i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

O STF se rende à ideologia de gênero

  • PorGazeta do Povo
  • 26/04/2020 17:37
O ministro do STF Edson Fachin votou contra a lei que proíbe a ideologia de gênero nas escolas municipais de uma cidade goiana.
O ministro do STF Edson Fachin votou contra a lei que proíbe a ideologia de gênero nas escolas municipais de uma cidade goiana.| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Os representantes da população de um município têm o direito de decidir que não desejam, na rede local de ensino, determinados conteúdos que consideram inadequados? Não falamos dos elementos clássicos da educação, constantes nos currículos aprovados em legislações válidas para o país todo, mas de temas controversos, sem embasamento científico, e que inclusive vão de encontro a convicções morais de pais e dos próprios alunos. A resposta do Supremo Tribunal Federal foi um unânime “não”, na conclusão do julgamento virtual da ADPF 457, que pedia a declaração de inconstitucionalidade de uma lei que proibia o ensino da ideologia de gênero.

A Lei Municipal 1.516/2015 de Novo Gama, em Goiás, foi questionada no Supremo em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que alegou uma série de violações da Constituição Federal, mas também introduziu algumas extrapolações que em nada correspondiam ao conteúdo da lei questionada. Janot afirmou, por exemplo, que o termo “ideologia de gênero” não passava de disfarce para impedir “a simples discussão sobre gênero e sexualidade, o que parece ser o seu principal intento”, quando a expressão, na verdade, descreve uma corrente de pensamento bastante específica e que era o único alvo da legislação em questão.

Não se pode tratar como “direito” o acesso nas escolas a uma tese ideológica que é a negação básica de todos os pressupostos da biologia a respeito da complementariedade entre os sexos

Havia, de fato, uma questão formal em jogo, pois o artigo 22 da Constituição afirma que é competência exclusiva da União legislar sobre “diretrizes e bases da educação nacional”, e por isso uma lei que proibisse o ensino da ideologia de gênero – ou qualquer outro conteúdo, aliás – teria de vir do Congresso Nacional, e não de Câmaras Municipais ou Assembleias Legislativas. Ora, foi justamente do Congresso que veio a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96), para regulamentar essa determinação constitucional. E ela afirma, no artigo 9.º, IV, que a competência de “estabelecer (...) competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum” é da União, mas “em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios”.

A lei, portanto, aponta para uma tarefa compartilhada, o que é reforçado no artigo 11 da LDB – “os municípios incumbir-se-ão de (...) baixar normas complementares para o seu sistema de ensino” – e no artigo 30 da Carta Magna (“Compete aos municípios: II – suplementar a legislação federal e a estadual no que couber”). Que tenha havido uma unanimidade em torno de uma interpretação hipercentralizadora da Constituição já é bastante preocupante, mas será muito pior caso os ministros também estejam de acordo com outros argumentos levantados por Janot.

Até agora, o único voto divulgado é o do ministro Edson Fachin, que acompanhou com ressalvas o relator Alexandre de Moraes. E alguns trechos parecem indicar que, assim como ocorreu na equivocada decisão que equiparou a homofobia ao racismo, há ministros comprando integralmente o pacote doutrinário dos ideólogos de gênero. “O reconhecimento da identidade de gênero é, portanto, constitutivo da dignidade humana. O Estado, para garantir o gozo pleno dos direitos humanos, não pode vedar aos estudantes o acesso a conhecimento a respeito de seus direitos de personalidade e de identidade (...) Impedir ao sujeito concreto o acesso ao conhecimento a respeito dos seus direitos de identidade e personalidade viola os preceitos fundamentais inscritos na Constituição, dentre eles, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”, escreveu o ministro.

A confusão de conceitos é evidente. Ser tratado com dignidade independentemente de qualquer fator – cor da pele, religião, orientação sexual, convicções filosóficas ou políticas, o que for – está, sim, entre os direitos humanos, e isso vale também para aqueles que apresentam a chamada “disforia de gênero”, ocorrida quando alguém se sente incomodado com seu sexo biológico, até o ponto de se submeter a tratamentos hormonais e cirúrgicos. Não há justificativa para a discriminação ou para a violência. Coisa bem diferente, no entanto, é tratar como “direito” o acesso nas escolas a uma tese ideológica que é a negação básica de todos os pressupostos da biologia a respeito da complementariedade entre os sexos, tratando o gênero como algo diferente do sexo biológico, uma mera “construção social” e que pode ser alterado conforme a vontade do indivíduo.

A defesa da ideologia de gênero no ambiente escolar não é “pluralismo de ideias e concepções pedagógicas”. Ninguém em sã consciência defenderia sob essa bandeira a promoção de qualquer tese que negasse princípios básicos ou fatos irrefutáveis ensinados em outras disciplinas, da Geografia à Matemática, da Química à História. Há tanto “direito humano” a ser educado sobre ideologia de gênero quanto a ser ensinado sobre o terraplanismo, sobre a teoria da geração espontânea ou sobre revisionismos históricos, para ficar apenas em poucos exemplos.

Não faltou, no voto de Fachin, a menção à “laicidade do Estado”, o espantalho favorito de dez entre dez defensores da engenharia social. Espantalho porque tenta transformar em controvérsia religiosa uma discussão que se desenrola em outras bases, frequentemente científicas ou filosóficas. Por mais que haja indivíduos e entidades religiosas na linha de frente da contestação à ideologia de gênero, essa contestação se dá apenas em bases biológicas e antropológicas, aqueles “termos puramente racionais” de que fala John Rawls quando defende o direito dos religiosos a participar do debate público e defender suas posições. Mesmo assim, saca-se do nada, como um coelho retórico tirado da cartola, o fantasma de um “obscurantismo religioso” contra o qual deve-se brandir a “laicidade do Estado” – ainda que não haja na lei de Novo Gama o menor indício de motivação religiosa.

A decisão cria jurisprudência para várias outras ações que também contestam leis municipais e estaduais que barram a ideologia de gênero nas escolas. É um ponto baixo na história do STF, que assim cala a voz da população, exercida por meio de seus representantes eleitos em assuntos nos quais a legislação – seja a Constituição, a LDB e até tratados internacionais – lhe dá esse direito. E pior: impõe essa mordaça em nome de engenharias sociais dispostas a transformar a sociedade negando verdades básicas sobre o ser humano.

69 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 69 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Marise Casaccia Soares

    ± 11 minutos

    Como sempre a esquerda representada por desclassificados sociais, encontra eco no stf que pode ser chamado de tudo, menos de defensor da Constituição. Uma lástima que os pais biológicos desses ministros e desses psolistas não fossem trans. Eles não teriam nascido!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Souza Freire

    ± 173 dias

    Texto excelente, não tem como não concordar, ou no mínimo ser provocado a pensar. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE Z. NETO

    ± 190 dias

    Não há muito o que fazer quando um grupo de juízes são pessoas do mundo. Eles julgam e agem baseados naquilo que o dono do mundo quer. Não percebo no STF ninguém que seja diferente. Vivem e trabalham conforme os ditames do "senhor das moscas".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 190 dias

    A sexualização precoce das crianças, o dano mental a elas causado pela nefasta "ideologia de gênero", a definição do funk como manifestação cultural, são somente etapas a serem vencidas para a legalização da pedhofilia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C F VIANA

    ± 192 dias

    Cada vez mais demonstram ser um tribunal inutil! Sao uns crapulas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Rocha

    ± 195 dias

    Votamos nuns merdas, que colocaram outros merdas no STF. Esse faquin, foi colocado lá, pela dilmanta, porque era simpático aquele monte. E assim continua a destruição da família brasileira. Precisamos reverter, revogar todo esse lixo, inclusive os autores e sujeitos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 195 dias

    O STF decidiu pelo livre direito de enganar, confundir e (em muitos casos) desvirtuar crianças. Unanimidade mais rodriguiana que esta é impossível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jurandir Santana

    ± 196 dias

    É uma afronta não só contra a educação familiar como contra a democracia, o problema é que eles se acham acima do bem e do mal e ninguém tem coragem de se levantar contra

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      RoCS

      ± 195 dias

      Muita gente não tem, eu tenho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Couto

    ± 196 dias

    O que os políticos da esquerda, com o aval do STF conseguiram fazer com a nossa educação é uma vergonha. Escola é um ambiente para se aprender ciências e não ideologia de gênero. Por isso, que nos exames internacionais de avaliação da educação, o Brasil está entre os três últimos colocados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marise Casaccia Soares

      ± 7 minutos

      Essa é a idéia: transformar a população em seres sem cérebro, lascivos, facilmente dominados. E em parte já conseguiram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Udo Zeviani

    ± 196 dias

    Nossa mano... Esse STF é uma *****. Quando retardado se achando super homem só por causa daquela porcaria de toga... Quanto inútil num lugar só.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    um brasileiro

    ± 196 dias

    "É um ponto baixo na história do STF" Se fosse o único... Recordes estão sendo batidos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANDRE LUIS TISI RIBEIRO

    ± 196 dias

    Acho curioso que quase 100% dos que estão falando em defesa da ciência agora com o COVID a ignoram completamente na questão da ideologia de gênero.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marco Polo

      ± 196 dias

      É que a ciência, como os fatos e, principalmente a Constituição, nesse país, se resumiu aos interesses de anistiados, ex-exilados e seus cUmpadres!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 196 dias

    Em sua cínica decisão ao menos definiram a partir de qual idade essa esdrúxula "ciência", poderia ser ensinada? Desde o maternal? Qualquer pessoa, com os mais comezinhos princípios morais, educacionais, entende que se deve respeitar o outro, independente de sua etnia, escolhas, desde que legais, cultura, religião, etc. Respeitar o seu semelhante é de Deus e dos homens, uma obrigação moral e religiosa. MAS, AS IDEOLOGIAS MATERIALISTAS DO SOCIAL/COMUNISMO DE RESULTADO, querem é obrigar, subjugar, DIVIDIR AS PESSOAS para dominarem e escravizá-las. E essas, usam COM MAESTRIA, manobram nossos irmãos desses grupos de gênero, para enfraquecerem a sociedade civil e conseguirem os seus intentos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Oriovaldo Palmeiro Ribeiro

    ± 196 dias

    Já não bastava alguns Ministros do STF defenderem corruptos e criminosos? Até onde esta Corte que gasta bilhões de nosso orçamento, continuará"de costas" para a sociedade?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 196 dias

    Um absurdo o ensino ser regulamentado pelo Estado. Esse, no máximo, poderia definir as matérias básicas, acadêmicas e científicas a serem ministradas, mas sem regulamentar POLICIALESCAMENTE o que deve ser ensinado. Isso é coisa de Estado totalitário. Às escolas, às quais cabe ENSINAR, caberia definir os seus currículos e oferecê-los a sociedade, cujas famílias examinariam e matriculariam os seus filhos naquela que atendesse as suas expectativas de desenvolvimento pedagógico, científico e conforme as suas convicções. Educar filhos, bons costumes, polidez, respeito a si próprio e ao próximo, etc, cabe aos pais, não ao Estado. AFINAL, SOMOS UMA DEMOCRACIA, TEMOS DIREITOS, LIVRE ARBÍTRIO?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jurandir Santana

    ± 196 dias

    Qual a vantagem da democracia quando se impõe,contra a vontade de expressiva maioria, uma violação do direito da família, esses caras não dizem que são defensores da democracia, porque esse contra senso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marise Casaccia Soares

      ± 5 minutos

      Lobos em pele de ovelha: foram colocados lá justamente para isso. Uma engenhosa armadilha!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    ± 196 dias

    Este STF que deveria ser a solução, é o problema! Ideológico e militante! Alô Senadores! Passada a hora de trabalhar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celio

    ± 196 dias

    homem é Homem, mulher é Mulher, não há lei que mude a Verdadeira natureza humana

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 196 dias

    sff minúsculo e além do mais vadio .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Scaramuzza

    ± 196 dias

    De fato o seguinte: assim como existe a gravidade e há aqueles que não acreditam nela mas estão submetidos a ela, existe um Deus, ao qual todos estão submetidos a Ele, crendo ou não. Estamos a beira do caos, a bíblia demonstra isso. O fim se aproxima, salve-se quem puder e crer, pois as aberrações serão piores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABILI LAZARO CASTRO DE LIMA

    ± 196 dias

    Jornal da Opus Dei?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marise Casaccia Soares

      ± 1 minutos

      Quem quiser ser LGBTXYZ que seja, mas não queira dizer que é o melhor para todos, pois não é. O que teu pai e tua mãe são, se não um homem e uma mulher ? Ou tu és filho de chocadeira?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 196 dias

    Perfeito o artigo desta Gazeta. Um bastião do Estado Democrático de Direito. Este é o pior STF da história, pois desconsidera vergonhosamente o texto constitucional, criando normas jurídicas de acordo com as suas inclinações ideológicas do esquerdismo "progressista" . Mas, o pior é este Congresso, o qual não promove o impeachment de ministro algum desse Tribunal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael Arêas Vargas

    ± 196 dias

    Dentre inúmeros, esse é só mais um ponto baixo STF, porém muito sério. Há muito tempo as decisões do STF surpreendem negativamente os brasileiros e contrapõem os valores e princípios da maioria da população e ainda se dizem "garantidores da democracia". É nítida a agenda progressista que querem implementar de maneira covarde, com a desculpa do "estado laico". Mostram um verdadeiro despreparo de conhecimento biológico por temas como esse. Espero, mesmo achando difícil, que os outros ministros tenham um lapso de ombridade e consciência social e neguem essa afronta!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    ± 196 dias

    Nossa constituição é socialista. Não admite a autodeterminação de comunidades. Tudo é definido pelo poder central. Muito perigoso pois a cada nova geração parece que mais e mais pessoas aceitam isto como fato consumado. Precisamos de uma nova constituição, menos socialista e mais liberal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marco Polo

      ± 196 dias

      Exatamente isso, prezado Neto. Necessitamos resgatar a liberdade individual sem a imposição de qualquer doutrina!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Roberto

      ± 196 dias

      Parabéns pela opinião, caro leitor Neto.!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cleide C. G. M

    ± 196 dias

    É lamentável o desconhecimento do aspecto racional da fé. Como se os argumentos que porventura os cristãos por dever e consciência tendem a defender sejam unicamente baseados em aspectos subjetivos e religiosos, quando ao contrário essa questão precisamente está fincada no chão de várias ciências... Sendo ratificada e iluminada pela fé

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 196 dias

    STF vergonha Nacional

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Loeser

    ± 196 dias

    o stf faz o que dá na telha deles . Faz tempo que ouço que cada sentença tem um preço . Poderiam fazer uma devassa nas contas destes cidadãos .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 196 dias

    Ministro medroso. É mais fácil aderir ao politicamente correto e não ser alvo da imprensa. Assim como muitos optam Mainstream midiática e parecer inteligente e moderno, fachin dá sua contribuição para, como bem diz o Editorial, acrescentar mais um ponto baixo na história no STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 196 dias

    O mundo se curva à ousadia em aprovar todas as aberrações possíveis e existentes. Teremos expoentes intelectos em ideologia de gêneros, maravilhosos doutores em terceiro, quarto e quinto sexos. Enquanto isso, teremos verdadeiras mulas em matemática, física, engenharia, medicina. Mas isso é coisa de países retrógrados...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe

    ± 196 dias

    A Gazeta do Povo é um oásis no deserto no qual se tornou a mídia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      RoCS

      ± 196 dias

      Muito bem dito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio

    ± 196 dias

    GP e Cia, continuem tentado derrubar o gov atual democraticamente eleito que tem viés conservador e o único capaz de mudar a composição do STF formado por esquerdistas. Essa e outras tendem a piorar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RoCS

    ± 196 dias

    Bota a criançada para estudar Português, Matemática, Geografia, História, Física... Moral e Cívica e, principalmente, Biologia. Sem doutrinação de qualquer espécie. Valorização da Família: Pai (homem), Mãe (mulher) e filhos, ou quais desses for possível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EB

    ± 196 dias

    Gazeta, vamos lá. Não existe "ideologia de gênero". Gênero não é uma ideia. Eu não escolho minha orientação sexual como se fosse um partido político. Eu escolho a música que vou ouvir, a cidade onde vou morar, mas não o gênero. O que existe são Estudos de Gênero, onde procuramos entender os diferentes gêneros humanos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      RoCS

      ± 196 dias

      Lá vem um trans falar mherda, como se alguém fosse dar importância as suas maluquices. Viva tua 'vida loca', mas não querer doutrinar os outros, principalmente crianças.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Henrique

      ± 196 dias

      Prove a existência de "gêneros humanos" além dos dois definidos pela biologia. É ideologia sim, essas sandices não possuem base cientifica alguma, é até muito chamar de ideologia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Meirelles Palma

    ± 196 dias

    Muito bom, bem escrito e exemplificado de maneira brilhante !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    ± 196 dias

    O STF é uma VERGONHA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 196 dias

    Infelizmente a sociedade está muito mal representada por um STF cujo critérios de escolhas é questionável , sem carreira nem meritocracia , e pior sem controle com poderes absolutos acima da presidência do congresso e principalmente do povo , muito triste vivermos essa ditadura da caneta e com ministros muito mal escolhidos hoje o cargo mais importante do país nas mãos de amigos do rei ,e de políticos corruptos, a única casa que poderia fazer algo , o senado , infelizmente é um pouco pior com poucas excessões .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcoaurélio

    ± 196 dias

    Se o Congresso Nacional proibir, o STF dirá que a lei é inconstitucional. Estamos à mercê dos ideólogos de gêneros e seus asseclas..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 196 dias

    É por estas e outras decisões do STF, em nome da Constituição Federal, que vivemos à mercê destes 11 seres humanos que se acham galácticos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Gomes

    ± 196 dias

    Resta à sociedade se organizar localmente para evitar a doutrinação por meio da fiscalização e pressão in loco das unidades de ensino e secretarias. Além disso, e necessária a mobilização nacional para forçar o congresso a garantir o direito dos pais sobre a educação dos seus filhos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elcio Carillo

    ± 196 dias

    Não deve demorar a declaração de inconstitucionalidade das Leis de Newton. Esse STF! Élcio Carillo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Flavio Teixeira

      ± 196 dias

      Já está em fase de conclusão e breve será debatido no STF...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paul Gachet

    ± 196 dias

    O STF nem deveria receber um tema desses. Para que elegemos, outorgando mandatos representativos ao Congresso Nacional? Para que onze técnicos decidam o que é bom ou mau em nome de 220 milhões de pessoas? Esse totalitarismo de requerido por juizes como o Luis Roberto Barroso e Celso de Mello, no caso da gaysismo ser criminalizado, precisa ser exposto pela imprensa isenta que defende a sociedade. O positivismo jurídico, sua ânsia em tutelar, uma tranca ao desenvolvimento do brasileiro moderno e livre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 196 dias

    Diante disso podemos dizer com certeza. O STF pode impor o que quiser, à revelia da humanidade, não importa o Quão absurdo isso seja. O que esses onze bem intenderem. Qualquer coisa sobre você. Eles tem o poder de vida e morte. Temos que nos revoltar porque não tem limites sobre como querem torcer nossa sociedade ao seu bel prazer e entendimento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 196 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 196 dias

    Ideologia .... eu quero uma pra viver....mas num país sério. Discutir se no currículo escolar pode se estudar o cara da ouça a a mulher gosta de mulher e se o outro é outra... vão a *****

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato

    ± 196 dias

    E vcs massacrando o Bolsonaro, chamando -o de indigno. Logo o primeiro presidente a levantar a voz contra a ideologia de gênero e tantas outras pautas progressistas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 196 dias

    Este STF denota corrupção total de valores morais e mesmo científicos. Um bando de bicho-grilos velhos fantasiados de juízes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 196 dias

    O pior STF já visto em todos os tempos, constituído em sua grande maioria por simples advogados que chegaram lá por compadrio político. A falta de qualificação, mérito, a presunção, prepotência e até mesmo a falta de integridade de alguns de seus membros, nos dão a dimensão do vazio e dos eventuais prejuízos provocados por esse STF: 1) São cidadãos absolutamente despreparados para fazer juízo de qualquer assunto fora do CPC e do próprio CC; 2) Além disso legislam ,demonstrando a própria dificuldade e entenderem suas funções constituintes. Não é à toa que o País vem entanto em parafuso, quem deveria pacificar assuntos controversos, cria mais polêmica ou mais leniência quando não deveria!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Dardeau Vieira

    ± 196 dias

    Excelente artigo. Desta vez a Gazeta foi direto ao ponto e enfocou de forma precisa o problema. O STF está claramente comprometido com uma agenda de engenharia social, autodenominada "progressista", que agride a grande maioria da população. E o pior: faz isso atropelando o Congresso e a Constituição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 196 dias

    Pior STF da história, onze bandidos togados, vergonha nacional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALMIR M.

    ± 196 dias

    Já dizia João Batista: "raça de víboras".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 196 dias

    Que orgulho deste jornal paranaense, único com coragem em defender as bandeiras de uma sociedade que não se rendeu às aberrações comportamentais de alguns. Cada familia deve ter o direito de definir o que corresponde aos seus valores. Não cabe ao estado se imiscuir se o transgenero, homosexualismo são coisas normais. Mas será do foro intimo se as alternativas e que cada familia ensine aos seus filhos respeito aos diferentes. Mas não deve, a escola, definir que o sexo de cada criança é contextualizado pelos segmentos comportamentais, sociais, antropológicos. Isto não existe em livro de genética.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 196 dias

    Temos um STF que além de nao ter o conhecimento legal necessário para julgar questões de alta envergadura, ja' que poucos ali ja' exerceram a função de juiz de direito, ainda tem a audácia de legislar sem ter tido UM ÚNICO VOTO DA POPULAÇÃO. E' a DITADURA DO JUDICIÁRIO QUE NOS PREVENIU RUY BARBOSA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco J. - 2019

    ± 196 dias

    sTF, a corte da Decepção e da Incoerência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VOTO IMPRESSO JÁ

    ± 196 dias

    A instituição STF está cometendo graves ataques à democracia e ao estado democrático de direito e tem que responder por isso em corte internacional e no senado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dr Gustavo

    ± 196 dias

    Mais um punhado de pólvora na construção da bomba que esta se formando. Na defesa do que se acreduta melhor para os filhos a briga que está sendo estimulada não deixará de acontecer. Mas nada de novo em STF se posicionar de forma bizarra. Essa é a regra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AJAS

    ± 196 dias

    O buraco no qual nos encontramos se deve em grande parte aos excelsos togados do STF. Um horror!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 196 dias

    Esse país consegue ir cada vez mais fundo no buraco em que se meteu...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.