i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Os seis anos da Lava Jato e os retrocessos no combate à corrupção

  • PorGazeta do Povo
  • 12/03/2020 19:13
O coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
O coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Seis anos depois do início da Operação Lava Jato, o combate à corrupção no Brasil ficou mais fácil ou mais difícil? Esta é a pergunta que o coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal em Curitiba, Deltan Dallagnol; o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores; e outros integrantes do MPF, da PF e da Receita Federal se propuseram a responder durante entrevista coletiva na terça-feira, dia 10. Ali, fizeram um diagnóstico preciso, mostrando a responsabilidade de cada ator em um lento processo de desmonte que imita a Itália do pós-Mãos Limpas, um perigo para o qual os membros da força-tarefa e o então juiz Sergio Moro já alertavam havia um bom tempo.

O copo meio cheio se vê no balanço destes seis anos de Lava Jato. As investigações do enorme atentado contra a democracia brasileira orquestrado pelo petismo, envolvendo vários outros partidos e as maiores empreiteiras do país, levaram a 500 pessoas acusadas, das quais 165 já foram condenadas a um total de 2.286 anos – várias dessas condenações já foram confirmadas em segunda e até terceira instâncias. Algumas das pessoas mais poderosas do Brasil foram parar atrás das grades (ainda que um ou outra tenha recuperado a liberdade depois), como o ex-governador Sérgio Cabral, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e, claro, o ex-presidente Lula. Os 185 acordos de colaboração e 14 acordos de leniência já recuperaram R$ 4 bilhões, e ainda há mais por vir, pois apenas os acordos de leniência geraram o compromisso de devolver R$ 14,3 bilhões. Números e nomes atestam a abrangência e a qualidade do trabalho da Lava Jato.

No entanto, os tempos recentes foram de retrocesso. Decisões do Supremo Tribunal Federal e leis aprovadas no Congresso Nacional infelizmente desfizeram um trabalho correto realizado nas instâncias inferiores da Justiça e dificultaram a realização de futuras investigações de esquemas de corrupção. Em julgamentos que envolveram diretamente acusados da Lava Jato, por exemplo, o STF anulou sentenças nos casos em que réus delatores e delatados entregaram suas alegações finais ao mesmo tempo, sem que tivesse havido desobediência alguma ao Código de Processo Penal, e tampouco prejuízo objetivo aos réus delatados. Além disso, determinou que processos envolvendo crimes de caixa dois sejam remetidos integralmente à Justiça Eleitoral, quando a jurisprudência e a prática até então determinavam a divisão, com crimes eleitorais (caso do caixa dois) sendo julgados pelos TREs e TSE, e os crimes comuns (como corrupção e lavagem de dinheiro) permanecendo na Justiça comum.

Ainda que a intenção que move ministros do Supremo e parlamentares não seja a de promover a impunidade, o resultado objetivo de suas ações é exatamente este

Dallagnol ainda citou a decisão que derrubou a prisão após a condenação em segunda instância – ainda que o julgamento não tenha ocorrido dentro do âmbito da Lava Jato, seus impactos sobre a operação são evidentes. E o STF ainda tem na mesa a possibilidade de desferir outro golpe mortal na operação, caso decida pela suspeição de Sergio Moro, com base em supostas conversas obtidas ilegalmente e cuja autenticidade continua sem confirmação.

No Congresso, os projetos de lei aprovados até podem, em alguns casos, se voltar contra ações passadas da Lava Jato, mas principalmente buscam criar empecilhos para futuras investigações e julgamentos. O caso mais evidente é o da Lei de Abuso de Autoridade, desenhada não apenas para permitir a retaliação de réus e investigados contra juízes e procuradores, mas também para incentivar uma espécie de “autocontenção”, com magistrados e membros dos órgãos de segurança e investigação pensando muitas vezes antes de tomar determinada atitude, graças à possibilidade de acabarem enquadrados na nova lei, que descreve de forma deliberadamente genérica os atos que constituiriam abuso de autoridade. O Congresso ainda desfigurou o pacote anticrime enviado pelo ministro Moro, retirando dele uma série de medidas que auxiliariam o combate à corrupção e incluindo dispositivos que restringem a atuação de juízes, especialmente nos casos de prisão preventiva. Nos dois casos, também perdeu-se uma oportunidade quando o presidente Jair Bolsonaro vetou alguns, mas não todos os trechos problemáticos – e, ainda assim, parte desses vetos também acabou derrubada pelo Congresso.

Confira a série especial de artigos publicados por Deltan Dallagnol na Gazeta do Povo:
O desmonte do combate à corrupção
Torniquetes que estancam a sangria causada pela delação premiada
O verdadeiro abuso dos juízes que combateram a corrupção
Juiz de garantias: garantia de quê?
A regra de que os réus delatados falem por último causa quanta demora e impunidade?
Como um precedente do STF derrubou o processo da refinaria que deu um prejuízo bilionário
Lava Jato: um quebra-cabeça sendo desmontado

Dallagnol e outros membros da Lava Jato sempre se preocuparam em ressaltar que sua crítica se dirigia a decisões e leis específicas, e não às instituições em geral. Isso não impediu que o coordenador da força-tarefa fosse alvo de uma perseguição injusta no Conselho Nacional do Ministério Público, com direito a uma advertência imposta pelo CNMP em novembro do ano passado. Afinal, ainda que a intenção que move ministros do Supremo e parlamentares não seja a de promover a impunidade, o resultado objetivo de suas ações é exatamente este. Congresso e Supremo não podem jamais estar imunes à crítica quando decidem ou legislam mal, e o fato de Dallagnol ser membro do MPF nunca poderia servir para tolher-lhe a liberdade de expressão que ele exerce ao se pronunciar sobre decisões que envolvem o combate à corrupção – pelo contrário: o fato de os membros da força-tarefa conhecerem tão por dentro o esquema que investigam e as dificuldades que enfrentam os coloca entre as pessoas mais qualificadas para fazer sua avaliação.

Os retrocessos, felizmente, não desanimam os integrantes da Lava Jato. O mesmo período em que decisões do STF e leis no Congresso dificultaram o combate à corrupção também viu o maior número de denúncias (29) e o terceiro maior número de fases nos seis anos de operação. Apesar das dificuldades, o trabalho da Lava Jato segue em frente, e quem ganha é o país.

18 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 18 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Esio

    ± 0 minutos

    Lamentavelmente temos um congresso cuja a maioria tem o rabo preso com a corrupção e o propinoduto implantado pelo PT e seus asseclas e, para piorar ainda as coisas um STF corrupto e inoperante onde todos os ladroes querem ser “ julgados”’. Uma vergonha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marujo171

    ± 7 horas

    NOSSO SUPREMO E CONGRESSO APRENDEU DIREITINHO A LIÇAO DOS ITALIANOS. VEM MAIS CHUMBO POR AI.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson - Sítio Cercado

    ± 10 horas

    Lava Jato além de brigar com Corruptos tem contra o STF e o Congresso. É uma batalha difícil mesmo pois tem os amigos defensores de bandidos como Gilmar Mendes, Lewandowski, Carmen Lúcia, Celso de Mello, Marcos Aurélio e Dias Toffoli.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JULIANO RIBAS DEA

    ± 11 horas

    A Gazeta é engraçada. Dizem levantar a bandeira do combate à corrupção. E volta e meia aparece alguma matéria, geralmente da Casa Haus, enaltecendo o... Jaime Lerner (?). Decidam-se. Não dá pra querer combater a corrupção e rasgar seda pra condenado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis afonso ferreira da cruz scarpin

    ± 11 horas

    Para de mi mi mi dallagnol!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 12 horas

    A HORA QUE O CONGRESSO BRASILEIRO E O STF DESCOBRIREM EM SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA, O MAL QUE FAZEM PARA A NAÇÃO E O APOIO AO SISTEMA COMUNISTA DISFARÇADO DE DEMOCRACIA, O BRASIL DARÁ INICIO PARA A SAÍDA DO BURACO QUE SE METEU. VEJAM A ARGENTINA E A VENEZUELA? NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES: SAIAM DELES POVO MEU¹

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michael

    ± 12 horas

    Todo meu apoio à Lava Jato.. muito triste ver o desmantelamento coordenado do (revolucionário) esforço anti-corrupção por parte da casta política.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • A

      ANDERSON FERNANDO DA SILVA

      ± 11 horas

      Luis afonso ferreira da cruz scarpin: "Que? Petista detectado! Quanta ingenuidade achar que o seu partido e a gangue de Lula são inocentes. Já são 4 bi recuperados e outros tantos por vir. Que inocente em sã consciência concordar em devolver o que não roubou?"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANDERSON FERNANDO DA SILVA

      ± 11 horas

      Que? Petista detectado! Quanta ingenuidade achar que o seu partido e a gangue de Lula são inocentes. Já são 4 bi recuperados e outros tantos por vir. Que inocente em sã consciência concordar em devolver o que não roubou?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luis afonso ferreira da cruz scarpin

      ± 11 horas

      Cadê o Moro que não faz nada?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 13 horas

    A chamada "grande corte", o STF, e membros do congresso, podem até livrar os criminosos, mas o julgamento popular enterra a pretensão política dos partidos destes "anistiados". Estes partidos sobrevivem apenas com seus militantes, que por praticarem uma ideologia radical, não aceitam a verdade. Por isto, a grande vitória da operação Lava Jato não são as prisões e o valor devolvido, mas a conscientização política do povo brasileiro. Que agora entende o que o populismo socialista realmente é. Corrupção e clientelismo, aliado a irresponsabilidade governamental.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Gonçalo dos Santos

    ± 14 horas

    A luta continua.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 14 horas

    A lava-jato junto com a grande mídia perseguiram o governo que deu plena liberdade às instituições. Agora têm o governo aparelhado (e repressivo) que escolheram e merecem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michael

    ± 14 horas

    Comentarios nesta reportagem estão sendo apagados?!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luis afonso ferreira da cruz scarpin

      ± 11 horas

      Basta contrariar a opinião dos colunista que apagam, simples assim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alessandra

    ± 22 horas

    Eu ainda acho q valeu toda a luta. Abriu a mente da maioria dos bons eleitores a selecionar seis representantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luis afonso ferreira da cruz scarpin

      ± 11 horas

      Araucária : Concordo só esqueceu de alguns, frotas, joices, bolsonaros, e ai vai a lista....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Araucária

      ± 13 horas

      Exato, e a cada eleição devemos nos lembrar e melhorar nossas escolhas, ainda existem muitos maias, alcolumbres, calheiros, tiriricas por aí..... e o que eles fazem agora é tentar frear e reagir... eles vivem da pobreza, ignorância e impunidade......

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]