i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Suspeita suspensão

  • PorGazeta do Povo
  • 06/08/2020 20:04
Ministro Gilmar Mendes disse que o Exército é cúmplice de um "genocídio" no Brasil por causa da alta mortalidade do novo coronavírus.
Ministro do STF Gilmar Mendes.| Foto: Nelson Jr./STF

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu um recado para todos os brasileiros preocupados com os rumos da Operação Lava Jato. Por 2 votos a 1, a segunda turma do tribunal decidiu excluir a delação premiada do ex-ministro Antonio Luiz Palloci dos autos de um processo contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

A votação foi marcada pela ausência de dois ministros, Celso de Mello e Rosa Weber. Assim, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes formaram maioria contra Edson Fachin, relator da Lava Jato, que foi voto vencido. Os dois ministros acataram o argumento da defesa do ex-presidente, que contestou a condução do processo pelo então juiz Sergio Moro, que incluiu as acusações feitas por Palocci depois do encerramento da fase de coleta de provas. Segundo eles, o fato de a delação ter sido incluída de ofício no processo, isto é, sem a provocação de ninguém, a seis dias do primeiro turno das eleições de 2018 comprovaria que o juiz teria quebrado a imparcialidade e violado o sistema acusatório. “Essas circunstâncias, quando examinadas de maneira holística, são vetores possivelmente indicativos da quebra da imparcialidade por parte do magistrado”, disse Mendes durante sua fala.

A nota enviada por Moro ao Estadão sobre o caso fala por si só. O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública afirmou que a delação não trazia nada de novo, já que Palocci havia prestado depoimento público anteriormente a respeito de fatos envolvendo Lula. A inclusão, em sentido contrário ao afirmado pelos dois ministros, teria visado a “garantia da ampla defesa, dando ciência de elementos que eram relevantes para o caso e ainda não haviam sido juntados aos autos”. Ainda complementou explicando que não tinha sequer proferido sentença na ação penal na qual houve a inclusão da delação. Na verdade, Lula só tinha sido então condenado por Moro no caso do triplex do Guarujá, em julho de 2017, numa sentença confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região e pelo Superior Tribunal de Justiça.

Dessa forma, a decisão dos ministros embaralha fatos desconexos no tempo, numa interpretação elástica da jurisprudência estabelecida. É como se quaisquer decisões tomadas a posteriori pelo ex-juiz na sua carreira colocassem em suspeição todos os seus atos passados, numa análise retroativa, o que iria na contramão do entendimento comum a respeito de suspeições, que devem ser declaradas contemporaneamente às decisões. As causas da suspeição estão previstas nos artigos 134 a 138 do Código de Processo Penal (CPC). Nenhuma delas prevê que a indicação posterior do magistrado para ministro por um dos candidatos envolvidos no pleito reputa fundada a suspeição, ainda mais na ausência de qualquer indício de que isso tenha sido objeto de negociação entre as partes anteriormente à decisão do então juiz. Uma interpretação demasiado elástica que vê nisso evidência de suspeição poderia servir para comprometer a atuação de bem mais de um juiz, em bem mais de um caso, ainda mais se feita a posteriori, tornando o processo penal marcado pela insegurança e por uma possibilidade de revisão permanente, sempre em cima das ilações mais irresponsáveis.

Afinal, caberia perguntar se o mesmo critério não poderia ser aplicado aos ministros em questão. Ou o ministro Lewandowski não foi indicado para ocupar uma cadeira no STF pelo ex-presidente Lula, justamente o maior beneficiado pela decisão dessa semana? Esse relacionamento remoto entre as duas personagens justifica um voto de suspeição? Difícil afirmar pela jurisprudência estabelecida, mas não pelo critério elástico utilizado pelos dois ministros para julgar a suspeição de Moro no caso. A mesma régua poderia comprometer a posição do presidente do tribunal, Dias Toffoli, pela sua atuação no passado como advogado do PT, em ações que envolvessem políticos do partido. Ou a do ministro Gilmar Mendes, pelas próprias declarações públicas que tem dado nos últimos anos a respeito da Operação Lava Jato.

Ademais, cumpre ter em vista alguns elementos que parecem não estar sendo levados em consideração. Primeiro, Lula sequer figurava como candidato às vésperas do pleito. Ao contrário, tinha tido sua candidatura invalidada exatamente devido à condenação em segunda instância no supracitado processo do triplex do Guarujá. Influência pública num processo eleitoral jamais pode servir de blindagem contra a atuação do sistema de justiça criminal.

Segundo, o funcionamento desse mesmo sistema não pode estar atrelado de forma alguma ao calendário eleitoral. Não existe qualquer dispositivo jurídico que preveja período de imunidade para investigados pela Justiça. Caso contrário, isso significaria que, de dois em dois anos, nenhum político poderia ser objeto de persecução ou condenação criminal, sob risco de evidenciar parcialidade do magistrado envolvido no processo. Por mais esdrúxulo que o argumento possa parecer, é importante saber que precedentes são utilizados o tempo inteiro no Direito. É só recordar casos recentes que se inspiraram em decisões jurídicas equivocadas, como no pedido feito pela Câmara no final de julho para que apartamentos funcionais e residências de parlamentares não possam ser alvos de busca e apreensão sem autorização do STF, mesmo que em investigações que não digam respeito a crimes ocorridos durante o mandato.

Para além dos equívocos cometidos pelos ministros na votação, a decisão da segunda turma é preocupante, pois indica o que pode vir mais para frente. Ela deve servir de indicativo para que outros condenados aleguem a suspeição de Moro em outros processos, o que pode resultar na anulação de várias condenações e num retrocesso inimaginável do combate à corrupção, a despeito da grande quantidade de provas, evidências e depoimentos que o fundamentam. É importante que fique claro: a declaração de suspeição do ex-juiz sem nenhuma evidência real, em cima de uma interpretação elástica como a que foi utilizada na decisão dessa semana, colocaria, ao contrário, em suspeição a instância mais alta do Poder Judiciário brasileiro.

Tendo em vista o contexto mais geral de investidas contra a operação Lava Jato nos últimos meses, cresce ainda mais o clima de insegurança jurídica e a desconfiança dos cidadãos. Ainda que um consenso institucional muito pouco alvissareiro pareça estar se formando entre diversos atores contra as conquistas na luta contra a corrupção dos últimos anos, é preciso ter em mente que isso passa longe da vontade geral da sociedade. As instituições brasileiras não têm gordura para queimar em termos de perda de credibilidade. Em um contexto marcado pela polarização política, esse é mais um ataque preocupante à democracia.

97 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 97 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • 2

    200048

    ± 0 minutos

    Viver em um país, com um STF como este, é de amargar. Os Ministros atropelam a lei, e não se envergonham de usar termos jurídicos para se justificar! Até para um leigo fica clara a intenção deles, não sabemos mais onde isto vai parar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raquel pinheiro lins Dias

    ± 2 dias

    É estarrecedor que estejamos a mercê de uma corte corrupta e imoral, o Brasil está paralisado por uma facção criminosa e parece que não teremos forças para romper essas amarras de poder da marginalidade alocada em altíssimo escalão. Fim do Brasil que será para sempre essa terrafertil para marginais

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Erison

    ± 2 dias

    #stfvergonha #stfvergonhanacional

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RUY

    ± 3 dias

    Inacreditável no que está sendo transformada a justiça nestes país !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rommel da Silva Sousa

    ± 3 dias

    Nós brasileiros que sonhávamos com um país mais sério depois da operação Lava Jato, vemos a cada dia este sonho se tornar pesadelo, haja vista a atuação da pior composição da suprema corte que convivi, sempre decidindo em favor de criminosos poderosos nesses últimos anos. Acho que alguns agem por ciúmes pela incapacidade de fazer o que a valorosa equipe fez pelo nosso país. Se houveram erros que sejam corrigidos, mas destruir o trabalho é uma vergonha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Fernandes Quadra

    ± 4 dias

    OFERTA DE SUBTÍTULOS À MATÉRIA: GRATIDÃO, ALINHAMENTO IDEOLÓGICO, "RABO PRESO, OU QUEM SABE... JURISPRUDÊNCIA PREVENTIVA?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aroldo Antonio Bacchi

    ± 4 dias

    Suspeita suspensão? Voces estão de brincadeira, né? Suspeita é a ausência, principalmente da Dona Rosa do julgamento! Num julgamento onde estejam estes dois indivíduos gilmar (no diminutivo) e ricardo, vai dar no quê? Isso não é suspeita coisa nenhuma é certeza!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osmar Nascimento Costa

    ± 5 dias

    Estamos com uma Corte de B................ de Toga..............Pior não poderiamos ter.......Bandido Defendendo Bandido...............só atravess de UM BASTA ATRAVES DE UM LEVANTE OU COISA PARECIDA PARA BARRAR TUDO ISSO................CHEGA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Couto

    ± 5 dias

    Coincidência ou não, este ano, já é a segunda ação do STF que beneficia o ex-presidente condenado em dois processos por corrupção. Primeiro alterou a lei de prisão após condenação em segunda instância e agora mais esse benefício ao condenado. Desse modo, o crime compensa desde que envolva muito dinheiro e pessoa poderosa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Almir Parente Cronemberger

    ± 5 dias

    Não há mais como defender esse tribunal. É um disparate atrás do outro. Não havendo reação à altura, essa usurpação deve se agravar. O Supremo hoje é que está sob incontornável suspeição para julgar os conflitos entre o interesse público e o interesse político e pecuniário dos ex mandatários que indicaram os atuais ministros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo roberto costa da silva

    ± 6 dias

    Vai chegar o momento que as ações do STF, principalmente de certos ministros irá provocar uma convulsão no país com apoio da esquerda e dos corruptos do parlamento brasileiro Diante dos olhos do Presidente e das FFAA . Tais agentes escarnecem do governo e das FFAA se sentindo poderosos e desprezando os demais, especialmente o executivo. Estão dando milho pra pintos que acabam crescendo. Depois não adianta reclamar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LOurdes

    ± 6 dias

    E daí??? o que vai acontecer com a decisão deles, tem alguma maneira de reverter essa situação? Vamos ficar fazendo nossos comentários indignados, vendo nossa fraca democracia indo embora pelo ralo e aí? Que poder é esse? São intocáveis? Então entregue o governo pra eles e vamos assumir a nossa incompetência?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Toni

    ± 6 dias

    O STF não e nada mais que um conjunto de........ (nem vou falar o que penso pois posso ser queimado em praça publica) cuja unica preocupação e deixar em liberdeade todos os bandidos condenados por corrupção. esse STF para mi e o cú do mundo. Uma ditadura sordida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexander

    ± 6 dias

    Meu resumo: #STFVergonhaNacional e #STFVergonhaMundial

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    orazio martini

    ± 6 dias

    Vivemos em constante anomia pela solução jurídica casuística na SUPREMA CORTE. Já não vivemos no ESTADO DE DIREITO, que dirá no antes propalado ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Urge REFORMAR o STF, inicialmente concedendo mandato definido aos seus membros, que não pode ser maior do que o concedido ao Presidente da República que os nomeia. Temos uma nítida suspeição que ministros nomeados perpetuam a defesa nada republicana dos políticos que os nomearam, contrariando todo sistema recursal judiciário, como entendido no mundo civilizado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rui Saravi Leite

    ± 6 dias

    É no mínimo estranho a ausência de DOIS ministro neste julgamento. Outro fator que deve ser observado, que é comum a ausência de ministros que são pagos pata trabalharem e simplesmente se ausentam sem qualquer desconto em seus salários. Não passou a hora da sociedade cobrar mais destes que representam o teto do funcionalismo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    ± 6 dias

    Afora toda indignação, devemos focar nas possibilidade de Moro e não deixar que ele seja impedido de qualquer direito que possua.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 6 dias

    Muito triste essa realidade de ministros que buscam justificar o injustificável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GERSON ANTUNES PROENÇA

    ± 6 dias

    Eu tenho vergonha do Supremo Tribunal Federal. Ponto final. Virou instância de proteção a bandidos e corruptos. PRonto, podem me prender. Terei orgulho disso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 6 dias

    o maior defensor da corrupção, o maior soltador de políticos corruptos, o maior soltador de empresário corrupto, a maior vergonha no judiciário brasileiro (e olha que a concorrência é grande). VERGONHA, filho da fruta

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro de Moura Brito

    ± 6 dias

    Está aí mais uma característica de parte do STF: não ter responsabilidade com ninguém, além deles mesmos e de muitos políticos que os defendem!.... Querer jogar pro juiz Moro uma parcialidade que ele acaba de provar que não a tem( caso do pedido de demissão do cargo de ministro da justiça), é mesmo uma característica de parte do STF!... Na verdade temos dois males graves que precisamos, urgentemente, de uma vacina: Covid e STF!...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Léo

    ± 6 dias

    Ainda não aceitaram o resultado das eleições e querem de todas as formas devolver o poder à esquerda socialista. Estão lutando ferozmente para transformar o Brasil numa Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, etc. O que fazer, cruzar os braços? Aceitar passivamente esses desmandos? A corda está muito esticada. STF maior ameaça à democracia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Araújo

    ± 6 dias

    "O trio de advogados de bandidos, Gilmar, Levandovskis e Toffoli fabricam jurisprudência fajutas para justificarem seus votos, que na sua maioria, atentam contra a inteligência do povo brasileiro, maculando a imagem da nação brasileira em redor do mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Léo

    ± 6 dias

    Ainda não aceitaram o resultado das eleições e querem de todas as formas devolver o poder à esquerda socialista. Estão lutando ferozmente para transformar o Brasil numa Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, etc. O que fazer, cruzar os braços? Aceitar passivamente esses desmandos? A corda está muito esticada. STF maior ameaça à democracia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio

    ± 6 dias

    O STF, para o bem do País, deveria sofrer uma intervenção radical, com o afastamento de TODOS os seus membros e redefinição da sua nova formação. Seu ativismo ideológico agride os princípios constitucionais. É uma vergonha para o país. Golpista e alheio aos sentimentos da Nação. Como disse recentemente um de seus ex-membros, o atual Supremo é o pior de toda a história brasileira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kaue

    ± 6 dias

    Membros do STF envergonham a instituição. Isso que acontece quando se coloca pessoas sem capacidade para “cuidar” da constituição brasileira. Alias, que constituicaozinha que permite tantas interpretações das mais diferentes ideologias, heim? Deve ser um “caderneta” em branco... vergonha da justiça brasileira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kaue

    ± 6 dias

    Membros do STF envergonham a instituição. Isso que acontece quando se coloca pessoas sem capacidade para “cuidar” da constituição brasileira. Alias, que constituicaozinha que permite tantas interpretações das mais diferentes ideologias, heim? Deve ser um “caderneta” em branco... vergonha da justiça brasileira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kaue

    ± 6 dias

    Membros do STF envergonham a instituição. Isso que acontece quando se coloca pessoas sem capacidade para “cuidar” da constituição brasileira. Alias, que constituicaozinha que permite tantas interpretações das mais diferentes ideologias, heim? Deve ser um “caderneta” em branco... vergonha da justiça brasileira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 6 dias

    Os noronhas, gilmares, aras, levandovskis, toffolis e assemelhados garantem a festa dos altos pilan.tras

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivone Jorge Dino

    ± 6 dias

    Análise completa e clara que confirma minha opinião: nojo e vergonha do STF!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 6 dias

    stf minúsculo, corrupto e vendedor de sentenças....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 7 dias

    Quando a mais alta corte do país se torna uma vergonha nacional e agora mundial , ninguém se surpreende mais quando surgem novas interpretações da constituição , quando inventam firulas e gambiarras jurídicas , tudo em nome do combate a lava jato , pra beneficiar piores marginais do país , e claro tentar minar a popularidade do único possível candidato com condições de vencer as próximas eleições e colocar de verdade o país no rumo da justiça pra todos e da ética , só esquecem que o Brasil amadureceu e o povo está saindo dos currais dos oligarcas bandidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 7 dias

    COMO ATÉ AS PEDRAS DO CAIS DO PORTO SABEM não existe nenhuma suspeição do ex-juiz Moro. Como até as pedras sabem... Gilmar Mendes e Lewa (desculpem mas não decoro esse amontado de letras), pelos critérios que eles propõem neste processo, são eles próprios suspeitos - e não Moro. E para não dizer que não falei da lei, não existe no CPP, dentre as causas de suspeição do juiz, essa "perda da parcialidade" da qual G.M. fala e ele próprio carece.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 7 dias

    Quem quer estado de direito e o devido processo legal, também deve querer o combate à corrupção, que aliás, isso é só simples obrigação. Mas há quem queira a barbárie contra as instituições, e contra as leis. E a lei deve valer para juízes e para réus. Se há suspeição do juiz, e parece que há, anula-se o processo. Sem entrar no mérito. Antes do juiz ser imparcial, ele tem de parecer imparcial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • K

      Kaue

      ± 6 dias

      Um supremo parcial julgando um suposto juiz parcial. É a constituição brasileira dando margem as mais variadas interpretações possíveis. Em questão de “constituição” a conta bancária do acusado é o limite... triste!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 7 dias

    Livro reúne artigos de 50 advogados e juristas. O Livro das Suspeições - O que fazer quando sabemos que Moro era parcial e suspeito? https://www.prerro.com.br/wp-content/uploads/2020/08/O-Livro-das-Suspeicoes-Grupo-Prerrogativas-2020.pdf

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    ± 7 dias

    Em resumo, o STF vai acabar com a maior conquista de tempos recentes, a Lava Jato, apenas para manter intacto o couro dos vigaristas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 7 dias

    Deveria acabar com o STF. Corte puramente política. Ministros que não foram aprovados em concurso público. As funções do STF deveriam ser avocadas por alguma turma do STJ.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

    ± 7 dias

    Com os nomes que votaram em defesa do Molusco , não estou surpreso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 7 dias

    Edital memorável!Mas pode-se ir além disso.Urge uma Emenda Constitucional que altere a composição e os critérios de aceso ao STF, que deve passar a compor se de 27 membros, eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos, o qual se aplicará aos atuais ministros para aqueles que ainda não o cumpriram.Como pode um tribunal institucionalmente de 11(onze), que julga com 05(cinco),ainda se dar o direito de decidir com 03(três)?Como pode?Isso não encontra paralelo em nenhuma democracia do mundo!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando

    ± 7 dias

    Critério elástico, romper a corda etc... já estamos na ditadura da toga. Os "escolhidos" fazem o q querem, mandam, desmandam e manda de novo como querem. Vergonha desta corja!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Amaro Roberto de Araújo Lessa

    ± 7 dias

    Até vou pesquisar em livros sobre fisiognomia sobre o porquê de eu sentir tanto nojo quando olho pra esse sujeito. Aliás, costumo sentir náuseas ao avistar outros membros da """Egrégia Corte""".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 7 dias

    Penso que o título correto do Editoria seria "SUSPEITA SUSPEIÇÃO", mas está valendo por cada frase, palavra e vírgula do que foi dito. Chega a ser cansativa a repetição, mas é a mais pura verdade e este caso é mais um dentre tantas provas disso: "acuse-os daquilo que você faz; chame-os daquilo que você é" etc. Aqui, se usada a mesma regra para medir o ex-juiz Moro e os ministros Mendes, Lewa e Toffoli a única conclusão a que se chegaria é que se Moro pudesse ser considerado suspeito - o que é um absurdo - os três últimos seriam 10 vezes mais suspeitos, aliás, nem deveriam ser considerados suspeitos (pela mesma régua), mas completa e absolutamente impedidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Henrique

      ± 7 dias

      * Editorial.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 7 dias

    É só não pagarmos os impostos! É simples!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 7 dias

    Dá nojo quando uns pândegos lá da instituição STF que deveriam preservar a segurança jurídica - avocando uma superioridade fantasiosa - trazem tamanha insegurança jurídica. Logo quem? Um o tempo todo dá declarações foras dos autos e soltam pessoas com ligações digamos inusitadas (este sim deveria ele próprio se declarar suspeito. O outro nem vou perder meu tempo. E grave tanto quando esses 2 falastrões: 2 ministros desapareceram do julgamento que inclusive foi virtual. Depois reclamam quando o povo dizer o STF (generalizando) ser uma vergonha nacional. E não é?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 7 dias

    Toffoli ainda é Presidente não se esqueçam disso. Temos a fala de Lula: "Temos um STF acovardado!"! Estão agora com coragem! Será que terão a coragem de seguir em frente? Os cidadãos virarão às costas e irão derrotá-los por inanição. Vamos cortar a fonte de dinheiro deles!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 7 dias

    Dá nojo quando uns pândegos lá da instituição STF que deveriam preservar a segurança jurídica - avocando uma superioridade fantasiosa - trazem tamanha insegurança jurídica. Logo quem? Um o tempo dá declarações foras dos autos e soltam pessoas com ligações digamos inusitadas (este sim deveria ele próprio se declarar suspeito. O outro nem vou perder meu tempo. E grave tanto quando esses 2 falastrões: 2 ministros desapareceram do julgamento que inclusive foi virtual. Depois reclamam quando o povo dizer o STF (generalizando) ser uma vergonha nacional. E não é?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jarbas Paranhos

    ± 7 dias

    Este STF jogou o prestigio e autoridade da instituição na lama!! Hoje alguns ministros tem a mesma estatura e autoridade moral que Deputados do baixo clero! devido a culpa de uns ministros e omissão de todos os outros!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 7 dias

    Noj*enta decisão, como têm sido as últimas do stf, em especial de certos ministros ... e ainda tem um pessoal por aí preocupado com os salários dos militares no governo .. denúncia de Palocci envolve grana pra pagar estes salários pelo resto da vida

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Maia

    ± 7 dias

    Chega!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulão

    ± 7 dias

    Rasgaram a constituição, o bom senso, a ética, a moral, a liberdade e a paciência de todo mundo que tem mais de dois neurônios. Precisam ser rasgados. Expurgados. Evacuados. Isso é urgente, não tem mais volta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Santos da Cunha

    ± 7 dias

    Olha, um texto claro e com a cara do pesamento das pessoas de bem desse país. muito bom

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcelo bergerson

    ± 7 dias

    STF já é previsivel e catastrófico, o que não entendo é o silencio dos senhores senadores, únicos, dentro da lei, que poderiam fazer algo em prol sociedade de bem indignada com esse tribunal. Nenhuma palavra à respeito de nenhum deles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alcir Carlos Sereni

    ± 7 dias

    não é para isso que pagamos os salários altos do STF, acredito piamente que não existe necessidade de ter 4 tribunais no pais. o Brasil vai ser muito melhor quando não tiver mais STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 7 dias

    Não falo por ninguém do ´povo, só por mim mesmo, e estou ansioso para saber quando alguém vai tomar uma posição contra essa barafunda de interpretações dada por suas excrecências do STF defendendo corruptos e bandidos em plena luz do dia e com a maior desfaçatez e caradurismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 7 dias

    Que se explique o porquê da ausência dos demais integrantes da corja de toga. Por que eles não apareceram para votar? Ninguém vai perguntar isso a eles?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adhemar Ricardo Harada Ferreira

    ± 7 dias

    A Gazeta do Povo deveria permitir que seus assinantes pudessem divulgar parte do conteúdo em redes sociais. São artigos e editoriais significativos para a Democracia que deveriam alcançar o maior público possível e ajudaria na divulgação da linha editorial do jornal, que é muito preciosa para os conservadores, que não tem outro veículo de comunicação como esse. A penas a Revista Oeste e a Gazeta do Povo. Pensem nisso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Silva

    ± 7 dias

    Existe diferença da forma como um juiz que entende de processos funciona e como de advogados indicados políticamente. Um quer cumprir a lei punindo criminosos outros querem se arrumar juntos com os pares. Ei me acorde quando o Brasil se tornar um país sério, acho que vou dormir pela eternidade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 7 dias

    Os direitos humanos (defensores de bandidos) está perdendo feio para o STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dailton Luiz Magnago Junior

    ± 7 dias

    Não deveria ser "Suspeita Suspeição" o título da matéria???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 7 dias

    Deve caber recurso à própria Turma (espero que completa) ou ao Plenário do STF. Lula não faz trocentos mil recursos até "acertar" um?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Barao

    ± 7 dias

    A instância mais alta do Poder Judiciário há muito já perdeu o que lhe restava de credibilidade. Alguém tem dúvidas disso? É só pedir para qualquer ministro se tem coragem de sair às ruas, conversar com o povo como eles fazem, sempre ávidos, nas redes sociais e com os jornalistas. É uma instituição que perdeu o rumo, está à deriva. Lamentável

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 7 dias

    O STF só não é questionado por esta imprensa quando protege os da rachadinha (queirozes e bolsonaros) e os tucanos (serras, aécios, nécios, e alckmins).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

    ± 7 dias

    Que vergonha da nossa justiça. E antes era tão acreditada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 7 dias

    Todos sabemos a posição IMPARCIAL DE GILMAR MENDES E RICARDO LEWANDOWSKI. Mas, a grande pergunta é: por que uma votação de suma importância teve a participação de apenas 3 ministros da Turma? Por que Cármen Lúcia e Celso de Mello não votaram? Por que a urgência? Por que Fachin não pediu vistas? Estas são as questões que os jornalistas devem explorar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Arys

      ± 7 dias

      Simples. Faz parte do conluio para absolver o ladrão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 7 dias

    vergonha, é o maior protetor/soltador de político e empresário milionário corruptos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    ± 7 dias

    A faltante foi Carmen Lucia, não Rosa Weber. O STF é o grande responsável pela indignação da população. É bom lembrarem que não tem gordura para queimar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Tadeu Furquim

    ± 7 dias

    Outra aberração desse tribunal defensor de criminosos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Augusto Brescovitt

    ± 7 dias

    Esse país é uma esculhambação total. Não vai me surpreender que anulem tudo contra o Lula. Acho que até seria bom ele sair candidato em 2022, daí teríamos Bolsonaro, Moro e Lula. Essa sim seria a hora da verdade!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro

    ± 7 dias

    Com o proprio presidente esculhambando a Justiça, eles fazem o que querem. Vergonha para todos nos 3 poderes. Vergonha para os partidos sangue-sugas que só atuam no interesse proprio

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GRU

    ± 7 dias

    E pensar que Moro poderia ter sido indicado ao STF... a competência que excedeu ao ex juiz, acabou faltando ao ex ministro .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 7 dias

      Poderia explicar?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PT NUNCA MAIS

    ± 7 dias

    Gilmar Mendes, Toffoli, Lewandowsky e outros do STF são inominaveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 7 dias

    O Brasil carece urgentemente de uma ampla reforma de todos os níveis e principalmente da justiça. A Suprema Corte legislando como quer e contrariando a própria Constituição e acima de tudo interpretando como cada um quer em particular deixa um vácuo na vida de qualquer cidadão de bem. Não acredito mais em nada que possa ser relativo à justiça e acho sinceramente que a intervenção militar pelo artigo 142 precisa ser aplicada...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LABr

    ± 7 dias

    Imagine um sujeito sendo julgado por homicídio triplamente qualificado por um Tribunal do Juri. Antes da sentença aparece vivinho da silva o "assassinado" em pleno tribunal dizendo tratar-se tudo de um lamentável engano. O Meritíssimo não aceita a prova e condena o réu. Só nessa nossa republiqueta mesmo. Que papelão do "decano" e da Weber, hein!!! Também se estivessem lá a diferença seria de 2 votos a mais para a alma mais honesta da Via Láctea.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roco

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Antonio da Cunha

    ± 7 dias

    Obrigado pelo espaço para desabafar: Sinto vergonha desses dois cujos nomes nego-me citar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 7 dias

    Outro passador de pano do Moro e lava jato. Vem ca, o cara virar ministro de governo de um candidato que venceu a eleição tendo sido o juiz responsável pela prisão do adversário do que venceu é o que? Imparcilaidade clara. Moro é impaecial. E juiz impaecial é juiz ladrão, como se sabe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 7 dias

    Você sabe com quem está falando ?!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MCPN

    ± 7 dias

    STF VERGONHA NACIONAL

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zzz

    ± 7 dias

    Circunstancialmente foi o avião do Teori que caiu. Muito triste essa Suspensa Corte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ismael de Oliveira Mota

    ± 7 dias

    O curioso é que a juntada da prova de ofício pelo juiz foi considerada violação ao sistema acusatório, mas a investigação conduzida por ministro do Supremo, com diversas medidas cautelares satisfativas, sem contraditório e ampla defesa, não teve nenhum reparo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • I

      Ismael de Oliveira Mota

      ± 7 dias

      GUSTAVO: A Constituição não recepcionou o RI nessa parte. Ainda que tivesse recepcionado, o inquérito vai muito além do que permite o RI. Na verdade, é muito mais do que um inquérito, já que no bojo dele há decisões de caráter satisfativo que só poderiam ser adotadas por um juiz natural em uma ação adequada, com partes e o devido contraditório.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 7 dias

      Vai ver pq uma coisa não tem nada a ver com a outra. O STF não pode abrir inquérito? Quem disse? Vc? E o RISTF, que tem força de lei? Permite ou não?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ALEX

      ± 7 dias

      Faça o que eu digo e não faça o que eu faço.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 7 dias

    Discordo quando o editorial fala que foi 2x1. Na verdade foi 3x0. O ministro Fachin ou é ingênuo demais e despreparado para o cargo ou foi convivente com a artimanha da 2a turma, o que é mais provável. De 5 membros, dois faltam e deixam o galinheiro todo para as piores raposas. Se não fosse raposa tambem, inventaria uma desculpa e não vota.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO LUIZ POZZOBON

    ± 7 dias

    Excelente editorial. A suspeição a quem deve é destes ministros. Lamentável...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 7 dias

    Neste país, com esta justiça que hoje temos, só vão para a cadeia, e por lá permanecem, os ladrões de galinhas. Muito triste e repugnante! Reparem o que esse sujeito da foto tem feito em favor de bandidos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 7 dias

    Se trata de bandidos atacando e protegendo outros bandidos, e entre si. Deixamos esse estado de coisas ir acontecendo desde a Lei da Anistia. Nosso sistema político, acrescentando órgãos públicos e o Judiciário, foram sendo lotados por pessoas limitadas, complexadas, megalomaníacas, amorais, venais e afinadas à ideologia marxista, ano pós ano. Foi necessário o País entrar num buraco sem precedentes, com vários itens vitais totalmente esfacelados (Saúde, Segurança, Empregabilidade, práticas Éticas e Moral, Instrução, ...), para que nos rebelássemos e alcançássemos as rédeas do governo via o pleito democrático em 2018. Mas já era tarde para o tamanho do aparelhamento propiciado desde FHC.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marco Polo

      ± 7 dias

      Fazem o que querem, formaram após 2018, uma Organização com um único intuito, o de juntos a Maia, Alcolumbre, Globo, suas aliadas, e outros, conspirarem, trabalharem e produzirem, ininterruptamente, para derrubar Bolsonaro da Presidência do Brasil, de maneira que a criminalidade possa retomar o poder como sugerido pelo marginal Zé Dirceu, esse uma excrescência oriunda da guerrilha armada traidora dos anos 60 que nos queria entregar, a revelia, à URSS, Cuba e China, via uma ditadura do proletariado. Zé Dirceu regressou ao Brasil, como tantas outros abjetos, por conta da Lei da Anistia. Quanto mal essa Lei, o STF e a nossa omissão não fez à nós, brasileiros!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Polo

      ± 7 dias

      O STF é uma das maiores vergonhas como núcleo de Justiça de todo mundo, paira o ridículo, empobrece a visão do País lá fora, cujo nível de degradação acompanha os níveis do desemprego, da ausência de saúde à quem não possa pagar plano privado, a inexistência de instrução mínima requerida para a não formação de adultos idiotizados, ..., tudo isso fruto da infestação de indivíduos farinha da mesma saca, do socialismo/comunismo, corroborado via auxílio das práticas sugeridas por Paulo Freire e Antonio Gramsci. Composto por ex-advogados de sindicatos, de CUT, do PT e de facções criminosas, foram escolhidos a dedo pelos limitados marginais que presidiram e destruíram o País, justamente para isso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.