i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Compromisso com a democracia

  • PorGazeta do Povo
  • 01/03/2020 18:00
Praça dos Três Poderes em Brasília
Congresso e STF protagonizaram algumas das grandes derrotas na luta contra a corrupção em 2019.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O brasileiro anda pouco satisfeito com a democracia no país, mas está comprometido com ela, é o que diz a edição mais recente da pesquisa A Cara da Democracia 2019, realizada pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação. O estudo foi feito entre 8 e 16 de novembro do ano passado, com 2.009 pessoas em 151 municípios, e mostrou uma série de avanços em comparação com os dados de 2018, embora continue havendo pontos de preocupação.

A porcentagem de entrevistados que considerou a democracia “preferível a qualquer outra forma de governo” subiu de 56,2% em 2018 para 64,8% no ano passado, enquanto a parcela dos que consideram uma ditadura preferível “em algumas circunstâncias” caiu quase pela metade, de 21,1% para 11,2%. Os indiferentes tiveram ligeira subida, de 12,3% para 14,8%. Além disso, muito significativo é o fato de ter havido uma reversão no apoio a um golpe militar nos casos de criminalidade ou corrupção excessivas: em 2018 o grupo dos que considerariam aceitável o golpe nesses dois casos era maior que o dos opositores, mas no ano passado essa tolerância caiu para cerca de 40% – números ainda muito altos, diante dos quais só se pode esperar que continuem caindo ao longo dos próximos anos, à medida que se amplia a convicção a respeito do valor da democracia.

Mesmo o cidadão insatisfeito com a situação atual compreende que, apesar de todos os pesares, o sistema de freios e contrapesos e a separação de poderes são o melhor caminho para o país

O fato de quase dois terços dos brasileiros apoiar incondicionalmente a democracia, no entanto, não significa que a população esteja satisfeita com a maneira como ela vem sendo colocada em prática no país: quase dois terços dos entrevistados (65,3%) estão “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” com o funcionamento da democracia; os “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” são 32,9%. Mesmo assim, essa insatisfação já foi maior, pois em 2018 ela atingia oito em cada dez entrevistados. A desconfiança é generalizada: entre as instituições, o Congresso lidera a desconfiança – 50% dos entrevistados disseram “não confiar” no Legislativo federal –, seguido pelo presidente da República (44%) e pelo Supremo Tribunal Federal (42%).

A contradição, neste caso, é apenas aparente. Um cidadão pode estar insatisfeito com decisões da suprema corte, com a maneira como o Congresso vota projetos de lei ou com o programa levado a cabo pelo governo federal. Ele pode considerar que o país não caminha no rumo desejado, ou que pelo menos não o faz na velocidade necessária porque um ou mais poderes da República estão colocando empecilhos. Mas ele compreende que, apesar de todos os pesares, o sistema de freios e contrapesos e a separação de poderes, que só o Estado Democrático de Direito oferece, são o melhor caminho para o país. Que, por mais que as instituições estejam decepcionando muitos agora, é importante preservá-las, até porque seus ocupantes passam – e a ferramenta para essa renovação está no voto livre, e não na imposição da força.

Por certo, há uma série de desafios, especialmente no caso de um país que saiu há poucas décadas de um regime autoritário. Além dos números (embora decrescentes) de apoio a um golpe militar, continua a haver resquícios do sonho de um líder forte – a quantidade de entrevistados que consideram aceitável o presidente fechar o Congresso em caso de dificuldades quase dobrou entre 2018 e 2019, de 11,5% para 21,3%. A decepção com atitudes recentes – a pesquisa foi realizada após as exaustivas negociações da reforma da Previdência, a aprovação da lei de abuso de autoridade e os julgamentos do STF que anularam sentenças da Lava Jato e derrubaram a prisão após condenação em segunda instância – continua a alimentar a ideia de que, para fazer prevalecer a vontade da população, é possível cometer abusos. É uma convicção felizmente minoritária, mas que justifica um trabalho permanente junto à opinião pública sobre a importância da democracia.

A heterogeneidade faz parte da dinâmica democrática. As diferenças de perfil e de convicção ideológica entre os brasileiros se refletem nos seus representantes eleitos pelo povo e também nos membros das mais altas instâncias do Judiciário, escolhidos e aprovados por esses mesmos representantes. A democracia se constrói no embate institucional entre todos esses interesses e ideais; os resultados nunca hão de agradar a todos, e os descontentes também têm garantido o direito de se manifestar. Construir um país em bases democráticas exige essa consciência de que haverá vitórias e derrotas, de que a democracia não é uma “ditadura da maioria”, de que nem mesmo os ideais mais nobres justificam sua imposição pela força. Avançar desta maneira pode ser um processo mais lento, mas muito mais sólido; que o Brasil continue consolidando essa adesão à democracia que os números recentes estão mostrando.

48 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 48 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 21 horas

    a democracia tem que ser atualizada URGENTE. no MUNDO INTEIRO . SE NÃO CORRE MUITO RISCO. TUDO TEM INICIO MEIO E FIM ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Terrivelmente

    ± 23 horas

    O compromisso com a democracia foi bom para alguns, que desde sempre se deram bem em cima da Constituição. Para a maioria do povo, os deveres e obrigações do Estado foram ignorados, ou, alguns vezes, cumpridos muito mal. O exemplo é a escola pública, que tivesse sido bem estruturada e realmente investido com força o dinheiro (não só destinar verba, mas fazer acontecer), teríamos cidadãos mais críticos e melhor qualificiados. Vivemos em uma democracia do faz que conta, que se limita ao dia da eleição. Depois deste dia, tchau democracia. Creio que o nosso povo, a grande maioria, está alienada da realidade. Cada cidadão escolhe um deus e um político de estimação e passa a glorificá-los.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 23 horas

    O Brasil é um país democrático e continuará sendo democrático, mesmo que alguns políticos e jornalistas de idade muito avançada, vivam tendo faniquitos de viúvas desconsoladas por perderem as mamatas da Ditadura. Aos jovens que defendem o fechamento do congresso sugiro que se tratem. Vocês estão doentes: a cura é ler e estudar bastante, participar de palestras e discussões. Porém o fanáticos não pode ser curado, só a intervenção de Deus mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    voz que clama no deserto

    ± 1 dias

    Queremos sim o FECHAMENTO DESTE CONGRESSO QUE AMEAÇA A DEMOCRACIA COM CRIMES, MENTIRAS E MANIPULAÇÕES E CHANTAGENS, ESTES MAFIOSOS TEM QUE IR PRA TRAS DAS GRADES JUNTO COM OS CRIMINOSOS ******* DO STF. DEPOIS FAZEMOS NOVAS ELEIÇÕES PARA PREENCHER AS VAGAS DOS QUE FORAM PRESOS E CASSADOS. CASSAÇÃO DO NHONHO E BATORÉJÁ, RENAN E TODOS ENVOLVIDOS EMDENÚNICAS CORRUPTIVAS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Terrivelmente

      ± 23 horas

      O nome disto é golpe de Estado. E eu não vejo o Poder Executivo com tanta moralidade assim para tal ato. O que existem são cidadãos alienados, que estão lutando por uma causa que não trará mais benefício se deixasse o Congresso Nacional aberto. São os saudosos da ditadura. Aliás, a Lei de Anistia foi tão boa que serviu para os militares e para os tais "revolucionários". Veja bem o que o povo está comprando! É o cúmulo. Uma vergonha nacional, meia dúzia de agitadores, comandados por um imoral, achar que é melhor do que os outros. Povo que se ligue e crie vergonha na cara.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 7 dias

    Nos tempos da "intervenção militar", após um período de fechamento do Congresso, permitiu-se a criação de dois partidos políticos. A ARENA (ala dos governistas) e o MDB (oposição). Vocês sabem quem eram os expoentes da alaga governista (ARENA)? Sarney, ACM, Jader Barbalho, Maluf, Orestes Quércia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thomas

    ± 7 dias

    O presidente da câmara “nhoho” foi eleito com 74 mil votos e seu colega “batoré” foi eleito com 131 mil votos, e hoje ocupa a presidência do senado. Qual a representatividade que esses dois tem dos 200 milhões de brasileiros? A tentativa de implantar uma ditadura parlamentar branca é uma provocação explícita. Com os avanços tecnológicos abre-se a possibilidade de uma verdadeira DEMOCRACIA DIRETA, universal, sem intermediários. A resistência é grande, pois muitos privilégios seriam eliminados. Os parasitas sabem disso, e tremem frente à possibilidade de uma manifestação popular.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 7 dias

    Acho estranho a turma da direita falar do modelo politico que temos , quando o Bolsonaro candidatou-se ja era assim , a Dilma tambem foi eleita, e caiu não por que pedalou , mas por que perdeu sustentação no Congresso , na época vcs falavam diferente . querer colocar o população contra o congresso, estando eles certos ou errados pode ser fatal. Alias querer fechar o congresso e o STF para dar carta branca ao Bolsonaro e toda sua penca de parentes ... por favor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marko

      ± 7 dias

      Não era assim. Tinham a tal "governabilidade" pq havia o loteamento de ministério e cargos públicos, agora não tem tido isso e eles preferem causar todo esse mal estar do que fazerem o que estão lá para fazer. se for para voltar o toma-lá-dá-cá, prefiro mais é que exploda tudo mesmo. E repito, isso não é democracia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 7 dias

    A Gazeta do Moro, do Olavo e do Bozo defendendo a democracia? É uma grata surpresa! O bolsonarismo surta! Pois o que se vê aqui nos comentários é um bando de reacionários que, se achando liberais ou conservadores, odeiam a democracia, e chutam o estado de direito e as leis. Querem a ditadura do presidente, e ignoram o equilíbrio dos poderes definido por Montesquieu. Perante um executivo infantil e mentalmente perturbado, acho melhor que os adultos do congresso e do STF apelem à razão e façam e aprovem as reformas e projetos relevantes para o país, tributária e do estado, e NÃO a pauta populista e inútil de costumes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marko

      ± 7 dias

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "adultos do congresso e do STF" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gastar o dinheiro do cidadão com lagosta e aumentar os próprios salários e benefícios a dependentes a idade avançada, é coisa de adulto? Não né. Não é nem coisa de gente. São vermes parasitas. E quem os adora também o é.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jacksonn Frank

    ± 7 dias

    O Bolsonaro não vetou o fundão de 2 Bi para ter apoio do congresso, mas nem assim consegue. Vocês acreditaram que ele poderia sofrer impeachment pelo veto? O cara é muito fraco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 7 dias

    E como estar satisfeitos com uma democracia onde legislativo e judiciário; comprometidos com a politicagem, a corrup.ção, a safa.deza e o corporativismo; vivem a locupletar-se com os recursos do povo ? Onde um STF, politizado e macomunado com o legislativo, bota na rua os maiores criminosos da nossa história, todos julgados e condenados ? Como estar satisfeitos com uma democracia onde, na cara dura e em benefício próprio, o congresso oficialmente assalta outros 30 Bi dos nossos impostos ? Sinceramente espero que, neste dia 15 agora, muitos milhões de brasileiros expressem nas ruas toda sua insatisfação contra essa imundície e pouca vergonha !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 7 dias

    O chororo é que a imprensa não dita mais as regras... E tem mais perderam os holofotes, prestígio, respeito... Não estou nem aí como o PR veste-se... Só o fato de tira-los o poder é um grande passo! Eu decido como ver a noticia... A versao da midia esquerdista (editada, meias verdades, visao parcial) ou a versao integral... As vezes filmada por terceiros! E a sua profissão está em decadência caro "jornaizta"! HAHAHA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Suzel Belmonte

    ± 7 dias

    Democracia?! Onde, Gazeta do Povo?! O que (já) temos, sim, é uma ditadura imposta pelo Congresso e pelo STF (dois covis), que remam na contramão dos interesses da nação em acabar com a corrupção, com a impunidade, com os privilégios absurdos desta casta formada pelo setor público. Por que precisamos tolerar e perpetuar o desprezo deles para com o povo - a quem deveriam representar e defender - em nome de uma falsa democracia e independência de poderes?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 7 dias

    FICA EVIDENTE QUE A DEMOCRACIA BRASILEIRA É FALHA, TOTALMENTE DEFICIENTE. O BRASILEIRO DESCOBRIU QUE OS DOIS PRESIDENTES DAS CASAS DO CONGRESSO MANDAM NUM PRESIDENTE QUE POSSUI 57000.000 DE VOTOS E AINDA NOMEIAM MINISTROS CORRUPTOS COM PODER PARA PROTEGER SUAS DUAS CASAS. SERÁ QUE ISSO AINDA É UMA VERDADE? NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. SAIAM DELES POVO MEU!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Cecília Ferri Soares

    ± 7 dias

    Estou muito decepcionada com o diário do povo. Esse artigo, além de não convencer com os números que apresenta, é abusivamente tendencioso e inadequado para o momento subvertido que atravessamos. Às vésperas de decisões tão importantes para o país, vocês deram uma de folha de São Paulo. Não desejo receber mais esse diário, porque não é do Povo! Cancelo aqui a minha assinatura, solicitando , inclusive , a devolução do meu dinheiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MARTINS 66

      ± 7 dias

      Não consigo entender sua revolta! A matéria apresenta uma estatística de como nós, brasileiros, atualmente, nos sentimos com relação a democracia brasileira. Senti-me perfeitamente integrado nas projeções ali expostas. Comparar Gazeta do povo com Folha de São Paulo não há nexo. Talvez seu comentário seja sobre outro assunto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jacksonn Frank

    ± 7 dias

    Que medo ler esses comentários! A gazeta criou um bando de lunáticos que acreditam em ditadura. Gazeta, como será esse compromisso com a democracia?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    natalin

    ± 7 dias

    esta matéria revela com 100% de nitidez o comprometimento desta jornal com o atraso, onde políticos corruptos e juízes militantes implantaram uma ditadura e vocês ficam fingindo que o povo nas ruas pedindo ética e compromisso é povo autoritário. Para isto bastou: estou no primeiro mês de assinatura, fui, vão à *****, cambada de ********.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    fernando jose nunes

    ± 7 dias

    Entendo democracia como direito dos políticos corruptos usarem o judiciário e o legislativo para se defenderem, eliminando e criando leis que os favoreçam. Quanto ao povo, este segmento só incomoda com manifestações e tentativas de pedir justiça. Vamos às ruas no dia 15 incomodar um pouco a ditadura do congresso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    STF

    ± 7 dias

    Difícil acreditar na democracia quando juízes são políticos, legislativo é uma loja de negócios e o executivo esquece do que prometeu ao eleitor. No mesmo nível está que defende acórdão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paul Gachet

    ± 7 dias

    Algumas comparações são completamente irrelevantes, tal como "saímos de um regime autoritário a poucas décadas". O que isso representa para alguém que nasceu ou tinha 35 anos em 1985; ou, que possui 35 anos hoje e está na expectativa de receber o primeiro filho? Quanto mais política debatemos essa política rasteira em detrimento do dia a dia mais postergamos discutir o essencial para o cidadão e toda sociedade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paul Gachet

      ± 7 dias

      A maior e melhor instituição da nossa democracia é o cidadão. Sabemos, mesmo que intuitivamente, aquilo que nos é melhor e o que precisamos fazer. Ainda não nos damos conta que somos os mandantes dos mandatários e que eles precisam, simplesmente nos representar. Qualquer hora a gente aprende e colocar no congresso melhores mandatários. Por enquanto é preciso manifestar. #Dia15BrasilNasRuas

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 7 dias

    Matéria tendenciosa , lembrando que dia 15/03/2020 não estamos falando em fechar o congresso. Digitem no google " Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação" não aparece absolutamente nada. Como que pode usar um instituto como pano de fundo que nunca ouviu-se falar?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 7 dias

    Em uma democracia cleptobiótica onde se instituiu a ditadura judicial...haja compromisso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rosny Aryon Conrad

    ± 7 dias

    Democracia é um Governo em que o povo exerce a soberania, direta ou indiretamente, Não vemos isso não, o que vemos é um ditadura do STF, Congresso e Senado. Prefiro o Regime Militar que muitos desinformados o chamam de Ditadura. O termo Democracia está desgastado porque todos se dizem democratas, mas poucos o são.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LAUDI CARLOS VEDANA

    ± 7 dias

    Responsável maior pela democracia é o eleitor que tem a responsabilidade de escolher seu representante competente e exercer o direito de cobrança, formando uma consciência coletiva dos rumos que a democracia deve seguir, afinal "Democracia é o governo do povo". Voto não é arma para a democracia que queremos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marko

    ± 7 dias

    Aqui, conseguiram instituir a cleptocracia, portanto, não há repartição de poderes, é apenas um teatro entre aqueles que resolvem tudo nos bastidores. O problema não é ter ideias diferentes, o problema é ser contra o desenvolvimento do país. Todos sabemos que a "oposição", atualmente, não quer nada além de ver o oco de td só pq perdeu sua hegemonia. 99% dos que estão ali, age por interesse próprio, isso não é democracia... O congresso se esforça para ferrar o cidadão, o judiciário não hesita em enfiar uma estaca no peito do cidadão, pq deveríamos manter esse tipo de coisa? O executivo é o único (bem meia boca) que tem feito sua parte. ?Um grande F0D4-S3 pra essa democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marko

    ± 7 dias

    Aqui, conseguiram instituir a cleptocracia, portanto, não há repartição de poderes, é apenas um teatro entre aqueles que resolvem tudo nos bastidores. O problema não é ter ideias diferentes, o problema é ser contra o desenvolvimento do país. Todos sabemos que a "oposição", atualmente, não quer nada além de ver o oco de td só pq perdeu sua hegemonia. 99% dos que estão ali, age por interesse próprio, isso não é democracia... O congresso se esforça para ferrar o cidadão, o judiciário não hesita em enfiar uma estaca no peito do cidadão, pq deveríamos manter esse tipo de coisa? O executivo é o único (bem meia boca) que tem feito sua parte. ?Um grande F0D4-S3 pra democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 7 dias

    Se a maioria deseja assim, qual é a duvida? O que vejo é um monte de viúvas e nada mais! Não sou a favor que feche o Congresso... A atitude do governo é melhor! Abre o jogo com o povo. Escancara a politicagem das raposas... O resultado e esse! Agentes politicos pressionados pelo eleitorado! O que diga o Nhonho e Batore!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Tadeu Furquim

    ± 7 dias

    Significa também, não esmorecer frente a "ditadura do judiciário e da corrupção". E continuar fazendo a faxina através do voto, pensado e responsável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 7 dias

    O que esperar dos eleitos pelos patos amarelos com camiseta da cbf?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 7 dias

    O gado engasga com um texto destes

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    julio marcos Correia

    ± 7 dias

    A Gazeta tá com "medim"???? Embala que esse filho tb é seu....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    ± 7 dias

    AO INDIGNADO - O Congresso Nacional vem fazendo a sua parte sim. Quem não vem fazendo o charlatão Jair Bolsonaro, que um traíra. Persegue o Sergio Moro, pois ele é a favor da prisão em Segunda Instância. Ele sabe que o filho Flávio, uma hora ou outra, vai ser condenado pelas rachadinhas. Cadê o Queirós, indignado filha de uma progenitora.... DEMOCRACIA SEMPRE!!!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Nilson Macan

      ± 7 dias

      qual a parte que o congresso vem fazendo? aprovando o fundão eleitoral que tira verbas da saude, educação e segurança? que não cassa o mandato de deputados e senadores corruptos? um senado que aprova qualquer advogado de porta de cadeia para ministro do supremo federal? que não é capaz de fazer uma reforma tributaria, da previdencia ou a administrativa sem um cutucão do executivo? que sempre amolecem as leis que punem criminosos? ... mas concordo a Democracia é preferivel a qualquer outro regime. a Limpeza terá que ser pelo voto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco

    ± 7 dias

    Pena que os deputados acham que devem vender seus votos, pena que o congresso virou um balcão de negócios, pena que o presidente da república não consegue governar. O sistema ainda é o melhor que se conhece, mas não funciona. É o momento de repensar esse sistema e tentar encontrar algo que funciona melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 7 dias

    Vá catar coquinhos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Indignado

    ± 7 dias

    "DEMOCRACIA"? Um recadinho ao Exmo. Sr. Rodrigo Maia, ao Exmo. Sr. Davi Alcolumbre, aos Deputados e aos Senadores que estão dificultando a governabilidade do País. A depender de mim e dos meus mais de 57 milhões de “COLEGAS de VOTO”, os quais decidiram por mudanças, os senhores não serão REELEITOS, nem mesmo para outros cargos eletivos. Saibam que no momento "DO VOTO" é “NÓS ELEITORES” que estaremos no comando dos destinos do País. “NÃO DUVIDEM DA FORÇA DO NOSSO VOTO”. "ESSA É A DEMOCRACIA QUE DESEJO AO PAÍS". MUDA BRASIL!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CSG

      ± 7 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • pradojoseeduardo@gmail.com

    ± 7 dias

    Democracia, um objeto utilizado por criminosos enfronhados na política que a fazem rastejar sob seus interesses e utilizam para isso os que mais deveriam defendê-la o congresso nacional e a suprema corte de justiça. Não me fale de democracia enquanto ela beneficiar tão e apenas os bandidos que a a mantém viva por meros interesses.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Rieper

    ± 7 dias

    Interessante, fiquei na dúvida se este texto foi por conta da mobilização popular agendada para o dia 15/03 ou somente uma análise dos resultados de uma pesquisa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    ± 7 dias

    Contrassenso caro editor!! Editorial valorizando a Democracia e neste mesmo veículo um artigo descrevendo como positiva a parceria conservadora entre Brasil, EUA, Polônia e Hungria. Sendo que os atuais governos destes dois últimos países declaradamente e com mão de ferro estão reduzindo a democracia e os direitos civis por lá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Ridículo. Quer dizer que os EUA agora não são mais democracia? Só porque você não gosta do Trump?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    Um brasileiro

    ± 7 dias

    Cuidado com o gado, editor. Ele está acostumado à bajulação com o chefe e vc está flexibilizando isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.