i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

O dia da censura

  • PorGazeta do Povo
  • 26/07/2020 19:59
Ministro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes, do STF.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Na última sexta-feira, a sociedade brasileira teve notícia de mais uma decisão equivocada do Supremo Tribunal Federal (STF), que atenta contra princípios básicos de liberdade de expressão. O bloqueio de contas em redes sociais de Twitter e Facebook de aliados do Presidente Jair Bolsonaro aconteceu por decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news. A decisão foi proferida em maio, quando os investigados eram alvos de mandados de busca e apreensão, mas só foi cumprida agora pelas empresas que administram as redes. Na ocasião, o ministro alegou que o bloqueio era necessário "para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática".

Entre os perfis bloqueados pelo Twitter, estão o do presidente do PTB, Roberto Jefferson; dos empresários Luciano Hang, Edgard Corona, Otávio Fakhoury e Bernardo Küster; do jornalista Allan dos Santos; do pré-candidato a vereador por São Paulo, Edson Salomão; além da ativista Sara Giromini, de Marcelo Stachin e Reynaldo Bianchi Júnior. No Facebook, foram afetados os perfis de Bernardo Pires Kuster, Eduardo Fabris Portella, Enzo Leonardo Suzi Momenti, Marcelo Stachin, Marcos Dominguez Bellizia, Rafael Moreno, Paulo Gonçalves Bezerra, Rodrigo Barbosa Ribeiro, Reynaldo Bianchi Junior e Winston Rodrigues Lima.

Durante todo o dia, as pessoas afetadas deram declarações de repúdio em diversas canais no sentido de criticar a afronta à liberdade de expressão, a censura e o cerceamento de direitos básicos. De fato, o bloqueio das contas não só parece ter pegado muita gente de surpresa, como atenta frontalmente contra princípios básicos de nosso sistema jurídico.

Liberdade de expressão é direito fundamental. É no seu aspecto individual, no sentido de ser condição mesma para o florescimento da personalidade humana, mas também no seu aspecto sistêmico, enquanto garantia da possibilidade de existência da democracia. Requer amplo gradiente de legalidade, que se traduz em grande tolerância ao que se diz e a como se diz também. Isso inclui muitas expressões que podem ser sumamente desagradáveis.

A Constituição brasileira alinha-se entre as mais generosas do mundo em termos de dispositivos que versam sobre o tema, sobretudo com relação às liberdades referentes à comunicação, aí compreendidas. Obviamente, não se trata de direito absoluto. A liberdade de expressão de ideias é ampla, mas estão proibidas a injúria (devendo haver conteúdo injurioso e dolo ou intenção de injuriar) a apologia de crimes, a defesa de ruptura institucional, o racismo e seus congêneres, e mais alguns poucos crimes pontuais, claramente definidos. Alguns dos dispositivos que a limita no ordenamento jurídico brasileiro, é importante ressaltar, são herdeiros do regime militar, como a Lei de Segurança Nacional (LSN), cuja necessidade de reforma já foi apontada anteriormente em outro editorial. Porém, a sua invocação reiterada nos últimos meses, ao contrário do que acontecia no passado, tem sido objeto de preocupação.

No presente caso, independente do conteúdo dos discursos das pessoas afetadas, é importante ter em mente que nenhuma delas foi condenada pelo STF, mesmo no inquérito em questão, em que o tribunal ocupa a descabida posição de vítima, acusador e juiz. De certo modo, a própria decisão do relator já denuncia disposição pela condenação das pessoas em questão, assumindo a forma de uma punição prévia e sem chance de defesa. Afinal, se o que se julga é o tom e o conteúdo do discurso, as palavras do ministro na decisão já denunciam o sentido de sua disposição em julgamento, não cabendo muita coisa aos acusados além de esperarem a decisão final do tribunal.

Mas a decisão surpreende sobretudo pelo seu alcance. Retirar do ar o perfil de alguém numa rede social equivale a impedir que essa pessoa se comunique, se esse era o canal habitual de seu contato com amigos, conhecidos, admiradores ou não. Significa a aplicação de uma sanção duríssima, de amplo espectro, que não está prevista em nenhuma das normas penais de abuso da liberdade de expressão. Ou seja, ainda que mais adiante houvesse a condenação de qualquer um deles por abusos realmente praticados, não seria essa a pena. Aplicá-la assim, em sede de inquérito, preventivamente, é, portanto, uma barbaridade inominável. Falemos francamente: impedir preventivamente as pessoas de se expressarem é censura, nada mais. Até mesmo políticos acusados e condenados pela Justiça anteriormente, no foro adequado e contando com amplo direito de defesa, como é o próprio caso do ex-presidente Lula, jamais foram impedidos de se manifestarem publicamente contra decisões judiciais ou sobre o que quer que seja. Lula inclusive permaneceu com sua conta no Twitter ativa mesmo enquanto estava cumprindo pena em regime fechado, sendo atualizada provavelmente por assessores ou familiares. A presente decisão comporta, por isso, um elemento evidente de punição contra os investigados e punição sem previsão legal. Reproduz a mesma lógica por trás da prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio e da apreensão dos equipamentos do Jornal Folha Política, também no âmbito do presente inquérito. Não é disposição de investigação que está em jogo, mas sanha punitiva.

O que é realmente escandaloso em tudo isso é que se trata da instância mais alta do Judiciário brasileiro. A confirmação reiterada de equívocos jurídicos pela Corte tem colocado as pessoas afetadas numa situação de descrença na justiça, com a sensação de que simplesmente não há a quem recorrer. Mais ainda, mesmo depois da decisão do STF que reconhecia a legalidade do inquérito, contando com a manifestação de vários ministros no sentido de que era necessário disponibilizar amplo acesso ao seu conteúdo aos investigados, conforme manda a lei, os advogados de defesa continuam se queixando da dificuldade para ter acesso ao processo. Em face disso, vários deles já iniciaram um movimento de internacionalização de queixas contra o STF em tribunais internacionais. Ou seja, poderemos chegar a testemunhar a vexatória situação em que uma corte constitucional de uma democracia consolidada pode se tornar réu em outra corte internacional, por violação de direitos humanos.

Esse estado de coisas poderia ter sido evitado desde o início, conforme temos apontado aqui em várias publicações, caso as investigações tivessem sido realizadas pelas instâncias competentes. É sempre bom lembrar que não se trata de julgar a inocência ou não das pessoas em questão, mas de tomar o Direito como um conjunto racional e impessoal de regras e procedimentos para a resolução de conflitos. No âmbito penal, ele existe para que acusados possam ser investigados conforme os procedimentos legais estabelecidos, com amplo direito de defesa e garantia que serão julgados por um tribunal imparcial, no foro adequado. Isso não está acontecendo agora e as consequências desses fatos podem ser muito danosas para o Estado Democrático de Direito, abrindo precedentes perigosos que podem, inclusive, servir para outros processos, contra pessoas de outros espectros políticos, em outras instâncias do Poder Judiciário.

O respeito devido ao STF e aos demais poderes da República, bem como o reconhecimento de sua legitimidade, não pode ser encarado como blindagem contra críticas por decisões equivocadas daqueles que as ocupam momentaneamente. As pessoas passam, as instituições ficam. O que aconteceu ontem foi mais um fato grave. A sociedade tem o direito e o dever de se manifestar contra aquilo que considera decisões injustas, inclusive do Poder Judiciário. Não pode ser alienada dessa possibilidade, enquanto ainda vigorar o regime democrático no país, nem deve ela mesma manter-se à margem desse debate. As consequências da inação, por conveniência política ou passividade, podem cobrar um preço caro mais na frente, talvez de forma mais grave do que a que estamos vivendo nesses tempos de polarização. Como bem lembram os liberais americanos do início do século 19, o preço da liberdade é a eterna vigilância.

93 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 93 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • G

    Gustavo

    ± 0 minutos

    Só existe uma saída que é princípio basilar de uma democracia liberal: junto com os contrapesos para limitar o poder do STF, seus ministros DEVEM SER ELEITOS COM MANDATO CERTO POR VOTO POPULAR. hoje são como reis, puder total e vitalício!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roco

    ± 12 dias

    Parabéns gazeta pelo posicionamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronald Facury Wigg

    ± 13 dias

    A pressa da mídia brasileira ao dizer que Allan Santos não tem prova contra o STF, o que é uma mentira, ratifica a posição de conluio dessa junto ao STF, Maia e Alcolumbre, para derrubar Bolsonaro. O Brasil precisa ser passado a limpo imediatamente, pois os urubus, estão produzindo carniça e se fortalecendo cada dia mais com ela.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEOMAX SOUTO RIBEIRO DA COSTA

    ± 16 dias

    Só o STF? O que funciona a contento no Brasil? O Congresso? Os governos? O poder judiciário, como todo? O próprio povo? A Constituição "cidadã" que dá todo privilégio a integrantes dos 3 poderes? Vivemos um país do "faz de conta", em tudo. Mas, sobre o assunto em pauta, observo que a GP e seus seguidores veem apenas uma face do problema. Expressar o pensamento é uma coisa sagrada, porém, com base nessa assertiva, deve-se permitir a divulgação de mentiras que prejudiquem a alguém, em benefício de si, de outrem ou de um grupo, até mesmo a condenados por tal delito?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Tadeu Araujo

    ± 17 dias

    Deixei de assinar o Estadão há algum tempo justamente porque o jornal não dava um pio a respeito da censura imposta a jornalistas e blogueiros pelo STF. Pimenta no rabo dos outros é refresco! Parabéns Gazeta, salvo engano, esse periódico é um dos únicos que tomou a defesa dos censurados. Hoje censuram essas pessoas, amanhã censurarão todos nós. Ultimamente, no dizer de George Bernard Shaw "um jornal é um instrumento incapaz de discernir entre uma quebra de bicicleta e o colapso da civilização."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO FREDERICO BUENO RAMOS

    ± 17 dias

    Se não colocarmos um mordaça nesse Juiz, em breve teremos um estado de polícia irremediavelmente implantado no país. Ele defende só os interesses próprios. Canalhice em alto escalão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wellington Silva Ramos

    ± 17 dias

    Acusavam e acusam o governo atual de flertar com a implantação de uma ditadura, mas quem está praticando censura, intrínseco de um governo totalitário, é o STF. Uma vergonha e canalhice sem tamanho. Isso é um crime!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 17 dias

    URGE atentar para a gravidade da situação. As pessoas não estão se dando conta. 1º o STF criou uma aberração jurídica chamada inquérito das Fake News, com o intuito de perseguir cidadãos; 2º determinou prisões sem processo, sem denúncia nem acusação; e 3º agora censura redes sociais (como a China, diga-se de passagem). Isso é tudo aquilo que os opositores do Bolsonaro disseram q ele faria se fosse eleito. Pois bem: ele foi, mas quem está fazendo tudo isso é o STF, com o silêncio cúmplice dos falsos defensores da liberdade e da democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 18 dias

    O brasileiro não consegue saber qual instituição é pior se o STF todo engessado ou o senado que se cala diante de tantas arbitrariedades e decisões monocráticas que afetam a vida de um país inteiro tomado por pessoas indicadas por critérios que a população reprova , parabéns a Gazeta por esse editorial , uma nação que se cala diante de injustiça acaba virando cúmplice dela , a pressão tem que ser em cima do senado para que possa abrir os processos de impeachment que estão sendo engavetados pelos oligarcas que tem débito com a justiça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Goncalves

    ± 18 dias

    Excelente artigo. O STF santo Tribunal Federal inquisitorial. Esta tentando legalizar a inquisição no PAIS....perseguindo e censurando e prendendo cidsdaos sem direito de defesa!!! Absurdo!! Ja deveriam recorrer a um Tribunal Internacional...Aqui nao existe Judtica imparcial...Tempos dificies!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos Portela Leôncio

    ± 18 dias

    Gostei da atitude da Gazeta, eu tinha avisado desde a primeira atitude do todo poderoso Sr.Alexandre de Morais, que a imprensa escrita e televisiva teriam de se manifestar contra essas medidas tomada pelo STF, pois seriam vocês as próximas vitimas, o Ministro Alexandre de Morais tem de entender que ele está colocando o STF em uma situação calamitosa com essas atitudes perante aos brasileiros, lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 18 dias

    Finalmente a Gazeta se manifestou de forma inequívoca contra esse atentado aà democracia. Mas demorou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 18 dias

    Repetindo o meu comentário censurado: Já cobraram do seu senador o impeachment do ministro com baixo QI jurídico?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 18 dias

    Estou sofrendo perseguição política aqui nos comentários. Só os meus são censurados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stephanie Montes Rozzi

    ± 18 dias

    Parabéns pelo posicionamento, Gazeta! Atualmente somente esta, como fonte confiável, imparcial e democrata para nós cidadãos podermos nos informar e tirar nossas próprias conclusões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Barros

    ± 18 dias

    Dentro os jornais tradicionais, somente a Gazeta, acredito, posiciona-se dessa forma. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 18 dias

    Sendo, como de fato são - ativistas, seletivos, intimidatórios e inconstitucionais os atos do STF - apela pra quem o cidadão que, perseguido e violentado, não aguenta mais tanto arbítrio ? Pra quem apela ? Pro Batoré, pro Botafogo, pras FFAA, pro PCC ? Pra quem ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 18 dias

    Excelente artigo, juntamente com os do Guzzo, lembrando que o Alexandre de Moraes, foi um secretário de segurança do governo Alckmin medíocre e, se está onde está é uma premiação pelo único ato de sucesso que foi prender o invasor do celular da esposa do Temer. Quanto ao Alckmin, por quem foi indicado, atualmente está denunciado por corrupção e outros que tais, então não é aquele que só deixava roubar mas também roubava. Temos o pior STF de todos os tempos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Orlando Melo de Azevedo

    ± 18 dias

    Excelente Editorial. Parabéns a Gazeta do Povo por continuar denunciando esses ataques a liberdade de expressão no Brasil. Tenho assinatura recente e estou bastante satisfeito pelo opinião imparcial deste Jornal. Parabéns mais uma vez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 18 dias

    Gostei. Estamos em uma democracia, não é uma ditadura de qualquer dos poderes constituídos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 18 dias

    Texto claro, objetivo e honesto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marco Polo

      ± 18 dias

      Sartan: Prezado Sartan, provavelmente não consegues entender do que estamos tratando; digo nós que optamos por colocar Bolsonaro da Presidência. Pelo que indicas és capaz de encontrar a pulga e/ou uma sujeira que confundes com o objetivo de nossa ação. Não tens muito que fazer mesmo. Paciência!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 18 dias

      Honesto seria mostrar os comentários dos aliados bolsonaristas , como por exemplo " que estuprem e matem as filhas dos ordinários membros do STF". parece que para agradar um lado querem omitir informações

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio de Oliveira Siqueira

    ± 18 dias

    Parabéns Gazeta, a imprensa séria e de verdade, não pode se calar diante dessa afronta. Discordemos de opiniões, mas jamais calemos aqueles que não concordamos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 18 dias

    Quem aplaude essa imundice inconstitucional e imoral promovida pelo STF se esquece que o pendulo sempre volta. Na hora que ele próprio tomar um cala a boca, e uma mordaça na cara da justiça, ele vai chorar e não terá nem os poucos de hoje para lhe defender.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo Pires

    ± 18 dias

    Oalexandre do stf é uma desgraça para o povo brasileiro! De resto todos aqueles que compõe o antro da impunidade e eternizacao da corrupção, também são!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 18 dias

    para ter um Congresso desses o Supremo está perfeitamente justificado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    claudio lisboa

    ± 18 dias

    Isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    ivan garcia goffi

    ± 18 dias

    O STF já deixou, há muito, de ser um poder da república; TORNOU-SE UM ESTADO PARALELO, cujos interesses capitaneados de forma monocrática por seus ilustres membros defende apenas a política de um a oligarquia antiga, nociva, perdulária, irresponsável. Dizer FORA STF é um dever republicano e fielmente democrático, porquanto parte dos cidadãos que, queiram sim, queiram não, SÃO OS DETENTORES DOS PODERES CONSTITUCIONAIS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CANISIO DE SOUZA

    ± 18 dias

    Isso só está acontecendo porque temos um bando de senadores acovardados e medrosos, para tirar fora do STF estes juízes foras da lei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Irani Maciel

    ± 18 dias

    Parabéns à "Gazeta". Raciocínio claríssimo, contundentes verdades, opinião desassombrada. A corte que chamam de "Supremo" presta desserviços em fileira, oprimindo nossa gente, oprimindo as vozes convervadoras, oprimindo quem faz esse Brasil crescer. Não deixam dúvida alguma de que querem para nossa Pátria aquele regime de que vaticinava George Orwell (1984, lembram?). E quem se sente confortável agora, não compreende que a tragédia os alcançará, mais cedo ou mais tarde, a prosseguirmos nesse estranho jogo - que chamam de "democrático" - em que o Judiciário resolve governar, ao invés de atribuir JUSTIÇA. E o Legislativo, que DEVE ao Judiciário, se cala a respeito de mandos ou desmandos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabricio Zandona

    ± 18 dias

    Como pode isso não ter virado um escândalo na grande mídia e no congresso? ...para ver como é real o que sempre falamos. O sistema foi tomado pela esquerda há bastante tempo pela técnica gramcista. Cuidem dos seus filhos, vamos continuar lutando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 18 dias

    Parabéns à Gazeta pela posição, que infelizmente não foi seguida por outros jornais, que adotaram a linha dos “fins justificam os meios” (se é para atacar bolsonaristas e disseminadores de fake news, qualquer medida se justifica). A coisa precisa ser chamada pelo nome: censura. É claro que as pessoas devem ser responsabilizadas pelas palavras ofensivas ou mentirosas. Mas não serem impedidas de se manifestar. Como o próprio STF já decidiu uma vez: “cala a boca já morreu”. Para ver o absurdo da decisão, basta imaginar um cenário: um ministro do STF nomeado pelo Bolsonaro resolve suspender contas de opositores, censurar jornais (como foi feito com a revista Crusoe).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 18 dias

    Deve ser o único órgão de imprensa a se manifestar contra essa arbitrariedade. Infelizmente, dá entender que seus concorrentes se beneficiam de cala boca inominável. Já que a Gazeta é a voz isolada em publicar jornalistas que são contra o establishment. Parabéns e muito obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 18 dias

    Uma opinião serena, sensata e corajosa da Gazeta do Povo. Para mim, o único dos grandes jornais brasileiros que aplica a lógica e a razão nos seus editoriais. Portanto, atualmente o mais confiável. Apenas acredito que deveriam citar a atitude absurda da maioria dos congressistas brasileiro, principalmente do senado, que literalmente aprovaram pela omissão está prática abusiva do STF. Mas podemos entender o grande motivo: o incomodo que o conservadorismo está causando a esquerda, que sempre dominou e agora viu seu reino de insanidades ser derrubado. E a popularidade de Bolsonaro, mesmo com seus erros, está aí para provar esta aversão ao socialismo pelo povo brasileiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonel Filho

    ± 18 dias

    Gazeta, vocês têm feito igual ao retirar comentários que ofendem alguns poucos sensíveis com algumas verdades contundentes. Policiem-se melhor nas remoções de leitores para não parecer contraditória sua crítica ao todo poderoso Supremo de Moraes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronald Facury Wigg

    ± 18 dias

    Repugnante, o Brasil não pode permitir tamanha violação das liberdades. Com é a mais alta corte e não há saída nem mesmo com os presidentes da câmara e Senado, com crimesem suas costas, há de se defender a democracia no mesmo nível que o supremo a está violando. Ou se faz isso com urgência, ou vamos virar mais uma ditadura na A.L.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    Udo Hansen

    ± 18 dias

    A barbárie desse Moraes e da de seus protetores precisa ser revertida com a máxima urgência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Silva

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 18 dias

    "Nenhum direito é absoluto." Odeio quando relativizam a liberdade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 18 dias

    Nenhuma novidade, a esquerda perseguindo e punindo toda e qualquer oposição ou dissidência. Essa é a alma podre da esquerda, intolerante, autoritária, truculenta. É assim em Cuba, Venezuela, China e Coréia do Norte. Foi assim nas mais de 40 ditaduras de esquerda ao longo do século XX, onde até falar com estrangeiros era considerado crime. Espero que a população perceba essa essência corrupta e liberticida da esquerda e jamais vote em partidos como PT, PCdoB, PSOL, PSB, PDT e afins (a lista é longa). Endireita Brasil !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Corrêa

    ± 18 dias

    Editorial corajoso! Nós assinantes estaremos atentos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcelo bergerson

    ± 18 dias

    Enquanto muitos se preocupam com a ditadura a ser adotada pelo presidente da república já vivemos a do stf. O senado, a quem caberia, não se manifesta. Por que será?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JULIO CESAR DA SILVA

    ± 18 dias

    O STF é PT e PSDB! O PSDB e PT são o STF!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Pedro tenvia

      ± 18 dias

      provado está, o PT e PSDB saíram do governo mas não saíram do poder, é necessário mesmo se ter muita paciência no combate à estrategia das tesouras.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    ± 18 dias

    Não podemos esquecer que esta imoralidade foi obra do Toffoli - o Moraes é o inspetor de quarteirão designado, é que adora deixar aflorar a sua índole tirânica. É há mais 9 omissos que não se manifestaram contra essa indecência. Ainda que o filhote de Renan, que retém os pedidos de impeachment ILEGALMENTE, dê prosseguimento, alguém que tenha um mínimo de inteligência acha mesmo que a pocilga vai votar a favor? Temos um exemplo recentíssimo - não aprovaram a lei da mordaça ali mesmo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Rannier

    ± 18 dias

    Na reportagem não citou que o ditador Alexandre reforçou a decisão da censura na ultima quarta-feira, ameaçando as redes sociais a pagar multa se não cumprisse a decisão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO DE PAOLA

    ± 18 dias

    Depois, as digníssimas (com letra minúscula) figuras do supremo (minúsculo) querem ser respeitadas. Os ministros perderam a noção do trabalho para o qual foram escolhidos. Pensam que são Deuses, pairando no Olimpo, pago com nosso dinheiro. Infelizmente a mais alta corte do País, na atual configuração, carece de atitudes mais voltadas ao Direito e menos voltadas à política.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 18 dias

    A intensão clara de calar as vozes que apoiam o Presidente, estão tendo um efeito contrário. Sua popularidade está subindo dia a dia, Fica cada vez mais evidente quem é do bem e quem é do mal. Quem são os brasileiros sérios e honesto, e quem estão os ladrões e corruptos. A continuar essa ditadura do judiciário, A REELEIÇÃO SERÁ UMA BARBADA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 18 dias

    Parabéns Gazeta. Agora sim, com contudência vocês foram brilhantes em criticar e mostrar que o STF sim atenta conta a constituição. Ditadura da toga claramente instituída. A pior composição de ministros daquela instituição de todos os tempos. É a insegurança jurídica - sim - o atraso do país. Antes julgamentos de corruptos prescrevem amiúde lá engavetados. Agora, inquéritos imorais abertos a revelia da constituição e para finalizar cala-te bocas que simplesmente falam a verdade que os incomodam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GEGE

    ± 18 dias

    O dia desta corja está para chegar aguardemmmm vamos mudar as peças do tabuleiro devagarinho!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 18 dias

      Não existe fake news, o que existe é perseguição a lideranças conservadoras e de direita. E isso só prova que eles têm razão, a esquerda brasileira quer uma ditadura para chamar de sua.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo Toledo

      ± 18 dias

      A Gazeta já foi vítima dos asquerosos e abjetos esquerdistas, bandidos defensores do comunismo, ao ser incluída na lista dos aloprados psicopatas que cassam a liberdade de expressão como cães raivosos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 18 dias

    Para os brasileiros "inocentes" que imaginam que vivemos em um país democrático fica aí uma prova evidente de que a ditadura que tanto combatemos está na nossa cara. Se fosse na Coreia do Norte, tudo bem, porem aqui onde o STF manda e desmanda e todos acham "estranho", estranho é a DITADURA !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denilson Gomes Privado

    ± 18 dias

    Editorial claro e objetivo. Por isso continuo assinando a Gazeta do Povo. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 18 dias

    Ótimo editorial Gazeta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Luiz de Carvalho Valente

    ± 18 dias

    PARABÉNS Gazeta!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Luiz de Carvalho Valente

    ± 18 dias

    PARABÉNS Gazeta!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 18 dias

    Parabéns Gazeta pelo editorial! Os atuais componentes do STF estao trilhando um caminho sem volta, para eles!! Ou param AGORA, ou pagarão um preço duríssimo!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dario de Araújo Dafico

    ± 18 dias

    Se um médico ao tratar seus pacientes o fazer de modo contrário do que diz as ciências médicas o que acontece? Perde o emprego, é claro! Do mesmo modo, se um ministro do STF agride os princípios mais básicos do direito, ele deve ser posto para fora do cargo conforme prevê a Constituição Federal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 18 dias

    Concordo com esse Editorial da Gazeta do Povo. Estamos diante de um momento de anomia com o STF fazendo o que acha que pode, o Poder Executivo não fazendo o que é necessário e o Senado Federal, por sua vez, não fazendo o que deve. Some-se a isso, a injustificável omissão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 18 dias

    Senado Federal não se manifesta, o que vai dando razão à fala de Roberto Jeferson. Todos com rabo preso, CN e STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 18 dias

    Eu não gosto do que você fala logo, eu mando calar você. Aprendi desde criança ser esse a principal característica de uma ditadura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 18 dias

    Próxima vez que o professor de história falar em ditadura o Joãozinho já tem um exemplo concreto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROGERIO MARQUES SANTOS

    ± 18 dias

    Não consigo imaginar a Suprema Corte dos EUA ou qualquer outra instituição dos EUA e das outras potências mundiais entenderem como legítimo exercício do direito à liberdade de expressão o uso das redes sociais pra defender o fechamento ou a destruição dessas instituições. Lá fora, isso é chamado de terrorismo e quem se atreve a tanto enfrenta medidas bem mais duras do que as utilizadas pelo ministro Moraes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Paulo Rannier

      ± 18 dias

      Colega, o empresário Luciano Hang foi censurado também e a maioria das postagem dele são humorísticas, sobre empreendedorismo e algumas sobre política. Porém, nenhuma destas postagens são sobre fechar congresso e STF. É equivocada o que você pensa sobre a decisão recente do STF.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 18 dias

      A noção de liberdade no Brasil é mal interpretada. Por exemplo, o vizinho resolve colocar o volume do som no último e o vizinho tem que aguentar calado, porque se bater na porta e mandar baixar o som, é invasão de domicílio, de liberdade e por ai vai. O que para nós latino é normal e aceitável, para o gringo não! COnvivenos com a normalização do absurdo e há súditos por todos os lados para aplaudir as insanidades. Em nome da liberdade! Basta ver a questão sanitária do corona vírus. Em pleno século XXI, com as Revoluções que ocorreram há menos de 200 anos, a noção liberdade e democracia, para muitos, é novidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salvador

    ± 18 dias

    O pior foi que, à exceção honrosa desta Gazeta, o resto da imprensa noticiou como um fato normal o ditador Moraes ter feito isto.... Moraes não tem qualquer condição, técnica ou moral, virou censor oficial monocrático, o país não tem a quem recorrer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 18 dias

    O STF ESTÁ DESVIANDO SUA FUNÇÃO DE GUARDIÃO DA CF UMA ATO-CONDENAÇÃO; TEMOS EM ÊXODO 23:7 DA FALSA ACUSAÇÃO TE AFASTARÁS, NÃO MATARÁS O INOCENTE E O JUSTO, E NÃO JUSTIFICARÁS O CULPADO. PROVÉRBIOS CAP-24:.24: AGIR COM PARCIALIDADE NOS JULGAMENTOS NÃO É NADA PRUDENTE. PRECISA MAIS?,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HGO

    ± 18 dias

    Nem Dom Pedro II no império impôs tal censura contra seus adversários! É uma piada!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luís

      ± 18 dias

      Comparação equivocada, D. Pedro ll, foi o governante mais legítimo e democrático governante desta nação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nielsen

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vi Lopes

      ± 18 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RPM

      ± 18 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 18 dias

    Censura não, justiça! E se fosse para cumprir a lei mesmo, Bolsonaro teria sido expulso do Exército e cassado no 1o dia de mandato como Deputado Federal! A culpa do Brasil estar na lama é culpa do Exército e da Câmara Federal, que acochambrou os malfeitos do Bozo, enquanto militar e parlamentar. O Judiciário está minimiando o estrago do efeito Bozo na República do Brasil, vergonha das Américas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      Paulo Henrique

      ± 18 dias

      José Aldo: Exatamente. E a GP não está nem aí com a paçoca. Entrando o "faz-me rir" tá valendo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Aldo

      ± 18 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      HGO

      ± 18 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 18 dias

    Sabe quando você olha para um cara e tem a convicção de que ele não é confiável?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    ssm.gauss

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JHGL

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 18 dias

    Histórico do ministro pitbul: 1º - Teve atuação questionada na crise dos presídios. 2º - Acumula declarações polêmicas e antecipação de fase da Lava-Jato na ocasião da prisão de Palocci. 3º - É filiado ao PSDB, e tem a imparcialidade questionada. 4º - Teria advogado para cooperativa ligada ao PCC e para Eduardo Cunha. 5º - Escreveu tese que impediria sua nomeação ao Supremo. 6º - Sofreu críticas pela violência excessiva em protestos. 7º - É acusado por alunos da USP de defender a tortura. 8º - Apareceu em vídeo cortando pés de maconha. 9º - Patrimônio acumulado no funcionalismo público.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    ± 18 dias

    Perfeito! As violações estão numa escalada autoritaria impressionante. O ministro deverá pagar caro por isto. Completamente despreparado para o cargo. Os demais deviam alerta-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 18 dias

      O Bozo é muito preparado para o cargo. Nossa! 30 anos como Dep. Federal e nunca participou nem sequer de uma comissão. Imagine o b u n d a l e l ê que deve ser aquelas tais reuniões ministeriais, com os participantes coçando o sovaco, coçando o ânus, com a perna cruzada por debaixo do traseiro, pé em cima da mesa, assoando o nariz na toalha de mesa, gritando com o garçom, jogando ponta de cigarro no chão. 30 anos como Dep. Federal e só achincalhou a República do Brasil. É um homem santo, preparado moralmente, civicamente, intelectualmente para o cargo. Basta olhar pra cara pra ver.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kaue

    ± 18 dias

    Parabéns pelo Editorial!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme

    ± 18 dias

    Freedom is not free

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    valcirio volpato

    ± 19 dias

    O que vimos da maior parte da midia é apoio a esta decisão esdruxula. Infelizmente, pessoas sem o devido preparo tem assumido cargos acima de sua capacidade. É como nomear para atender no pronto socorro um pedreiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.