• Carregando...
 | Luis Robayo/AFP
| Foto: Luis Robayo/AFP

Como era de se esperar, o ditador Nicolás Maduro respondeu com violência às enormes manifestações de rua que pedem sua saída. As mortes ligadas aos protestos chegavam a 14 na manhã de quinta-feira, com centenas de prisões. Maduro, ao lado de outros líderes chavistas, como Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Constituinte, prometeu resistir ao que é o movimento mais forte até agora a tentar devolver a democracia à Venezuela. O ministro da Defesa e generais em regiões estratégicas também declararam apoio ao ditador, contra as pretensões do presidente interino, Juan Guaidó, reconhecido por maioria esmagadora da comunidade internacional. Enquanto isso, a população continua enfrentando nas ruas a Guarda Nacional Bolivariana.

Maduro resiste com o recurso à violência porque sabe que não conta mais com o apoio popular. Ninguém apareceu para ajudar a proteger o palácio de Miraflores, como havia pedido Cabello em seu discurso. O poder de Maduro se sustenta única e exclusivamente na lealdade das Forças Armadas, que o ditador comprou ao inflar o generalato e entregar aos militares o comando de empresas estatais importantes. Mas também há setores do Exército descontentes, e o resultado desta dissensão interna será decisivo para as perspectivas de um retorno da democracia à Venezuela.

Guaidó já prometeu anistia aos civis e militares ligados ao chavismo que o ajudarem a restabelecer a democracia na Venezuela

Uma adesão total das Forças Armadas a Guaidó, situação em que Maduro não teria outra saída a não ser deixar o poder rapidamente, parece improvável neste momento. A violência estatal tende a crescer em dois cenários: se o ditador enxergar chances reais de vitória contra as forças democráticas (infladas ou não por parte do Exército), ou se ele sentir que a derrota significará não apenas a perda do poder, mas também um castigo severo nas mãos dos novos governantes ou da população. Se Maduro estiver convencido de que terminará como o italiano Benito Mussolini ou o romeno Nicolae Ceaucescu, não pensará duas vezes antes de promover um banho de sangue como preço por sua cabeça.

Guaidó já prometeu anistia aos civis e militares ligados ao chavismo que o ajudarem a restabelecer a democracia na Venezuela, mas talvez isso não seja suficiente. O presidente interino e os líderes das forças democráticas também precisam considerar a possibilidade de oferecer uma saída a Maduro e aos demais líderes bolivarianos, como Cabello, caso o ditador não resista às pressões internas e externas, e antes que a situação venezuelana descambe para uma guerra civil. O exílio, em um cenário destes, aparece como opção. Ele certamente ofende o senso de justiça de todos aqueles que gostariam de ver Maduro e seus colaboradores mais próximos responderem por todos os crimes contra a humanidade cometidos pelo bolivarianismo em nome do “socialismo do século 21”. Mas, se o preço a pagar pelo retorno rápido da Venezuela à democracia com o menor número possível de mortes for deixar Maduro, Cabello e outros chavistas livres em Cuba, na Rússia, no México ou em algum outro país, longe do alcance do Tribunal Penal Internacional, este é um custo que vale a pena considerar. A prioridade não é castigar o tirano, mas libertar os venezuelanos da tirania.

Leia tambémA Venezuela reage (editorial de 23 de janeiro de 2019)

Leia tambémO renascimento democrático da Venezuela (artigo de Elton Duarte Batalha, publicado em 24 de janeiro de 2019)

Esta solução, no entanto, teria de ser negociada – e logo, antes que haja uma escalada na violência. Como boa parte da comunidade internacional já tomou lado, escolhendo entre Guaidó e Maduro, restam poucas opções de mediadores, como a Organização das Nações Unidas ou o Vaticano, que já tentou esse papel no passado, sem sucesso – não por culpa dos negociadores papais, mas da intransigência de Maduro. Colocá-lo na mesa é algo que a comunidade internacional já alinhada com Guaidó pode fazer, reforçando sanções contra os chavistas. Depois, que se encontre a melhor forma de devolver a democracia à Venezuela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]