i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Vacina e empatia

  • PorGazeta do Povo
  • 15/11/2020 20:18
jair-bolsonaro
Em poucos dias, Jair Bolsonaro comemorou suspensão de testes com vacina Coronavac e afirmou que o Brasil tinha que deixar de ser “um país de maricas” e encarar de frente a pandemia.| Foto: Presidência da República

A semana passada trouxe notícias importantes sobre a busca de uma vacina contra a Covid-19. No dia 9, a Pfizer e a BioNTech anunciaram que sua vacina registrou 90% de eficácia, de acordo com os primeiros dados da terceira fase de testes. No mesmo dia, a Anvisa ordenou a suspensão dos testes da Coronavac, vacina contra o coronavírus desenvolvida por um laboratório chinês, após um “evento adverso grave” que, soube-se depois, era a morte de um dos voluntários durante os testes no Brasil. Os testes foram retomados dois dias depois, após notícias de que a morte havia sido causada por suicídio.

Suspensões de teste são a reação padrão diante de qualquer situação como essa, e a vacina da Universidade de Oxford (a aposta do governo federal) também teve testes suspensos quando um voluntário britânico apresentou uma inflamação da medula espinhal, já revertida. Nestes casos, realiza-se uma investigação para apurar a possível ligação entre a vacina e a reação. Mas o presidente Jair Bolsonaro não esperou até que isso ocorresse para escrever, em suas mídias sociais, que a suspensão representava “mais uma que Jair Bolsonaro ganha”.

Quando alguma alternativa promissora para erradicar a Covid-19 falha, não há vencedores. O país inteiro está perdendo, e continuará perdendo enquanto não houver vacina

A busca da vacina contra a Covid-19 tem lá suas controvérsias. Não são poucos os que suspeitam da Coronavac graças à sua origem – afinal, a China é o nascedouro da pandemia e contribuiu para ela se tornar ainda mais grave, quando a ditadura que governa o país escondeu dados e perseguiu médicos que tentaram alertar o mundo sobre o novo vírus que surgia. Além disso, há a discussão sobre a possibilidade de obrigatoriedade da aplicação da vacina, assim que algum imunizante for devidamente aprovado e certificado pela Anvisa – um processo pelo qual toda vacina terá de passar, seja a Coronavac, seja a de Oxford, seja a da Pfizer, seja a russa Sputnik V, seja qualquer outra das dezenas que estão sendo testadas. Bolsonaro já se mostrou contrário à obrigação de se vacinar, enquanto há governadores favoráveis.

Mas, na situação atual, em que a pandemia ainda não está sob controle e em que países da Europa experimentam um novo aumento no número de casos, a vacina – desde que, reforçamos, devidamente testada, aprovada, comprovada como meio eficaz e seguro de impedir o contágio, e certificada pela autoridade sanitária – é a melhor esperança que podemos ter. Quando alguma alternativa promissora para erradicar a Covid-19 falha, não há vencedores. O país inteiro está perdendo, e continuará perdendo enquanto não houver vacina.

Mais de 160 mil brasileiros já perderam a vida. São dezenas de milhares de famílias que perderam parentes, centenas de milhares de brasileiros que já perderam amigos. Entre os que sobreviveram ao coronavírus há quem tenha perdido capacidade pulmonar, sem falar de outras sequelas que a comunidade médica continua pesquisando, como anomalias cardíacas e insuficiência renal, já que o vírus era desconhecido e sua ação no corpo humano continua a ser um mistério em muitos sentidos.

Além das perdas sanitárias, há as perdas econômicas. O país vai perder algo em torno de 5% de seu PIB em 2020, uma perda gigante que é a soma de inúmeras perdas Brasil afora. Centenas de milhares de empresários perderam seus negócios – entre março e julho de 2020, 716 mil empresas, a maioria delas de pequeno porte, fecharam as portas segundo a pesquisa Pulso Empresa, do IBGE. Milhões de brasileiros perderam seus empregos e sua renda, uma perda que o auxílio emergencial mitiga, mas não anula. Os mais pobres, que não têm como economizar, perdem poder de compra com o aumento dos preços dos alimentos, que sobem acima da média da inflação oficial.

E, por fim, o brasileiro está perdendo de várias outras formas. Há a perda cognitiva das crianças, adolescentes e jovens que estão sem aulas, deixados para trás com as escolas fechadas. Há a perda de saúde mental, especialmente daqueles que estão vivendo um isolamento mais intenso ou dos que estão na linha de frente do combate à pandemia, mas que também atinge muitas outras pessoas, vítimas do medo, da ansiedade, do estresse de uma situação para a qual ainda não se vislumbra solução.

O presidente, quando fala da pandemia, demonstra sua grande preocupação com os efeitos econômicos da doença e das restrições impostas para conter sua propagação. Mas, quando diz que “ganhou” com a suspensão dos testes de uma vacina, coloca o seu próprio interesse – já que o principal defensor da Coronavac, o governador paulista João Doria, é seu adversário político – em primeiro lugar, deixando em segundo plano os potenciais benefícios que a aprovação de um imunizante teria para acabar com todas as perdas que descrevemos acima. Ter razão e desmoralizar um adversário político não pode ser mais importante que o fim da pandemia.

A população precisa sentir que seu presidente está a seu lado e compreende os seus problemas; em vez disso, o presidente trata brasileiros como covardes e parece interessado apenas no ganho pessoal de cada episódio relacionado à doença

E a preocupação com os desempregados e os que perderam seus negócios não vem acompanhada, no discurso de Bolsonaro, pela demonstração de solidariedade para com os que sofrem com a doença. Afirmar “lamento as mortes, mas todo mundo vai morrer um dia” em nada serve de consolo para quem perdeu um familiar ou amigo para a Covid – e mesmo os apoiadores do presidente hão de concordar que, diante do falecimento de uma pessoa próxima, por qualquer motivo, ouvir de alguém “sinto muito pela sua perda, mas todos vão morrer um dia” não seria uma expressão adequada de pêsames.

O mesmo se aplica à afirmação de que o Brasil “tem de deixar de ser um país de maricas”. Bolsonaro pode até imaginar que a expressão possa servir de impulso para encorajar a população, e talvez esse tipo de recurso retórico funcione no ambiente militar de onde ele é oriundo, mas ela não cai bem nos ouvidos dos que têm uma preocupação muito justa com a doença. Todos, apoiadores ou não do presidente, estão se esforçando para não se contaminar; se contraíram a doença, se esforçam para que seu organismo vença o vírus; há o esforço dos profissionais da linha de frente no campo da saúde, e o esforço de todos os outros profissionais que mantêm funcionando serviços importantes e que seguem produzindo. Em tudo isso há apreensão, mas também há luta e bravura.

Em um momento tão complicado como este, a população precisa sentir que seu presidente está a seu lado e compreende os seus problemas; empatia com os liderados é uma característica de um bom líder. Em vez disso, o presidente trata como covardia a preocupação de dezenas de milhões de brasileiros e parece interessado apenas no ganho pessoal que pode obter em cada episódio relacionado à doença. Apenas se começar a enxergar cada ação, cada pesquisa, cada medida pelo que ele realmente representa, se aproxima ou afasta o país do fim da pandemia, Bolsonaro conseguirá incentivar os brasileiros a vencer o coronavírus.

51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • W

    Wander

    17/11/2020 2:13:59

    Nunca me arrependo de ter assinado a Gazeta. Se é pra elogiar vamos elogiar, mas se é pra criticar, não foge a regra. Editorial lúcido e oportuno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Ricardo Costa Pinto

    16/11/2020 23:18:38

    Apelando para discurso emocional, Gazeta do Moro? Tenham vergonha nessa cara! Homens e mulheres de plástico! Mimizentos hipócritas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Amaro Roberto de Araújo Lessa

    16/11/2020 23:14:49

    Acho que o presidente tem toda razão. Tem maricas demais no enfrentamento ao coronavírus, assim como tem uns articulistas maricões, fazendo mimimi com bobagem. Bolsonaro não falou com a intenção que lhe deram. Babaquice!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan

    16/11/2020 22:21:49

    GP, ja solicitei cancelamento da assinatura duas vezes... e até agora nada... quanta transparência... precisa de procon para ter meu direito de consumidor atendido? Sei que deve estar difícil pra vcs... mas vcs optaram por manter o constantino... me deixa optar por cancelar..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Wander

      17/11/2020 2:00:51

      Mimimimimimi, mimimimi, mimimimi, vá com Deus.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edu Cappucci

    16/11/2020 21:57:26

    Lamentável esse editorial, ao invés de reinvindicar o isolamento vertical, de contestar o impedimento da volta às aulas, de contestar a quantidade de óbitos COM coronavírus e não POR coronavírus, de divulgar que o tratamento precoce que salva vidas, de se indignar com toda e qualquer vacina desenvolvida e testada em menos de 5 anos, de protestar contra o uso obrigatório de máscaras ao ar livre e sem aglomeração, em suma, todas as imposições do Estado definidas sem comprovação científica, usa esse espaço precioso com essa bobagem inócua dita pelo presidente, sinceramente não entendi o objetivo deste editorial

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    16/11/2020 21:45:53

    A vacina nem será muito necessária, milhões já tiveram contato com o vírus e estão imunizados. Nunca fiquei em casa, trabalhei direto neste ano, tudo normal, estou bem como todos as pessoas que trabalham comigo. O Bolsonaro está certo, o vírus é de baixa letalidade, não representa grande risco individual, exceto para os mais velhos. Não justifica pânico, medo ou medidas radicais. Quem quiser ficar em casa que fique, quem quiser usar máscara até morrer também. Mas não contem comigo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    16/11/2020 21:45:53

    A vacina nem será muito necessária, milhões já tiveram contato com o vírus e estão imunizados. Nunca fiquei em casa, trabalhei direto neste ano, tudo normal, estou bem como todos as pessoas que trabalham comigo. O Bolsonaro está certo, o vírus é de baixa letalidade, não representa grande risco individual, exceto para os mais velhos. Não justifica pânico, medo ou medidas radicais. Quem quiser ficar em casa que fique, quem quiser usar máscara até morrer também. Mas não contem comigo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur Ant

    16/11/2020 21:42:04

    Existem pessoas que são contra vacinas. Judeus ortodoxos em Nova York foram multados por se negarem a tomar vacinas que tinham alguma relação com suínos. Outros foram sugestionados por uma pesquisa falsa que afirmava que uma determinada vacina causava autismo. Agora, surge uma terceira classe: os bolsonarianos. Podemos incluir nessa nova classe o pessoal que, pelo mesmo motivo (Bolsonaro), deixou de acreditar na ANVISA. Pobre país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanessa Fonseca

    16/11/2020 21:36:04

    Gostaria de saber se a Europa vai testar a vacina contra o coronavírus em toda população como este editorial sugere.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    16/11/2020 17:03:16

    Tudo isto, venha de que lado vier, tem um único nome: Terrorismo psicológico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    16/11/2020 16:57:52

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    16/11/2020 14:28:50

    Que estória é essa de sequelas? É assim que vcs querem passar esperança a quem já contraiu a doença? Que coisa absurda. Comprovem as afirmações ou parem com esse terrorismo irresponsável. Jornalistas, vocêsvtambém precisam exercitar a empatia antes de escreverem certas coisas, taokey?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    10 Respostas
    • F

      Freitas

      16/11/2020 22:24:17

      Eduardo Prestes: https://ndmais.com.br/saude/covid-19-e-futebol-jogadores-e-comissoes-expostos-a-contaminacao-e-problemas-de-saude/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      16/11/2020 22:21:32

      Eduardo Prestes: Você gosta de comentar o que não sabe, hein? Pesquise e depois comente >>>> https://esportes.r7.com/futebol/jogadores-do-shakhtar-tiveram-sequelas-apos-se-curarem-da-covid-03112020

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      16/11/2020 21:49:51

      Nenhum jogador de futebol que teve COVID está com dificuldades, todos voltaram a jogar normalmente (e foram milhares). Engraçado né.... A maioria das sequelas é da entubação, isso é o maior risco. Por isso o Presidente sempre esteve certo em priorizar o TRATAMENTO PRECOCE como a melhor abordagem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      16/11/2020 17:31:59

      F.Neto: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/10/20/novos-estudos-detalham-sequelas-que-covid-19-pode-causar-a-coracao-de-infectados

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      16/11/2020 17:13:56

      F.Neto: https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-10-29/os-doentes-de-covid-19-que-se-curam-mas-nao-se-recuperam.html

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      16/11/2020 17:09:29

      F.Neto: Você não aceita nada, cara. Vá torcendo pelo Jim Jones, o rei das pílulas do câncer. Você afirma que não há sequelas, mas o MUNDO TODO sabe que há inúmeros casos em que as pessoas levam meses fazendo fisioterapias.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      F.Neto

      16/11/2020 16:46:01

      Freitas: muda suas fontes. Aqui na Gazeta a seção Sempre Família só faz terrorismo tb. Vc falaria de expectativa de sibrevuda a uma pessoa que venceu o câncer? O que esse tipo de abordagem ajuda?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      16/11/2020 15:45:43

      https://apublica.org/2020/11/cheiro-podre-fadiga-danos-neurologicos-pacientes-com-sequelas-de-covid-19-nao-conseguem-tratamento-no-sus/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CESAR CAVALLI SABBAGA

      16/11/2020 15:15:00

      Você é daqueles que mentem para o povo? E depois cobram que não foram avisados?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      16/11/2020 14:53:11

      https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/ate-40-dos-curados-da-covid-19-tem-sequelas-e-recuperacao-amplia-desafio-dos-hospitais,f1184dc4c27a43c5e71e849f6c84eaadyaifyko7.html

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson Martins

    16/11/2020 14:04:52

    Até que enfim leio um texto sensato neste jornal, que virou celeiro de articulistas "direitopatas". O bozo só pensa nele e nos filhinhos desonestos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      16/11/2020 21:52:07

      Já conseguiu enxergar os BILHÕES roubados pela esquerda e pelo PT ? Esquerdista querendo falar de honestidade é PIADA. O Bolsonaro é honesto, por isso é tão atacado e caluniado...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CESAR CAVALLI SABBAGA

      16/11/2020 15:12:33

      Está na hora de entender que a GAZETA DO POVO não é nem de esquerda nem de direita. Dá oportunidade de opinião. Analisa e aprova ou reprova condutas, independentemente. O problema é que as pessoas estão acostumadas com a maioria dos órgãos de imprensa nacional, a chamada grande mídia, claramente de perfil esquerdista (se disfarçam de progressistas). Estes carimbam a GAZETA DO POVO de fascista. Por outro lado, qualquer texto que não chame o Bolsonaro de Mito leva a xingamentos do direitistas de carteirinha. Em meus comentários já fui carimbado como comunista que come crianças e como fascista matador de minorias.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CESAR CAVALLI SABBAGA

      16/11/2020 14:59:53

      Está na hora de todos entenderem que a GAZETA DO POVO

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    16/11/2020 14:04:05

    O bolsonarista Olavo de Carvalho imputou a derrota deste domingo a Jair Bolsonaro e seus generais: “O péssimo desempenho dos bolsonaristas na eleição não tem mistério nenhum. Ludibriado pela conversa mole de generais-melancias, o presidente confiou demais no sucesso inevitável da sua liderança pessoal, sem perceber que ela não passava, precisamente, disso: uma liderança pessoal sem respaldo militante e incapaz, por isso, de transmitir seu prestígio a qualquer aliado.”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      17/11/2020 0:03:39

      Eduardo Prestes: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      16/11/2020 21:57:43

      Olavo é um filósofo e professor, nunca foi bolsonarista. Seu trabalho não passa pela militância política ou busca pelo poder, até porque seus livros mais importantes são de mais de 20 anos atrás. Olavo analisou e denunciou o marxismo truculento e picareta que domina o ambiente cultural brasileiro, em especial nas universidades. É um trabalho preciso e consistente, que atraiu o ódio da esquerdistas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    16/11/2020 14:02:59

    >>>>>>>>>>>>>>>> “Isso é o que dá fechar com o Centrão, sancionar leis que enfraquecem o combate à corrupção e indicar Aras para PGR e Kassio para o STF. O estelionato eleitoral de Bolsonaro foi punido nas urnas.”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    16/11/2020 13:16:05

    Vem cá, Gazeta, quem é contra vacina? O "Bozo", como quer sugerir este jornal? Quem politizou tudo foi mesmo o Bolsonaro? Ou foi a imprensa calhorda, a esuquerda corrupta, e os Dória da vida? Qualquer cidadão que pensa sabe que o que o presidente defende, é o usa de uma vacina segura. Que ainda por enquanto não temos né Gazeta? Tão simples. "A população precisa saber que o presidente está a seu lado". Oras, prezada Gazeta, a população sabe muiiito bem que ele está ao seu lado. Como as próprias pesquisas indicam. Com bem sabem os brasileiros que trabalham e empreendem. A Gazeta quer quer um "líder" que pegue na nossa mãozinha, que nos conduza ao paraíso, que nos salve. rsrsrs

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      16/11/2020 21:59:00

      Bolsonaro esteve ao meu lado, defendendo meu direito de circular e trabalhar. Tem meu reconhecimento e gratidão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      16/11/2020 18:48:41

      AdPIOR, nervosinho? Volte a jogar futebolzinho com os veteranos... rss Acalme-se.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    16/11/2020 13:13:42

    Todo este nevrálgico processo de falta de empatia e negacionismo barato que sairá caro demais já refletiu nas eleições municipais e dará muita enxaqueca a turma mitológica daqui para a frente até o desfecho de 2022.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlo

    16/11/2020 12:59:32

    Só passando pra dizer que o editorial da GP é de uma qualidade infinitamente maior (realismo, sensatez, lucidez, checagem de fatos etc) que as colunas das figuras pitorescas que o jornal mantém por semelhança ideológica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    R Malaga

    16/11/2020 12:53:58

    Consigo entender as entrelinhas da comunicação, quase sempre, desastrosas do Presidente e, por isso mantenho meu apoio. Mas grande parte da população não entende e a grande mídia aproveita para potencializar, contrapor e dar interpretações intencionalmente distorcidas, o que em nada contribui para o bem comum. O Presidente segue precisando moderar e se abster mais dos debates corriqueiros, já que não tem veículo de comunicação em massa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Camila M.

    16/11/2020 12:11:58

    Eu não apoio o Bolsonaro. Mas o texto melancólico da gazeta e a fala inócua de quem diz se preocupar com a economia ao mesmo tempo que obriga todo mundo a ficar de semi quarentena é ridícula. Altos escalões do governo não estão preocupados com economia. Continuam engordando seus bolsos já atolados. Quem se ferrou foram aqueles que os "sábios" funças e "cientistas" que jogam sinuca sem máscara obrigaram a "fechar" numa "quarentena" falsa em que, de novo, a classe média foi a única obrigada e prejudicada e será ainda mais com mais impostos. Baile funk e tráfico em favela não teve quarentena. Para salário de juiz não teve quarentena.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cassiano

      16/11/2020 15:09:45

      Assino embaixo. A mídia perde muito tempo noticiando as m* que o presidente fala, enquanto problemas reais são deixados de lado. Bolsonaro sempre foi um falastrão, se elegeu por isso e agora querem que ele seja polido? Querer isso é o mesmo que exigir da Dilma uma frase conexa, e essa preocupação nunca existiu.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lactobacilaceae

    16/11/2020 11:59:31

    São só mais dois anos de bozo. A gente aguenta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      16/11/2020 22:01:06

      Bolsonaro 2022 ! Ainda falta muito, mas tem muita gente que apoia o presidente. E odeia fortemente esquerdistas e isentões (esquerdistas disfarçados).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      F.Neto

      16/11/2020 14:31:45

      Ok. E quem será o novo presidente na sua opinião?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    16/11/2020 11:49:23

    Parece que a sensatez está reaparecendo nas opiniões da Gazeta: "Em um momento tão complicado como este, a população precisa sentir que seu presidente está a seu lado e compreende os seus problemas; empatia com os liderados é uma característica de um bom líder. Em vez disso, o presidente trata como covardia a preocupação de dezenas de milhões de brasileiros e parece interessado apenas no ganho pessoal que pode obter em cada episódio relacionado à doença."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    16/11/2020 11:39:08

    O grande perturbado cada dia que passa fica mais perturbado. Com tanta porcaria que fala e faz já garantiu lugar no inferno,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Ricardo Costa Pinto

      16/11/2020 23:25:45

      Ao seu Lado?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    16/11/2020 11:37:51

    Bolsonaro é egoísta, individualista, um ser abjeto. Uma pessoa que sequer sabe o que é família, pois sua vida pessoal é uma bagunça geral. Além disso, basta ver os seus antigos amigos, grande parte milicianos. Família que ficou riquíssima desviando verbas públicas. Um "indivíduo" que SEMPRE rejeitou a Ciências, um defensor da "pílula do câncer".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano Quaresma da Silva

    16/11/2020 11:31:21

    Quem não é Analfabeto Funcional vai entender a fala do Presidente, ele disse que acertou por saber que era cedo para contar com uma vacina que ainda nem existe de fato, por estar em testes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • S

      Sartan

      16/11/2020 13:29:34

      Já que você minions são os Alfabetizados funcionais porque ficaram em disputinha de quem tem o ego mais gordo e perderam as eleições de novo. tem a chance de votar e fazer valer sua vontade, não fazem nada e ficam xingando e ofendendo quem não votou no seu lado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PARREIRAS RODRIGUES

      16/11/2020 13:06:01

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Antônio Carlos

      16/11/2020 11:37:24

      E tem quem defenda as barbaridades ditas ........

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      16/11/2020 11:36:58

      Quem não é "anarfa" sabe muito bem que Bolsonaro é egoísta, individualista, um ser abjeto. Uma pessoa que sequer sabe o que é família, pois sua vida pessoal é uma bagunça geral. Além disso, basta ver os seus antigos amigos, grade parte milicianos. Família que ficou riquíssima desviando verbas públicas. Um "indivíduo" que SEMPRE rejeitou Ciências, um defensor da "pílula do câncer".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.