i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial 2

Defesa da democracia

  • Por
  • 25/09/2010 21:02

É emblemático quando intelectuais de um país precisam se reunir para proclamar publicamente algo que é bastante óbvio e deveria ser consenso entre a população e os políticos de um país: firmar posição pela defesa da democracia. A necessidade de realizar um ato como esse significa que o momento político é grave. O manifesto, idealizado por cerca de 250 intelectuais e personalidades, lido em São Paulo na última quarta-feira, é um ato histórico e corajoso. O texto, lido pelo consagrado ju­­rista Hélio Bicudo em frente da Faculdade de Direito da USP, coloca um dedo na ferida do governo do presidente Lula, que parece não admitir ser criticado pela imprensa, considerando-se quase infalível. "É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa nem mesmo em fingir honestidade", diz o manifesto. "Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos." O fato de a democracia precisar ser proclamada em tal alto tom é um sintoma da ameaça ao Estado De­­mocrático de Direito. Felizmente, esse manifesto histórico mostra que há esperança para uma sociedade em que as pessoas se juntam para dizer que a democracia é importante e que é imprescindível.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.