i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Uma população cansada

  • PorGazeta do Povo
  • 12/09/2020 19:00
Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, durante o feriadão da Independência.
Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, durante o feriadão da Independência.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

“Ninguém aguenta mais.” As palavras da secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, em entrevista concedida à Tribuna do Paraná e à Gazeta do Povo no fim de julho, servem praticamente para o país todo, a julgar por cenas como as desse feriado prolongado da Independência e do fim de semana anterior, com praias lotadas no Rio de Janeiro e no litoral paulista. Já se vão seis meses desde que a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia de Covid-19 – decisão que veio até com um certo atraso, dadas as informações que havia sobre a doença e o pedido de autoridades de saúde de vários países, inclusive o Brasil –, e esse cansaço era mais que esperado.

Assim que os primeiros países começaram a adotar quarentenas bastante restritivas, já se soava o alerta para as consequências que o confinamento teria sobre a saúde mental dos cidadãos, com base em diversos estudos realizados por ocasião de surtos anteriores, como os da Sars e da Mers. Hoje, já existem pesquisas medindo este impacto em populações afetadas pela Covid-19. Entre os efeitos das restrições estão confusão, raiva, ansiedade e até mesmo estresse pós-traumático; além dos medos mais esperados quando se trata desse tipo de doença, como o temor de ser infectado ou de ter perdas financeiras, outro dos fatores que mais gerava ansiedade nas populações estudadas era a falta de informação a respeito de quanto tempo duraria a quarentena.

O “fique em casa até haver vacina” é impraticável, tanto do ponto de vista da saúde mental da população quanto dos negócios e empregos perdidos

Não surpreende, portanto, que a adesão ao “fique em casa” comece a decrescer à medida que as restrições vão se prolongando, e cidades e estados vivem um “efeito sanfona” em que negócios abrem e fecham. Não nos referimos aqui, obviamente, a irresponsáveis que se comportam como se absolutamente nada houvesse acontecido e desprezam todas as medidas de prevenção como o distanciamento e a higiene, mas a cidadãos preocupados com a doença e que vivem a chamada “fadiga da quarentena”. Isso sem falar, é claro, naqueles brasileiros para quem sair de casa é pura questão de sobrevivência, pois está em jogo o sustento próprio e da família, algo que o auxílio emergencial de R$ 600 não é capaz de prover completamente.

Tudo isso nos força a rever os momentos iniciais da pandemia no Brasil. Quando ficou claro que a Covid-19 chegaria ao país, ganhou força o conceito de “achatar a curva”: dada a facilidade de contágio do coronavírus, as medidas de restrição teriam o objetivo de impedir que muitas pessoas ficassem doentes ao mesmo tempo e que os casos mais graves sobrecarregassem o sistema hospitalar, causando mortes que poderiam ser evitadas – tanto as provocadas pelo vírus quanto por outros motivos. Não se tratava exatamente de reduzir o número total de infectados, mas de “espalhá-los” por um período maior de tempo. Enquanto as restrições estavam em vigor, os gestores país afora deveriam testar massivamente a população e equipar seus serviços de saúde com mais leitos de UTI, respiradores, medicamentos e pessoal – os melhores gráficos de “achatamento da curva”, inclusive, previam uma queda inicial no número de profissionais de saúde, pois muitos deles estariam entre os primeiros infectados. Mas, uma vez passado o período inicial, as atividades deveriam ser lentamente retomadas, tomando-se os cuidados necessários, evitando aglomerações e continuando a investir em testes, sabendo-se que a estrutura hospitalar daria conta de atender todos os casos que necessitassem de internação ou cuidados mais intensos.

Nessa preparação, prefeitos e governadores ganharam licença para gastar (licença que, sabe-se hoje, alguns usaram sem lisura nenhuma) e poderes extraordinários. Em locais com pouquíssimos ou nenhum caso, em que medidas menos agressivas já teriam surtido efeito, gestores atropelaram de imediato várias liberdades básicas dos cidadãos, impondo fechamento total e até toques de recolher. Banhistas solitários em praias foram perseguidos por grupos de guardas. Reuniões familiares de oração foram interrompidas pela polícia. Ainda que se possa atribuir parte da reação ao impacto de cenas vindas do exterior, como na Itália, e a previsões catastrofistas que nunca chegaram nem perto de se realizar, a prudência foi artigo que esteve em falta em muitos locais.

“Achatar a curva”, portanto, nunca significou quarentena perpétua, mas silenciosamente o “fique em casa enquanto reforçamos os hospitais” está se transformando em um “fique em casa até haver vacina”, ao mesmo tempo em que, por exemplo, hospitais de campanha vão sendo desativados. São diretrizes que enviam sinais opostos: afinal, a situação é grave o suficiente para justificar a manutenção das restrições, ou já está se amenizando a ponto de ser possível reduzir a estrutura de atendimento?

O fato é que o “fique em casa até haver vacina” é impraticável, tanto do ponto de vista da saúde mental da população (afinal, ninguém sabe quando haverá vacina) quanto dos negócios e empregos perdidos. Juntos, gestores, setor produtivo e sociedade, guiados por aquela mesma prudência de que falamos antes, podem encontrar um meio termo entre o “fique em casa” e a “vida como era antes”: retomar o que for possível em termos de atividades econômicas e possibilidades de lazer, manter as regras de higiene e distanciamento, seguir equipando a rede hospitalar e testando a população. Mesmo com os governos gastando todo o seu arsenal mais forte de medidas restritivas logo no início, a população cooperou. A maioria dos brasileiros, aliás, mesmo cansada, continua disposta a fazer sua parte para evitar a difusão do coronavírus, mas não há como pedir dela o impossível.

92 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 92 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • B

    Braga

    ± 7 horas

    o pós 7 de setembro vai dizer quão errado estavam aqueles que disseram FIQUE EM CASA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Pinaffi

    ± 1 dias

    Tecnicamente acabou a quarentena Só faltam os funcionários públicos voltarem e enganarem nos seus postos Para ir à praia com certeza ele estão indo ... Bater o pontinho na repartição... hummm

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 2 dias

    É claro que ninguém mais aguenta. O problema é usar esse “tá tudo liberado” para achar que a pandemia acabou. Deve-se continuar usando máscaras por respeito aos outros, principalmente os de grupo de risco. Deve-se continuar as medidas de higienização nos comércios. NAO deve-se permitir baladas, festas e carnavais. E temos que ter paciência até a vacina chegar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 2 dias

    Gazeta fazendo a "mea culpa". Afinal, a Gazeta fez parte dos órgãos de imprensa que fizeram terrorismo e ajudaram nessa sórdida campanha do isolamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 3 dias

    Segundo aquele dotorzinho da Grobo, era para todos ficarem em casa, mas agora que estou ganhando cachê do TRE, pode trabalhar nas próximas eleições...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 3 dias

    DIA A DIA cresce a percepção de que esse "Fique em Casa" generalizado foi um colossal engodo. Um "hoax" sem precedentes na história contemporânea. Não que algum tipo de segregação não fosse necessária, mas não esse lockdown, esse confinamento que não diferenciou entre jovens saudáveis e idosos repletos de comorbidades. DIA A DIA aumenta a percepção de que estavam cobertos de razão aqueles que defendiam o recolhimento seletivo, mantendo a população em situação de menor vulnerabilidade em atividade (com medidas preventivas) e tratando os doentes no início da doença com o coquetel de HCQ. Por certo não veremos tão cedo nenhum 'mea culpa' daqueles q tanto "erraram".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 3 dias

    Se vc prefere acreditar que não há perigo, tudo bem, mas, por favor, RESPEITE O PRÓXIMO - USE MÁSCARA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

    ± 3 dias

    Isso deveria ter acontecido logo no início. Só os idosos e grupos de risco em casa. Rapidinho o vírus circularia e todos ficavam imunes. Esse terror que a tv fez e a OMS vez foi um crime.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LIESSE CHICRE MELIM ABOU REJAILE

    ± 3 dias

    A consequência mais temida é sem dúvida a IOT numa UTI, privado da presença de parentes e amigos, aguardando o desfecho fúnebre, que é o mais comum após intubação .Portanto meus amigos , principalmente,do grupo de risco FICA EM CASA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CIÊNCIA

      ± 2 dias

      “...aguardando desfecho fúnebre, que é o mais comum após intubação...” só se for no local onde vc trabalha. Sugiro trocar de hospital ou de cidade ou até mesmo de profissão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 3 dias

    A unica coisa boa de 2020 vai ser trocar todos os prefeitos e vereadores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 3 dias

      Lore C . Valent: e Curitiba temos opção??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Lore C . Valent

      ± 3 dias

      Concordo. O duro é quando não temos opção, como em São Paulo, em que estamos entre a peste, a fome, a carestia, a desgraça, o pesadelo... Enfim, nenhum que preste...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    chico

    ± 3 dias

    E depois da eleição americana o assunto vai desaparecer.O Mundo é feito de uma maioria de ingênuos e uma minoria de manipuladores

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 3 dias

    Pura palhaçada. Morreu quem ia morrer de qualquer jeito. Quebraram o país e o ocidente para nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Neto

      ± 3 dias

      Meia verdade. A taxa anual de mortalidade de 2020 será cerca de 16% maior que 2019, no Brasil. Passaremos de 6 para 7 óbitos por 1000 habitantes/ano.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GERSON CACIONE

    ± 3 dias

    Vamos "colaborar com a quarentena". Comparecimento ZERO nas próximas eleições. Idem para mesarios. NÃO compareçam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GERSON CACIONE

    ± 3 dias

    Médico desde há 42 anos, digo que o gerenciamento da pandemia no Brasil foi apenas político e totalmente desprovido do conhecimento científico. Exemplo. Trabalhar não pode mas a eleição haverá para dar "trabalho" para a "classe política".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 3 dias

    A seita da terra parada está falando apenas para os convertidos, os demais não escutam as bobagens que eles falam. Vida normal, estou indo a bares, restaurantes, trabalhando, curtindo o fim de semana, encontrando os amigos. Acabou. Provável que eu pegue o COVID em algum momento, mas com tratamento precoce, devo ficar entre ps 99% de infectados sem sintomas ou sintomas leves. O vírus existe, está circulando e não cai sumir por mágica. Não contem comigo para a tal “quarentena eterna”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    8 Respostas
    • A

      André Luís Vianna

      ± 1 dias

      CIÊNCIA: Nossa discussão se iniciou com a"certeza arrogante e ligeira"que muitos têm a respeito do"Kit Anti-Covid".É isso que critico para ser mais exato.Realmente,estudos conclusivos levam tempo(e a"Realidade das Coisas"não está"nem aí"com o nosso desespero).Enquanto eles não produzem resultados,simplesmente não se sabe.E medicações"inofensivas"noutras doenças podem,em teoria,adquirir um perfil bem menos favorável em doenças ainda pouco conhecidas.Medicamentos já foram retirados do mercado quando usados em larga escala(já recomendados com níveis de evidência mais elevados).Ainda não sei se me utilizarei do Kit.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Luís Vianna

      ± 1 dias

      CIÊNCIA: Comentar DEPOIS de se conhecer os dados é"engenharia de obra pronta".E se ficasse demonstrado que o corticóide simplesmente não deveria ser prescrito para COVID-19?E você tivesse sido um dos"milagreiros apressados"(usando no"achismo"e aumentando o percentual de mortes)?Como seria você lembrado?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CIÊNCIA

      ± 2 dias

      André Luís Vianna: ouvi uma frase interessante estes dias: “...o médico que esperou “a ciência” para prescrever corticoides na fase avançada, MATOU SEU PACIENTE...” Contextualizando: até pouco tempo atrás, uso de corticoides na fase avançada da doença tinha nível de evidência 2B, muitos não prescreveram esperando a “CIÊNCIA” e alguns pacientes morreram, hoje o uso de corticoides está comprovado... qual dos dois você prefere ser lembrado?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CIÊNCIA

      ± 2 dias

      André Luís Vianna: óbvio que não há grandes estudos comprovando ou descartando o “kit covid” você sabe pq? Demora anos para se chegar a um resultado. A vida toda se prescreveu ivermectina, Annita e vários prescreveram HCQ e NUNCA relataram complicações graves pelos efeitos adversos. Nível de evidência 2A, mostra uma tendência a resultados positivos com o uso do medicamento. No cenário atual, onde NAO Existe remédio contra o vírus, você tomaria um medicamentos com resultados positivos ( sem comprovação) e poucos efeitos colaterais ou deixa evoluir a doença?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Luís Vianna

      ± 2 dias

      Kaue: Amigo, você acaba de, em essência, concordar comigo!! ;-) O Grau de Recomendação para os usos precoce e profilático são, provavelmente, mais baixos. No entanto, mesmo concordando contigo (Grau de Recomendação IIa), isso mais corrobora do que desabona o que eu disse! Não está comprovado, o Nível de Evidência ainda é pobre (NÃO há grandes e consistentes estudos clínicos controlados e randomizados que permitem concluir pela eficácia) e seria uma recomendação traduzível em "vamos arriscar porque no nosso 'achômetro' talvez ajude, porém, se não o fizer, grande mal não deve fazer". Deixa de preguiça, hehe, e para de disseminar fake news e fake opinion! ;-)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CIÊNCIA

      ± 3 dias

      André Luís Vianna: hidroxicloroquina precoce tem nível de evidência 2A. Deixa de preguiça e pare de disseminar fake news! Disseminar não, pq ninguém mais acredita nessas imbecilidades.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Luís Vianna

      ± 3 dias

      Não existe tratamento precoce demonstrado eficaz.Sim,ainda não é possível descartar por completo o "Kit Anti-Covid"(HCQ,azitromicina,etc),porém também não foi demonstrada sua eficácia!O debate a respeito aqui na própria Gazeta mostra isso,inclusive!Também creio ser inviável ficar"fechado em casa".No entanto,não é racional acreditar no que é conveniente(se está alinhado ao meu ponto de vista previamente escolhido,abraço e defendo;se não está,desprezo e critico).É pensamento de seita também:A Seita da Terra Afobada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 3 dias

      Provavelmente já pegou e foi assintomático...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 3 dias

    A questão é tornar alguém culpado. Batem em um animal como batem em um ser humano para torná-lo culpado. Muitas leis são criadas para tornar alguém culpado. Prendem alguém para que assuma que é culpado. Estas culpas se não existiam, passam a existir e persistir. Difícil vermos alguém que se colocam acima, buscando um caminho correto, um modo apreciável para todos. Unem-se para somar em tornar um caminho apreciável como algo culpado, pois é o que sabem fazer. Quem está no Comando? Quem tem livre arbítrio? Os seres humanos são importantes pensadores e isto gera diferenças, a unanimidade não é desejável em tudo, contudo, todos desejamos a felicidade, liberdade e paz. É preciso buscá-las!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Isaac Zabini dos Santos

    ± 3 dias

    Bastante equilibrado o editorial, parabéns para a Gazeta. Pena que boa parte dos colunistas não se importam muito com prudência ou moderação na hora de expressar suas opiniões!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROGERIO SOARES

    ± 3 dias

    Enquanto houver 2 classes de cidadãos, este problema não será resolvido. Empreendedores e assalariados comuns, se não trabalharem, não recebem. Entretanto, funcionários públicos, não podem ficar sem receber por determinação do STF, em sua leitura constitucional. Daí, conclui-se que a nossa constituição é uma farsa e/ou quem a aplica são hipócritas. No dia em todos forem considerados iguais, não recebendo salários, se não trabalharem, tudo se resolverá como num passe de mágica!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sanches

    ± 3 dias

    Sempre fui contra o fique em casa. Só serviu para aumentar a corrupção. Os governadores estaduais e prefeitos, se aproveitaram da fragilidade da população para se locupletarem e a saúde foi só uma desculpa. Conviveremos com mais esse virus e outros que virao, e assim caminha a humanidade, porque pior que o vírus da corrupção, não existe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO MIGUEL BROLHANI

    ± 3 dias

    Concordo que nos não aguentamos ficar mais em casa, mas pelo menos em lugares publicos precisamos usar máscaras e evitar aglomerações e respeitar os mais idosos para não contraírem o vírus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 3 dias

      Neto: Há pessoas que votam na esquerda, por falta de respeito ao próximo! E agora??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 3 dias

      Percebo que há pessoas contra as máscaras, medida que não dá trabalho algum. Difícil de entender. Egoísmo. Usar máscara é questão de respeito ao próximo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 3 dias

    As autoridades públicas nacionais e mundiais estão dando o recado: faça isolamento social, previna-se! A informação está chegando. Quem quiser seguir as recomendações médicas e sanitárias, pois muito bem. Quem não quiser seguir ou não puder seguir, pois muito bem. A mensagem chegou. Eu optei por me proteger da melhor forma, evitando aglomeração. O problema do COVID é a aglomeração, seja em praia, restaurante, cinema, igreja, hospital, etc etc etc. Optei por ouvir os médicos, a Ciência Exata e concreta. Quem der ouvidos para o canto da sereia, tá assumindo o risco. Bem simples o mecanismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 3 dias

      Não tá trabalhando?? Funcionário público??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Luís Vianna

      ± 3 dias

      Eduardo Prestes: Questionar tais medidas é racional e inteligente,agora,descartá-las por completo é tolice e apenas trocar a teimosia de lugar.Teimoso dogmático "do outro lado" é tão abstruso e irracional quanto o do"lado criticado".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Quarentenas, lockdown e máscaras produziram mais de 130.000 mortos no Brasil. Essas coisas não funcionam e tua “ciência” é pura teimosia dogmática.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      HGO

      ± 3 dias

      Inspirador ! Ciência exata! Aff

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 3 dias

    É a classe média de barriguinha cheia! São os mesmos que quando vão para Orlando ou Fort Lauderdale deixam o avião sujo ao chegar no destino. Pode ir. Gostam de fila, muvuca e som alto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 3 dias

      Tá com inveja que não pode ir para Miami comunistinha??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Araucária

      ± 3 dias

      Esquerdopata vive tao longe da realidade, que confunde Frequentador da praia do Flamengo com frequentador da Florida, acha que sao os mesmos...kkkkk realmente a esquerdopatia emburrece o sujeito...vivem na sua bolha sueca, mamando em alguma teta da viuva, Leblon, Paris...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      HGO

      ± 3 dias

      Em que mundo você vive! Comparar frequentador da praia do Flamengo com Fort Lauderdale! Saia da bolha esquerda caviar!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 3 dias

    Olha só a gazetinha mudando o discurso, encontrou mais uma onda para surfar e está dando o braço a torcer para o que o Presidente vem falando desde Março. Hipocrisia pouca é bobagem. Agora a conta está chegando desta pandemia e quem vai pagar pelos pais de família impedidos de trabalhar e que abriram mão de 50% dos salários para não perder o emprego? O funcionalismo público que não retirou um centavo dos seus salários???? Precisamos aprender muito como nação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 3 dias

    Continuam sem mencionar o crime hediondo, crime de genocídio, que foi a demonização do tratamento precoce, só porquê "era coisa do 'Bozo'", que comprovadamente poderia ter salvo, por baixo, umas 40 mil vidas, só no Brasil. Que os magistrados, governadores, prefeitos, ex-ministros traidores, jornalistas e demais propagadores dessa demonização respondam por seus atos perante a justiça dos homens. Se escaparem, vivam com isto na consciência, sem esquecer que tem a outra, na sequência, onde o buraco é bem mais embaixo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CIÊNCIA

    ± 3 dias

    Lockdown nunca foi “ciência” e sim político, Fato! Isolamento social não significa ficar trancado em casa. Isso foi jogada de políticos pra derrubar seu adversário... isolamento social significa manter se distante de outras pessoas, usar mascar e lavar as mãos sempre. O vírus não pula 5 metros e entra no seu pulmão por telepatia. A população entendeu isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 3 dias

    É hora de abandonar a tática do pânico e passar ao reforço positivo. A curva de óbitos em muitas cidades e estados está caindo. É preciso mostrar que isso se deve aos cuidados que a população está tendo (exceto a molecada nos bares). Que não é hora de esmorecer para não haver uma segunda onda. Então, muito alcool na mão e máscara sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Spartacus

    ± 3 dias

    Nunca fiquei em casa e tenho 76 anos de idade. Acreditar nesses governadores *******? Bolsonaro está em certíssimo. Não peguei Covid ainda mas todos sem exceção vão pegar. A vacina é para 2022

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • V

      Valter Luiz Demenech

      ± 2 dias

      Espera à todos nós!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 3 dias

      Isso vovô. Aproveita a vida porque o caixão te espera. Aliás, o caixão nos espera a qualquer momento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Polaco

      ± 3 dias

      Boa véinho, sem mimimi, precisamos de gente com coragem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CIÊNCIA

      ± 3 dias

      Caro Spartacus, sou contra o lockdown, no entanto, esse vírus tem uma mortalidade aumentada em pacientes acima dos 70 e doenças pré existentes. A maioria das pessoas, mais jovens, nem saberá que se contaminou com o vírus. No seu caso é um pouco diferente, vc precisa se cuidar mais que outras pessoas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sidney calixto

    ± 3 dias

    maravilhoso esse editorialda gazeta

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 3 dias

    Quer quiser sair, saia de máscara. A máscara é para proteger o outro, principalmente. Então respeite o próximo, use máscara.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      Neto

      ± 3 dias

      Neto: e se for tossir ou espirrar, NÃO TIRE A MÁSCARA. É para isso que ela serve.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 3 dias

      Parece que tem gente que ainda não entendeu para que serve a máscara. Serve principalmente para não contaminar o próximo. É usada normalmente no Japão. É questão de respeito ao próximo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Injustus

    ± 3 dias

    Podem por na conta da Globo, Folha, Uol et caterva, o prejuízo econômico e emocional da população pelo terror e do pavor que pregaram politicamente para o povo esse tempo todo. Viviam mostrando covas e caixões e histórias isoladas de mortes. Trouxeram o pânico e o medo para a população ficar trancada pra acabar com a economia e a popularidade do Bolsonaro. Tudo em nome da política e do revanchismo por terem perdido o dinheiro do Estado. Sanguessugas do dinheiro público.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 3 dias

    A prefeitura quer evitar aglomerações sem fechar nada, sem afetar a economia? Experimente editar 2 semanas de Lei Seca, ainda mais agora com esse calor. Reduzem-se as aglomerações, os acidentes de trânsito, as mortes violentas, etc. Eu tb gosto de beber na rua mas neste momento evitar aglomerações sem precisar fechar estabelecimentos é uma medida muito eficaz e inteligente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Enir Maria Palandi

      ± 3 dias

      Antes das eleições? E os votos, como ficam?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 3 dias

    Ninguem aguenta 6 meses de confinamento...libera a galera...governo federal ja emitiu protocolo de cura ...tome hidroxicloroquina..ivermectina..naftalina ..creolina ....e deixa ver o que acontece...só nao vale chorar na TV...aiiiii..perdi meu pai..minha mae..meu filho ...uma coisa de positivo o virus fez...reduziu a despesa da Previdencia ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • X

      Xicote

      ± 3 dias

      As vacinas estao chegando mas se pegar o virus..faca como seu mito...tome corticoide ..se nao vai morrer !!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 3 dias

      Corote: como foram os testes com as vacinas xing-ling e a sputnik? Ou você preferiu a ampola de ozônio? Conta pra gente como foram tuas experiências.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Correa

    ± 3 dias

    Editorial perfeito. Concordo. Não dá pra ficar em casa indefinidamente até chegar a vacina, se chegar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlo

    ± 3 dias

    Faltou a versão em áudio do editorial. É ótima para ouvir dirigindo e cozinhando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 3 dias

    Sei que muitos prefeitos e governadores foram mal assessorados, cientistas divertiram em pontos básicos confundindo a opinião pública, mas algo é inquestionável: o pânico gerado pelos interessados em aproveitar a ocasião para desestabilizar o governo federal foi cruel. A própria imprensa colaborou com o terror. O vírus é cruel, ceifou vidas prematuramente. Mas os políticos foram mais cruéis, colocando seus interesses a frente da tragédia. Com a colaboração de boa parte da imprensa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CIÊNCIA

      ± 3 dias

      Mal assessorados? Nunca, fizeram isso pra derrubar adversários políticos. Nunca foi pela ciência, sempre foi POLÍTICO!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 3 dias

    Ir pra praia, bar e festa pode, agora estudar.....fique em casa. Vão pra mherddda

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 3 dias

    O fique em casa foi mal planejado, mal executado. O planejamento foi restrito sem levar em consideração outros fatores igualmente VITAIS. Tambem não houve acompanhamento e correção de rumos, enfim, um desastre total na forma de conduzir a crise. Bem que Bolsonaro avisou, mas STF deu Governadores e prefeitos, poder além de suas capacidades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gislaine Queiroz

    ± 3 dias

    Perfeita a colocação!! Nao temos mais condições de ficar em casa. Sou da área de eventos e estamos parados há 6 meses. São 6 meses sem renda, dispensando funcionários, tentando buscar um novo negócio, pq só voltaremos com a vacina. Não tem mais condições!!! Muitas empresas estão quebrando e mais irão quebrar. Qdo acabar a ajuda para manter os funcionários afastados, eles voltarão e estarão desempregados! Vamos esperar até a vacina e ver o que será do nosso país!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 3 dias

    Parabéns Bolsonaro! Vc estava certo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Oliveira

    ± 3 dias

    Poucas pessoas ainda praticam o isolamento social, mas todos os funças justificam greve com a pandemia. Enfim, a hipocrisia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 3 dias

    Quarentena de pessoas saudáveis é o cúmulo da irracionalidade humana!!! A quarenta tinha que ser feita para pessoas infectadas e portadoras de comorbidades, como foi defendido desde o início pelo Presidente Bolsonaro, mas por uma politicagem doentia, preferiram prender todos em suas casas só para mostrar que ele estava errado! Esquecem porém, que a lógica se impõe, cedo ou tarde!! Parabéns "cientistas do caus"!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    ± 3 dias

    A medida mais eficaz da prefs de Curitiba é isolar as áreas de estacionamento dos parques e proibir o estacionamento ao redor, por quadras e quadras. Só assim o SETRAN enche os cofres de dinheiro multando motoristas desesperados para chegar perto do parque e ao mesmo tempo, evita que aglomeração de automóveis contaminados com covid. Não tem respirador para tanto carro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Enir Maria Palandi

      ± 3 dias

      Perfeito, resumiu tudo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO COELHO LOPES

    ± 3 dias

    Fique em casa, mas não deixa de votar, seja mesário. Como o voto é obrigado o Vírus dá uma trégua.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      WILSON

      ± 3 dias

      Kkkkkk.....Boa!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 3 dias

    Acabem com essa idiotice de fique em casa. Vamos estudar, trabalhar.....chega dessa neurose coletiva do medo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 3 dias

    Lei Seca, como a decretada em Londrina, é uma excelente medida para evitar aglomerações sem fechar nada. Todos podem continuar trabalhando desde que respeitem as medidas de higiene e distanciamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • N

      Neto

      ± 3 dias

      JA: a lei seca só foi decretada agora. E o que tem a ver a familia Belinati com o assunto? Estou falando de medidas que evitem o contágio sem afetar a economia. Acho que poderia ser aplicada aqui em Curitiba.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JA

      ± 3 dias

      Londrina citada como exemplo na administração dessa pandemia?? Ou como qualquer exemplo de administração pública (um reduto há eras dominado pelo mesmo clã familiar??!! “Políticos profissionais e hereditários??!!). Leia (e entenda) os dados da pandemia primeiro...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 3 dias

      Todos que quiserem podem beber, mas em casa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 3 dias

    É hora de passar para o isolamento vertical?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ HENRIQUE SOARES RODRIGUES

    ± 3 dias

    Eu acrescentaria ao "fique em casa até ter vacina" a diretriz básica da grande mídia brasileira, que é o "fique em casa até derrubar o governo", pois o que se viu foi um total desserviço à população onde a imprensa estava mais preocupada em atacar e criticar do que informar imparcialmente os fatos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON

    ± 3 dias

    Gazeta , que desserviço , artigo vazio ,sem idéias ! Nem uma palavra sobre as medidas de tratamento precoce do Ministério da Saúde que , se adotadas sem reservas políticas ,já teriam reduzido substancialmente o número de internações e de óbitos .Já existem clarissimas evidências clínicas de bons resultados ,basta acompanhar os dados das cidades que adotaram irrestritamente tratamentos precoce e preventivo , com Ivermectina e / ou cloroquina e coadjuvantes . Editorial inútil ,que perdeu uma boa oportunidade de ser assertivo , combatendo a ineficiência e a ignorância das "otoridades" municipais e estaduais !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      WMVIEIRA

      ± 3 dias

      No início e até agora, falam para o doente só ir ao hospital se sentir falta de ar. Tem muitos jornalistas com várias mortes as costas por causa disso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diego Lopes

    ± 3 dias

    O povo que ainda não acordou vai chegar no fim do ano e olhar para trás e ver que perdeu um ano de vida. Vírus está aí, veio para ficar e teremos que lidar com ele como lidamos com tantos outros. Por muitos e muitos anos. Vejo inúmeros acovardados que irão naufragar no mar de mentiras e falácias que foram jogadas ao vento, com muitos interesses, principalmente políticos. Segue a vida, segue o jogo. Vamos enfrentar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • @

    @WLCDG13

    ± 3 dias

    Li um festival de abobrinhas com requintes de frivolidades. Vamos ser diretos: o vírus é uma *****, foi usado politicamente e não chegou aos pés do H1N1, q matou grávidas e até crianças. Não houverão irresponsáveis q desrespeitaram as normas impostas por uma OMS, q parece uma barata tonta cheia de contradições. O terror da imprensa oficial, o oportunismo político, a neurose do STF e os ladrões de sempre, causaram um mal muito maior do q a doença em si mesma. O povo foi logrado, roubado, desrespeitado, punido e etc por uma elite corrupta e distrópica de valores questionáveis, cujos pensadores deveriam ir com suas utopias pro lixo. Tivemos todo tipo de lixo humano, menos ciência. Foi morta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Valter Luiz Demenech

      ± 2 dias

      Porque teve o tratamento com Tamiflu!!! Caso contrário teriam morrido muito mais pessoas!!!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      Injustus

      ± 3 dias

      Boa!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 3 dias

      Verdade que o H1N1 matiu grávidas e crianças, e nem por isso fecharam escolas. Mas o H1N1 matou 18 mil pessoas no Brasil. A diferença de óbitos é grande demais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.