsonaro está errado quando diz que ficou de mãos atadas quanto à administração da pandemia, o que sabemos é verdade!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 14 dias

    “O mais curioso é que a guerra da vacina é tão irracional quanto inútil. Se todas as vacinas que estão sendo testadas se revelarem eficazes, ainda assim a procura será maior do que a oferta. A realidade vai impor a vacinação. Empresas convidarão seus funcionários a se vacinarem. Escolas condicionarão as matrículas à vacina. Países exigirão o comprovante de vacina dos viajantes.”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FANAIA

    ± 14 dias

    OMEU MEDO É QUE O GOVERNADOR JOAO DORIA ESTA USANDO A VACINA CORONAVAC POLITICAMENTE E AI VEM O CABEÇUDO DO PRESIDENTE BOLSONARO E PREGA O NEGOCIO. EU NA MINHA HUMILDE EXPLICAÇÃO ACHO QUE O GOV. DORIA DEVERIA TER MARCADO UMA REUNIÃO COM O PRESIDENTE E O MINISTRO DA SAUDE, PARA NÃO PARECER JOGADA POLITICA. O BRASIL TEM QUE SE ACERTAR E ADQUIRIR QUALQUER VACINA QUE TENHA BOA RESPOSTA. POLITICA EM DOENÇA GRAVE E MORTAL É COISA DE DOIS MALUCOS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 14 dias

      É fazer muita fé em Dória. Não existe ainda, uma vacina aprovada. Procedimento que costuma demorar muitos anos; sendo a mais rápida, a da cachumba, que levou 4 anos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    ANVISA acabou de autorizar a importação de 6 milhões de doses da vacina da Sinovac. Decisão de quem sabe, nada de palpiteiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lilian franca de vasconcelos

    ± 15 dias

    Está nítido na matéria um viés político de ataque ao presidente. Qualquer cidadão, um pouco mais esclarecido sabe que uma vacina, para ser comprovadamente eficaz, digo, sem efeitos colaterais, é preciso pelo menos uns 5 anos de observação ( analisar todos os efeitos e se os efeitos benéficos sobressaem dos efeitos colaterais). Até hoje, em a OMS chegou em um consenso sobre o coronavírus, pq o presidente deve aceitar uma vacina estudada em apenas 5 6 meses. Para quem tiver dúvida, pesquise sobre o tempo médio para aprovar uma vacina, pelo menos 10 Anos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 14 dias

      Excelente comentário. Nada a acrescentar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NILSON OCTÁVIO

      ± 14 dias

      Já ia escrever meu comentário quando li o teu. Nada a acrescentar. Concordo em gênero, número e grau.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 15 dias

    O editor está defendendo a vacina chinesa e esquecendo de citar que os estudos com a vacina de Oxford, que tem protocolo firmado com o governo federal, estão mais adiantadas. Concordo que seja qual for a origem da vacina , se for comprovada, deve ser comprada. Mas a de Oxford está prevista por 4dolares e com um acordo de ser fabricada no Brasil. Por que o editor não citou estes dados na sua análise?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 14 dias

      O governo brasileiro já pagou 1,6 bi de dólares para a vacina de Oxford.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    >>> "Dados do Ministério da Economia mostram que a China se tornou em 2020 o maior exportador de medicamentos e produtos farmacêuticos para o Brasil. Entre janeiro de setembro, a importação de remédios e insumos farmacêuticos chineses aumentou em 84% na comparação com igual período de 2019. A China pulou do quarto para o primeiro lugar no ranking dos maiores exportadores desses produtos ao Brasil."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    VAMOS FECHAR AS FARMÁCIAS BRASILEIRAS? >>>> Quase 90% dos medicamentos vêm da China. Interditem essas farmácias COMUNISTAS...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 14 dias

      Freitas: para os fanáticos, a verdade é mero incômodo da ilusão, essa sim muito mais gostosa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Carlos: "Dados do Ministério da Economia mostram que a China se tornou em 2020 o maior exportador de medicamentos e produtos farmacêuticos para o Brasil. Entre janeiro de setembro, a importação de remédios e insumos farmacêuticos chineses aumentou em 84% na comparação com igual período de 2019. A China pulou do quarto para o primeiro lugar no ranking dos maiores exportadores desses produtos ao Brasil."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos

      ± 15 dias

      Errado, boa parte vem da Índia

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    A vacina de OXFORD defendida por Bolsonaro é "mestiça"... rsss TEM INSUMOS DA CHINA...kkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sartan

    ± 15 dias

    A única coisa que pode sem comprovação e a cloroquina que tem denuncia de superfaturamento, a mas foram os militares e o deus da honestidade o mito

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JP1980

      ± 13 dias

      Você está comparando maçãs com tomates. A cloroquina não tem comprovação de uso na Covid. Entretanto, é um medicamento antigo e SEGURO. Exatamente o que a vacina não tem comprovação. Ou você acha que, independente de onde venha, uma vacina desenvolvida em menos de 1 ano tem respaldo para afirmarem que não causará nenhum dano futuro!? A não ser que os adivinhos estejam recebendo informações do futuro, ninguém sabe como essa vacina se comportará! Deve ser por isso que os laboratórios estão exigindo cláusula de não serem condenados em caso de efeitos colaterais a surgirem após a vacinação em massa. Inocente é quem acredita que está tudo certo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SALADINO

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    Toda vez que o JIM JONES abre a boca, o dólar sobe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Zyss: Os médicos SEQUER USAM MÁSCARA NO HOSPITAL... rssss kkkk rsss kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sartan

    ± 15 dias

    Quem prometeu e falou em seu programa de televisão "governarei sem vies ideológico , agora proibem a vacina por viés ideológico . mas isso ninguém precisa saber porque o mito pode fazer isso os únicos que não pode são os opositores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilbert

    ± 15 dias

    Editorial lúcido e correto. Claro que será atacado por perfis falsos (criados com uso de verbas públicas) que buscam polemizar e criar a ilusão de q são muitos quando não passam de um grupelho de extremistas xenófobos. A população está cansada disso e só quer seguir com a vida, por isso mais de 85% vai tomar a vacina q for segura e eficaz, não importando a origem. E o grupelho vai berrar, tomar pílula inócua e servir de cobaia para tudo que o messias quiser, até porque não são capazes de pensar por conta própria. E no final vamos superar a pandemia com a ajuda da ciência, como no passado, e apesar desses negacionistas boçais q desgovernam o país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JP1980

      ± 13 dias

      O problema da sua opinião é só o "segura". Para ser segura, é necessário tempo de pesquisa. Coisa que não se tem. Essa é a grande questão! Portanto, se a sua premissa for que 85% tomarão uma vacina segura e eficaz, 100% não será vacinado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    kkkkkkkkkkkkkkkkk "Em queda nas pesquisas, Russomanno passa a defender vacina e se descola de Bolsonaro."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 15 dias

    Uma vacina feita "nas coxas" sem o devido cuidado científico. Normalmente um medicamento leva em média 5 anos para ser aprovado e distribuído no mercado. Essa Coronavac, e as outras também, deve ter no máximo 6 meses... a quem quiser ariscar a pele, minhas orações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 15 dias

    Muito barulho por nada. A Vacina não está pronta. o que está acontecendo é político e tem Governador defendendo sua comissão. A coronavac custa U$ 10,00 a doze, isso significa R$ 56,20 por dose e no total R$ 2.585.000.000,00 é muito dinheiro e cima de uma promessa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 15 dias

    Muito barulho por nada. A Vacina não está pronta. o que está acontecendo é político e tem Governador defendendo sua comissão. A coronavac custa U$ 10,00 a doze, isso significa R$ 56,20 por dose e no total R$ 2.585.000,00 é muito dinheiro e cima de uma promessa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • T

      tamotsu kashino

      ± 15 dias

      Olá Nm e verdade o que voce diz, que esta vacina custa 10 dolares ou R$ 56,20, se for isto quem vai querer tomar esta vacina, a não ser Doria .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 15 dias

      Não sou defensor e nem votaria no dória se votasse em são Paulo, mas antes de acusar os outros deveria pesquisar um pouco para não ser leviano e propagar mentiras. A fortuna do dória é de mais de 200 milhões de reais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSIL

      ± 15 dias

      Alguém acredita que o Doria não está ganhando dinheiro, muito, mas muito mesmo, dinheiro da China, para alardear esses negócios todos, com a ditadura? Ele sabe que a sua vida política foi para o brejo e, com certeza está se forrando aos montes; sairá estufado mais que era, muito mais, mas muito mais mesmo....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Nm

      ± 15 dias

      são dois bilhões e quinhentos milhoes...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilmar Donizete Rigamonti

    ± 15 dias

    De onde você tirou essa asneira? "Das vacinas em fase final de avaliação, até agora a Coronavac tem se mostrado a mais segura;" Erroneamente? Você só pode estar de sacanagem. "Bolsonaro costuma se queixar (erroneamente, é preciso dizer)..."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilmar Donizete Rigamonti

    ± 15 dias

    De onde você tirou essa asneira? "Das vacinas em fase final de avaliação, até agora a Coronavac tem se mostrado a mais segura;" Erroneamente? Você só pode estar de sacanagem. "Bolsonaro costuma se queixar (erroneamente, é preciso dizer)..."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 15 dias

    Tudo o que a Gazeta falou/criticou aqui, de forma escorregadia, está sendo programado pelo Governo. Ontem o PR disse categoricamente "nenhuma vacina está sendo considerada ou desconsiderada", todas ainda não foram aprovadas/comprovadas, deverão ter suas eficácias atestadas cientificamente. Somente isso! Quanto a "vachina", a Gazeta foi capciosa; o planeta tem ou não tem razão em desconfiar da ditadura chinesa? Por que o EDITOR DO JORNAL não se apresenta como cobaia? A vacina chinesa não é a que está se comprovando mais segura, segundo a Gazeta? VAI LÁ! E o Doria, não é garoto de propaganda da China, é confiável?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    "Cerca de 27 anos depois de ser criado, a chinesa Sinovac Biotech é uma das empresas que está à frente da corrida global por uma vacina contra o coronavírus. Mas essa não é a única iniciativa que integra o portfólio da empresa. Em 2009, ela foi a primeira do mundo receber autorização para a vacina contra a gripe H1N1. Também já produziu vacinas contra o enterovírus, hepatites A e B e gripe aviária, além de imunizações contra varicela e caxumba."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Nm: Sem problemas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Nm

      ± 15 dias

      se quiser voce pode tomar a vacina chinesa quantas vezes quiser, Eu não tomo essa vacina doriavac nem a pau... quanto as outras também não, pelo menos, antes de dois anos, sendo aplicada em voluntarios... minha mãe me deu apenas uma pele e vou cuidar dela, porque não vou ganhar outra!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    "Sinovac Biotech foi a primeira a ter autorização para vacina contra H1N1 em 2009."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    "A Itália vai decretar um toque de recolher às 9 da noite se o número de casos diários de Covid-19 não diminuir nos próximos sete dias. As ruas de Milão, a cidade mais atingida pela segunda onda, já estão desertas." >>> A Itália uniu-se à China e está conspirando contra o mundo... rsss

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • O

      orazio martini

      ± 14 dias

      E com certeza será a segunda a fazer o NEGÓCIO DA CHINA que só o Glória 21% fez. Vai cancelar contrato com a Vacina da Astra Zeneca e CONTRATO DE RISCO, como o PR fez.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WesFig

    ± 15 dias

    Seria o supremo golpe de mestre, se a China nos infectasse a todos com algo relativamente letal, elusivo e de difícil compreensão, e depois num passe de mágica fosse a primeira do mundo a aparecer com uma vacina para resolver o problema criado por ela mesmo... imagine meu medo ao saber que a China poderia, isso sim, ter colocado um vetor em alguns para depois obter um efeito em massa, através de vacinação, obrigatória ou não... francamente não se trata de descrer na doença ou na capacidade da medicina em nos ajudar, mas na ORIGEM dessa tal cura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos

    ± 15 dias

    Que outras vacinas a China já produziu? Que outros países tem algum interesse genuíno na vacina chinesa?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Cerca de 27 anos depois de ser criado, a chinesa Sinovac Biotech é uma das empresas que está à frente da corrida global por uma vacina contra o coronavírus. Mas essa não é a única iniciativa que integra o portfólio da empresa. Em 2009, ela foi a primeira do mundo receber autorização para a vacina contra a gripe H1N1. Também já produziu vacinas contra o enterovírus, hepatites A e B e gripe aviária, além de imunizações contra varicela e caxumba.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      "Sinovac Biotech foi a primeira a ter autorização para vacina contra H1N1 em 2009."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      24/09/2009 "Após ter iniciado o programa de vacinação em massa contra o vírus da gripe A (H1N1), a China comemora a ausência de efeitos colaterais graves. Cerca de 100 mil estudantes de Pequim foram reunidos pelo governo chinês para receber os imunizantes e de acordo com a imprensa estatal, este é o primeiro grupo expressivo de pessoas no mundo a serem vacinadas. Até agora pouco mais de 10 mil estudantes já receberam a vacina." (Laboratório SINOVAC)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    ± 15 dias

    Vc aplicaria nos seus filhos a vacina chinesa?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Se for aprovada pelas autoridades brasileiras, lógico e evidente que aplicaria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 15 dias

      Como disse o mito você não é obrigado. espera a vacina de oxford que vai custar 2 bi só de royaltes

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernanda

    ± 15 dias

    ótimo posicionamento da Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 15 dias

    SE O DORIA QUER TANTO A VACINA ...PAGUE. Fazer compromisso e querer que outro pague ..ainda bate no peito a vacina é boa..caramba ainda está em TESTE e Não tem comprovação...????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 15 dias

    SE O DORIA QUER TANTO A VACINA ...PAGUE. Fazer compromisso e querer que outro pague ..ainda bate no peito a vacina é boa..caramba ainda está em TESTE e Não tem comprovação...????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 15 dias

    que o vírus apareceu na china é centro e inquestionável..se foi intencional ou casual .. não sabemos ..comprar vacina ainda em teste é coisa do Doria Não sei qual é a intenção dele ... fazer conta e mandar outro pagar ..(nós) é coisa no mínimo antiética.. se que tanto a vacina para se promover...PAGUE

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • O

      orazio martini

      ± 14 dias

      Se não conseguir passar a conta para o Brasil, quem pagará são os paulistas. ALESP já aprovou TARIFAÇO que não poupou nem deficiente...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 15 dias

      Não estão comprando vacina sem teste é só quando for aprovado pela anvisa

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 15 dias

    O vírus surgiu na China, todos os insumos (máscaras, respiradores) vieram da China, a China foi o único país a ter uma evolução positiva (5%) do PIB durante a fraudemia, e agora, eles querem vender a cura para o mal que eles criaram. Comprar a vacina chinesa para combater o vírus chinês é o mesmo que comprar uma muleta quebrada do sujeito que quebrou tuas pernas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      Depois que a China vacinar seus 1,5 bilhão de habitantes voltamos a conversar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      Depois que a China vacinar seus 1,5 bilhão de habitantes voltamos a conversar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      Depois que a China vacinar seus 1,5 bilhão de habitantes voltamos a conversar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      Depois que a China vacinar seus 1,5 bilhão de habitantes voltamos a conversar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wander Leite

      ± 15 dias

      IvoHM ... jogue tudo que vc tem em casa, pq 99% tem item Chinês...não seja hipócrita ou massa de manobra, a vacina será produzida no Brasil...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      No primeiro trimestre de 2020, o PIB da China CAIU APENAS 15%...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo

    ± 15 dias

    Por que a gazeta parou de falar sobre volta às aulas? Durante duas semanas só falou disto, era o assunto mais importanta da nação, de hora para outra acabou, silêncio de todos. Por que? Existe uma pauta mandada aos articulistas?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 15 dias

    Editorial canalha por vários motivos: 1-O STF ATOU sim as mãos do presidente no gerenciamento da pandemia. Quem diz o contrário é apenas CANALHA. 2-O COVID19 NÂO é a maior causa de óbitos no país. As pneumopatias de várias naturezas (bacterianas, virais, fúngicas etc) matam mais. 3-A vacina chinesa NÃO tem comprovação científica de sua segurança ou efetividade, até o momento, portanto não é hora de ficar fazendo negócios com os vigaristas chineses. 4- Os EUA, UK, Suiça, Escandinávia vão obrigar seus cidadãos a tomar a vacina chinesa?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 15 dias

      Amigo, o povo zero QI que se acha inteligentinho não entendeu isso ainda. basta ver seus deslikes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    Sigam o JIM JONES...Mas, sem direito a rachadinhas... rsss

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      F.Neto: Sou chato, cri-cri, pernilongo. E daí?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      F.Neto

      ± 15 dias

      Freitas: pode ser mas vc está muito chato, obsessivo, e não era assim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      IvoHM: Agradeço aos céus por não ter um líder, pois tenho as minhas próprias convicções. Não preciso seguir a sua seita, Ivo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      IvoHM: Ivo Hauer, bom dia. Conhece a história do Jim Jones? rssss

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis

    ± 15 dias

    Aliás, Doria firmou o compromisso com o laboratório chinês sem consultar o governo federal. Agora, quer investimento federal no desenvolvimento da vacina. Ora, o governo federal já tem compromisso com o desenvolvimento da vacina de Oxford. Por que motivo o governo deveria dividir recursos escassos entre dois desenvolvedores, sendo que um deles não foi seleção do governo federal? Isso chega a ser absurdo! Dória faz o contrato e passa a conta para o governo federal? E o governo federal, com recursos escassos, tiraria de onde? Da Saúde?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • O

      orazio martini

      ± 14 dias

      INTERMEDIAÇÃO RENDE muito $$$$$ e até dividendos políticos...O que explica Dória agora vendendo a vacina chinesa para o GOVERNO FEDERAL que sequer tem contrato de fabricação no país - no máximo envase

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis

    ± 15 dias

    O que está em questão é outra coisa. No mundo, há 179 pesquisas de vacinas em desenvolvimento, com ao menos 44 delas sendo testadas em humanos. 10 estão na terceira e última fase de testes. Por que o governo tem que se comprometer com uma vacina em particular, cuja eficiência e segurança são desconhecidas, em vez de esperar para comparar com outras? A escolha, evidentemente, deverá recair sobre a que apresentar o melhor benefício com custo acessível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Denis

      ± 15 dias

      Quando falo "Se comprometer", estou dizendo firmar compromisso de compra (com uma vacina em particular, ainda em desenvolvimento, quando há outras tantas no mundo que podem ser mais eficazes e segurar)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis

    ± 15 dias

    O que está em questão é outra coisa. No mundo, há 179 pesquisas de vacinas em desenvolvimento, com ao menos 44 delas sendo testadas em humanos. 10 estão na terceira e última fase de testes. Por que o governo tem que se comprometer com uma vacina em particular, cuja eficiência e segurança são desconhecidas, em vez de esperar para comparar com outras? A escolha, evidentemente, deverá recair sobre a que apresentar o melhor benefício com custo acessível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Denis

      ± 15 dias

      Quando falo "Se comprometer", estou dizendo firmar compromisso de compra (com uma vacina em particular, ainda em desenvolvimento, quando há outras tantas no mundo que podem ser mais eficazes e seguras)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 15 dias

    Hipocrisia do gado bolsonarista ...carros tem componentes chineses, maioria dos remedios tem componentes chineses , TVs, celulares , motores, disjuntores , geladeiras , lampadas , motos , radios, etc.. tudo tem um dedo da China ....ai fica o bolsonatico...odeio tudo que vem da China !!!! Cretino !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • O

      orazio martini

      ± 14 dias

      Vamos enfiar um componente de carro em você contra a Covid. Escolha o tamanho...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      F.Neto

      ± 15 dias

      Isso mesmo. Doravante não compraremos nada da China, qdo houver escolha, claro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Y

    Yuri Nunes

    ± 15 dias

    Quem assistiu o pânico na jovem pan do dia 21 um médico mostrou dados reais de estudos. Das mortes registradas por corona vírus apenas 6% eram realmente de covid19, a letalidade assim é baixa. e a vacina, estudos estão mostrando que a vacina provocará em 5% efeito colateral. A vacina da poliomielite é 0.05%. Para os saudáveis fora do grupo de risco é melhor não tomar a vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 15 dias

      Se morreu pouco não tem problemas tudo graças a cloroquina do mito

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 15 dias

    Editorial escrito por pessoas (ou pessoa) limitadas e nos comentários gente limitadíssima tbm. Depois que a gazeta esquerdou só atraiu gentalha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 15 dias

    Duas perguntas, Gazeta: por que o Brasil tem que ser o primeiro país do mundo a obrigar seu cidadão a tomar uma vacina desenvolvida a toque de caixa e testado apenas em pessoas saudáveis? De quem será a responsabilidade por eventuais reações adversas fatais?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 15 dias

      quem sabe? você? você esta la no butantam acompanhando tudo? mande as fotos e um selfie para provar. mas me parece que esta mais para recebedor de noticias fake dos filhões

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Emiliano augusto bastos coutinho

      ± 15 dias

      Claro que está a toque de caixa .. e todos sabem disso incluindo vc ... o negócio é ter a segurança mínima ...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 15 dias

      Seu mito ja falou que ninguém será obrigado. e a vacina não esta sendo feita a toque de caixa isso é coisa da sua cabeça para tumultuar o assunto. ele esta sendo testado e só será disponibilizado se a anvisa autorizar

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando

    ± 15 dias

    Será que o gov não terá as mãos atadas novamente pelo congresso e stf, Gazeta? Acho q sua opinião foi adiantada. Logo saberemos se caberá ao gov esta decisão. Aguarde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando

    ± 15 dias

    Será que o gov não terá as mãos atadas novamente pelo congresso e stf, Gazeta? Acho q sua opinião foi adiantada. Logo saberemos se caberá ao gov esta decisão. Aguarde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Likaeu66

    ± 15 dias

    É público e notório que o vírus surgiu na China. Também é público e notório que o Doria está em plena campanha presidencial, tendo se aproximado demais da China enquanto o resto do mundo se afasta. Ele faz discursos como se presidente fosse, e mostra seu lado ditador e nada preocupado com o povo de SP. Não confio nem na China e nem no Doria. O PR ainda inspira confiança. Vejo que o Doria saiu, mais uma vez, chamuscado, por toda essa confusão feita por ele, que por último ainda tentou colocar o Ministro da Saúde contra o PR. É aquele menino que tenta chamar a atenção dos pais, seja inventando coisas, dissimulando ou colocando papai contra mamãe. Patético.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Emiliano augusto bastos coutinho

      ± 15 dias

      Concordo !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 15 dias

      Um dos poucos lúcidos

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Likaeu66

    ± 15 dias

    É público e notório que o vírus surgiu na China. Também é público e notório que o Doria está em plena campanha presidencial, tendo se aproximado demais da China enquanto o resto do mundo se afasta. Ele faz discursos como se presidente fosse, e mostra seu lado ditador e nada preocupado com o povo de SP. Não confio nem na China e nem no Doria. O PR ainda inspira confiança. Vejo que o Doria saiu, mais uma vez, chamuscado, por toda essa confusão feita por ele, que por último ainda tentou colocar o Ministro da Saúde contra o PR. É aquele menino que tenta chamar a atenção dos pais, seja inventando coisas, dissimulando ou colocando papai contra mamãe. Patético.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 15 dias

      isso gera conforto a aqueles que fizeram de tudo para que tudo não passasse de uma gripezinha

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    ilson Machado Santa Brígida

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      Emiliano augusto bastos coutinho

      ± 15 dias

      Certíssimo o presidente ...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wander Leite

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo Mendes Borges Monteiro

      ± 15 dias

      Isso é uma mentira típica da seita Bolsonarista. Nunca se pretendeu aplicar vacina em fase de testes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Alves da Cunha

    ± 15 dias

    Se esse jornalismo também caminhar pelo lado ideológico vou cancelar a assinatura. O Dória colocou em risco até crianças com a obrigatoriedade. Pensem antes de fazer editoriais

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      J E Vilarinho

      ± 14 dias

      já cancelei a minha! fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wander Leite

      ± 15 dias

      Tchau, vá assistir a TV RACHADINHA FOREVER

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Tchau, cara. Fique nos grupos das redes sociais que só bajulam o JIM JONES. A verdade esbofeteia os hipócritas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander Leite

    ± 15 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      PARREIRAS RODRIGUES

      ± 15 dias

      E são os maiores compradores do agronegócio brasileiro. Melhor não brigar com aquela gente. Ninguém falou em comprar vacina alguma antes de autorizada pela Anvisa, infelizmente agora um órgão técnico que deixou de ser autônomo para submeter-se às ordens do J. O Jota não é de Jair. É de jumento mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago

    ± 15 dias

    O virus popstar é muito menos perigoso e muito menos interessante que a quarentena orquestrada em nome dele. Ídolo pop as vezes canta bem, mas para cada um deles há mil outras vozes tão boas quanto cujos nomes você nunca vai escutar, pois o popstar caiu no gosto da mídia. Nada na epidemia justifica as medidas totalitárias tomadas em nome dela, achatar a curva pode ter sido razoável mas não o zelo adotado por jagunços de prefeitos e governadores. E o tempo de achatar a curva já foi. Dar à hipótese de vacina o poder mágico de banir o medo e restaurar a normalidade é ótimo, se funcionar. Qq vacina que não mate quem a tomar será boa se curar a quarentena (mesmo se ñ afetar o virus). Vai curar?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Likaeu66

      ± 15 dias

      Ótima análise! Doria quer sair como herói nacional, mas não se da conta do quanto ele desagrada a maioria da população.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO DA SILVA BENTO

    ± 15 dias

    GOSTEI.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano Borges de Santana

    ± 15 dias

    Quero felicitar o jornal "Gazeta do Povo" pelo equilibrado e bem escrito editorial. Definitivamente , o povo brasileiro não pode mais ficar refém de disputas políticas e do humor de um governante tresloucado como Jair Bolsonaro, que governa o país a partir do termômetro das redes sociais e como se fosse o "tiozão do zap".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 15 dias

    É bem simples: TEMOS UM GENO-CIDA no poder. Danem-se os brasileiros, desde que ele consiga detonar os seus adversários políticos. Fala que está defendendo os brasileiros? Da vacina? Somente os seus fanatizados aceitam esses argumentos dignos de um Jim Jones. Para quem sempre desprezou o vírus, os distanciamento social, o uso da máscara, o uso de falácias não o vai eximir da culpa. SEMPRE É BOM RELEMBRAR: esse maluco foi o maior defensor da PÍLULA DO CÂNCER (fosfoetanolamina). Ele não aceita evidências científicas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 15 dias

    Ai petezada, PENSEM um pouco ( o que, aliás, é muidifícil ) a china criou um vírus para quebrar a economia, depois enviou sementes de pragas invasoras de culturas inoculadas com vírus e ovos de insetos para infestar lavouras e quebrar o agro, e agora vão lançar uma vacina? KKKKKK . Tão achando que eles desistiram de dominar o mundo? KKKKKKKKKKKKKKK Tomem que serão asnos a menos para encher a paciência de quem quer trabalhar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 15 dias

      Freitas: Não se faz omelete sem quebrar os ovos querido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo Mendes Borges Monteiro

      ± 15 dias

      A China é muito má e criou esse vírus para dominar o mundo, mas é só uma gripezinha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO 1950

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Somente Um "Mirtão" pode ser assim tão "jhenial". A China, burrinha que doi, produz o vírus, SOLTA NA SUA PROVÍNCIA RIQUISSIMA (Hubei), derruba o seu PIB no primeiro trimestre de 2020 em 20 por cento.... rsss Sim, os chineses são burrinhos. Se fossem inteligentes, soltariam o vírus nos EUA, não? Mirtão, pare de passar vergonha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 15 dias

    Ai petezada, PENSEM um pouco ( o que, aliás, é muidifícil ) a china criou um vírus para quebrar a economia, depois enviou sementes de pragas invasoras de culturas inoculadas com vírus e ovos de insetos para infestar lavouras e quebrar o agro, e agora vão lançar uma vacina? KKKKKK . Tão achando que eles desistiram de dominar o mundo? KKKKKKKKKKKKKKK Tomem que serão asnos a menos para encher a paciência de quem quer trabalhar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      O vírus surgiu na China, todos os insumos (máscaras, respiradores) vieram da China, a China foi o único país a ter uma evolução positiva (5%) do PIB durante a fraudemia, e agora, eles querem vender a cura para o mal que eles criaram. Comprar a vacina chinesa para combater o vírus chinês é o mesmo que comprar uma muleta quebrada do sujeito que quebrou tuas pernas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      O vírus surgiu na China, todos os insumos (máscaras, respiradores) vieram da China, a China foi o único país a ter uma evolução positiva (5%) do PIB durante a fraudemia, e agora, eles querem vender a cura para o mal que eles criaram. Comprar a vacina chinesa para combater o vírus chinês é o mesmo que comprar uma muleta quebrada do sujeito que quebrou tuas pernas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 15 dias

      Somente Um "Mirtão" pode ser assim tão "jhenial". A China, burrinha que doi, produz o vírus, SOLTA NA SUA PROVÍNCIA RIQUISSIMA (Hubei), derruba o seu PIB no primeiro trimestre de 2020 em 20 por cento.... rsss Sim, os chineses são burrinhos. Se fossem inteligentes, soltariam o vírus nos EUA, não? Mirtão, pare de passar vergonha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 15 dias

    É uma vergonha sem par Bolsonaro atrasar a vacinação para privilegiar o discurso para seus fanáticos. Isso é crime, muitos MORRERÃO por causa dessa insanidade e a recuperação econômica será retardada. Quem o apoia nessa absurda decisão passa a ser mais do que complacente, vira cúmplice. A questão da vacina é puramente TÉCNICA, a Anvisa e o Butantã devem aprová-la, mas o Bozo prefere a teratologia que mantém os tolos em transe e os espertalhões rindo da sua infindável propensão a othario. Nem mesmo os militares escapam de participar compulsoriamente da encenação dessas mentira - cedo ou tarde isso lhes será cobrado, e um dia ainda virão a público pedir desculpas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 15 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?