i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

A responsabilidade de cada um contra o coronavírus

  • PorGazeta do Povo
  • 19/11/2020 17:46
Aumento de caso de Covid em SC preocupa paranaenses
Praia do Rosa, em Imbituba (SC), no feriado de Finados: aglomeração favoreceu nova alta nos índices de Covid-19.| Foto: Reprodução

A corrida pela vacina contra a Covid-19 pode estar prestes a definir seus primeiros vencedores: alguns laboratórios já vêm divulgando as taxas de eficácia de suas vacinas, todas acima de 90%. Na maioria dos estados e cidades, boa parte das atividades econômicas, mesmo as não essenciais, já retornou, ainda que com algumas restrições quanto a lotação e distanciamento. As linhas de transporte intermunicipal e interestadual, seja rodoviário ou aéreo, vêm sendo restabelecidas. Mas nada disso significa que a pandemia acabou. Por mais bem-vindas que sejam as medidas que relaxam as restrições instituídas quando a curva de contágio pelo coronavírus, elas precisam da colaboração da sociedade para que o Brasil não volte a sofrer justamente quando o mundo está tão perto de uma virada decisiva contra a doença.

Depois de um período de arrefecimento da pandemia, com queda expressiva nos números de casos e mortes, os números brasileiros voltaram a subir. Alguns estados e capitais já registram nova alta na ocupação de leitos hospitalares e UTIs. Os dados do Imperial College de Londres mostram que o Brasil voltou a superar o nível de 1 na taxa de retransmissão do vírus – quando ela está acima disso, a pandemia está acelerando; quando é menor que 1, a doença está retraindo. O Brasil havia passado os últimos meses com bons indicadores, chegando a uma taxa de 0,68 em 10 de novembro. Bastou uma semana, no entanto, para que ela subisse para 1,1 – ou seja, cada 100 pessoas doentes retransmitiam o coronavírus para outras 110. Sendo esse número uma média do país todo, obviamente há áreas em que o contágio está freado, e outras em que ele está ainda mais acelerado. O Info Tracker mantido por USP, Unesp e Fapesp, por exemplo, indica nesta quarta-feira uma taxa de 0,51 para a Região Norte do país, mas também um preocupante índice de 1,81 na Região Sul.

A continuação do retorno gradual das atividades depende de a sociedade não enxergá-lo como um indicador de que o perigo acabou

Mesmo assim, cidades e estados que estabeleceram seus próprios sistemas de “bandeiras coloridas”, indicando os tipos de restrições em vigor, que estabelecimentos podem abrir e que tipos de atividades podem ser realizadas, estão avaliando com muito cuidado qualquer mudança. Em alguns casos está ocorrendo o contrário: a prefeitura de Curitiba, por exemplo, acabou de liberar as escolas particulares para que retomem atividades presenciais diárias para crianças de até 10 anos, baseando-se em estudos sobre o efeito do coronavírus sobre essas crianças, que tendem a ter sintomas mais leves, quando os apresentam, e menor chance de passar a doença a outros.

Há bons motivos para que prefeitos e governadores não tenham o mesmo comportamento do início da pandemia. Já ficou mais que comprovado o efeito catastrófico do abre-e-fecha sobre os negócios, e sabe-se muito bem que muitos brasileiros simplesmente não têm como ficar em casa enquanto veem minguar ou desaparecer os recursos que garantem a sobrevivência de suas famílias. Além disso, mesmo antes do coronavírus já eram conhecidos os inúmeros danos à saúde mental provocados por quarentenas prolongadas e de duração indefinida. A população cansada encontrou sua válvula de escape na série de feriados prolongados iniciada em setembro.

Se queremos que as restrições não voltem a se intensificar, este é o momento de a sociedade mostrar que está à altura do desafio de reduzir novamente o ritmo de contágio com um comportamento responsável. É preciso encontrar o meio termo saudável entre o medo paralisante que – compreensivelmente – dominou muitos nos meses iniciais da pandemia e o descuido irresponsável que, infelizmente, pode ser presenciado em muitas cidades. Ainda não é momento para aglomerações, nem para romper o distanciamento nas atividades do dia a dia. O uso de máscaras, exigência perfeitamente amparada pelo princípio da proporcionalidade, continua necessário, bem como todas as medidas de higiene que, esperamos, se tornem hábito mesmo depois que a Covid-19 passar, já que servem para evitar muitas outras doenças.

Só se baixa a guarda quando a luta já foi vencida. Mas isso ainda não ocorreu no caso do coronavírus. A continuação do retorno gradual das atividades depende de a sociedade não enxergá-lo como um indicador de que o perigo acabou. Isso só ocorrerá quando parcela bastante substancial da população estiver imunizada. Bem sabemos que, apesar da expressão “novo normal”, não há nada de propriamente normal em não poder demonstrar afeto a parentes e amigos, não estar junto a outras pessoas que têm os mesmos interesses para desfrutar de um evento artístico ou esportivo, olhar com desconfiança para os demais e evitar a interação o máximo possível. Mas não se pode apressar o retorno à verdadeira normalidade com desleixo e comportamentos irresponsáveis. A cautela continua sendo a palavra de ordem para que não percamos mais brasileiros para o coronavírus bem quando o mundo parece próximo de poder vencer a doença.

68 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 68 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Marcello Machado e Dias

    ± 3 horas

    Se tem gente que se orgulha de não usar máscara...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcello Machado e Dias

    ± 3 horas

    Se tem gente que se orgulha de não usar máscara...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Camargo

    20/11/2020 14:44:02

    Do jeito que o ser humano é irresponsável , quando a vacina chegar não mais haverá em quem aplica-la .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LULA CACHACEIRO

    20/11/2020 14:09:24

    quer falar de lockdown? olhe a argentina que fez.. esta com mais mortes que o brasil por milhão, e a economia próxima de uma venezuela!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      20/11/2020 14:44:29

      Alguém está falando lock? Leia a reportagem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander Leite

    20/11/2020 13:38:28

    Editorial muito bom, nos faz refletir (para os cristãos) o que é pensar no próximo e como o brasileiro age, se como um selvagem ou como um ser consciente e responsável....Vale destacar o necessário respeito aos profissionais de saúde, que não podem excluir os "negacionistas" na hora de tratar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    20/11/2020 12:49:18

    Quando o Presidente falava que somente os idosos deveriam ficar em casa e os demais exercerem suas atividades normais, todos foram contra. Agora a OMS está contra o Lockdawm.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    20/11/2020 12:24:29

    Vão apagar novamente? rsss >>> O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira uma cartilha sobre a Covid-19 na qual recomenda: “Se puder, fique em casa”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      20/11/2020 13:16:33

      Analice Rocha: Está escrito: "Se puder..."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Analice Rocha

      20/11/2020 13:07:07

      Não é questão de ficar em casa. Com essa taxa de transmissão devemos fazer as coisas com responsabilidade e não ficar batendo perna na rua sem precisão, ir ao parques lotado , onde boa parte das pessoas estão sem máscaras ou ir em restaurantes. Pedir comida em casa sim! Temos nossa parcela de culpa no aumento da taxa de transmissão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    20/11/2020 12:22:40

    Fico imaginando como seria o mundo hoje se houvesse reação em relação à vacina que previne a paralisia infantil. Aliás, vacina obrigatoríssima.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano

    20/11/2020 12:18:19

    Gazeta, Gazeta.. assinei o jornal pelo Constantino. Nao foi para ler artigos tendenciosos e manipulados como esse. Mudem ou eu cancelo a assinatura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • A

      Anderson

      20/11/2020 17:31:57

      Tchau

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO 1950

      20/11/2020 14:50:30

      demorou para cancelar

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wander Leite

      20/11/2020 13:26:48

      Tchau, Adriano...vai tarde!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      20/11/2020 12:25:36

      Mas, cada um que aqui aparece? Eita...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      20/11/2020 12:20:18

      Você é tendencioso, que só quer jornalista igual esse que baba ovo para seu mito

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    20/11/2020 11:58:48

    se depender dessa gente na praia na foto, a restrição vai ser mais rígida para os outros, que esses tão pouco se lixando para a saúde deles e das pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    9 Respostas
    • F

      Freitas

      20/11/2020 15:20:53

      Eduardo Prestes: Na sua vida manda você, mas você não tem o mínimo direito de não observar as normas sanitárias. Votou? Usou máscara na hora de votar? Deu uma de machão e votou sem máscara? Lógico que não. O seu direito individual não tem a menor chance de se sobrepor ao direito do coletivo. Mas, você é ruim da cabeça e nem martelando resolve.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      20/11/2020 14:57:31

      Wander Leite: Ignorante é quem acha que um país pode viver sem trabalhar, só de esmolas do governo. Viajei para a Praia do Rosa com um grupo de amigos, gastamos uns R$ 3.000,00 em pousada, outros R$ 3.000,00 em comida, os comerciantes agradecem. Estou bem, todos os meus amigos estão bem, vida que segue, sempre trabalhando. Na minha vida mando eu...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wander Leite

      20/11/2020 13:30:50

      Eduardo Prestes: Esse Eduardo deve estar sendo premiado anualmente pelo Nobel da ciência..kkkkk no mínimo faz parte do "gado"... despreza os médicos e enfermeiros que sofrem para tratar inclusive, ignorantes como ele.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      20/11/2020 13:22:16

      Eduardo Prestes: ""A partir de uma carta aberta, 239 cientistas de 32 países pedem à entidade que reconheça o "potencial significativo" de propagação pelo ar do novo coronavírus. Uma gotícula contaminada pelo vírus, de acordo com os pesquisadores, seria capaz de viajar "dezenas de metros". Essa distância poderia ser maior em ambientes fechados e sem ventilação." Leia mais em: https://www.semprefamilia.com.br/saude/pelo-ar-cientistas-pedem-que-oms-reavalie-transmissao-do-coronavirus/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      20/11/2020 13:18:15

      Eduardo Prestes: E desde quando ASSINTOMÁTICO tem febre? Ao ar livre, a possibilidade é menor, mas existe. Depende muito do distanciamento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      20/11/2020 13:02:31

      Freitas: Quem está doente fica em casa... Ou você acha que é comum alguém ir para a praia com febre ? Você também está chutando que tem alguém com COVID na praia, sem saber... Aliás, a chance de contágio ao ar livre é nula, simplesmente não acontece.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      20/11/2020 12:18:46

      Eduardo Prestes: Eduardo, o "expert" que sabe, somente através de fotos, que uns 99% das pessoas são saudáveis.. rssss Eita...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      20/11/2020 12:12:23

      Aliás, você está se lixando para a opinião e os direitos das outras pessoas. E quem não respeita, não pode exigir respeito. Daqui para a frente é guerra amigo, estou me lixando para a tua opinião mesmo... Se quiser ficar em casa e de máscara até a vacina, fique, nada contra. Só não conta comigo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      20/11/2020 12:07:48

      Infectologia básica para você: pessoas saudáveis NÃO transmitem um vírus que eles não possuem. E 99,9% das pessoas da foto (ou 100%) estão saudáveis. Maluquice exigir máscaras de saudáveis... Mesmo o contágio por assintomáticos é incerto, e eu aposto que é mais uma mentira da seita da terra parada. Em setembro foi a mesma coisa na Praia do Rosa, milhares juntos e sem máscaras, e não ocorreu qualquer pico de contágio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JULIO CEZAR

    20/11/2020 11:55:47

    Imprensa, Até quando ??? voces manipulam as informações conforme seus interesses e dos governantes. E segue o baile... Povo inocente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      20/11/2020 15:51:46

      Ele não estão manipulando informações , se tivesses estariam noticiando o que você quer ouvir

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    20/11/2020 11:25:32

    Cantei a pedra aqui na gazeta e pela vizinhança. A grande mídia a mando de políticos represaram os números antes da eleição para fazerem os asnos encantados acreditarem que poderiam votar com segurança mas, já na segunda feira dia 16/11, BINGO! Os números de médias móveis começaram a subir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • F

      Freitas

      20/11/2020 14:49:22

      Mirtão: Semanas antes das eleições, a imprensa já alertava para o crescimento dos casos. >>> Leia >>>> 26/10/2020 18h37Atualizada em 27/10/2020 12h34 Com o registro de 288 novos óbitos nas últimas 24 horas, oito estados apresentaram tendência de alta na média de mortes por covid-19. É o maior número de estados em alta em mais de um mês.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      20/11/2020 14:41:25

      Justamente meu caro. às vésperas da eleição e principalmente no dia seguinte, BOOOOOOOM!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      20/11/2020 11:40:37

      Mirtão, por que você insiste nessa mentira. Leio diversos jornais e vejo noticíarios diversos e todos alertaram para o crescimento dos casos de infectados/mortes dias antes da eleição. Tome aqui um exemplo. DIA 13.11.2020 >>> "Curitiba tem mais de 700 casos de coronavírus pelo terceiro dia consecutivo." "Curitiba confirmou pelo terceiro dia seguido mais de 700 novas infecções por coronavírus. Nesta sexta-feira (13), foram 749 ocorrências - 703 na quinta e 736 na quarta - , segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). " https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/breves/casos-confirmados-coronavirus-boletim-curitiba-13-11-2020/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio

    20/11/2020 11:08:17

    Cada um que queira não aderir as regras de prevenção, deveria declarar renunciando assistência de saúde (UTI) para si e para a família do SUS. E ainda, caso tenha sinais de gripe, confessar que transmitiu a outros e responder por crimes contra a saúde pública. Seria menos covarde e consciente e estaria mais livre para fazer o que bem entender (liberdade de ir e vir). A morte dele seria uma opção. Afinal, um suicídio é uma vontade própria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Ana Alves Schmidt

      20/11/2020 13:05:25

      fala isso pro Eduardo prestes aí embaixo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    20/11/2020 11:06:42

    Ontem a OMS criticou o lockdown europeu. Já deu essa história aí, Gazeta. Vamos seguir a vida

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    20/11/2020 10:59:24

    O COVID não vai sumir por mágica, continuará entre nós por anos pu para sempre. Não pretendo usar máscara até o fim dos tempos, e o que não tem solução, solucionado está. Estava na Praia do Rosa no último feriado, não usei máscara, nem meus amigos, todo mundo aglomerado. estamos todos bem e vida normal. Quarentena não funciona, máscaras não funcionam. O vírus segue seu curso, alheio a essas maluquices. Minha opção foi vida normal, tratamento precoce se ficar doente e confio que estarei nos 99% que tem sintomas apenas leves. Não sou covarde a ponto de me assustar com um vírus de baixíssima letalidade. Cada um cuida de si, e eu sou despreocupado com esse troço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    9 Respostas
    • A

      Anderson

      20/11/2020 17:44:27

      Estou estarrecido por saber que na nossa sociedade existem pessoas que pensam como Eduardo Prestes. A grande capacidade de transmissão do SARS-COV-2 faz com que o número de infectados seja alto e, apesar da baixa letalidade, essa alta transmissão é suficiente para lotar UTIs e colocar o sistema de saúde em situação de colapso, comprometendo o atendimento de outros doentes e acidentados. Além disso, grande parte da nossa população possui fatores de risco associados a quadros graves da COVID-19. Lamentável se isso não é suficiente para você e seus amigos usarem máscara e observarem o distanciamento social.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      20/11/2020 13:02:58

      Eduardo Prestes: Bolsonaro está imunizado? Eita...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriano

      20/11/2020 12:19:45

      Eduardo Prestes. Concordo 100% contigo! Faço o mesmo. Temos que ter coragem de seguir a vida e não dar margem para ditadores tirarem nossa liberarde. Aos que quiserem, fiquem em casa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      20/11/2020 11:59:22

      Rubens Farias: Cuida da tua vida que eu cuido da minha. O Bolsonaro está imunizado e a seita continua exigindo que ele use máscara. Minha opinião é que você é retardado, por acreditar que quarentena e máscaras funcionam, e por acreditar nas mentiras da esquerda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      20/11/2020 11:52:52

      Não retardado, não é usar máscaras pro resto da vida é tomar todos os cuidados necessários ATÉ existir uma ou mais vacinas eficazes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Polo

      20/11/2020 11:33:32

      Silvio César Vasconcelos de Sousa: Prezado Silvio, se procurar saber o que mantém o vírus ativo em nosso sistema e quais são as consequência disso (sintomas), não falarias isso!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Silvio César Vasconcelos de Sousa

      20/11/2020 11:22:09

      O problema é que você só pensa em si. Até que você pode unca desenvolver os sintomas da Covid, esperemos. Mas você pode muito bem transmitir esse vírus e contaminar quem é mais sensível à doença. Pense nisso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      20/11/2020 11:10:13

      E outra, o que acontece na Praia do Rosa e em outros lugares não é “irresponsabilidade”, mas REBELIÃO. Fazemos questão de retomar a normalidade, sem máscaras e sem medo. Esa maluquice vai acabar na marra.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      20/11/2020 11:01:59

      A tempo, o vírus NÃO vai morrer de inanição, vai continuar infectando até a imunidade de rebanho ou vacina. Interessante é que quanto mais as pessoas circulam, menos óbitos acontecem. Está na hora da seita da terra parada deixar de torrar a paciência das pessoas que querem trabalhar e viver.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    20/11/2020 10:33:58

    A verdade que esse negócio já encheu o s**o !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rubens Farias

      20/11/2020 15:30:15

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    20/11/2020 9:12:36

    Não existe algo à altura de uma matéria decente. O Autor parte do princípio de que a pandemia é inevitável, imbatível e mortal, caso a população não aceite as restrições como impostas: =>”Se queremos que as restrições não voltem a se intensificar, este é o momento de a sociedade mostrar que está à altura do desafio de reduzir novamente o ritmo de contágio com um comportamento responsável.”<= Na verdade, é apenas mais uma opinião cuja opção corresponde a um dos lados defendidos por leigos da política! O que representa para o Autor as dezenas de milhares de médicos que afirmam o contrário, e os milhões de curados, mundo à fora, com os protocolos corretos e utilizados em tempo hábil?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      20/11/2020 11:06:26

      Fabricio Mendes Ghessi: Medidas místicas, boa Fabrício. kkk Entra no restaurante de máscara, depois senta e tira a máscara, colo se fizesse diferença. E o pobre do comerciante precisa fechar cedo, decerto porque o vírus circula mais à noite... São doidos, medidas malucas e sem qualquer amparo científico.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fabricio Mendes Ghessi

      20/11/2020 10:13:30

      Perfeito, é quase inacreditável que os governantes ainda continuem seguindo as orientações da OMS e pasmem, Imperial College? Pelo amor de Deus, erraram todas as previsões, digo todas, destruíram empresas e empregos, caçaram liminarmente a liberdade, sobrou até para a liberdade de expressão que foi violentamente tripudiada. Qualquer noticia que colocava em check, essas medidas misticas, era censurada. Que vergonha, a sociedade ficou de joelhos pelo medo. Ainda estamos esperando os dados que comprovam a eficacia dos fechamentos transloucados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    20/11/2020 7:12:34

    A maioria do povão é irresponsável, pois não tem competência nem de lavar as mãos depois de limpar a bunda. Não usam camisinha, tanto que durante o carnaval o estado brasileiro tem que sair distribuindo entre os blocos e boates. Esqueça. Um povo deste esqueça! Quem quiser se cuidar, fica a dica dos médicos e especialistas sérios. Quem não quiser, vai fazer roleta russa. Temos um bobão no comando da República que fomentou aglomeração e maus modos no trato da doença. Poderia ter feito diferente, mas optou por estimular a doença e a morte. Em suma, cada cachorro que lamba sua própria caceta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mirtão

      20/11/2020 11:21:36

      Não esqueça que você faz parte de "um povo deste"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme

    20/11/2020 5:08:56

    Compreendo a necessidade de reforçar as medidas de proteção. No entanto ressalvo que as grandes figuras é que deveriam dar o exemplo, como por exemplo: Rolando Lero Mandetta, rei do bilhar; o Governador da Califórnia em um jantar em restaurante de luxo; Ciro Retroescavadeira Gomes em uma aglomeração em iate de luxo e as aglomera-festas para o presidente-projetado Bidê. Todas estas exalam hipocrisia. O cidadão médio em pleno século XXI já é inteligente e sabe respeitar as medidas de saúde, agora quando a imposição não é nem cumprida pelos próprios impositores, não esperem que este cidadão deixe de ir trabalhar para trazer pão para seus filhos a fim de evitar o inevitável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronald Santos

    20/11/2020 4:41:52

    Atenção Gazeta! Se começar com essa apologia do fique em casa, dando voz a jornalistas esquerdopata que querem se aproveitar de uma situação para destruir o país SOMENTE para derrubar o presidente, eu cancelo a minha e mais 10 assinaturas que fiz. E só fiz por causa do Constantino.........

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • A

      Anderson

      20/11/2020 17:47:12

      Tchau

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      20/11/2020 15:52:45

      Marcus André Dias Rodrigues: E você lacrando para a sua bolha

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO 1950

      20/11/2020 14:55:19

      cancele imediatamente

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO 1950

      20/11/2020 14:55:18

      cancele imediatamente

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      20/11/2020 15:30:18

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcus André Dias Rodrigues

      20/11/2020 8:14:13

      Tipica esquerda caviar. Quem ta dentro de bolha politica e voce!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bingo Two

      20/11/2020 11:31:26

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    20/11/2020 15:30:21

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    20/11/2020 1:39:06

    Por favor, encaminhem este editorial para: o“acidente” da república, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Ronald Santos

      20/11/2020 4:38:20

      tá, mas porque? Porque te agrada essa narrativa do "fique em casa"??? Se você considera que uma me.rda de texto vai mudar a visão desses homens inteligentes que citou, você abusou do direito de ser b.urro.........

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marçal

      20/11/2020 1:40:07

      Para o JR Guzzo tbem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    20/11/2020 1:39:05

    Por favor, encaminhem este editorial para: o“acidente” da república, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      RPM

      20/11/2020 12:51:27

      Para a ESQUERDALHA também.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.