• Carregando...

Quando os advogados de Ricardo Teixeira e João Havelange argumentaram que "pagamentos de subornos pertencem ao salário recorrente da maioria da população" brasileira no caso em que os dois dirigentes esportivos eram acusados de receber propina da empresa ISL, a primeira reação foi de indignação. O mesmo havia ocorrido em 1997, quando um relatório preparado pela embaixada norte-americana mencionava a "corrupção endêmica" que existiria no Brasil. Mas, furor nacionalista à parte, a relação do brasileiro médio com a corrupção tem lá seus paradoxos.

Os grandes escândalos envolvendo políticos ou membros do Poder Judiciário e amplamente divulgados pela imprensa revoltam boa parte dos brasileiros – em poucos casos, porém, a população vai às ruas para protestar (quesito no qual estamos muito atrás dos vizinhos argentinos e seus panelaços), e a maioria dos cidadãos provavelmente se lembrará apenas do impea­chment de Fernando Collor, em 1992, como resultado concreto de uma mobilização popular. Pior: em muitos casos, os responsáveis por desvio de verbas, vendas de votos ou quaisquer outros malfeitos com o dinheiro público acabam reconduzidos pela população a cargos eletivos (foi o caso do próprio Collor, hoje senador), levando essas pessoas a proclamar que foram "absolvidos pelas urnas". Se por um lado é verdade que muitos desses políticos ainda não tiveram uma condenação judicial em última instância e podem sempre invocar a presunção de inocência, por outro é assombroso que os eleitores depositem tanta confiança em homens públicos cujas ações mostram – às vezes de forma inequívoca – seu envolvimento com ilícitos. Cada eleição indica que, infelizmente, o histórico de corrupção do candidato ainda conta pouco na lista de prioridades da população.

Mas não é apenas com a corrupção "grande", envolvendo o poder público, que muitos brasileiros são condescendentes. O dia a dia está repleto de pequenos atos de corrupção, que as pessoas preferem justificar como expressão do famoso "jeitinho brasileiro", o que é uma injustiça com o próprio "jeitinho", esse talento sadio para contornar situações ou excessos dos regulamentos, sem consequências de ordem moral. O brasileiro reconhece que, em vários casos, existe uma certa "zona cinzenta" entre o certo e o errado na qual é possível se mover – o contrário de uma moralidade de matriz anglo-saxã, que vê apenas o preto e o branco e não consegue perceber que existe uma gradação entre as regras que regem, por exemplo, a formação de uma fila e o uso dos recursos públicos. Quando essas leis ganham o mesmo status moral, uma pessoa que pede para passar à frente na fila em uma emergência é tão infratora quanto quem desvia quantias milionárias. O brasileiro se insurge, com razão, contra esse modo de enxergar a realidade, mas há quem exagere e coloque na conta do "jeitinho" verdadeiras desonestidades.

Uma coisa é o funcionário da companhia aérea aceitar, simplesmente por boa vontade, fazer o check-in de um passageiro faltando 29 minutos para a decolagem, quando o balcão deveria fechar meia hora antes do voo. Outra coisa, bem diferente, é aquele suborno ao policial que para, com razão, um motorista que cometeu uma infração; ou aquela leve alteração nos valores ao preencher a declaração do Imposto de Renda para incrementar a restituição; ou o conhecido "gatonet". E não faltam exemplos de pessoas que se gabam de tais ações, considerando-se mais espertas que as demais. Diante disso, podemos nos perguntar se não haveria uma lasca de verdade nas afirmações dos advogados da Fifa e do relatório norte-americano.

Justamente por causa de tais situações são muito bem-vindas iniciativas de conscientização como o recém-lançado Movimento Paraná Sem Corrupção, do Ministério Público Estadual, que se junta às campanhas "Não Aceito Corrupção", do Ministério Público Democrático, e "O que você tem a ver com a corrupção", de alcance nacional. Sem deixar de lado o alerta em relação às conhecidas práticas ocorridas no poder público, as três campanhas têm em comum a ênfase na necessidade da honestidade no dia a dia. É especialmente louvável a ideia de trabalhar com crianças e adolescentes nas escolas, já que a predileção pelos bons hábitos e a rejeição aos vícios se tornam mais arraigadas quando praticadas desde cedo. Se é verdade que os eleitos são reflexo dos eleitores, uma nova geração de cidadãos menos tolerantes com qualquer tipo de corrupção é garantia de renovação futura, para melhor, nos quadros da administração pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]