i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Barbárie no supermercado

  • PorGazeta do Povo
  • 23/11/2020 18:10
Imagens mostram João Alberto sendo espancado por seguranças na loja do Carrefour em Porto Alegre: morto por asfixia. - Carrefour
Imagens mostram João Alberto sendo espancado por seguranças na loja do Carrefour em Porto Alegre: morto por asfixia.| Foto: Reprodução

Apenas a falta completa de sensibilidade a respeito da dignidade da vida humana pode explicar as cenas de barbárie ocorridas em um supermercado de Porto Alegre (RS), na quinta-feira, dia 19 de novembro. Dois seguranças, aos quais se juntou depois mais um funcionário do estabelecimento, espancaram e mataram João Alberto Freitas, 40 anos. Agredido com socos na cabeça e no abdômen, Freitas morreu por asfixia após um dos seguranças tê-lo sufocado com o joelho. Tudo isso diante da esposa da vítima, Milena Borges Alves.

Despreparo completo da parte dos seguranças – empregados de uma firma terceirizada –, ou um surto particularmente insano da chamada “síndrome do pequeno poder”, pouco importa: ao julgar, condenar e executar a sentença de morte sobre Freitas, tudo isso em poucos minutos, os seguranças e os funcionários do supermercado envolvidos negaram a civilização e se assumiram bárbaros. Não há como justificar ou defender o que ocorreu. Nem mesmo o fato de Freitas ter se desentendido com uma funcionária no interior do estabelecimento, o que deu início a todo o episódio; nem mesmo o fato de Freitas ter acertado um soco em um dos seguranças, nada disso justifica o desfecho mortal. Freitas deveria ter sido contido e entregue à polícia, que poderia ou não prendê-lo em flagrante. Qualquer ação além disso já seria ela mesmo criminosa, e pouco importam as alegações da defesa dos seguranças, de que não houve intenção de matar: quem se ajoelha sobre o pescoço de alguém sabe muito bem o que está fazendo e como aquilo pode terminar.

Não é preciso que tenha havido racismo para que lamentemos a morte de João Alberto Freitas como sintoma de uma falência moral generalizada, em que se dá tão pouco valor a uma vida humana a ponto de haver indivíduos que se julgam na posição de matar por quase nada

Também é profundamente lamentável o fato de tudo isso ter ocorrido às claras, diante de cerca de 15 pessoas – número mais que suficiente para conter a agressividade dos vigilantes –, e, além da esposa de Freitas, apenas mais uma pessoa ter esboçado reação para impedir a execução, sendo prontamente impedida por uma funcionária que chamou outros seguranças e, ainda por cima, tentou intimidar quem registrava a violência. As omissões, por vezes, falam tão alto quanto as ações. Pode-se até compreender quem não tenha interferido por medo de ter o mesmo fim de Freitas, mas quem presenciou a cena e se omitiu por concordar com ela também já aderiu à barbárie; e quem filmou em vez de agir pode até ter pensado estar prestando um serviço relevante à sociedade ao não deixar uma agressão passar despercebida, mas também perdeu de vista que a primeira obrigação diante de uma situação dessas é a de socorrer a vítima, não a de registrar sua morte.

E, antes mesmo que Freitas fosse sepultado, ele já vivia um segundo justiçamento, com seu passado sendo desenterrado não por uma lícita necessidade de informar quem era a vítima, mas como uma espécie de justificativa, embutindo ali uma torta lição de moral: a de que quem leva esse tipo de vida mais cedo ou mais tarde encontrará o fim que vinha buscando. Ora, isso não deixa de ser mais uma forma de defender o indefensável. Por mais críticas que alguém possa ter ao sistema judicial e penitenciário brasileiro, por mais que alguém creia que Freitas nem deveria estar em liberdade, nada disso justifica execuções extrajudiciais. Ninguém, absolutamente ninguém, pode simplesmente ser sufocado até a morte em um supermercado. Isso vale para santos ou crápulas, homens ou mulheres, negros ou brancos.

Esta última observação nos recorda que a morte de Freitas, que era negro, também vem sendo tratada como um caso de racismo, o que acrescentaria uma camada abjeta sobre o que por si só já é suficientemente bárbaro. Como bem lembrou o colunista da Gazeta do Povo Paulo Cruz, esta é uma hipótese que não pode ser descartada, mas só as investigações mais aprofundadas terão como confirmar se a cor da pele de Freitas serviu para intensificar a fúria assassina dos seguranças. E, ainda que se venha a descobrir que não houve motivações racistas no caso específico de Porto Alegre, não há como aprovar manifestações como a do vice-presidente Hamilton Mourão, para quem não haveria racismo no Brasil. Que um brasileiro negro vive situações de desconfiança e discriminação pelas quais um brasileiro branco não passa é uma verdade tão autoevidente quanto tantas outras mazelas nacionais.

E não é preciso que tenha havido racismo para que lamentemos a morte de João Alberto Freitas como sintoma de uma falência moral generalizada, em que se dá tão pouco valor a uma vida humana a ponto de haver indivíduos que se julgam na posição de matar por quase nada – e nisso o segurança que sufoca Freitas não difere do assaltante que puxa o gatilho da arma; ambos fazem suas escolhas guiados pela desumanização da vítima. Que algo assim ocorra enquanto outras pessoas que poderiam ter coibido o ato brutal se omitem ou agem para impedir que outros intervenham só ressalta o tamanho dessa deterioração moral.

39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Paulo Batista Dos Santos

    25/11/2020 9:54:51

    "Ninguém, absolutamente ninguém, pode simplesmente ser sufocado até a morte em um supermercado". Correto, todavia ninguém pode ser assinado por ser policial, ninguém pode ser covardemente assassinado pelo simples fato de portar um celular, ninguém pode ser brutalmente assassinado por ser mulher e reagir ao assédio. Todos estes crimes acontecem a todo minuto e a imprensa se cala. O povo se cala. Por quê quando traficantes, sequestram julgam e execitam, com requintes de crueldades, membros de suas próprias quadrilhas a imprensa e toda a sociedade fazem "ouvido de mercador"?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Edu Cappucci

      25/11/2020 0:31:56

      Crime hediondo, fato! Deve ser punido com rigor. O editorial ia bem, até aventar a possibilidade do crime ter motivação racial, lamentável, até tu Brutus? Está difícil encontrar um jornalismo corajoso, original e isento nesses últimos tempos

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • W

        Wander

        25/11/2020 0:15:16

        Por um editorial como este é que vale cada centavo da minha assinatura na Gazeta. Parabéns pela clareza de espírito e visão acurada.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MARCELO ZAVARIZI CAETANO

          24/11/2020 15:21:40

          Tenho sido um crítido da Gazeta, mas esse é o editorial que esperamos de um jornal . Visão 360. É claro que existem outras particularidades, mas isso necessitaria de um livro. Quanto aos que nos comentários pedem para olhar a vida pregressa da vítima, são os favoráveis a inquisição. De nada importa a vida pregressa, foi um homicídio, um despreparo e como disse o editorial, pode piorar se pensar que foi preconceito.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MARCELO ZAVARIZI CAETANO

            24/11/2020 15:21:40

            Tenho sido um crítido da Gazeta, mas esse é o editorial que esperamos de um jornal . Visão 360. É claro que existem outras particularidades, mas isso necessitaria de um livro. Quanto aos que nos comentários pedem para olhar a vida pregressa da vítima, são os favoráveis a inquisição. De nada importa a vida pregressa, foi um homicídio, um despreparo e como disse o editorial, pode piorar se pensar que foi preconceito.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              wilmar scoz

              24/11/2020 14:43:59

              Que visão rasa da Gazeta. Só se importaram com a morte uma pessoa. E as demais que morrerem de violência todos os dias? Elas não importam porque não é da interesse da ala socialista. Esses ignorantes que falam de racismo não tocam no assunto das cotas raciais, que é racismo. O julgamento que o editorial faz é tendencioso, maldoso. Só por que envolve de um lado negro e do outro branco, automaticamente julgam ser racismo. Vergonhoso! Ademais, negros matam brancos todos os dia. Não é racismo? Por quê? Só porque os ideologizados querem? Isso é tirania. É a manifestação de ódio aos brancos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Cel Vamilton

                24/11/2020 14:42:40

                Lamentável tudo isso, principalmente quando a mídia esquerdista torce pra que isso aconteça. A ação dos seguranças é reprovável, mas o discurso **** e criminoso da mídia globalista de racismo é totalmente mentirosa, mais uma Fake News.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • S

                  Sergio

                  24/11/2020 14:39:44

                  Um pequeno aviso, sobretudo ao jornalista desavisado, estude o ocorrido em sua totalidade também averigue a vida pregressa da vítima antes de martiriza-la...nada apaga o exagero dos seguranças e a culpa dos mesmos, mas a situação é longe de ser tão simples e a vítima está longe de ser inocente...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Sergio

                    24/11/2020 14:39:44

                    Um pequeno aviso, sobretudo ao jornalista desavisado, estude o ocorrido em sua totalidade também averigue a vida pregressa da vítima antes de martiriza-la...nada apaga o exagero dos seguranças e a culpa dos mesmos, mas a situação é longe de ser tão simples e a vítima está longe de ser inocente...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      paulo eduardo cajazeira

                      24/11/2020 14:34:03

                      Um absurdo toda essa história. Ir ao supermercado e acabar encontrando a morte. A violência está escancarada aos olhos, sem limites temporais: dia ou noite. O Brasil e o Mundo estão sem controle.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luciano R. Ayres

                        24/11/2020 14:29:26

                        Infelizmente, o ser humano passa por uma crise moral, onde a vida perdeu a importância, pessoas que são treinadas para ser seguranças, ou policiais que são treinados para manter a paz e a ordem chutam esse conceito e comentem crimes, por ódio, ou por surtarem e apenas por que gostam de abusar da sua autoridade, são exemplos banais do nosso cotidiano, e esse caso do Carrefour mostra um exemplo de uma sociedade totalmente descontrolada. Uma sociedade que está deixando de lado os valores de família, de educação e até religiosos. Será que conseguiremos reverter isso?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Carbonatto

                          24/11/2020 14:22:21

                          A morte de um ser humano é lamentável, o uso político da mote é nojento! Vejam as estatísticas de mortes violentas de policiais no Rio de Janeiro, qual é a comoção da mídia ou da sociedade, sejam eles brancos, pardos ou negros? A verdade é que a mídia e a “esquerda” estão importando o “black lives matter” dos EUA com fins de obter “vantagens políticas”.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • O

                            Osvaldo Colarusso

                            24/11/2020 14:21:15

                            A esquerda e a imprensa se cansaram do cadáver da vereadora carioca assassinada. Arrumaram outro cadáver para dizer ser "seu". Se o sujeito não era lá flor que se cheire, isso é um detalhe desprezível, aos olhos de quem promove divisões para melhor se empoderar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • O

                              Osvaldo Colarusso

                              24/11/2020 15:32:44

                              paulo eduardo cajazeira: que eu saiba ninguém da minha família tem uma ficha corrida comparável a esse sujeito

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Cel Vamilton

                              24/11/2020 14:44:52

                              Entendi sua posição amigo. É verdade que a imprensa esquerdista torce e precisa de fatos como esse pra sobreviver.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • P

                              paulo eduardo cajazeira

                              24/11/2020 14:35:05

                              Caro Colarusso, espero que nunca tenha alguém assassinado em sua família.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Demetrius Giovanni Soares

                            24/11/2020 12:58:10

                            Ué, e a posição do jornal sobre as manifestações dos vândalos NEGROS incendiários dentro do mercado e q colocaram em risco a vida de centenas de pessoas q poderiam ter morrido asfixiadas ou carbonizadas lá dentro? Kd a posição do jornal sobre a funcionária q arriscou a própria vida para debelar as chamas com um mini extintor de incêndio? Kd a posição do jornal sobre o Carrefour ter cedido às exigências do Sleeping Giants e acatar decisões políticas flagrantemente marxistas (as quais tb incluem depredaçao do bem público e privado)?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Arthur Ant

                              24/11/2020 12:49:37

                              Até quando vamos assistir cenas de barbarie, como o linchamento de um espancador de mulheres pelos seguranças de um supermercado. Se o espancador estivesse preso e os seguranças fossem treinados isso não ocorreria. Espero que haja punição exemplar.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • C

                                Cel Vamilton

                                24/11/2020 14:46:56

                                Apontou certamente dois dos maiores erros do ocorrido. Temos mais, como por exemplo a agressão da vítima aos seguranças.....

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Arthur Ant

                              24/11/2020 12:49:37

                              Até quando vamos assistir cenas de barbarie, como o linchamento de um espancador de mulheres pelos seguranças de um supermercado. Se o espancador estivesse preso e os seguranças fossem treinados isso não ocorreria. Espero que haja punição exemplar.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Emerson

                                24/11/2020 12:25:42

                                Não tem justificativa minha gente pois se o mesmo estivesse com algum problema deveriam ter rapidamente chamado a polícia de verdade e assim evitando a crueldade e cenas de barbárie. Quem não tiver nenhum pecado comece atirando a primeira pedrinha já dizia a Bíblia.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • H

                                  Hamilton Lima Wagner

                                  24/11/2020 11:48:16

                                  Gostei do posicionamento - parabéns. É bem isto, nenhuma violência é justificável - até mesmo da imprensa que gera comoção e prejuizos ao país.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Rafael Triaquim

                                    24/11/2020 11:47:18

                                    " Não há como justificar ou defender o que ocorreu" como assim? Todos temos direito á defesa, o Carrefour tem direito a defesa, os seguranças tem este mesmo direito, eles estavam trabalhando.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • A

                                      Adriel Farias

                                      24/11/2020 12:55:33

                                      Legitima defesa, é se defender dentro do limite aceitável e não espancar alguém até a morte.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    Tito

                                    24/11/2020 11:18:09

                                    O artigo abaixo expressa outra realidade: https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/eles-dizem-e-ai-voce-vai-queimar-o-carrefour-ou-e-racista/

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • D

                                      Demetrius Giovanni Soares

                                      24/11/2020 13:13:55

                                      Realmente, o artigo do Pedro Henrique Alves sobre os NEONEGROS é um verdadeiro tapa na cara do editorial desse jornal, o qual, vez por outra, tenta se reinventar num malabarismo retórico q no final das contas apenas evidencia o quanto as mídias conservadoras estão reféns da hegemonia marxista do discurso. Gazata, por favor, diga em alto e bom som: "não somos marxistas!"

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Arthur Ant

                                      24/11/2020 12:52:06

                                      Essa é a delícia deste jornal. Pode se ler diversos enfoques e o produto é sensacional: nos tornamos menos radicais.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • D

                                    Dimas N

                                    24/11/2020 11:11:29

                                    Na Inglaterra há dados para este tipo de imobilização e sua letalidade. Técnica usada na Europa e nos USA, para brancos, negros, bem vestidos, mal vestidos, que se negam agir como civilizados ou admitir que perderam este round.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • N

                                      Nm

                                      24/11/2020 10:30:16

                                      Lamento a Morte do homem, mas caracterizar isso como racismo é importar um problema que não temos, pelos menos nas proporções que querem nos impingir.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luzalvo

                                        24/11/2020 7:07:35

                                        E mais: se fosse um homem branco de terno que já tivesse treta com os seguranças e que na saída do supermercado desse um soco na cara de um deles, isso jamais teria acontecido, provavelmente o segurança teria dado um beijinho na bochecha do homem branco encrenqueiro desejando saúde e paz a sua mãe. Por aí se vê que o passado da vítima e seu histórico no supermercado são irrelevantes, como as pessoas ousam esmiuçar esses detalhes? Foi claramente um ato racista, uma confusão que jamais aconteceria se fosse com um homem branco.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • F

                                          F.Neto

                                          24/11/2020 11:50:44

                                          Boa ironia.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pzig

                                          24/11/2020 9:51:12

                                          O pior pecador é o que vê o próprio pecado nos outros.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Erison

                                          24/11/2020 9:27:37

                                          Nada justifica a brutalidade dos 2 seguranças. Mas classificar o crime como racismo já é demais - a vítima era uma pessoa desequilibrada com um histórico nada abonador.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luzalvo

                                        24/11/2020 6:24:27

                                        O bom do jornalismo brasileiro é que ele substitui o trabalho da polícia e do judiciário. Nesse caso do Carrefour o jornalismo já concluiu que sim, foi um crime de racismo porque afinal somos todos racistas e traficantes, latrocidas, encrenqueiros, briguentos e bandidos negros só morrem porque os brancos e amarelos são racistas. Pronto, já podem fechar as delegacias e desativar boa parte do judiciário, o trabalho de investigação e julgamento não só dos assassinos do Carrefour mas de toda sociedade já foi feito com sucesso pelo jornalismo, obrigado Gazeta.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • D

                                          Demetrius Giovanni Soares

                                          24/11/2020 13:20:20

                                          Edemir: todo mundo q leu a crítica do Luzalvo entendeu q ele está se referindo a midia maistream. Aliás, esse é o grande barato da midia maistream vendida pra China, vc nem precisará ler a matéria pra descobrir q os jornalistas já viticinaram a favor do marxismo cultural

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Edemir

                                          24/11/2020 8:37:45

                                          O jornal deixou bem claro no editorial que o crime é resultado de uma barbárie e da degradação moral em que se encontra a sociedade e, se comprovado o racismo após as devidas investigações, torna-se mais abjeto ainda. Mas antes de tudo é barbaridade e ponto final. Essa linha de argumentação e sua respectiva conclusão estão evidentes no texto.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Edemir

                                          24/11/2020 8:31:28

                                          Tem certeza que leu o editorial? Se leu, a sua interpretação de texto é simplesmente pífia.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        F.Neto

                                        24/11/2020 4:21:54

                                        Analisando friamente, o que levou à morte foi provavelmente a mesma técnica de imobilização arriscada que foi utilizada pelo policial americano. Creio que essa técnica deva ser proibida tanto na polícia quanto nas empresas de segurança particular. E que os seguranças deixem de usar armas letais. Talvez não tenha havido a intenção de matar mas assumiu-se o risco.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          FLAVIO

                                          24/11/2020 2:38:15

                                          Um ponto que nunca vejo sendo levantado é onde a pessoa assassinada morava não é um gueto racial. Nos bairros, basta olhar, todas paletas de cores convivem, ninguém melhor ou lá com muitas vantagens sobre as outras. Os despreparados seguranças provavelmente devem morar em bairros muito semelhantes à da pessoa que assassinaram. Como pode eles terem sido racistas, se provavelmente vivem em comunidades onde a segregação é inexistente, como em todo lugar? Se for mais a fundo, até amigos ou parentes negros possuem. Mataram porque são pessoas más ou despreparados, ou as duas coisas juntas.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          Fim dos comentários.