i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

A PGR, o estado de defesa e um desserviço à democracia

  • PorGazeta do Povo
  • 22/01/2021 20:57
aras
O procurador-geral da República, Augusto Aras: nota da PGR chamou estado de calamidade pública de “antessala do estado de defesa”.| Foto: Isac Nobrega/Presidência da República

Quando, em várias outras ocasiões, afirmamos que existe um déficit de cultura democrática no Brasil, essa deficiência se revela em várias circunstâncias: a desconfiança generalizada nos outros, que atrapalha o associativismo; a permissividade em relação ao uso da força para impor ideias, ainda que consideradas nobres, como ocorre em casos de invasão de escolas e prédios públicos; e o desconhecimento sobre a função das instituições e do papel das leis, especialmente da Constituição, na construção da democracia. Este último aspecto, em específico, ficou evidente em um episódio recente.

No dia 19, a Procuradoria-Geral da República lançou nota intitulada “PGR cumpre com seus deveres constitucionais em meio à pandemia”, descrevendo a atuação do órgão em questões ligadas ao combate à Covid-19. Para além das leituras possíveis do texto – autopromoção, legítima prestação de contas ou mera afirmação de que a PGR está, no fim das contas, fazendo o que deveria fazer –, salta aos olhos uma afirmação extremamente preocupante, a de que “o estado de calamidade pública é a antessala do estado de defesa”. É de se questionar como o redator da nota (e, por extensão, o procurador-geral Augusto Aras) conseguiu unir dois temas tão diferentes, ainda mais insinuando que estaríamos às portas de uma situação de exceção.

O estado de defesa é uma situação de exceção, sumamente grave, que resulta na supressão de direitos básicos do cidadão e que só se deve aplicar em último caso; insinuar que estamos na “antessala” de algo assim é um desserviço

O estado de calamidade pública é uma providência prevista no artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal, e cujos efeitos são fiscais, afetando, por exemplo, limites de gastos ou contratação de crédito. Foi graças ao estado de calamidade pública relacionado à pandemia, reconhecido pelo Congresso em março do ano passado, que governo federal, estados e prefeituras ganharam permissão para gastar acima do teto permitido pela legislação. Já o estado de defesa, descrito no artigo 136 da Constituição, é de natureza completamente diferente, permitindo até mesmo restrições aos direitos fundamentais, como o de reunião e os sigilos telefônico e postal. Ele existe “para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social” que estejam “ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”.

Apenas um malabarismo retórico impressionante (ou uma igualmente impressionante deficiência na interpretação de textos legais) permitiria ler na Constituição a referência a “calamidades de grandes proporções na natureza”, associá-la à “calamidade pública” da Lei de Responsabilidade Fiscal e ver nela o pretexto para a decretação de estado de defesa. Este só poderia ser invocado em caso de calamidade natural se houvesse grave ameaça à “ordem pública ou a paz social”; um exemplo seria um caos anárquico que se seguisse a um evento natural catastrófico, com saques e violência generalizada. Isso não tem relação alguma com qualquer situação que tenha sido causada pela Covid-19.

Tampouco há “grave e iminente instabilidade institucional” ameaçando a ordem pública e a paz social, a outra razão para se invocar o estado de defesa. Sim, há quem considere que autoridades têm demonstrado incompetência crônica na condução do combate à pandemia. Há um acirramento da polarização política, há dezenas de pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, há trocas de farpas entre chefes de poderes. Mas tudo isso, por mais lamentável que seja, é parte do jogo democrático e está longe de constituir a instabilidade “grave e iminente” de que trata a Constituição; não temos golpes de Estado em curso, nem poderes acéfalos, nem tipo algum de caos institucional. A própria nota da PGR o reconhece ao dizer que “as instituições estão funcionando regularmente em meio a uma pandemia que assombra a comunidade planetária”.

Esta alusão totalmente gratuita ao estado de defesa em nada contribui para a sua compreensão correta: é uma situação de exceção, sumamente grave, que resulta na supressão de direitos básicos do cidadão e que só se deve aplicar em último caso. A nota da PGR faz pouco desse fato ao dizer que estamos na “antessala” de algo dessa gravidade, servindo apenas para atiçar os ânimos dos autoritários de plantão, como aqueles que se baseiam em leituras equivocadas do artigo 142 da Constituição para pedir golpes eufemisticamente chamados de “intervenção militar”.

O Brasil percorreu um longo caminho para restaurar sua democracia e deixar para trás os tempos de exceção. Mas este não é um trabalho acabado; está apenas no início e exige a “eterna vigilância” da frase erroneamente atribuída a Thomas Jefferson. Precisamos, sempre, de mais democracia, e em nada ajudam menções ligeiras a novas ocasiões de supressão de direitos, quando estamos muito longe de qualquer situação que exija medidas extremas.

92 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 92 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ronald Wigg

    25/01/2021 12:29:44

    Ou se decreta o ESTADO DE DEFESA, ou essa oposição perversa e desenfreada vai matar mais gente no Brasil. Entramos numa guerra sem valores humanos e morais. Vale tudo para tirar Bolsonaro, vale tudo pelo poder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      DR MARCIO

      24/01/2021 0:17:36

      Vocês da “ IMPRENSA” são bem engraçadinhos O LuladaSilva e a Dilma fizeram o que fizeram Roubaram uma Nação Estão soltinhos por aí... Semi-Analfabetos ( os dois ) Vocês ficaram bem calados. O Bolsonaro não é lá essas coisas, mas o Lula queria REGULAR AS INFORMAÇÕES Facebook Twitter Etc Só rindo de vocês Jornaleco de josta Vou cancelar minha assinatura

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • M

        Miguel

        24/01/2021 12:51:57

        Isso, cancele

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo

      23/01/2021 23:58:51

      Por isso o sistema nomeação do PGR deve ser alterado, devendo ser eleito pela classe, sem margem de escolha ao Presidente. Não podemos tolerar a volta do “arquivador geral da república”. Precisamos sim fortalecer a independência e a autonomia do Ministério Público para continuarmos a avançar em matéria de combate à corrupção e construir um país mais íntegro. Abaixo o retrocesso!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Antonio Carlos Neves

        23/01/2021 21:50:57

        Por editoriais como este, por vezes lamento ter recentemente assinado a Gazeta do Povo como alternativa para não mais ler os editoriais do Estadão, verdadeira imprensa do ódio ao governo Bolsonaro e a desinformação ou Fakes. Que preocupação é essa editor? Preocupada esta sim a população desempregada, desassistida, subnutridas, sem agua potável, esgoto, e gêneros de primeira necessidade, e que mais vai a óbito nesta grave pandemia. Denegrir juristas que interpretam o art. 142 da CF como Ives Gandra Martins, é realmente abraçar as seguidas e inconstitucionais intervenções do Legislativo e Judiciário no Executivo. Tenham compreensão da democracia quase anárquica que vivemos, e sejam imparciais

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Miguel

          23/01/2021 20:47:28

          Impressionante como tem gente aqui que não sabe interpretar um texto. Ou se faz de **** pra criticar o editorial que é a opinião do jornal, embasada juridicamente. Tenho lido a opinião do leitor em diversas reportagens e artigos, e tenho a impressão de que parece haver muito esquerdopata assinando jornal idôneo e imparcial pra detonar notícia ou opinião que não critique o atual governo. Parabéns Gazeta do Povo!!! Sempre coerente com seus valores e com a verdade!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MARTINI

            23/01/2021 20:44:55

             Que tipo de calamidade é a PANDEMIA que obrigou países reconhecidamente democráticos a restringir o direito mais básico de ir e vir?! E outros direitos, despiciendo enumerar! O país, contaminado pela judicialização inconsequente que tolhe ação do PODER CENTRAL alegando-se autonomia federativa, está inerme. Alguns estados, mesmo recebendo vultosos recursos da União, como nunca antes, não prestam o mínimo de serviços na Saúde; falta de tudo –principalmente vergonha de governantes; o que fazer? Talvez tomar a rigorosa medida de Biden que certamente acabará com a PANDEMIA: tornar obrigatório o uso de máscara em recintos FEDERAIS...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Adhemar Ricardo Harada Ferreira

              23/01/2021 20:38:42

              Gazeta do Povo, desserviço à Democracia é exatamente isso que vocês estão fazendo. O Estado de Defesa é legal, está previsto na Constituição e muitos, como eu, acham que seria uma saída para reestabelecer o limite entre os Três Poderes, o que não é o que acontece agora, com os Poderes Legislativo e Judiciário chantageando o Poder Executivo. Essa situação, intolerável, precisa acabar, de uma forma ou de outra. Espero que com as novas Mesas Diretoras do Congresso, essa situação se resolva, senão o Estado de Defesa pode ser acionado sim, estão esticando demais a corda. Democracia é respeitar a vontade majoritária de mais de 57 milhões de brasileiros que elegeram Jair Bolsonaro.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Carvalhaes

                23/01/2021 20:10:37

                Sem comentário! Péssimo editorial!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                3 Respostas
                • M

                  Miguel

                  23/01/2021 21:28:13

                  Mais um

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • M

                  MARTINI

                  23/01/2021 23:04:44

                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • M

                  Miguel

                  23/01/2021 20:33:56

                  Pelo jeito vc faltou as aulas de interpretação de texto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • L

                Leonço da Silva Bittencourt

                23/01/2021 20:06:50

                Ponto pro Aras! Deu uma pequena vontade de cancelar a assinatura, tomara que as próximas opiniões da gazeta não façam aumentar essa vontade.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • M

                  Miguel

                  23/01/2021 20:35:04

                  Mais um que faltou as aulas de interpretação de texto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • C

                Celso Arruda Salomé

                23/01/2021 19:25:55

                Para os comunistas, a Democracia é só uma fachada.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Mauricio Portela dos Santos

                  23/01/2021 18:37:43

                  Primeira atitude boa que Aras realizou até agora.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    André

                    23/01/2021 18:24:49

                    Excelente! Parabéns pela postura em defesa da democracia.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Roberto Fakir

                      23/01/2021 18:00:09

                      Copiaram o editorial do Antagonista, que entende tudo errado. João Agripino e Botafogo Maia em conluio com a CNN querem derrubar o presidente e não conseguem. Agora é a vacina do Butantan que não tem insumos, mas o Agripino já havia vendido mais de 30 milhões de doses. Esse sim é estelionatario que tem motivos de sobra para impeachment. O cara vendeu vacina para o Rio, Ceará, RS. Até para a Argentina ele vendeu essa caracoroavac.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • R

                        ROBERTO

                        23/01/2021 18:50:24

                        Com exceção do terça livre e do conexão política, todos os jornais do Brasil estão armando um golpe contra Bolsonaro. É isso?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • R

                      ROBERTO

                      23/01/2021 17:21:49

                      Pessoal. A gazeta disponibiliza um espaço para quem não aceita críticas ao governo Bolsonaro. Aproveitem. Segue o link: O Papo É #10: De quem é a culpa do caos na saúde do Brasil Leia mais em: gazetadopovo.com.br/idei…caos-na-saude-do-brasil

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • B

                        BP

                        23/01/2021 17:18:29

                        Impressionante malabarismo retórico eu tenho visto é no editorial da Gazeta, com mais frequência do que gostaria. Estado de CALAMIDADE PÚBLICA é uma "providência" prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, exclusivamente? Bem, então não devem ter existido "calamidades públicas" no Brasil antes de 2000, quando foi criada esta lei. E uma calamidade pública não tem relação com o Estado de Defesa? Será? Texto com erros grosseiros nas premissas que fundamentaram a conclusão (intuição ou manipulação) do redator, cujo conhecimento jurídico é sofrível. Como tem sido frequente, provavelmente o redator partiu da "conclusão" para buscar os fundamentos. Desinformação!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Roberto Fakir

                          23/01/2021 16:04:10

                          Preocupação com a grande imprensa anti-democratica. Preocupação com os ministros golpistas do STF. Preocupação com emissoras de TV que pedem impeachment de um presidente e não dizem o motivo. Preocupante é alguns jornais quererem ser os virtuosos e acabam sendo idiotas úteis. Já estamos em uma debilidade institucional e talvez agora a única alternativa seja o Estado de Defesa. Culpa da imprensa isentona.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • M

                            Mauricio Bendixen da Silva

                            23/01/2021 16:34:05

                            Existir imprensa livre, eh sinônimo de democracia. Me preocupa a incapacidade ocasional e oportunista de interpretar a constituição de um procurador geral da república. Este deveria estar defendendo a população de um Estado despreparado e não protegendo. A função dele é promover justiça, não de ser advogado do governo ou desgoverno no caso de saúde pública.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marcos

                          23/01/2021 15:46:37

                          Seu texto: "Tampouco há “grave e iminente instabilidade institucional” ameaçando a ordem pública e a paz social". Discordo totalmente, o STF e o CN estão sim causando grave instabilidade institucional. O STF legisla, o Presidente da Câmara se dá ares de chanceler e se imiscui em relações internacionais. Só pra dar dois exemplos.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Carbonatto

                            23/01/2021 15:23:14

                            Ficaremos então, submissos à “ditadura” do STF?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • N

                              Nelson Vidal Gomes

                              23/01/2021 15:22:13

                              Precisamos recuperar a verdade como um valor que nos une como nação! Não é verdade que nossas instituições estejam funcionando a contento como aqui se vê, como não o é que o PT seja Partido dos Trabalhadores, sua verdadeira identidade é de PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros, assim como o STF deixou de ser colegiado como a CF lhe impõe e nosso presidencialismo já acabou de fato. Que venha, pois, uma nova Constituição Parlamentarista e verdadeiramente seguida, por que não? Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ADILSON BENEDITO DA ROCHA BORNANCIN

                                23/01/2021 14:57:27

                                Desserviço seria deixar os três poderes agirem como estão agindo e indo contra as normas das nossa Constituição Federal.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Jfaraujo

                                  23/01/2021 14:35:05

                                  Tem que decretar estado de defesa para garantir a liberdade dos brasileiros estudarem, trabalharem e ganhar o seu pão, governadores que mandam fechar estabelecimentos e destreom a liberdade dos cidadãos têm que ir pra cadeia

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    Galileu Pizarro Marin Filho

                                    23/01/2021 14:23:28

                                    Aras apenas lembrou aos golpistas de plantão que as instituições possuem meios de defesa. Lembrou, aos que desde a eleição de 2018 tentam forçar a desqualificaçáo de 60% dos votos, que a democracia tem trincheiras de defesa e que não serão o grito estridente dos poderosos da mídia e a banalização do sentido de impeachment os fios condutores da democracia brasileira. Faz bem o procurador para acalmar os assanhadinhos para não interferir na eleição do Congresso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fernando Borges

                                      23/01/2021 13:42:51

                                      Para não descambarmos para um estado de desordem talvez seja necessário algo mais ríspido. A ordem jurídica já foi subvertida com tribunais servindo de escritório de partidos políticos da oposição. Se pensarmos que o STE é conduzido por pessoas que pensam que podem proteger a população de si própria e guiar o futuro para o rumo que acham correto; é preciso que a estrutura republicana seja reestabelecida.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Fernando Borges

                                        23/01/2021 13:39:43

                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Cidadão Brasileiro

                                          23/01/2021 13:38:12

                                          Aras comporta-se como longamanus de Bolsonaro. Os demais poderes detestam ver o executivo aparelhando o Estado para ganhar terreno às suas custas. A queda de popularidade a caminho abrirá uma janela de oportunidade de impeachment irresistível para os players políticos. Pretextos abundam.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • A

                                            Adhemar Ricardo Harada Ferreira

                                            23/01/2021 20:42:10

                                            Quem aparelhou o Estado, foram os abutres dos 35 anos passados. Desaparelhar é uma tarefa difícil.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Jonsimar Tadeu Catapan

                                          23/01/2021 13:32:29

                                          Nosso pobre País está politicamente insolvente. E vejo uma c0rj@ se mobilizando, não pra resolver este problema, mas para impedir o combate à corrupção e restaurar as maracutai@s do "velho balcão de negócios" da República. C0rj@ esta composta de pessoas que, praticamente sem exceção, colecionam, cada um, dúzias de processos na Justiça (grande parte destes processos, encalhados numa "curva de rio", chamada 5TF, que julga somente o que interessa e como interessa). E o povão? "Comendo tudo com farinha", sem prestar atenção ao "perigo amarelo"! Quando perceberem o bote da serpente, infelizmente será tarde...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • F

                                            Freitas

                                            23/01/2021 14:44:49

                                            É só ver quem são os líderes do governo no Congresso, a nomeação de Aras e a nomeação de Kassio.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Philipe Spier

                                          23/01/2021 13:30:16

                                          Dessa vez discordo completamente da opinião da gazeta, formalmente o estado de calamidade não tem nenhuma conexão com o estado de defesa, porém o que se viu no Brasil foi um absurdo, com a desculpa de "salvar vidas" se impôs restrições, cerceamento de direitos e imposições dignas de um estado de defesa, prisão de pessoas que estão ao ar livre, soldar portas de comércios, invadir casas com festas particulares, rastrear pessoas pelo sinal do celular, prender pessoas por opinião, prender pessoas sem acusação e sem inquérito, excluir perfis por opinião... tudo isso poderíamos facilmente ver em um estado de defesa.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • I

                                            Intruso

                                            23/01/2021 13:19:16

                                            A minha opinião é pessoal e pode estar muito errada, mas penso q poucas autoridades trabalham com foco na sociedade. O juiz é obrigado a aceitar a denúncia sob pena de ter q fundamentar muito bem a sua decisão ( e recorrer de ofício ao tribunal). O promotor é obrigado a denunciar sob pena de incorrer em prevaricação. O Delegado é obrigado a investigar por temor de incorrer em delito de omissão. O acusado é obrigado a provar q ñ cometeu o delito pra não ver o sol nascer quadrado. Esse é o "justo" PROCESSO LEGAL, kkkk, rsrs

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luiz Maia

                                              23/01/2021 13:11:53

                                              No Brasil nada presta...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • Z

                                                Zyss

                                                23/01/2021 13:10:30

                                                Esse editorial é um verdadeiro lixo e sem a real leitura da realidade.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • E

                                                  Edilberto Borges da Silva

                                                  23/01/2021 15:58:08

                                                  Então o senhor nega a existência de uma má vontade de resolver as questões que são reais para todos no país?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

                                                23/01/2021 13:00:58

                                                Não é fácil viver e entender esse Brasil , tomado por castas de servidores e políticos corruptos , com um judiciário que se lambuzou tanto nos seus privilégios , que hoje interpretam a constituição e mudam com suas decisões monocráticas ditatoriais e com senado e congresso com maioria dos piores políticos , chegamos nesse ponto , ninguém sabe o que fazer , é sempre a opção de escolhermos o ruim ou menos pior , pobre Brasil.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • J

                                                  Jonsimar Tadeu Catapan

                                                  23/01/2021 13:12:56

                                                  Concordo em quase tudo com você, Luiz. Apenas acho que há pessoas em alguns cargos que até sabem o que fazer, mas estão impedidos, ou por determinações do Poder Judiciário (não estou falando do Bol50naro), ou pela disputa política entre Situação e Oposição, ou ainda por s@botagem mesmo. Infelizmente vejo que vivemos uma gu&rra velada. E pra variar, o povo está no meio do tiroteio, sofrendo e morrendo, não necessáriamente de C0VlD.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Jorge Carvalho

                                                23/01/2021 12:50:17

                                                Concordo com o editorial. Esta tb é a minha opinião.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  ALETCM

                                                  23/01/2021 12:39:38

                                                  Se as "instituições não são nada sem as pessoas" é necessário que exista um consenso tácito e difuso entre as pessoas sobre certo valores, neste caso, os "valores democráticos". Entretanto, todos nós sabemos que esse consenso não existe, não sei se já existiu, mas atualmente só existe nos discursos. Portanto, sobra para o estado administrar os tais "valores democráticos", mas o estado é composto por um grupo de pessoas que não está em consenso com as demais pessoas. Pronto! Bem-vindos ao beco sem saída no qual nos metemos.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    ROBERTO

                                                    23/01/2021 12:22:55

                                                    Acho que os revoltados devem assinar o jornal terça livre. Aí sim, vão ficar satisfeitos. E aproveitam para sustentar o Alan dos Santos lá nos EUA. Ja que só aceitam ler matérias defendendo o Bolsonaro e a intervenção militar. E tem o jornal Conexão Política também. Vão curtir.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • O

                                                      Oirad Ojuara

                                                      23/01/2021 12:21:16

                                                      A PGR disse a mais pura verdade! É melhor um Estado de Defesa por um tempo para corrigir certas distorções do que partirmos para uma guerra civil.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Luiz

                                                        23/01/2021 12:15:30

                                                        Sr. Antônio (dois comentários acima). Penso que o espaço foi disponibilizado para comentários e opiniões sobre o editorial. Jogar as tuas frustrações e ódio contra Bolsonaro e aos seus eleitores iguala os teus comentários aos trejeitos daqueles infelizes que se destacam ou são notados em lugares pequenos onde vivem e são apelidados por esses trejeitos por pessoas como vc. Na minha cidade natal havia um a quem chamavam de “Antônio Tolo” vivia dando tapas no ar como se visse moscas ao seus redor. Cuidado com os teus trejeitos.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • N

                                                          Nm

                                                          23/01/2021 12:15:20

                                                          O PGR deu um recado ao STF e à esquerda em geral que querem desestabilizar o país para tomar o Poder.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          2 Respostas
                                                          • J

                                                            Jonsimar Tadeu Catapan

                                                            23/01/2021 13:25:13

                                                            Hum! Interessante! Ao longo da "História desse País" (como gosta de falar um certo nefasto personagem político do Brasil), a nossa "Querida e ilibada" Esquerda nunca pegou, nem mesmo se dispôs a "pegar em @rmas", né? Nunca existiu a tal "Gu&rrilha do Araguaia, né? Nem a VPR... Hum... Que memória curta!! E ministro competente, pra vocês, pode até ter formação em Artes Culinárias, desde que fosse de ideologia de Esquerda, né? Talvez filiado ao PT, PSOL, PCB, né? Hum! Que peculiar!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            PARREIRAS RODRIGUES

                                                            23/01/2021 12:26:54

                                                            Eterna vigilância - Thomas Jefferson, lembra o editorial e, quem empunha armas para a reinstalação de estado de exceção, como praticamente antecipa a nota do procurador capacho da PGR é justamente o presidente Jair Bolsonaro, freguês de todas as cerimônias que envolvam militares, além do aparelhamento fardado do governo, inclusive com incompetentes como o ministro da Saúde, um expert em logística que, numa guerra contra a Costa Rica, a depender dele, a perderíamos, mesmo considerando que aquele país não tem exército tem.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Eden Lopes Feldman

                                                          23/01/2021 12:12:19

                                                          Aprecio a Gazeta por ter uma equipe de jornalistas e colunistas diversificada que nos permitem ver vários ângulos da notícia para entendermos o que vivemos. Principalmente na esfera pública. Mas o que está acontecendo no Brasil é um movimento sistemático de alguns políticos para derrubar um governo que fere os interesses eternos de uma casta que se arvorou como a dominante do país. Assim, talvez o recado de Aras seja para avisar que o governo está vigilante. Até por que sabe do apoio da maioria da população ao atual governo. E lembrem desta frase de um membro do STF: "Toda tirania deve ser afastada, inclusive a tirania da maioria que elege o Executivo ......". Isto não é uma ameaça?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • P

                                                            PARREIRAS RODRIGUES

                                                            23/01/2021 12:29:00

                                                            A depender do apoio da população ao governo, lembro um personagem da Escolinha do prof. Raimundo: "Há controvérsias".

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Luiz

                                                          23/01/2021 11:56:41

                                                          O PGR está a meu ver apenas vigilante e advertindo. Cumpre o seu papel. Se há a deliberada intenção de conturbar a ordem democrática essa não tem sido revelada em quaisquer atos do Executivo que cumpre fielmente a Constituição , para decepção de muitos. O mesmo não se diga das incursões do Judiciário contra a própria Constituição. O editorial não me parece isento.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • T

                                                            Tupinambá

                                                            23/01/2021 11:52:07

                                                            O artigo não reconhece a realidade que estamos vivendo! Quando governadores e prefeitos restringem a liberdade constitucional de ir e vir, o que significa? Quando os mesmos governadores e prefeitos somem com leitos de UTI que foram devidamente pagos pelo governo federal, e alegam que as UTIs estão lotadas e sem condições de atender a população, o que significa isto? Quando o STF invade a competência do Executivo de forma arbitrária e ilegal, o que significa isto? Já estamos vivendo um estado de exceção no Brasil e precisamos usar os recursos constitucionais para nós livrar desta calamidade velada!!!!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • Y

                                                              Yuri

                                                              23/01/2021 11:48:24

                                                              O recado é para o STF. Tanto é assim que alguns já estão preocupados. Se toda forma, desde que presente o suporte fático o estado de defesa ou medida mais gravosa como o estado de sítio é plenamente cabível.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                ANTONIO

                                                                23/01/2021 15:22:18

                                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                2 Respostas
                                                                • G

                                                                  GEGE

                                                                  23/01/2021 13:20:42

                                                                  VOCE É O CARA.... KKKKK

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • I

                                                                  IvoHM

                                                                  23/01/2021 15:22:21

                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • W

                                                                Wagner

                                                                23/01/2021 11:03:58

                                                                Editorial estava indo bem até chegar nesse ponto: "não temos golpes de Estado em curso, nem poderes acéfalos, nem tipo algum de caos institucional". STF é o contra exemplo. Vive dando golpe na constituição, acéfalo e promove o caos institucional. Vocês podem por exemplo fazer um editorial tentando explicara prisão sem julgamento de Oswaldo Eustáquio?? Não se calem.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  ANTONIO

                                                                  23/01/2021 11:00:39

                                                                  O excremento BOLSONARO vive insinuando o rompimento com a democracia. Não foi uma, nem duas,nem três. I imersas vezes ele insinua, provoca. Sem plano de governo, com ministros medíocres ele não sai do lugar. Sei a ameaça, a insinuação de fraude eleitoral, o fato de jogar a culpa na imprensa e não em sua capacidade de se manter sóbrio. Enfim um desqualificado que espantosamente emcontra eco no seio de nossa doentia sociedade.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • I

                                                                    IvoHM

                                                                    23/01/2021 10:57:27

                                                                    Para quem não sabe interpretar texto, o quê o PGR quis dizer resume-se na frase atribuída a Thomas Jefferson: "O preço da liberdade é a eterna vigilância."

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • A

                                                                      AMAURI

                                                                      23/01/2021 10:54:33

                                                                      Pode fazer as contas que quiserem, no final a culpa é do Bozo, e PONTO

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.