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Até os 8 anos de idade todas as crianças brasileiras devem estar aptas a ler e escrever, segundo o que determina o Plano Nacional de Educação. A norma, que deve ser enaltecida, na prática apresenta senões que acabam comprometendo os resultados projetados. É o que se depreende dos resultados da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização divulgados nesta semana, mostrando que em cada grupo de dez alunos na faixa etária até 8 anos, quatro não fazem boa leitura e cinco não dominam a escrita. A situação reflete as deficiências existentes no ensino fundamental, cujas consequências serão sentidas de forma mais aguda a partir da entrada do educando no Ensino Médio. Outro dado que a pesquisa apontou é a desigualdade que existe na educação no comparativo entre os estados do Sul e Sudeste com as regiões Norte e Nordeste. Se isso não chega a ser uma surpresa, pelo menos reforça a percepção de que o país ainda precisa avançar muito na educação para formar adequadamente as novas gerações, qualificando melhor o ensino básico e eliminando as flagrantes diferenças regionais.

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