• Carregando...
Estudo revela que 279 das 436 regiões de saúde do Brasil não têm 10 leitos de UTI por 100 mil usuários.
Estudo revela que 279 das 436 regiões de saúde do Brasil não têm 10 leitos de UTI por 100 mil usuários.| Foto: Piro Cruciatti/AFP

Levou menos de um mês desde a confirmação do primeiro caso para que o coronavírus colocasse a rede hospitalar do Amazonas em colapso. Em 13 de março, uma mulher que havia viajado para Londres foi diagnosticada com a Covid-19. Em 24 de março, ocorreu a primeira morte no estado. Em 6 de abril, o secretário de Saúde afirmou que o Amazonas tinha 95% de seus leitos de UTI ocupados. Quatro dias depois, o Hospital Delphina Aziz, destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes com coronavírus, chegou ao limite, e instituições particulares também já informavam a incapacidade de receber novas pessoas com a doença. O caso do Amazonas é um exemplo contundente daquela que é a grande ameaça do coronavírus, mas que continua a ser ignorada por muitos: o colapso das redes hospitalares.

No início da pandemia, o indicador favorito daqueles dispostos a minimizar o risco trazido pelo vírus era sua letalidade, que em termos proporcionais era mais baixa que a de outras doenças. Por mais que as mídias sociais continuem inundadas de comparações de mortes provocadas pela Covid-19 e por outras causas, este é um argumento que em pouco tempo não poderá mais ser usado: dados da Organização Mundial de Saúde mostram que a Covid-19, em quatro meses, já causou quase dez vezes mais óbitos que a gripe H1N1 nos 20 meses de duração da pandemia de gripe, que durou de janeiro de 2009 a agosto de 2010.

Se queremos que as medidas restritivas mais severas sejam levantadas, precisamos que a velocidade com que reforçamos nossos hospitais seja maior que a velocidade com que o coronavírus se espalha

Chamar a atenção para as mortes ou os índices de letalidade desvia a atenção de outro dado: a velocidade com que o coronavírus se espalha e a porcentagem de pessoas que precisariam de internação, estimada inicialmente entre 10% e 20% dos casos, embora outras estimativas falem de 5%. Qualquer desses índices só parece pequeno se for aplicado a um grupo pouco numeroso, mas se torna bastante representativo se aplicado a uma grande população. Sem medidas de isolamento social, ou em um cenário no qual essas medidas são ignoradas pela população – o que parece ter sido o caso de Manaus, a julgar por declarações do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) –, muitas pessoas se contaminariam ao mesmo tempo, e bastariam esses 5%, 10% ou 20% para lotar a rede hospitalar, deixando de fora não apenas outros pacientes de Covid-19, mas também qualquer outra pessoa que necessitasse de uma UTI ou respirador por qualquer outro motivo.

Foi com base neste indicador que surgiu a demanda por “achatar a curva”: em outras palavras, o isolamento social reduziria a velocidade de propagação do coronavírus e “espalharia” as contaminações ao longo de um período de tempo maior. Como resultado, o chamado “pico” – o momento com mais pessoas simultaneamente doentes a ponto de demandar internação – seria mais “baixo” que na ausência de medidas restritivas; o ideal seria que ele se tornasse baixo o suficiente para ser completamente absorvido pela rede hospitalar.

Além disso, quando se consegue “achatar a curva”, o pico de contaminação não é apenas diminuído, mas também adiado; daí as constantes revisões das autoridades sanitárias quanto ao momento em que se verificará o auge do surto. Essas revisões também não passam incólumes nas mídias sociais, velozes em ironizar o que parece incompetência governamental em determinar uma data, mas que na verdade é demonstração de que as medidas de isolamento estão surtindo seu efeito e adiando o momento crítico. Afinal, o esforço de “achatar a curva” também é uma tentativa de ganhar tempo e reforçar a rede hospitalar, providenciando mais leitos e equipamentos – tempo que o Amazonas não teve, com seu 1,24 leito de UTI para cada 10 mil habitantes, quando a demanda nos países mais atingidos pela pandemia era de 2,4 leitos por 10 mil habitantes, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

Se queremos que as medidas restritivas mais severas sejam levantadas – e todos sabemos do altíssimo preço que elas estão cobrando dos empresários e dos trabalhadores, especialmente os mais pobres –, precisamos que a velocidade com que reforçamos nossos hospitais seja maior que a velocidade com que o coronavírus se espalha. Vencer esta corrida, no entanto, exige uma combinação de políticas públicas sérias (e o governo federal tem feito sua parte na busca por novos leitos, equipamentos e testes) e adesão da população aos comportamentos que freiam a curva de contaminação, adesão esta que é dificultada por diversionismos e negacionismos que não ajudam a compreender como o coronavírus ataca as estruturas de saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]