i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

O STF e a oportunidade de Bolsonaro

  • PorGazeta do Povo
  • 02/01/2020 18:00
Ataque de Celso de Mello à "delinquência do submundo digital" é um ataque àqueles que ajudaram a eleger o atual presidente da República.
O decano do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, se aposenta em novembro de 2020.| Foto: SCO/STF

No fim deste ano de 2020, o presidente Jair Bolsonaro terá a chance de tomar uma decisão que poderá deixar um legado de longo prazo para o Brasil. Em 1.º de novembro, o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, completa 75 anos e, pela legislação brasileira, terá de apresentar sua aposentadoria, cabendo a Bolsonaro selecionar seu substituto. Será a primeira de duas escolhas que Bolsonaro deve fazer durante este mandato – em junho de 2021, será a vez de Marco Aurélio Mello atingir a idade-limite.

Indicado por José Sarney, Celso de Mello se notabilizou especialmente por sua convicção garantista, manifestada inúmeras vezes e que, em algumas ocasiões, até lhe rendeu algumas críticas injustas, como no caso dos embargos infringentes do mensalão. Naquela ocasião, coube a Mello, na qualidade de decano, desempatar uma votação que permitiu novos recursos a vários condenados no esquema petista – pela regra, o decano é o último a votar antes do presidente da corte; naquele caso em específico, no entanto, o presidente, Joaquim Barbosa, já havia votado por ser o relator. Mello se tornou o alvo preferencial dos críticos, apesar de ter havido outros cinco votos favoráveis à aceitação dos recursos – uma controvérsia, aliás, que nem teria existido se Dias Toffoli tivesse se declarado impedido de participar do julgamento, já que um dos réus era José Dirceu, seu ex-chefe na Casa Civil.

Um ministro do Supremo com potencial para fazer um grande bem ao país precisa ter um bom pacote de convicções e rejeitar o ativismo judicial

Essa defesa intransigente das garantias e direitos dos acusados da parte de Mello não pode ser confundida, no entanto, com leniência em relação aos criminosos. Naquele mesmo julgamento, por exemplo, Mello proferiu vários votos pela condenação dos mensaleiros e reservou a eles algumas das qualificações mais duras feitas na ocasião, como o de “sociedade de delinquentes” que agiu “nos subterrâneos do poder, como conspiradores à sombra do Estado”, para realizar uma “agressão permanente contra a sociedade civil”. A quadrilha petista trabalhou para conseguir “o domínio do aparelho de Estado e a submissão inconstitucional do Parlamento aos desígnios criminosos de um grupo que desejava controlar o poder, quaisquer que fossem os meios utilizados”. Ao condenar Dirceu e José Genoíno, Mello falou em um “projeto criminoso de poder”, “macrodelinquência governamental” e “agenda criminosa muito bem articulada”.

É verdade que, mais recentemente, o decano foi favorável à anulação de julgamentos da Lava Jato em que réus delatados não puderam entregar suas alegações finais por último. Aqui, no entanto, estava em jogo uma questão processual em que prevaleceu a visão garantista de Mello. Quando se trata de analisar as evidências propriamente ditas da roubalheira, o ministro tem se referido ao petrolão em termos semelhantes aos dedicados aos mensaleiros – o decano, por exemplo, foi voto vencido no julgamento que absolveu a então senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

É nos temas ligados a comportamento, no entanto, que a atuação do decano tem sido mais questionável. Em 2008, Mello fez parte da maioria que permitiu as pesquisas com células-tronco embrionárias. Quatro anos depois, o ministro também votou para permitir o aborto de fetos anencéfalos. No ano passado, na qualidade de relator de uma das ações sobre a equiparação da homofobia ao racismo, Mello demonstrou, em seu extenso voto, ter aderido aos pressupostos dos ideólogos de gênero, com direito a citações a Judith Butler, negando, assim, a verdade biológica sobre a complementariedade dos sexos.

Quem deve substituir Celso de Mello? Bolsonaro ainda tem um ano inteiro para buscar um nome, e já tratou do tema logo após sua vitória nas urnas, quando levantou a possibilidade de indicar o ministro da Justiça, Sergio Moro, caso fosse essa a vontade do ex-juiz federal. Após a conclusão do julgamento sobre a criminalização da homofobia, Bolsonaro falou em indicar um ministro “terrivelmente evangélico” para o Supremo, e o advogado-geral da União, André Mendonça, apareceu nas especulações. Mais que falar em nomes, nosso objetivo aqui é traçar o perfil que consideramos ideal para um futuro ministro.

Dadas as características do STF, que julga uma série de ações que vão muito além das questões puramente constitucionais, um ministro do Supremo com potencial para fazer um grande bem ao país precisa ter um bom pacote de convicções que inclua a firmeza contra a corrupção; o respeito à vida e à família; a ojeriza ao estatismo, priorizando o protagonismo do indivíduo, da sociedade civil e do setor privado; e a rejeição dos corporativismos. Tudo isso precisa estar combinado com a consciência plena de que um ministro do Supremo é guardião e intérprete da Constituição, não seu autor. É preciso conter os ímpetos de ativismo judicial demonstrados por vários dos atuais ministros em muitos temas, que vão de restrições à liberdade econômica até a pura e funesta engenharia social, em que o Judiciário refaz a lei de acordo com as convicções ideológicas do magistrado. Se Bolsonaro encontrar um nome que contemple todas essas características, além daquelas consagradas na lei, como a reputação ilibada e o notório saber jurídico, sua escolha terá um impacto benéfico e de longo prazo, comparável ao das reformas que seu governo vem promovendo.

37 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 37 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • V

    Vicente Mendes Pereira

    ± 3 horas

    Moro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • T

      T-I-T

      ± 14 horas

      Um ministro do STF, atualmente, tem quase tanto poder quanto o presidente da República. Em determinadas circunstâncias, até MAIS do que o presidente (pode, por ex., suspender a eficácia de uma MP, como já o fez o Min. Barroso, o Min. Toffoli, entre outros). Logo, se a sociedade quer participar da escolha, é fundamental conhecer TODOS os aspectos da vida do candidato, em especial sua VISÃO DE MUNDO sobre diversos temas. Afinal, o candidato pode ser ótimo na luta contra a corrupção, mas completamente divorciado do sentimento que elegeu o presidente Bolsonaro na área da cultura, conservadorismo, economia, etc. Não basta ser "bom" em uma única área. Fica a dica.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • P

        Paulo Santos

        ± 12 horas

        Mas sempre existirão as mais importantes e que acabam envolvendo outras áreas, É o caso específico da dobradinha CORRUPÇÃO / ECONOMIA.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • J

      JoJr

      ± 1 dias

      Moro na cabeça!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Custodio P. Miranda

        ± 2 dias

        Concordo plenamente que devam ser esses os critérios a nortear o Presidente da República na escolha dos próximos ministros do Supremo Tribunal Federal.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Custodio P. Miranda

          ± 2 dias

          Concordo plenamente que devam ser esses os critérios a nortear o Presidente da República na escolha dos próximos ministros.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

            ± 2 dias

            A escolha para o STF , com o poder que dado para ministros hj tomar decisões monocraticas , que podem prejudicar 200 milhões de brasileiros , não deveria nunca ser prerrogativa só do presidente , e sim de toda a magistratura junto com sociedade, e infelizmente o presidente já deu declaração de que vai escolher um evangélico , num estado que tem que ser laico e ainda maioria católica, e sem critério definido , e escolha da população sem dúvida seria Sérgio Moro,pela competência , e tem muito juiz competente pra ocupar essa vaga sem correr o risco de piorar o que já é ruim.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Antonio Jankoski

              ± 2 dias

              Pena que é pouco. Podia morrer uns 5 pra ficar mais limpo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Diz

                ± 3 dias

                Teremos um pouco menos de vergonha, até limparmos uns quatro.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Renato

                  ± 3 dias

                  Coitado do Moro que vai perder a vaga por não ser terrivelmente evangélico, só mais uma promessa não cumprida do despreparado do Sr. presidente.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • R

                    Ronald Santos

                    ± 2 dias

                    Comentário ABSOLUTAMENTE estapafúrdio e sem noção.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  JOSMAR PORTUGAL VAZ

                  ± 3 dias

                  Em tempo : a aposentadoria desse ministrinho fajuta será algo de deixar com inveja qualquer cidadão honesto e trabalhador do Brasil.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOSMAR PORTUGAL VAZ

                    ± 3 dias

                    Vai tarde ! Os ministros do Stf deveriam ser indicados através de concurso e se não andarem na linha poderiam ser cassados . Seria mais justo se fosse assim.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • R

                      Ronald Santos

                      ± 2 dias

                      Mas eles podem ser retirados. Pelo senado....

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Decio mango

                    ± 3 dias

                    Deveriam fechar a

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • D

                      Decio mango

                      ± 3 dias

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Denis Sebascon

                    ± 3 dias

                    É provável que Bolsonaro indique o "terrivelmente evangélico" André Mendonça da AGU para a primeira vaga. Que antes de ser "terrivelmente evangélico" é discipulo de Dias Toffoli. Esse Advogado-Geral da União se manisfestou favorável ao inquérito aberto pelo STF para censurar as redes sociais e emitiu parecer favorável sobre Ideologia de Gênero no ensino, que inclusive, derrubou uma lei municipal de Londrina, que vedava essa prática.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • D

                      Denis Sebascon

                      ± 3 dias

                      Decio mango: Está mal informado nunca leu uma declaração do Presidente sobre isso? E o caso de Londrina está na imprensa é só ler!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Decio mango

                      ± 3 dias

                      Cada ameba que aparece..

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Carlos Eduardo D'Amico

                    ± 3 dias

                    Mais do que a substituição dos ministros do STF pelo presidente, processo natural com a legislação vigente, seria importante mudar os critérios. O congresso deveria iniciar uma discussão para instituir o concurso para o cargo, adotando critérios técnicos, apolíticos, isentos de ideologias e apadrinhamentos. Só assim poderíamos ter, no futuro, uma côrte isenta, que cuidasse do real cumprimento da Constituição e dos interesses do povo brasileiro.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      WILSON ZETI

                      ± 3 dias

                      O Jair que indique alguém que o proteja quando deixar o governo e virar vidraça, como o PT que indicou o Tofoli.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • M

                        Mirtão

                        ± 3 dias

                        Tomou pinga estragada é!?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Edson - Sítio Cercado

                      ± 3 dias

                      Celso de Mello e Marco Aurélio são 2 fanfarrões que atrapalham o país... já deveriam estar aposentados mas por algum motivo "estranho" querem ficar mamando no governo até os 75 anos. São garantistas dos LADRÕES com DINHEIRO mas pouco se lixam para os presos pobres que não tem dinheiro para pagar advogados.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Adhemar Ricardo Harada Ferreira

                        ± 3 dias

                        Acredito que se Bolsonaro tiver prudência, escolhendo nomes com convicções parecidas com as suas e com notório saber jurídico e conduta ilibada, o STF vai respirar novos ares, menos poluídos que os atuais. Toffoli e sua corja (Gilmar Mendes, Lewndowski, Alexandre de Moraes e Rosa Weber) não terão muito espaço para continuar protegendo os corruptos. Vamos torcer!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Alcir Carlos Sereni

                          ± 3 dias

                          primeiramente devemos analisar a necessidade do STF, dispensável, um custo desnecessário para os brasileiros, temas constitucionais deveria estar em julgamento, somente, e os juízes deveriam ser pessoas avessas a notoriedade e exposição públicas, somente isto basta para o Brasil voltar a se preocupar com o que interessa.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Sérgio Guerra

                            ± 3 dias

                            Ninguém falou do Sérgio Moro aquo?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Giancarlo Bento Antoniutti

                              ± 3 dias

                              Serão anos até mudar significativamente algo....ainda restarão muitas raposas cuidando do galinheiro....Tofoli, Gilmar, Levandoski...o caminho ainda é longo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo Afonso Pasquotto de Lima

                                ± 3 dias

                                Nós livraremos d dois traidores. Que vão receber uma fortuna por mês vpir terem contribuído para arruinar o país.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  Thiago

                                  ± 3 dias

                                  Mais um editorial sofrível Gazeta do Povo. Tecer louros a um ministro como o Celso de Melo é de chorar... Tchau,decano!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Alexandre

                                    ± 3 dias

                                    Temos a chance de começar a mudar o a instância maxima do Judiciario! Em outra reportagem da GP, o indice de combate a corrupçao piorou em 2019, foi por atuação do STF! Temos a esperança de começar a melhorar com indicações no STF! Vai tarde Celso de Melo!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CARLOS RF

                                      ± 3 dias

                                      Um outro benefício da Lava Jato foi a de conhecermos a dinâmica do STF. Confesso que fiquei decepcionado.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Paulo Santos

                                        ± 3 dias

                                        Celso de Mello não deixará saudade. Desandou nos últimos tempos que vá com Deus e não volte. Seus últimos votos foram de desconfiar de sua honestidade. Pessoas honestas não favorecem ladrões. Evidente que com a Cauda presa vota no que for solicitado. Penso que seja esse o caso. Sabe-se o que fez para prender-lhe o rabo dessa maneira. Será esquecido em breve porque não haverá novo DEZEMBRO a lhe esperar. Vá com Deus e que Marco Aurélio ocupe a testa até o meio do ano de 2021. Outro que saudade não deixará. Aliás esses quatro que partirão, nos dos dois mandatos de Bolsonaro, votaram contra tudo que o povo gostaria.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Roberto

                                          ± 3 dias

                                          NINGUÉM QUE FOI INDICADO POR CORRUPTO ESTÁ ISENTO DE CORRUPÇÃO! Sarney é um câncer! Tido que passou por ele é torto, errado, podre e pernicioso! Esse celso não vale o sal que come!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Roberto

                                            ± 3 dias

                                            NINGUÉM QUE FOI INDICADO POR CORRUPTO ESTÁ ISENTO DE CORRUPÇÃO! Sarney é um câncer! Tido que passou por ele é torto, errado, podre e pernicioso! Esse celso não vale o sal que come!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              João Viggiani

                                              ± 3 dias

                                              Não temos todo esse tempo! São muitos anos para se obter uma inflexão pífia na Corte Suprema do Brasil. Como desaparelhar o STF já, eis a questão! Como podemos destituir todos esses pulhas e colocar pessoas decentes em seus lugares?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Arnaldo Leal Filho

                                                ± 3 dias

                                                Ja vai tarde. Pretensioso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • H

                                                  HERMES CARLOS BOLLMANN

                                                  ± 4 dias

                                                  Esse Celso de Mello, ´É UM ENGODO, FAVORECEU PETISTAS, NO CASO DO MENSALÃO, Por Pedido de seu PADRINHO POLÍTICO""JOSÉ SARNEY, UMA VERGONHA> Porque será que Êle não é TÃO CONTUNDENTE, EM RALAÇÃO AO MINISTRO GILMARA MENDES< Que Soltou ""UM CAMINHÃO"" DE BANDIDOS? Medo,? Jogam do mesmo Lado? SÓ PODE SER> Portanto seri BOM QUE PEDISSE APOSENTADORIA O QUANTO ANTES, até mesmo antes de Completar o Tempo> ""CHEGA DOS MESMOS""

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  Fim dos comentários.