i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

O coronavírus e a mais recente “revolta da vacina”

  • PorGazeta do Povo
  • [03/09/2020] [18:51]
vacina covid-19
Candidata à vacina contra Covid-19| Foto: Mladen Antonov/AFP

As dezenas de vacinas que vêm sendo desenvolvidas contra a Covid-19 ainda nem tiveram sua eficácia comprovada e o Brasil já gasta tempo com duas perguntas sobre o tema: tomar ou não tomar? E o poder público tem o direito de obrigar alguém a se vacinar contra o coronavírus? Já existe até projeto de lei na Câmara (o PL 3.982/20) estabelecendo quem terá prioridade na vacinação, e recentemente o presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão afirmaram que ninguém pode ser obrigado a se imunizar.

Com ou sem vacina para o coronavírus, o Supremo Tribunal Federal terá de enfrentar o tema, e a decisão que tomar terá repercussão geral nos casos envolvendo crianças, por sugestão do ministro Luís Roberto Barroso aceita em plenário virtual. Os pais têm o direito de não vacinar os filhos “com fundamento em convicções filosóficas, religiosas e existenciais”? O caso concreto que chegou à suprema corte é o de pais veganos que não aceitam cumprir o calendário obrigatório de vacinação estabelecido pelo governo para o filho, e que por isso foram alvo de ação ajuizada pelo Ministério Público. Na primeira instância os pais venceram, mas a decisão foi revertida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Barroso afirmou que a questão coloca em choque diversos dispositivos constitucionais: de um lado, a obrigação de Estado e família garantirem a saúde dos menores e o dever dos pais de assistir e educar os filhos menores; de outro, a liberdade dos pais na condução da educação dos filhos e o respeito à liberdade de consciência e crença.

Mas talvez a questão nem seja tão complicada quanto parece nos tribunais. Isso porque está muito claro que o bem comum é ameaçado quando brotam novas “revoltas da vacina”. A imunização não é apenas questão de proteção individual, mas um pacto entre toda a sociedade. Há várias vacinas que não podem ser aplicadas em determinados grupos – idosos, gestantes, alérgicos a algum componente da vacina, bebês e crianças até determinada idade –, mas todas essas pessoas também precisam ser postas a salvo da doença. Quando todos aqueles que podem se imunizar o fazem, transformam-se em barreira que impede o vírus ou bactéria de chegar aos que, por qualquer motivo, não podem se vacinar. É o que os imunologistas chamam de “imunidade coletiva”. A baixa adesão a determinada vacina derruba essa barreira natural e coloca em risco a comunidade, com perigo especial para esses grupos mais vulneráveis.

A imunização não é apenas questão de proteção individual, mas um pacto entre toda a sociedade

Está mais que óbvio que a vacinação compulsória atende aos três critérios do princípio da proporcionalidade, um crivo que sempre sugerimos e que sempre precisa ser analisado diante de vários tipos de imposição estatal. O primeiro critério é o da adequação: a medida permitirá chegar ao fim desejado? É evidente que sim: se todos os que puderem tomar a vacina o fizerem, a comunidade ficará livre da doença. O segundo critério é o da necessidade: não há outra forma menos drástica de atingir o mesmo objetivo? Infelizmente não: ainda que haja uma campanha maciça de conscientização e alta adesão à vacinação voluntária, se ela não for total continuará havendo brechas por onde as doenças podem se instalar em uma comunidade. Por fim, a razoabilidade ou proporcionalidade em sentido estrito: as vantagens superam as desvantagens? Aqui nem há o que comparar, quando o preço para se livrar (e livrar o país) de uma doença é o incômodo de uma picada de agulha.

A conclusão que tiramos daí pode surpreender muitas pessoas que conhecem a defesa firme que fazemos da liberdade: ao passar pelo crivo da proporcionalidade, consideramos legítima não apenas a vacinação compulsória para crianças – pois opção de um pai que não vacina um filho é irresponsabilidade que atinge um terceiro, muitas vezes incapaz de falar por si mesmo –, mas também campanhas de imunização obrigatória para adultos. Não há como argumentar que, no caso de adultos, trata-se de opção que diz respeito apenas a si mesmo. Como lembramos, a pessoa que poderia se imunizar, mas não o faz pode ser porta de entrada que leva a doença a muitos outros que estão impossibilitados de tomar a vacina. Quando alguém se torna potencialmente um risco à saúde pública, a dimensão comunitária prevalece sobre a liberdade individual.

Resta a possibilidade de alguém recusar a vacinação alegando objeções de consciência (no caso do coronavírus, há questões ligadas, por exemplo, ao uso de linhagens celulares de bebês abortados, o que é admitido pelos próprios laboratórios fabricantes), mas essa pessoa precisará, então, estar pronta para arcar com as consequências de sua escolha. Ainda que essa objeção seja oficialmente reconhecida e livre o objetor de penas legais como multa ou prisão, ele continuará sujeito a outros tipos de punições, como a rejeição social da parte dos demais e a vedação de alguma atividade que poderia ser realizada em outras circunstâncias – é perfeitamente legítimo, por exemplo, que um país negue a entrada de visitantes que não estão protegidos contra certa doença; o caso mais comum é o da febre amarela, e não seria irreal imaginar que a exigência se repita em relação à Covid-19.

Se é assim, o que explica as manifestações de Bolsonaro e Mourão, repetidas até mesmo em canais institucionais como as mídias sociais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República? Se descartarmos uma hipotética adesão de Bolsonaro a teorias da conspiração que proliferam pela internet, com alegações das mais insanas a respeito das vacinas contra o coronavírus, só resta a possibilidade de que o presidente estaria se guiando por uma convicção errônea a respeito de liberdades individuais. Errônea porque, embora seja regra geral que a liberdade tem de ser defendida, isso não pode ser feito colocando-se em risco o bem comum. Este é o cálculo que Bolsonaro não faz quando se pronuncia sobre a vacina, mas que ele mesmo aceitou quando sancionou a Lei 13.979/20, que, em seu artigo 3.º, III, a, afirma que “as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, entre outras, as seguintes medidas: (...) determinação de realização compulsória de: (...) vacinação e outras medidas profiláticas”.

Esperamos que a importância da saúde pública como bem que deve ser preservado acima das convicções individuais a respeito das vacinas seja reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal quando for analisar o caso dos pais veganos, o que ainda não tem data para ocorrer. Quanto ao coronavírus, ainda é cedo para saber quando haverá vacina, qual será sua capacidade de proteção (por exemplo, se bastará uma dose ou se ela terá de ser renovada periodicamente, como as vacinas contra a gripe), quais grupos não poderão tomá-la e se o poder público a tornará obrigatória em algum momento, para crianças ou para adultos. Todos os brasileiros, independentemente de preferência política, concordam que é preciso livrar o país da Covid-19 o quanto antes. O tempo que teremos até chegar esse dia tão aguardado será melhor gasto se todos se dedicarem a compreender melhor o papel do Estado e dos cidadãos em busca deste objetivo comum, em vez de bombardear por antecipação uma esperança de se apressar o fim da pandemia.

84 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 84 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Alex Juliano

    ± 1 dias

    Gazeta do Povo acaba de rasgar um dos principais princípios q dizia defender. Analisando aqui se cancelo minha assinatura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valter Munareto

    ± 1 dias

    Nesse mundo CÃO em que vivemos é de se perguntar: a vacina é para imunizar do virus ou para alterar a genética do humano? Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. Só por DEUS mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cícero Gabriel Cardoso Soares

    ± 1 dias

    Uma vacina testada a toque de caixa, sem segurança alguma: e se acontecer o que aconteceu com a Talidomida? Se houver danos à saúde dos que forem forçados a se vacinar? Vocês vão defender quem? Laboratórios, governos totalitários ou as liberdades individuais do cidadão e do pai de família?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cícero Gabriel Cardoso Soares

    ± 1 dias

    Uma vacina testada a toque de caixa, sem segurança alguma: e se acontecer o que aconteceu com a Talidomida? Se houver danos à saúde dos que forem forçados a se vacinar? Vocês vão defender quem? Laboratórios, governos totalitários ou as liberdades individuais do cidadão e do pai de família?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanessa Fonseca

    ± 2 dias

    Esse editorial foi muito superficial, abordando apenas um ponto de vista e ainda comparando situações completamente diversas. Não dá para colocar do mesmo lado transfusão sanguínea em caso de morte e vacinas altamente comprovadas como a da poliomielite, com ANOS DE ESTUDO, EFICÁCIA COMPROVADA e EFEITOS JÁ CONTROLADOS com essas vacinas para o COVID-19, desenvolvidas a toque de caixa, sem estudos completo e conclusivos sobre sua eficácia e efeitos. Qualquer vacina necessita de muitas COBAIAS e alguns anos , para se obter um resultado CIENTÍFICAMENTE comprovado . A única coisa que temos para o momento é o TRATAMENTO PRECOCE mantendo IMUNIDADE ALTA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jeova Epaminondas

    ± 3 dias

    Depois de ler tanta bobagem nesse jornal , afinal uma opinião coerente .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Fernandes Quadra

    ± 3 dias

    DEVEMOS TER UM OLHAR CRÍTICO POIS OS REGIMES TOTALITÁRIOS AO TOMAREM MEDIDAS COMPULSÓRIAS DIZEM QUE É EM NOME DO BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO. ME PARECE PRECIPITADO ESTE EDITORIAL DA GAZETA DO POVO. A HISTÓRIA RECENTE NOS OFERECE MUITOS EXEMPLOS DE SUBMISSÃO DESCONEXA DOS CIDADÃOS...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RaulinoSales

    ± 3 dias

    Toma a vacina contra o coronavirus quem deseja. A vacina, quem fabrica, tem o interesse de vender e ganhar rios de dinheiro. Não admiro a China comunista mas, a vacina criada por seus laboratórios tem o resultado amplamente comprovado, o que resultou no pequeno quociente de mortos. Quando a China comunista criou o coronavirus e espalhou pelo mundo, evidente que já teria o antídoto. Na verdade, difícil não acreditar no início de nova guerra fria, desta vez, com o uso de armas biológicas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carvalhaes

    ± 4 dias

    Quem é ditador mesmo ??????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rieder

    ± 4 dias

    Pai algum tem o direito de não vacinar seu filho, pois pode estar decretando a morte de de outras pessoas, inclusive de seu próprio filho

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio Ridenti

    ± 4 dias

    O editorial argumenta muito bem, mas creio que sejam razoáveis as dúvidas da população com relação à segurança dessas vacinas, descobertas e testadas em tempo recorde. Se a vacina não funciona ou funciona mal os três princípios deixam de ser satisfeitos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 4 dias

    Vacina chinesa? To fora! Já viu alguma coisa que vem da China que preste? Russa?? Só tomo vodka!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jose santos

    ± 5 dias

    A Gazeta precisa repensar essa opinião. O principio da proporcionalidade, mesmo se hipoteticamente válido em assunto tão delicado como o direito de decidir sobre o próprio corpo, está sendo distorcido. Se a vacina protege então quem não toma nao prejudica os demais que decidiram tomar. Se não protege eficazmente então a imunidade coletiva, usada pra justificar a obrigatoriedade, é sabidamente inatingível. Ai soma-se os inúmeros questionamentos sobre is riscos de uma vacina não testada pela pressa e pelos interesses econômicos. Gazeta escolheu o "politicamente correto" em detrimento do sensato e humano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 5 dias

    Apenas uma opinião de editorial ... não pode ser tomada como lei ou ordem ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilson r c de oliveira

    ± 5 dias

    Acho preocupante conceder a uma "vacina" que ainda não existe o mesmo grau de confiança que outras que existem há décadas conquistaram com resultados. O DitaDória tomou a "vacina" chinesa e mesmo assim pegou covid-19.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tatiana Heidrich Mendes

    ± 5 dias

    Novamente questiono o fundamento científico desse editorial para defender a obrigatoriedade dessa vacina. Opiniões médicas alertam que ela pode deflagrar uma resposta sistêmica auto imune mais prejudicial ao organismo do que o próprio vírus. Por que para a hidroxicloroquina se exige um nível A1 de evidência, que o Tamiflu por exemplo nunca teve, assim como muitos medicamentos prescritos por esses médicos que fazem tal exigência, enquanto para uma vacina desenvolvida em tempo insuficiente para evidenciar seu benefício o nível de exigência é quase nenhum?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EVANDRO MARCIO ARESI

    ± 5 dias

    Gazeta sendo lúcida! Parabéns!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clístenes Pinheiro

    ± 5 dias

    Lamentável a postura desse jornal. Concordo com a fala do presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tulio

    ± 5 dias

    Me surpreendeu ser essa a opinião da gazeta mediante todas as reticências na imprensa internacional quanto a essas vacinas experimentais realizadas em tempo recorde. Ela simplesmente ignora os argumentos em contrário. Lastimável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    ± 5 dias

    A incapacidade do brasileiro em adotar referencias de moralidade social sempre conduz tudo ao pântano do stfraco, amoral, presunçoso ignorante. Ainda que vacina fosse pouco eficaz, qual o prejuízo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 4 dias

      Já ouviu falar de Síndrome de Guillain-Barré ou Polineurite Ascendente Aguda?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tulio

    ± 5 dias

    https://twitter.com/Clauwild1/status/1299736435436781569?s=08

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tulio

    ± 5 dias

    https://www.lewrockwell.com/2020/06/jon-rappoport/lets-fact-check-reuters-they-say-dna-vaccines-dont-change-your-genetic-makeup-true-or-false/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tulio

    ± 5 dias

    https://www.zerohedge.com/medical/russias-top-doc-quits-over-gross-ethics-violations-duterte-says-hell-be-guinea-pig-putins https://www.zerohedge.com/medical/renowned-eu-scientist-covid-19-was-engineered-china-lab-effective-vaccine-unlikely

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 5 dias

    O editorial desconsidera totalmente o fato de que uma parte expressiva da população não confia na origem de algumas vacinas, como a russa e a chinesa. E estão comentando que não as aceitarão. E me enquadro nesta condição. Se temos a possibilidade de termos a vacina de OXFORD, com uma procedência muito mais confiável, por que alguns governadores, como do Paraná, a refutaram? Por absoluta intransigência política. Jamais tomarei uma vacina sem a sua eficácia comprovada. E principalmente se desconhecer a sua origem. Péssimo enfoque deste editorial. Muitas informações desviando o verdadeiro motivo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 5 dias

    Se depois de trinta dias não nascer uma terceira orelha na testa destes, o restante da população poderá tomar! O que vocês acham???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 5 dias

    Na minha opinião a necessidade de vacinar a população não se discute, o x da questão está na confiabilidade da vacina; Como os simpatizantes da China e da Rússia acreditam naqueles países, sugiro que tomem a vacina primeiro! Ok!???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otacilio

    ± 5 dias

    Decepcionado com o ponto de vista da GP. Impossível confiar em vacinas provenientes de sociedades onde não há transparência, caso russo e chinês. Não somos obrigados a sermos cobaias. Isso ainda é um país livre? E os que mais defendem a obrigatoriedade são os mesmos que condenam a cloroquina. Ou seja, para esse grupo, 80 anos de existência não são suficientes para se garantir a segurança de determinado medicamento. O mesmo vale pra vacina ching ling.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 5 dias

    O problema é mal colocado pelo articulista da GP. Uma coisa é a vacinação compulsória contra doenças onde sua vacina é sobejamente conhecida por sua eficácia e segurança. Esta deve ser compulsória pelas razões já colocadas por vários estudiosos do assunto. A vacina contra a COVID19 NÃO foi estudada adequadamente até agora e seus efeitos colaterais SÃO DESCONHECIDOS. Houve casos de vacinas que levaram à morte indivíduos que apresentaram reações agudas, casos que desenvolveram Síndrome de Guillain-Barré (paralisia ascendente progressiva) fatal em muitos casos etc... E é bom lembrar que esquerdistas são contra a HCQ pq esta não foi bem estudada...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 5 dias

    Infelizmente, não há como tergiversar sobre se a vacinação deve ser obrigatória ou não. Transparece um discurso dos ricos e falsamente ilustrados contra um alegado autoritarismo, pois os pobres percebem que precisam de proteção. Para ilustrar, há história de um farmacêutico cearense, Teofilo Filho, que na virada do século do XIX para o XX, fabricou a vacina contra variola e vacinou a população pobre de Fortaleza quando percebeu o descaso das autoridades para os desvalidos. E pasmem, foi perseguido e poucos sabem da historia de brilhante profissional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 5 dias

    Infelizmente, não há como tergiversar sobre se a vacinação deve ser obrigatória ou não. Transparece um discurso dos ricos e falsamente ilustrados contra um alegado autoritarismo, pois os pobres percebem que precisam de proteção. Para ilustrar, há história de um farmacêutico cearense, Teofilo Filho, que na virada do século do XIX para o XX, fabricou a vacina contra variola e vacinou a população pobre de Fortaleza quando percebeu o descaso das autoridades para os desvalidos. E pasmem, foi perseguido e poucos sabem da historia de brilhante profissional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 5 dias

    O presidente seria criticado caso dissesse o oposto. Então esse mimimi não passa de hipocrisia pura. Sua fala foi correta. Este ainda é um país livre e ninguém irá inocular vacina chinesa no meu braço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

    ± 5 dias

    Texto lúcido e bem fundamentado. No entanto, em relação à vacina do coronavírus que estão sendo testadas ainda, produzidas a toque de caixa, vencendo etapas necessárias de qualquer vacina, pode o Estado me obrigar a usar algo experimental? Penso que não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 5 dias

    Desde que a vacina seja comprovada e certificada, é mera questão de saúde pública o fato que deve ser obrigatório. Que idade das trevas! Apertei o botão amarelo do “medo” na enquete da GP. Tenho muito medo da ignorância.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guajuvira

    ± 5 dias

    Sou voluntário! A da Rússia, booa - manda! A da China, booa também! A do reino unido, booa! A do Brasil, também é boa! A americana, boa também! A de itajaí... Essa... ahn, se for pra ficar bão, deve ser boa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Livia de Melo Santos

    ± 5 dias

    O pior editorial que já vi da Gazeta. Deixaram com o estagiário? Não falou em momento nenhum que estão acelerando as etapas de segurança. Exigir vacinação em massa de uma vacina feita em seis meses é antiético. Eu não sou obrigada a tomar uma vacina que não foi feito teste com grupo controle. Exigem da HCQ este estudo duplo cego randomizado e com a vacina não estão exigindo. O HCQ tem quase 100 anos de uso com a toxicidade e dose já bem definida. Aí agora querem que eu faça uso de algo pouco testado? Outra coisa, se a vacina imuniza quem usa o sujeito que não usou é que tem a liberdade de correr o risco de pegar o coronavírus. Se o maior grupo de risco são os idosos com comorbidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mitinho

      ± 5 dias

      Data vênia, discordo. A matéria fala sobre o dilema das vacinas e não discute os projetos anunciados de vacinas em fase de liberação, o que é outro assunto. De resto, este dilema é mundial, e conheço a situação nos EUA, onde alguns estados exigem a vacinação sem qualquer exceção. O Governo tem sim o direito de determinar a compulsariedade da vacinação em caso de pandemia, exceto mediante atestado médico,; não há como manter a saúde da população sem as medidas de prevenção e correção. Se a vacina russa, chinesa ou o que quer que seja é adequada, é outro assunto e não está fazendo parte do editorial.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio Zaclis

    ± 5 dias

    Não tem nada de complexa a discussão. Se existem tantos benefícios, cabe as autoridade de saúde convencerem da importância, benefícios e segurança que as pessoas tomar. “Trocas voluntárias” é Princípio básico do liberalismo que vocês esqueceram

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eduardo pontes de andrade

    ± 5 dias

    É absurda a opinião da gazeta.Pessoas são e devem ser livres para escolher o que acham melhor para elas.O nosso maior bem é a liberdade,de expressão e de agir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Silva Rodrigues

    ± 5 dias

    O caso específico do coronavírus mostra que a situação é muito complexa. As pesquisas das vacinas contra o coronavírus estão sendo realizadas numa velocidade em que os próprios laboratórios admitem não ser a ideal, então como obrigar alguém a tomar uma vacina chinesa ou russa por exemplo? Já seria temerário em condições normais, nessa situação considero extremamente arriscado. Principalmente porque serão os políticos que decidirão que vacina tomaremos, e por acaso alguém confia nesses políticos? Eles já nos mostraram o quão estão preocupados com a população, no caso dos hospitais de campanha e respiradores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gessé

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LABr

    ± 5 dias

    É, de fato uma situação bastante complexa. Ainda prefiro o convencimento mas esbarro, por exemplo, na poliomielite. Podem os pais recusar a vacina para um filho por quaisquer que sejam as convicções? Creio que não. No caso de transfusão de sangue há muitos casos na justiça pois há quem, por convicções religiosas, não permite a transfusão nem para salvar a vida. E a justiça sempre decide a favor da ciência. Agora, em se tratando de COVID 19, estou achando muito apressada essa vacina russa. Vou continuar de quarentena aguardando seus resultados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 5 dias

    Estamos em um país livre, assim ninguém é obrigado a tomar a vacina. O Dória já está pensando igual aos chineses querendo impor a vacina. Devemos sim concientizar as pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Avlis Sotnas

      ± 5 dias

      então você é do tipo q prefere seu filho pegar poliomielite. parabéns!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 5 dias

    Estamos em um país livre, assim ninguém é obrigado a tomar a vacina. O Dória já está pensando igual aos chineses querendo impor a vacina. Devemos sim concientizar as pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 5 dias

    Creio que a numa sociedade civilizada o convencimento é preferível à força. E não se convence ninguém ridicularizando-a. Tenho certeza que as pessoas que tem "fé na ciência" correrão para tomar a vacina e outras mais precavidas darão um tempo para se convencer. Acho normal isso. Não é preciso zombar dos temores das pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      Neto

      ± 5 dias

      Avlis Sotnas: minha filha tomou todas as vacinas obrigatórias e muitas mais em clínicas particulares. O ponto não é esse. O ponto é que o respeito às pessoas vem em primeiro lugar numa discussão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Avlis Sotnas

      ± 5 dias

      certo. vc pensa assim em relação a qualquer vacina. prefere q seu filho pegue meningite por exemplo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriel Leite

    ± 5 dias

    Editorial decepcionante. A questão é infinitamente mais complexa. Ninguém deveria ser obrigado a tomar algo cujo desenvolvimento está sendo feito às pressas e não necessariamente com as melhores práticas. Eu confio nos laboratórios americanos e europeus, mas não nos chineses e russos. Deus me livre de um estado que me obrigue a tomar uma vacina que venha de um país que não tem transparência e ética em suas ações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 5 dias

    O BURACO É MAIS EMBAIXO. A questão não é "vacina é bom x vacina é ruim". A questão é que uns chegarão a uma conclusão sobre tomar ou não essa vacina, e outros chegarão à conclusão oposta. Não se trata, portanto, de saber quem está certo, mas de respeitar que cada um decida sobre si mesmo. E a GP que me perdoe o trocadilho (que no caso nada tem de infame), mas tentar justificar a coerção das pessoas com a desculpa esfarrapada da imunidade de rebanho é literalmente tratar o cidadão como gado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • R

      RPM

      ± 5 dias

      Paulo Henrique: está espondo quem se não tomar a vacina? Aqueles que tomaram e estão imunes? Quem estarão expostos só aqueles que não tomaram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Henrique

      ± 5 dias

      "Isso não é razoável, porque uma pessoa deixar de se vacinar ou de vacinar os filhos está expondo outras pessoas ao risco de vírus e bactérias mortais." Evidente que não, pois essas "outras pessoas" são aquelas que vão ser vacinar e estarão imunizadas (supondo que funcione).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      Isso nada tem a ver com liberalismo, isso é barbárie.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      Isso não é razoável, porque uma pessoa deixar de se vacinar ou de vacinar os filhos está expondo outras pessoas ao risco de vírus e bactérias mortais. Essa postura não apenas é irresponsável como é criminosa, porque derivará na morte de pessoas. O que você diz equivale a dizer que o sujeito deve ter o direito de beber e escolher se dirige ou não, pouco importando se põe a vida dos outros em risco. Da mesma forma que dirigir bêbado é passível de punição, não se vacinar ou não vacinar os filhos merece punição também. O bem comum, o bem da coletividade está acima do egoísmo e da insanidade individual.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 5 dias

    Ao invés do editorial ridicularizar pessoas, porque não ouvir seus argumentos? Eu estou ansioso pela vacina mas minha mulher, que trabalha na área médica, para minha surpresa, diz que não vai tomar no primeiro ano. Gostaria que o editorial tratasse as pessoas com mais respeito pois este é o primeiro passo para o convencimento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • A

      Avlis Sotnas

      ± 5 dias

      meningite é uma doença causada por bactéria e tem vacina. só pra ficar nesse exemplo. RPM, não escreva bobagens como essa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Avlis Sotnas

      ± 5 dias

      meningite é uma doença causada por bactéria e tem vacina. só pra ficar nesse exemplo. RPM, não escreva bobagens como essa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      RPM: vá estudar antes de opinar sobre o que não conhece e veja que vacina também combate bactérias, como a BCG, a Pneumo13 é a Pneumo23. Há vacinas também contra protozoários.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RPM

      ± 5 dias

      Dimitri a vacina é para combater vírus e não bactéria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 5 dias

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA: aprenda a respeitar as pessoas que pensam diferentemente de você. Respeito ás diferenças, lembra?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 5 dias

    E quanto à segurança e efeitos colaterais de uma vacina nova? Alguém é obrigado a se colocar em risco por imposição do Estado, não apenas com relação a novas vacinas mas às próprias eleições deste ano? Não creio que o único inconveniente de uma vacina nova seja a picada. É triste ver um editorial usando a linha da ridicularização, sem nem ouvir os argumentos de quem teme tomar a vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      O coronavírus é um fato da natureza, a loucura coletiva que resulta em mortes é ação dos homens.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      Você deveria temer o coronavírus.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

    ± 5 dias

    Cada dia que passa eu me dou conta de que o Brasil virou um gigantesco hospício. Um bando de gente sem noção, vomitando as msiores tolices, fake news e teorias da conspiração aprendidas em Whatsapp. Estamos vivendo grande distopia neste Brasil de 2020. A Sandice, a Mentira e a Loucura tomaram o lugar da Sensatez, da Verdade e da Razão. Tal como no romance "O mestre e Margarida", de Bulgakov, Satanás e a sua comitiva aportaram. Dessa vez, não em Moscou, mas em Brasília. E Satanás veio pra fazer o quê? Jesus disse no Evangelho: matar, roubar e destruir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Franzon

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      Neto

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

    ± 5 dias

    Me arrependo profundamente de ter votado neste sujeito. O PT foi terrível, mas Bolsonaro prova que não há nada tão ruim que não possa piorar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 5 dias

    Reduzir a questão daqueles contrários à vacina a um “"incômodo de uma picada de agulha" é uma falácia. P/ começo de conversa vacinas contra gripes/viroses nunca foram uma unanimidade. Parcela dos médicos não as utiliza, nem nem nos filhos. Se pegarmos os homeopatas esse número dispara. Some-se a isso que estamos falando de vacinas feitas a toque de caixa. Vocês lembram daquela história que 80 anos de Cloroquina não bastavam p/ concluir que a droga é segura? Então, agora querem que alguém acredite que alguns meses bastarão para produzir uma vacina totalmente segura. E a GP quer que você seja obrigado a injetar isso no seu corpo ou no de seu filho, à força. E ainda considera isso razoável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • R

      RPM

      ± 5 dias

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA:

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Henrique

      ± 5 dias

      Maluco, louco de pedra, é o sujeito que não me conhece e acha que sabe que vacina eu tomei, que vacina eu deixei de tomar, se vacinei meus filhos ou não.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      O sarampo está voltando graças a pessoas loucas e irresponsáveis como você, que não vacinam os filhos, os expondo a vírus e bactérias mortais. Expondo os próprios filhos e os dos outros. Senso de comunidade zero.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Henrique

      ± 5 dias

      Tateando aqui para achar o teclado.... rsrs

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      Você está nas trevas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON

    ± 5 dias

    A vacinação não pode ser obrigatória ,em hipótese alguma !!!A existência de efeitos colaterais e a incerteza da completa eficiência das vacinas que hoje existem (PARA TODAS AS DOENÇAS !!!) é um fato conhecido por todo o mundo ! Imaginar que se TODOS se vacinarem vai erradicar a doença ( qualquer doença ) é pura ignorância do mundo real !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • A

      Avlis Sotnas

      ± 5 dias

      RPM: acho q quem deveria se inteirar melhor é vc. diversas doenças causadas por bactérias tem vacina. vc ê quem confunde as coisas. a vacina é método de prevenção. antibióticos e antivirais são métodos de tratamento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      BCG, Pneumo13 e Pneumo23 são vacinas contra bactérias. Vá se informar você, reprodutor de fake news.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RPM

      ± 5 dias

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA: vc Dimitri deveria estudar mais sobre o assunto, pois está falando de vacina para vírus e bactérias. Vírus de combate com vacina e bactérias com antibiótico.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

      ± 5 dias

      Cada dia que passa eu me dou conta de que o Brasil virou um gigantesco hospício. Um bando de gente sem noção, vomitando as msiores tolices, fake news e teorias da conspiração aprendidas em Whatsapp. Estamos vivendo grande distopia neste Brasil de 2020. A Sandice, a Mentira e a Loucura tomaram o lugar da Sensatez, da Verdade e da Razão. Tal como no romance "O mestre e Margarida", de Bulgakov, Satanás e a sua comitiva aportaram. Dessa vez, não em Moscou, mas em Brasília. E Satanás veio pra fazer o quê? Jesus disse no Evangelho: matar, roubar e destruir.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.