• Carregando...

Neste mês, a Igreja dedica sua atenção ao estudo mais aprofundado da Bíblia Sagrada. O desejo da Igreja é que os fiéis se acostumem a ler diariamente a Sagrada Escritura como alimento da sua fé. Podem ser lidos de preferência os Evangelhos, iniciando por São Marcos, por ter sido catequista e por ser o livro de mais fácil compreensão da vida de Jesus. Mas estão à disposição dos fiéis os 73 livros da Bíblia, tanto os 46 do Antigo Testamento, como os 27 do Novo Testamento. Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados. Os livros inspirados ensinam a verdade. O cristianismo é uma religião da palavra de Deus. Na Sagrada Escritura, Deus fala ao homem à maneira dos homens. Para bem interpretar a Escritura, é preciso estar atento aquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e aquilo que Deus quis manifestar-se pelas palavras deles. Na leitura da Bíblia Sagrada é importante ocupar-se dos 4 evangelhos porque Jesus Cristo é o centro deles. O Antigo Testamento prepara o Novo e os dois se iluminam e são a verdadeira palavra de Deus. A Igreja sempre venerou as divinas escrituras da mesma maneira como o próprio corpo do Senhor. A Bíblia contém a palavra de Deus e é inspirada. Por isso não tem erro.

Monsenhor Natalício José WeschenfelderSão João, PR

Posto da Kennedy

Em relação à carta da leitora Denise M. Campese, publicada na edição de 24 de agosto, a Urbs informa, em resposta encaminhada, que os agentes da Diretran vão verificar a situação do trânsito na Avenida Kennedy, na altura do posto de gasolina mencionado pela leitora, para evitar que persistam os problemas de congestionamento na via.

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

Aumento contestado

Não só os lapianos, mas todos os usuários da BR-476, Lapa–Araucária, tiveram mais uma decepção: o aumento do pedágio concedido pela Justiça. Fazendo uma analogia com a BR-277 (Curitiba–Paranaguá), que tem aproximadamente 90 km de pistas duplicadas (90 x 2 = 180 km) e são cobrados R$ 9,80. Trata-se de uma estrada em boas condições, trecho de serra, com muitas pontes, terceira pista e acostamentos com asfalto. Vemos que não é justo pagarmos R$ 5,90 por um trecho de 42 km de pistas simples, em péssimas condições e com péssimos acostamentos sem alfalto e sinalização precária. Que contrato é esse? Ora! Justiça seja feita!

Humberto Paulo Bortolini, empresárioCuritiba, PR

Direito relegado

Escrevo, primeiramente, para cumprimentar o jornal pela excelente reportagem sobre fumar em locais fechados. Na universidade onde estudo tal problema ocorre com uma freqüência impressionante. Os alunos e professores que têm o hábito de fumar não se dão ao trabalho de sair dos prédios para isso. Fumam nos corredores, o que é muito desagradável para os demais. A administração faz "vistas grossas", piorando assim a situação. Será que não temos mais o direito de nos manter saudáveis? Nem mesmo no nosso local de estudo?

Fernanda Silva , estudante universitáriaCuritiba, PR

Clareza de pensamento

Parabéns ao professor José Pio Martins pelo brilhante artigo publicado nesta Gazeta na última semana. Confesso que, ultimamente, eu ando desacreditado com este país, mas pessoas do nível do professor e vice-reitor da UnicenP afloram em nós o espírito brasileiro de saber que temos mais cabeças coroadas do que estas que estão no poder.

Carlos Eduardo Loures CantoCuritiba, PR

Contra o fumo

Infelizmente, um leitor, cuja profissão é representar o Estado, fala que não cumpre a lei antifumo e acende seus cigarros em restaurantes e lanchonetes. Não seria questão de lei, mas sim de simples educação.

Carlos BarrosoCuritiba, PR

Cidade insegura

Na segunda-feira passada, às 20h30, mais um estacionamento foi assaltado na região da Reitoria. Pela segunda vez, em dois meses, este estabelecimento teve subtraído de seu interior, com uso de armas e violência, mais dois veículos. O interessante é que não há policiamento na região. Ao cair da noite, as ruas ficam com pouca luminosidade e os bandidos fazem a festa. Onde está a nossa polícia? Se, conforme reportagem recente, os BOs aumentaram e os estacionamentos são constantemente assaltados, por que a Sesp não toma nenhuma atitude? Raramente é recuperado algum veículo, e ainda o delegado da DFRV tem a capacidade de dizer que são fatos isolados. Precisamos nos mobilizar para que a polícia resolva nossos problemas.

José Modesto Curitiba, PR

Trem

No dia 31 de agosto, novamente, uma composição interditou a travessia da Rua Schiller para a Rua Dario L. dos Santos, no Cristo Rei. Para piorar a situação, um temporal caía sobre a cidade e os pedestres não sabiam para onde correr porque não podiam atravessar a rua. Confusão formada, liguei para o 102 e solicitei o telefone da ALL para informar o fato. Só que em duas ligações – que provavelmente me serão cobradas pela operadora – recebi quatro números inexistentes da ALL: 3021-7200,7201,7202 e 7203. Se nem a Brasil Telecom possui o telefone correto, solicito à América Latina Logística que divulgue um telefone para contato.

Christiane S. A. da Cruz, dona de casaCuritiba, PR

As armas novamente

As armas protegem a população, evitam que ela fique indefesa e intimidam os bandidos. É isso exatamente o que penso. Li na imprensa: "Dois homens numa motocicleta abordaram um motorista na Rua Conde de Irajá, com uma pistola de brinquedo. Segundo a polícia, um dos bandidos, que aparentava ter entre 18 e 20 anos, chegou a render a vítima, mas um outro motorista, que vinha logo atrás, viu a cena e atirou no pé do ladrão. Em seguida, o homem disparou mais duas vezes contra o peito do criminoso, que morreu no local. Ele não foi identificado." Acho que a população está descobrindo que precisa fazer sua própria segurança já que o Estado não consegue. A notícia acima mostra que as coisas estão mudando no Brasil. Acredito que o porte de armas concedido com critério, a todos que queiram tê-lo, beneficiará a comunidade, pois bandidos não gostam que a vítima se defenda. Eles também adoram armas, mas só em suas mãos.

Leudinir de Souza, corretorCuritiba, PR

Chuva!

É um absurdo como está a situação dos terminais. Em dia de chuva, chove tanto dentro, que o melhor é não sair do ônibus. No terminal do Capão Raso, na plataforma do biarticulado, é goteira que não acaba mais. Isso já faz mais de ano que está assim. Quem vai tomar uma atitude?

Higor Vinícius Curitiba, PR

Errata

Na página 2 do Caderno G desta edição, o diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Cattani, foi identificado na legenda da foto como vereador de Curitiba.

******

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]