i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Neste tempo de máscaras, uma mordaça sutil

  • PorGazeta do Povo
  • 31/05/2020 18:00
Neste tempo de máscaras, uma mordaça sutil
| Foto:

A liberdade de expressão é um dos valores mais caros a todos os que verdadeiramente compreendem a grande importância da democracia. Por mais que ela não seja, como querem alguns, absoluta, merece a mais extensa proteção possível, tanto em razão de seu papel no fortalecimento da livre atuação política dos cidadãos quanto no seu papel de meio de florescimento dos potenciais humanos. Mesmo assim, ela continua a ser ameaçada das mais diversas formas: desde as mais explícitas e que não fazem questão de esconder seu caráter de censura, seja a imposta pela força, seja pela caneta do Judiciário (como, aliás, continua ocorrendo no Brasil de hoje), até os mecanismos tão sutis que acabam incorporados na mente das pessoas, transformando-se em uma autocensura digna de distopias orwellianas.

E, entre esses dois polos, há as ameaças que se escondem atrás de terminologias edificantes; é o caso dos quase gêmeos projetos de lei ditos “de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet” tramitando na Câmara e no Senado. Ora, quem não quer “liberdade, responsabilidade e transparência na internet”? Mas, por trás do nome e de trechos necessários, como os que preveem o combate a perfis falsos, robôs, redes de calúnia e difamação, há também uma tentativa de cercear a liberdade de expressão do cidadão: uma mordaça neste tempo de máscaras.

Tanto o PL 1.429/2020, proposto pelos deputados Felipe Rigoni (PSB-ES) e Tabata Amaral (PDT-SP), quanto o PL 2.630/2020, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), entre incontáveis problemas, pecam por um “vício de origem”: a ideia de que o Estado teria por função controlar aquilo que chama “desinformação”. Como sói acontecer no processo legislativo brasileiro, as peças elencam objetivos aparentemente nobres, como no artigo 3.º do PL 1.429: “o fortalecimento do processo democrático por meio do combate à desinformação e do fomento à pluralidade de informações na internet do Brasil”.

"Desinformação", nos projetos apresentados, é toda afirmação que, em suma, ofenda os brios de alguém

O que seria, porém, a desinformação? O projeto a define no artigo seguinte: “conteúdo falso ou enganoso que foi propositadamente colocado fora de contexto, manipulado ou completamente forjado com o interesse de enganar público e que: a) Seja disseminado para obter ganhos econômicos; ou b) Possa causar danos públicos, como fraudes eleitorais, o risco à estabilidade democrática, ao funcionamento de serviços públicos, à integridade física e moral de pessoas e grupos identificáveis por sua raça, gênero, orientação sexual ou visão ideológica ou consequências negativas à saúde individual ou coletiva”. Palavreado semelhante é verificado no PL 2.630: “conteúdo, em parte ou no todo, inequivocamente falso ou enganoso, passível de verificação, colocado fora de contexto, manipulado ou forjado, com potencial de causar danos individuais ou coletivos, ressalvado o ânimo humorístico ou de paródia”.

O leitor atento deve ter já percebido que cabe tudo na definição. Desinformação, nos projetos apresentados, é toda afirmação que, em suma, ofenda os brios de alguém. O problema fundamental reside em quem tem autoridade para definir o que é uma mentira ou não. Na sua essência, os projetos preveem uma estrutura de governança para regular a informação que circula nos “provedores de aplicações de internet”, isto é, redes sociais como Twitter, WhatsApp, Facebook e Telegram. Os responsáveis por esses serviços passam a ter “o dever de desenvolver procedimentos de acompanhamento para melhorar as proteções do usuário contra comportamentos ilícitos”. Entre os procedimentos elencados, os provedores precisam encaminhar conteúdos potencialmente desinformativos a “verificadores de fatos independentes”, que teriam por função avaliar a veracidade da informação, donde se seguiriam potenciais consequências como bloqueios de contas disseminadoras de desinformação, entre outras medidas.

Nessa nova governança da informação, portanto, o Estado delega para entidades privadas formadas por jornalistas o poder de classificar a veracidade ou não de determinada informação, produzida por políticos, empresas de comunicação ou qualquer um que seja capaz de escrever um texto. Em última instância, os PLs transferem para o Estado a função de ajuizar aquilo que é verdade ou não, em relação a quaisquer fatos ou informações imagináveis, e o Estado atuaria pela via de agências privadas de regulação. A ideia é complicada por princípio e difícil de imaginar em termos de operacionalidade numa democracia, mantendo o respeito às liberdades fundamentais e ao direito de livre expressão. A questão se torna ainda mais gravosa quando se considera a privacidade dos usuários da rede, que estaria sujeita, segundo o artigo 9.º do PL 2.630, a “boas práticas para a proteção da sociedade contra a desinformação”, entre as quais “o uso de verificações provenientes dos verificadores de fatos independentes com ênfase nos fatos” e a rotulação de conteúdo desinformativo como tal. Essas entidades ganhariam, portanto, direito de saber que informações estão sendo veiculadas por qual pessoa entre seus contatos privados, numa flagrante ingerência sobre a privacidade de milhões de pessoas.

Que há abusos no exercício da liberdade de expressão é algo bastante evidente. Mas a constatação desse abuso deve ocorrer no âmbito do Judiciário, não cabendo essa avaliação a outra instância. E, mesmo assim, ao Judiciário não cabe analisar a veracidade ou não de críticas, ideias, pensamentos, mas apenas a veracidade de fatos, efetivamente verificáveis, pela simples razão de que o Judiciário não é a instância que dá a palavra final sobre ciência, história ou filosofia etc.

Ora, se nem ao Judiciário se concede a possibilidade de analisar a veracidade de afirmações não factuais, com ainda mais razão não se pode atribuir tal incumbência a quem quer que seja, muito menos a entidades privadas, pretensamente arvoradas em instâncias checadoras, supostamente mais sérias do que a de outras empresas que dedicam suas atividades à difusão da informação. Igualmente problemático é atribuir-lhes autoridade na própria aferição de fatos, porque isso suporia conceder-lhes o julgamento do que é factual ou opinativo ou avaliativo, algo que, por óbvio, só o Judiciário poderia fazer.

Especialmente no caso brasileiro, já ficou comprovada a atuação seletiva e parcial das autodenominadas “agências de checagem”, e um caso recente bem o ilustra: em 11 de maio, um site jornalístico de esquerda afirmou que apoiadores de Jair Bolsonaro haviam feito uma saudação nazista diante do presidente no Palácio da Alvorada, o que foi imediatamente replicado por outros sites de considerável audiência e mesma orientação ideológica. Para tanto, usaram foto anteriormente publicada no site do canal CNN Brasil, que havia identificado corretamente o gesto como uma oração feita por evangélicos (e, para não deixar dúvidas, vídeos do episódio deixavam claro que se tratava da chamada “imposição das mãos”). Uma das mais badaladas “agências de checagem” levou inacreditáveis 24 horas para denunciar a mentira; outra delas simplesmente ignorou a fraude. Tampouco o Facebook restringiu o alcance das publicações que compartilharam as matérias dos três sites de esquerda. Ora, se os autodenominados guardiões da lisura na internet falham de forma tão grosseira quando se trata de uma alegação factual facilmente desmentível, como entregar-lhes tamanho poder? Não estaria longe o dia em que veríamos o bloqueio de publicações, por exemplo, com informações científicas que embasem a defesa da vida desde a concepção, ou a impostura da ideologia de gênero.

Já ficou comprovada a atuação seletiva e parcial das autodenominadas “agências de checagem”

Não custa lembrar que a Constituição, no seu artigo 220, caput e §1.º, prevê que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Também afirma que “é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”. No fim das contas, é isso que está em jogo. O que os projetos instituem, a despeito dos trechos que atacam problemas reais, é um dispositivo de censura, de governança da informação e das opiniões numa sociedade livre, sob a aparência de legalidade democrática.

É por isso que dizemos haver um “vício de origem” nas propostas, que dando ensejo a abusos e violações de liberdades. Em última instância, a proposta concentra no Estado uma aberração equivalente a uma espécie de “monopólio legítimo da veracidade”. E não seria inverossímil imaginar que qualquer dos PLs, transformado em lei, logo se desdobrasse na criação de um orwelliano Ministério da Verdade para garantir a saúde das nossas instituições.

Em tempos normais, seria esperado que propostas assim fossem alvo de uma reação fortíssima da sociedade civil organizada, de entidades de classe, enfim, de todos os democratas, denunciando com veemência as consequências antidemocráticas dos mecanismos previstos no texto. Porém, não é o que tem ocorrido, a ponto de, na semana passada, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ter anunciado com toda a tranquilidade que pautaria o PL 2.630 para votação no próximo dia 2.

Esta Gazeta aceita como legítima a ideia de que o ambiente das redes sociais se encontra sujeito, de uma maneira ou de outra, às regulações estatais. Ubi societas ibi jus, como reza o princípio latino. Onde houver a sociedade, aí também estará o Direito. Não existe liberdade absoluta em nenhuma esfera da vida humana, além da própria consciência do indivíduo. Regras impositivas para reger a convivência ordenada são perfeitamente legítimas, desde que dentro dos parâmetros de legalidade democrática – daí nossa observação a respeito de alguns trechos de ambos os PLs que se referem a problemas reais, aos quais o nosso ordenamento jurídico precisa, sim, dar resposta.

O problema das redes sociais é delicado e demanda um debate extenso, envolvendo toda a sociedade. O Poder Legislativo não pode se dar ao luxo de somar mais instabilidade à ordem política e institucional com decisões equivocadas. Já nos basta o ativismo atrapalhado do Judiciário, como no caso do inquérito das fake news em curso no Supremo Tribunal Federal, uma anomalia jurídica sem objeto próprio, não provocada pelo MPF ou por autoridade judicial, correndo em segredo de Justiça, em que o STF aparece como juiz, acusador e vítima. É preciso recobrar o ânimo e debater o tema com a vagarosidade e atenção que se exige em qualquer questão delicada. Até aqui, as propostas apresentadas são só mais fagulhas no incêndio que tomou conta da sociedade brasileira nos últimos anos.

75 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 75 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    Jefferson Zardo

    ± 16 horas

    Pelo visto o pessoal que está aqui dizendo que fake news é coisa só da direita nunca ouviu falar dos MAVs petistas, que por sinal são citados até em documentos internos do próprio partido e agem na escuridão a muito, muito tempo. E o mais interessante é que até agora a CPI e o inquérito do SFT ignorou solenemente os tais MAVs. Fica mais do que escancarado que tais leis apenas buscam censurar movimentos conservadores ou de direita.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jefferson Zardo

    ± 16 horas

    Interpretação de texto passou longe. O texto foi bem claro que fakenews tem sim que ser combatida, mas não da forma como está sendo proposto. Todos nós sabemos que fatos e números podem ser interpretados de acordo com quem os revisa. Tua própria falta de entendimento do texto já prova isso. Diante desta possibilidade, quem é que vai dizer o que é verdade ou não? Fica muito fácil de dizer que verdade é só aqui com o que eu concordo. Abcs

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jefferson Zardo

    ± 16 horas

    Interpretação de texto passou longe. O texto foi bem claro que fakenews tem sim que ser combatida, mas não da forma como está sendo proposto. Todos nós sabemos que fatos e números podem ser interpretados de acordo com quem os revisa. Tua própria falta de entendimento do texto já prova isso. Diante desta possibilidade, quem é que vai dizer o que é verdade ou não? Fica muito fácil de dizer que verdade é só aqui com o que eu concordo. Abcs

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Silveira Diniz Machado

    ± 23 horas

    Excelência matéria, bem esclarecedira

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos Portela Leôncio

    ± 1 dias

    Realmente impossível de entender como o STF pode agir como , vítima, acusador e Juiz , realmente uma anomalia Jurídica, ignorando totalmente a PGR na sua função, onde quer chegar o STF ? Para se ter respeito tem que se dar respeito, um poder que deveria dar exemplo , pode esperar a mídia jornalistica e televisiva ,que hoje foram eles e amanhã serão voces, estou vendo pela primeira vez a Gazeta brilhantemente expor o que todos deveriam também defender, portanto pensem bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Borges Uliano

    ± 2 dias

    Parabéns. Mais um excelente - e diferenciado - editorial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 2 dias

    MORDAÇA, SEM DÚVIDA !!! SÚTIL, NEM TANTO ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 2 dias

    PARABÉNS, GAZETA DO POVO, isso é jornalismo responsável! PARABÉNS!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sartan

    ± 2 dias

    O projeto é contra robos que divulgam fake news por isso a turma bozoloide não gostou, porque ai não sobra ninguém

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JOSIL

      ± 2 dias

      Inteligentinho e limpinho, um massa de manobra fácil!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michel Carvalho

    ± 2 dias

    Parabéns, Gazeta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Maia

    ± 2 dias

    Gazeta, não sejam caras de pau! Liberdade de expressão e liberdade de imprensa NÃO são direitos a divulgar fake news! Fake news são mentiras publicadas a título de informação e TEM que ser combatida, até mesmo por vocês!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 2 dias

      Exato o seu comentário!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alfred Carstens

    ± 2 dias

    Internet livre sempre. Se recebeu alguma ameaça ou foi colocado em situação de denegrir imagem e a pessoa. Há como acionar a justiça com base no exposto nas redes sociais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 2 dias

      Não, não há. Isso porque a especialidade dos disseminadores de fakes é justamente não dar as caras, camuflar a sua origem e servir-de do anonimato. Até que haja consequências ao criminoso, ele já alcançou o que queria, reverter os danos é quase impossível. É como deixar a casa aberta e contar que, se o ladrão levar, seguramente será preso e castigado pela justiça.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alisson

    ± 2 dias

    O Brasil já tem leis demais.... o Estado jamais deverá "monopolizar o que é verdade ou mentira", isso é um absurdo sem tamanho.... Cada vez que "se cria mais uma 'lei'", é mais uma "amarra" nas mãos e pés dos cidadãos a caminho de uma ditadura de verdade, onde "pensar diferente", será considerado crime. Jamais o Estado deve interferir no modo de pensar dos cidadãos, quer eles estejam certos ou errados. Isso não compete ao Estado decidir. Pessoas de bom senso, sabem o que é certo e errado, não tem a necessidade do Estado "mostrar isso".....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Frederico Oliveira

    ± 2 dias

    Excelente editorial, parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 2 dias

    Imaginem que, sem internet livre, nesse momento, estaríamos achando que: - Os de preto eram bonzinhos e só estavam lutando pela democracia - Os patriotas de verde e amarelo que começaram a confusão - Patriotas levantaram bandeiras neonazistas Preciso dizer mais alguma coisa?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marco Aurelio Bittencourt

    ± 2 dias

    Que o jornal seja coerente e elimine por completo a censura nos comentários.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Alfred Carstens

      ± 2 dias

      Existem critérios mínimos como não ofender alguém postar conteúdo impróprio precisam ser retirados e justo. Pode expressar opinião sem agredir ninguém. Bom senso e fundamental. A política de envio de comentários pode ser avaliada no site.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Irineu Berestinas

    ± 2 dias

    Cumprimento a Gazeta pelo editorial, no qual o tema é tratado com muita sapiência e lucidez. Longe do barulho que faz regra em sepultar a verdade. Parabéns ao editorialistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    felipe marconatto

    ± 2 dias

    Só gostaria de saber: como seria possível penalizar o desvirtuamento do conceito de livre expressão adotado pelo “gabinete do ódio”, e a questão do uso de robôs, para propagar mentiras, calúnias e difamações?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 2 dias

      MateusMS: Esse seu fato é gerado pelo seu cerebro. ja o que vemos é o odio que parte dos filhões igual hoje a frase que eles postaram dizendo que era o Winston churchill mas que ele nunca falou

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MateusMS

      ± 2 dias

      gostaria de saber, de voce, se esse gabinete do ódio existe só do lado de quem apoia o governo? e se vc quer penalizar somente estes? pq o que mais vejo é discurso de ódio e MENTIRAS dos VERMElhos, tanto que eles abriram inquerito contra o presidente na epoca das eleicoes, e quem foi julgado culpado foram os proprios VERMElhos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENNER JEFFERSON PETERLINI

    ± 2 dias

    Mais um editorial que segue o bom senso. É claro que o Estado não deve ter esse poder de determinar o que é mentira ou verdade, mas é preciso mecanismos que mostrem o que é fato é o que é inverdade, através de verificação. Os projetos de lei podem é devem ser melhorados, erros e acertos fazem parte da democracia. Que tenhamos maturidade para perseguir os acertos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 2 dias

      Quer mecanismos? A Internet tá aí liberada pda vc pesquisar, basta não ser preguiçoso. Se vc der esse poder de bandeja pro estado, vai se ***** muito depois.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEILA MARIA BUENO DE MAGALHAES

    ± 2 dias

    Os PLs podem ser aperfeiçoados. Deve haver regramento para impedir que a liberdade de expressão não seja confundida com liberdade para desinformar, disseminar notícias falsas, mentiras, ataques, campanhas de ódio às pessoas, à mídia e instituições legitimamente constituídas, aos estado democrático de direito e para cometer crimes de calúnia, injúria e difamação, (aliás estes 3 últimas já tem pena prevista no Art. 138 do Código Penal.) através das redes sociais, como vem acontecendo hoje. A Gazeta certamente é contra o desvirtuamento do conceito de livre expressão adotado pelo “gabinete do ódio”, que segundo fontes fidedignas é comandado na sede de um dos poderes da República. Ou não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCOS ANTONIO COELHO

    ± 2 dias

    Parabéns pela matéria e isso que a maioria do povo espera de um jornalismo de verdade que informa e não desinforma sem opiniões políticas, deixa a opinião para o leitores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 2 dias

    Lei para perseguir o cidadão honesto que se revolta contra a bandidagem estatal. A extrema imprensa ainda vai continuar com o monopólio da "verdade" e das narrativas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 2 dias

      Narrativas fake são arma política na mão de espertalhões. Não haverá mais democracia se não houver tenaz combate às fakes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose A Lourenco dos Santos

    ± 2 dias

    Se você registrar que um deputado tem codinome Botafogo na Odebretch será fake news porque não há provas, só 3 ou 4 delacoes idênticas. Projeto de ********!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 2 dias

    Que representantes do pensamento totalitário predominante da esquerda defendam um projeto de censura estatal como esse nao e' novidade, mas que vários jornalistas se frustrem quando defrontados com sua incapacidade argumentativa e passem a defender a censura para aquilo que nao lhes agrada e' algo impensável. Como pode alguém que se propõe como objetivo profissional a busca da verdade ultima dos fatos se contentar em amordaçar uma das versões? Jornalistas defensores da censura, voces sao uma desonra para a profissão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose A Lourenco dos Santos

    ± 2 dias

    Se você registrar que um deputado tem codinome Botafogo na Odebretch será fake news porque não há provas, só 3 ou 4 delacoes idênticas. Projeto de ********!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Souza Freire

    ± 2 dias

    Texto Cirúrgico. Perfeito, sobretudo na parte em que desvelou a parcialidade do Sensor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 2 dias

    Gazeta do Povo está se omitindo no contra-ponto aos ataques que o governo vem sofrendo, desde há muito tempo, do stf, do congresso e dos principais veículos de mídia do Brasil ... infelizmente ... só encontro este contra ponto no "Jornal da Cidade" ... por sinal, hoje mostra uma "retratação" do ministro Celso de Melo com relação à sua mensagem que acusa o governo de nos estar em um momento de "ascensão n*az*ista" conduzido pelo governo federal (quando isto é exatamente o que ele está fazendo com suas decisões anti-democráticas) ... notícia fundamental ... onde está a Gazeta ??

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 2 dias

    "Onde houver a sociedade, aí também estará o Direito. Não existe liberdade absoluta em nenhuma esfera da vida humana, além da própria consciência do indivíduo." Cabe a quem tem a responsabilidade constitucional para julgar, separar o que de fato ultrapassa os limites das liberdades individuais alguém, se esse ao se manisfestar invadiu os direitos e as liberdades do outrem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VALDIR SOARES DOS SANTOS

    ± 2 dias

    Finalmente um posicionamento digno de um jornal que se intitula “conservador” e democrático .Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Resende

    ± 2 dias

    O que acharia se começam a divulgar dados falsos de sua vida pessoal e profissional nas redes sociais?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jose A Lourenco dos Santos

      ± 2 dias

      Seria crime. Não fake news. O projeto é de ********.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos eisenschlag

      ± 2 dias

      Iria a delegacia fazer um BO e posteriormente a Justiça e pediria para rastrear os perfis de quem divulgou, enquadrando em crime de calunia e difamação, leis ja' existentes no Brasil que ja' tem VÁRIOS condenados por difamação virtual.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sebastião orlando machado

    ± 2 dias

    Isso de fake news todos sabemos que é manobra pra calar os conservadores na divulgação das falcatruas e tranbicagens destes ********** do congresso, dos togados que se acham deuse e alguns outros marginais disfarçados que circulam ai neste meio, divulgação esta que sabemos não interessar a dita grande midia. Leis que protegem o cidadão de bem ja existem, quem se sentir ofendido e tiver provas do contráro pode acionar juridicamente qualquer fato nesse sentido. Fake news quem propaga diariamente é a globo, a band , cnn , folha, gazeta,estadão uol.......etc....etc....etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VIVIANE MAC

    ± 2 dias

    Parabéns!Excelente editorial-Os acontecimentos deste domingo, 31 de maio, onde Antifas e Torcidas Organizadas, são chamados de Pró-Democracia, e passeatas pacíficas são chamadas de Antidemocráticas por grande parte da mídia, de senadores e de deputados do centrão e de esquerda, essas não seriam chamadas de Fake News, mas quem devidamente postasse as verdadeiras intenções dessa notícia tendenciosa e mentirosa através de seus canais sofreria processos, com censura e apreensão; esse será o Brasil de máscaras inescrupulosa de censura à verdade... quem apoia esses projetos com certeza adoraria calar a boca de todos os cidadãos, e enfiar goela abaixo as suas versões do que é democracia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 2 dias

    Mordaça sutil ? É picaretagem escancarada ! Para começar, mensagens de whatsapp e similares são privadas, e em conversas privadas vale tudo. A liberdade de expressão em conversas privadas deve ser total, irrestrita e absoluta. Não é crime mentir, xingar ou criticar no âmbito privado. Todos fazemos isso constantemente, e o único crivo que deve existir é a paciência do interlocutor. Processar Google ou empresas de aplicativos é como processar uma operadora de telefones pelo o que é dito pelos usuários. Ridículo, e só esquerdistas tem desejo de controlar mídias sociais, provando mais uma vez sua alma totalitária.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 2 dias

    Caso essa lei seja uma ideia da esquerda, pode também ser um tiro no próprio pé deles próprios. O povo brasileiro já disse nas eleições passadas que é conservador. Com próximos governos conservadores, a tendência será também um judiciário e principalmente um STF conservador. E aí quero lembrar-lhes o que diz um velho e sábio ditado: PAU QUE DÁ EM CHICO, DA EM FRANCISCO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Vinicius de Andrade

    ± 2 dias

    Excelente editorial. Espero que seja lido e compreendido pelos Srs. Senadores do Paraná. Fake News se combate com mais liberdade de expressão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    ± 2 dias

    E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará Jo 8:32 - É mentira?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE DO PARANA

    ± 2 dias

    Decepção total com esse editorial coxinha.Vamos deixar a robozada fazer a festa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    Este é o link do senado para a Consulta Pública quanto ao PL 2630. Votem NÃO. https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=141944&voto=contra

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anna

    ± 2 dias

    Proteger apenas os amigos e a si mesmos não me parece ato de proteção a informação. É CENSURA SELETIVA. O PT queria o controle da midia (a seu favor) e está conseguindo, graças aos amigos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilson Macan

    ± 2 dias

    Mais uma vez o ESTADO tentando tutelar o cidadão, como se nós não tivéssemos a capacidade de distinguir as noticias e fossemos incapazes de ter julgar o que se nos apresenta. Uma lastimável tentativa de CALAR A BOCA DO CIDADÃO, Vale a máxima: quem não deve não teme... Quantos do Legislativo não temem?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilmar

    ± 2 dias

    cho que não é uma boa ideia tutelar o cidadão partindo do princípio que ele não é capaz de dirimir o certo do errado, o bem do mal. Além do que estaremos permitindo que empresas estrangeiras (redes sociais) censure os brasileiros. Como fica a soberania nacional?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 2 dias

    Sempre a esquerda querendo controlar o pensamento e tutelar as pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 2 dias

    Este inquérito mostra a real face do que estaríamos vivendo em escala maior, caso o resultado das urnas fosse a favor do social-comunismo. A liberdade de expressão é fundamental na construção de uma sociedade. Aplique-se a lei nos casos que se constituem crimes, agora perseguição para reprimir tais direitos é inconcebível. Infelizmente nosso congresso mostra mais uma vez sua inapetência aos interesses dos brasileiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juliano

    ± 2 dias

    Eu acho essa choradeira um exagero de quem sobrevive do estelionato intelectual. Se o texto está ruim, peçam melhoras nele. Mas é preciso acabar com essa farra na qual o mais malandro prevalece. A verdade verificável deve prevalecer, não o robozinho do safado que se aproveita da ingenuidade das pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 2 dias

      E você será o fiscal de pensamento das pessoas ? Vai dizer o que elas devem ou não pensar ? Isso aconteceu e acontece em TODAS as ditaduras comunistas, a esquerda jamais aceitou a liberdade de pensamento e de expressão. Um dos motivos pelos quais só voto na direita....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio

    ± 2 dias

    Finalmente este jornal se posicionou, apesar de vários jornalistas da Gazeta vibrarem com esta onda censora. Em uma sociedade livre é inconcebível qualquer Ministério da Verdade, seja ele mínimo ou não. Cabe a sociedade, somente ela, averiguar o que é fato, mentira, opinião, achismo, informação errada e etc. E isto só acontece com aprendizado, com a evolução da sociedade com as redes sociais. Um grupo com este poder sobre o que é verdade pode censurar até o chá de erva-cidreira da Dna. Maria como calmante porque não foi testado em laboratório com o tal de "duplo cego". Nunca abra a fresta da porta porque alguém vai escancará-la um dia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Romauro Wolff Santos

    ± 2 dias

    Charge é arte, uso de máscaras é ciência, anonimato é subterfúgio miliciano. Com educação e respeito a ordem jamais seria necessário regulamentação ao ataque pessoal, fato amplamente disseminado pelo atual governo. Lamentável mas imperioso o mínimo de garantias à verdadeira liberdade de expressão, com identidade. SIM à PL 2.630/2020 e "Deus tenha misericórdia desta Nação".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 2 dias

      Quer dizer que você quer enfiar uma máscara na minha cara, quer eu queira ou não ? Me trancar em casa e quebrar a minha empresa ? Melhor votar em quem respeita as minhas liberdades de circulação, de trabalho e de expressão. Pessoas como o Bolsonaro...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 2 dias

    Parabéns pelo texto. No entanto, parece que vários dos jornalistas da gazeta vibram com os resultados do inquérito das fake news, bem como com a possível criação do Ministério da Verdade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 2 dias

    Não há q se discutir a necessidade de tornar imputáveis os emissores de fakes, com objetivos de difamação e formação de opinião via desinformação, e q usam métodos modernos de difusão em massa. Nisso o STF está coberto de razão. Desfazer as consequências de um ataque de fakes para uma certa vítima não é quase nunca possível se considerada a temporalidade dos danos: um político ñ perde o mandato, mesmo se provados os malfeitos, antes de longa permanência no cargo, e ñ é possível reverter suas ações enquanto esteve empossado. Para a difusão em larga escala, devem sim ser obrigatórios a rastreabilidade e aquilo que se entende por accountability, senão a democracia fica à mercê da desonestidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    rdi

    ± 2 dias

    tava até coerente... aí conseguiu falar de defesa da vida desde a concepção... pra que??

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Montenegro

    ± 2 dias

    Muito bem colocado! Esse tipo de projeto não contribui em nada com o estado democrático de direito. É um mecanismo de censura ao POVO BRASILEIRO o grande usuário da comunicação digital.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAPA

    ± 3 dias

    suspiro com alívio lento este editorial , perfeita análise jornalística sem viés ideológico de esquerda ou direita , pro governo ou anti governo , desempenhou , ao meu ver, o verdadeiro ofício da verdadeira imprensa , ciente de sua função em um estado democrático , parabéns !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAPA

    ± 3 dias

    suspiro com alívio lento este editorial , perfeita análise jornalística sem viés ideológico de esquerda ou direita , pro governo ou anti governo , desempenhou , ao meu ver, o verdadeiro ofício da verdadeira imprensa , ciente de sua função em um estado democrático , parabéns !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denilson Gomes Privado

    ± 3 dias

    Perfeito! Demorou tomar uma posição clara contra esse projeto esdrúxulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dylan Rees

    ± 3 dias

    O conceito "fake news" supõem existor "news" não-fake. Ponto é, não existe "news" no sentido se noticia pura, dado, fato. Estem sempre angulos, existem estórias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriel Moraes

    ± 3 dias

    Ufa....finalmente esse jornal se posiciona. Estava demorando. Que cada um arque com a consequência do que fala. O Estado não deve limitar o que falar. Que esse editorial oriente os jornalistas socialistas que habitam esse jornal, para um olhar mais liberal e democrático.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 3 dias

    Muito bem colocado , é o outro lado do projeto exposto didaticamente e convidando ao debate , pois aqui no Brasil está virando um mania nefasta , aprovação de lei sem participação da sociedade que acaba ficando sempre refém de leis feitas sem estudos e de agentes públicos inescrupulosos que acabam dando a sua interpretação pessoal de todas as leis mau feitas pelo legislativo, parabéns a este jornal por expor isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 3 dias

    Gazeta acertou em cheio. Projetos nascidos na cabeça de pessoas que têm DNA autoritário e totalitário devem ser combatidos com vigor. Não por coincidência, os autores são todos de esquerda, porque o autoritarismo e o totalitarismo são pais homoafetivos da esquerda desde que ele foi concebido naquela transa adúltera entre Marx e Engels.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 2 dias

      Perfeito

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JAPA

      ± 3 dias

      gostei desta descrição da paternidade ou seria maternidade da esquerda kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 3 dias

    Parabéns pelo editorial, corajoso e realista defendendo a democracia. Algo que Alcolumbre e o STF agridem de forma ostensiva criando ambiente político para projetos que pretendem amordaçar a opinião pública.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diego Cardoso Baima

    ± 3 dias

    Parabéns, Gazeta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FLAVIO N CHAMMAS

    ± 3 dias

    Parabéns pelo editorial, hoje o melhor jornal do Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.