• Carregando...

Justamente na semana de julgamento da ex-cúpula do PT ocorrem as eleições para prefeito e vereador. Esta primeira semana de outubro é histórica, não só pelo fato de que grandes nomes da política brasileira estão sendo julgados, mas porque temos a oportunidade de acompanhar o exemplo de justiça, cautela e objetividade do STF e colocá-lo em prática ao votar.

Aléxia Saraiva

Campanha

Fazer campanha em horário de expediente (Gazeta, 4/10) é uma imoralidade comum na política brasileira, não menos imoral. Pagar um tanque de gasolina ou doar uma cesta básica é abuso do poder econômico; entretanto, fazer campanha com o dinheiro público não é. Precisamos de um choque de ética, moral, honestidade e, principalmente, de respeito ao cidadão honesto e trabalhador.

Antonio Carlos Wanderley

Eleição

Enfrentar as urnas, ou não, pode ser comparado com a atitude humana de plantar sonhos ou sepultar esperanças. Uma sociedade que tem a atitude de decidir pelo melhor tende a garantir, através das eleições democráticas, o poder de atuar politicamente e colocar "os dedos" na própria transformação.

Paulo Sérgio Pereira, Cianorte – PR

Judiciário 1

Digo ao sr. Miguel Kfouri Neto (Gazeta, 5/10) que a publicidade das contas dos órgãos públicos não é mero capricho da imprensa. É princípio da administração pública e se chama transparência. Como o dinheiro gasto nos luxos do TJ sai do bolso dos contribuintes – que o senhor, do alto da sua sagrada arrogância, chama de "simplória massa de manobra" –, nada mais justo que sabermos onde ele está sendo gasto. Ao dirigir-se a nós, cidadãos, tenha um pouco mais de respeito, sr. Kfouri. Esperamos que o senhor, no papel de presidente do TJ-PR, use um pouco mais de discernimento para julgar uma causa que o demonstrado ao redigir esse exaltado e apoplético texto.

Ivonete Alexandrino dos Santos

Judiciário 2

Considero muito importante a aquisição das caminhonetes pelo TJ-PR; afinal, proporcionarão muito conforto e segurança aos seus usuários, em face da duríssima carga de trabalho e estresse que sofrem. Juntamente com o aluguel do jato executivo, acho que também seria interessante a aquisição de iates ou lanchas, aí todos os requisitos de conforto e segurança estariam preenchidos.

João Carlos Rotta

Eleição venezuelana

A vitória da oposição na Venezuela seria mais uma derrota da esquerda retrógrada e de um socialismo já fora de moda, como aponta o editorial (Gazeta, 5/10). Os tempos são outros e já não há mais lugar para políticos populistas e que pretendem se perpetuar no poder a qualquer custo. Que o povo venezuelano não se deixe levar pelas bravatas de Chávez, pois diante de um mundo globalizado as Forças Armadas daquele país respeitarão, sim, o resultado das urnas.

Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais – PR

Última chance

Já atestava Caminha que nestas terras, em se querendo aproveitar, "dar-se-á nela tudo". Talvez essa prodigalidade seja a causa de nossa vocação ao desperdício, inclusive de oportunidades. Erigimos monumentos antes de construir escolas, fabricamos os veículos antes de desenvolver as estradas. O texto de José Pio Martins (Gazeta, 5/10) vaticina o nosso futuro: um país de velhos, pobres, e com boas lembranças de uma juventude desregrada.

Thomaz Akimura

Segurança pública

Excelente a reportagem sobre o pouco investimento na segurança pública (Gazeta, 1/10). Como cidadã, acredito que a segurança do nosso estado está muito defasada: pouca polícia, salários baixos, delegacias em péssimas condições, atendimento ruim. E, como aprovada no último concurso da Polícia Civil, lembro que estamos na espera da nomeação há mais de dois anos. Investem muito na Polícia Militar, mas esquecem da Polícia Civil. A Copa está quase chegando e o que vamos fazer para dar segurança aos moradores e turistas?

Carla de Cássia

Flanelinhas 1

A ação do poder público em coibir a atividade dos flanelinhas em Ponta Grossa (Gazeta, 5/10), embora tardia, é acertada. É um absurdo que o cidadão de bem, que já paga alto preço por seu veículo, além do IPVA e de ser praticamente obrigado a contratar um seguro, não tenha o direito de estacionar o carro em frente a um restaurante, por exemplo. Essa prática, além de abusiva, realmente pode ser considerada como extorsão e estelionato.

Alexandre Melves

Flanelinhas 2

Essa lei deveria se estender a todos os municípios, pois somos reféns desses que dizem guardar nossos veículos. É como se fosse um tipo de sequestro, onde ou você paga ou não recebe seu carro inteiro novamente. Muitos atuam bêbados ou de forma intimidatória, principalmente com o público feminino. Que a nova Câmara de Curitiba tome as atitudes necessárias e que copie a iniciativa de Ponta Grossa.

Modesto Castaño

Hospital Bom Retiro

Trabalhei como psiquiatra durante dez anos no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro e sinto muito pela decisão de vendê-lo e permitir a demolição do prédio. Ali permanece intacta não só a arquitetura de um prédio histórico, mas também a história pessoal de um número enorme de pessoas que por ali passaram. Nem sempre encontramos histórias bonitas num local como esse, mas é uma parte da vida da cidade que por muito tempo os muros quiseram esconder.

Wirmond Luiz Rocha D’Angelis

Eventos no Centro Cívico

Quase todos os fins de semana há um novo show ou evento em frente ao Palácio Iguaçu. Não há fiscalização e nem controle de som. O último evento deixou um saldo significativo: vidros de estabelecimentos quebrados e até morte. E a passeata propagava os direitos humanos.

Eulga Berger

Elias Bonfim

É com imensa alegria que leio o texto de José Carlos Fernandes sobre Elias Bonfim e o seu projeto Formação Solidária (Gazeta, 5/10). Tive o prazer de fazer parte da turma de alunos de 2010, aos 44 anos, e pude conhecê-lo de perto. O Elias não é apenas um sonhador, mas um idealizador de projetos e se move com uma vontade incrível em ajudar o próximo! Parabéns ao Elias por essa força imensa de vontade de ajudar as pessoas menos favorecidas da sociedade! Parabéns à Gazeta do Povo pelo belíssimo texto.

Isaac Maciel

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]