• Carregando...
Banco Central
Banco Central vem ampliando a possibilidade de bancos oferecerem crédito a empresários que terão dificuldades por causa do coronavírus.| Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Ao lado do governo, o sistema bancário será essencial para que os efeitos da paralisação prolongada da atividade econômica sejam amenizados enquanto a quarentena estiver em curso, bem como para que as empresas e os cidadãos consigam recuperar suas perdas mais rapidamente. Enquanto o Planalto e o Ministério da Economia continuam elaborando medidas como o “coronavoucher” – o auxílio que será concedido a trabalhadores informais, autônomos e desempregados – e as novas regras trabalhistas, os bancos têm a missão de fornecer o crédito de que muitos empresários e indivíduos precisarão neste momento crítico para sobreviver e ter um futuro.

Para que os bancos privados possam atuar com mais força neste setor, em 23 de março o Banco Central reduziu de 25% para 17%, até dezembro deste ano (com possibilidade de prorrogação caso o país ainda não tenha se restabelecido economicamente) a alíquota dos depósitos compulsórios, o dinheiro que as instituições são obrigadas a deixar no BC. Só essa medida colocaria quase R$ 70 bilhões no mercado a partir deste mês de abril. Além disso, o Conselho Monetário Nacional autorizou o BC a instituir uma nova linha emergencial de crédito para os bancos, com o objetivo de “prover liquidez ao mercado secundário de dívida corporativa, fortemente afetado pela recente turbulência verificada nos mercados financeiros internacional e nacional, fruto dos reflexos da propagação do coronavírus”, segundo nota do Banco Central.

O setor bancário vem colecionando lucros suficientes para, neste momento de catástrofe nacional, ser capaz de assumir riscos adicionais em nome do reerguimento econômico do Brasil

Apesar da disponibilidade maior de recursos para emprestar, no entanto, o que se está observando é uma enorme resistência por parte das instituições. Vários empresários relataram que as taxas de juros aumentaram – chegando a dobrar, dependendo do tipo de operação – e os prazos para o pagamento de novos empréstimos foram reduzidos, um movimento que foi confirmado pelo próprio presidente do BC, Roberto Campos Neto, no dia 26 de março.

Há uma explicação bastante racional para que isso ocorra: os bancos pretendem minimizar riscos como o da inadimplência – o mesmo fator que explica o elevado spread bancário nacional mesmo em circunstâncias mais normais. Especialmente nestes momentos, em que a incerteza sobre o futuro da empresa que busca um empréstimo é quase total, os bancos não querem estar em uma situação na qual tenham de lidar com uma série de devedores falidos, com todas as dificuldades que isso implica para conseguir reaver os valores emprestados. Mas também é preciso perguntar se esse excesso de cautela na concessão de crédito não acabará justamente acelerando o processo de deterioração econômica, o que até mesmo aumentaria os índices de inadimplência, pelo caráter sistêmico da própria economia – afinal, se não houver uma aposta firme na retomada, as condições para um efeito dominó estarão postas, atingindo também aquelas empresas que em tese estão em posição mais sólida.

Por mais que muitas instituições e empresas, inclusive os bancos, tenham elogiáveis políticas de responsabilidade social, com inúmeros projetos e institutos, o fato é que sua grande contribuição à sociedade está em realizar bem aquela função que é sua razão de existir. Quando produtores e comerciantes mantêm a coragem de seguir operando e se esforçam ao máximo para impedir o desabastecimento de itens básicos de alimentação e higiene – e inclusive há relatos de redes de varejo que estão abrindo vagas neste momento difícil –, dão uma contribuição extraordinária para mitigar os efeitos econômicos da pandemia. O mesmo vale para os bancos, que servirão melhor à sociedade à medida que facilitam o acesso ao crédito, com um olhar especial à situação econômica caótica em que o Brasil já está entrando.

O meio para que isso ocorra, preferencialmente, não é uma imposição estatal que force os bancos privados a praticar taxas de juros baixas ou prazos alongados para os novos empréstimos. Não descartamos que a autoridade monetária, se identificar uma falha de mercado na qual os benefícios das medidas tomadas não estejam chegando ao consumidor final, possa intervir, como aliás fez recentemente em relação aos juros do cheque especial. Mas o desejável seria a ação voluntária por parte das instituições financeiras, um setor que vem colecionando lucros suficientes para, neste momento de catástrofe nacional, ser capaz de assumir riscos adicionais em nome do reerguimento econômico do Brasil. O governo colocou os bancos estatais na vanguarda de um movimento de facilitação do crédito, mas apenas eles não serão suficientes para fornecer todo o crédito de que as empresas e as pessoas necessitarão. Pelo papel de liderança que exercem, é preciso que as instituições privadas assumam esse protagonismo e também estejam dispostas a colaborar; se o fizerem, terão o potencial de elevar a confiança da sociedade na sua capacidade de superar os efeitos que a pandemia tem sobre a atividade econômica.

Quando o coronavírus tiver passado e o Brasil começar a retomar a normalidade, os brasileiros certamente se lembrarão de quem esteve ao lado dos empreendedores e dos trabalhadores necessitados na hora mais difícil: as famílias que continuaram pagando diaristas, jardineiros e outros prestadores de serviço enquanto todos permaneciam em casa, as empresas que fizeram das tripas coração para não demitir, as companhias que colocaram suas linhas de montagem à disposição do esforço para reforçar hospitais. Que triste será se essa recuperação não ocorrer, ou for retardada, porque faltou a colaboração de um setor essencial para proporcionar saúde financeira a empresas e indivíduos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]