• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

A retomada do julgamento da chapa Dilma-Temer, no TSE, teve quase nada da efervescência esperada diante do que está em jogo.

Os advogados dos eleitos deixaram as graves rusgas políticas de lado para apresentar uma linha comum de defesa e o PSDB, autor da ação, parecia querer voltar no tempo e retirar o pedido, como relatam Evandro Éboli e Flávia Pierry. 

A chapa esquentou (sem trocadilho) com a leitura do relatório do ministro Herman Benjamin. Ele e o presidente da Corte, Gilmar Mendes, trocaram alguns sopapos verbais.

Após três horas de sessão, os ministros rejeitaram quatro questionamentos dos advogados. Hoje, a partir das 9 horas, serão analisados mais cinco, inclusive o mais importante, que trata do reconhecimento como prova dos depoimentos de delatores da Lava Jato. Desfecho mesmo, só amanhã, com mais duas sessões e a expectativa de sentença.

Vista como fundamental para a retomada econômica até outro dia, a permanência de Temer na presidência já não é condição obrigatória para o país voltar a crescer. Na verdade, é maior o risco de Temer ou qualquer outro que vestir a faixa presidencial atrapalhar ao invés de ajudar, como resume Alexandre Schwartzman, um dos economistas ouvidos por Fernando Jasper.

O Temer ‘pós-evento Joesley’ tem menos capacidade de levar adiante o processo reformista. Do jeito que as coisas estão se encaminhando, eu receio que quem quer que esteja no lugar dele vai, basicamente, lutar para não entrar na Lava Jato.

Vitória da retomada

O que tem o condão de fazer o Brasil voltar a crescer é o pacote de reformas, e ontem o país teve uma vitória. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o projeto de lei por 14 a 11, após 10 horas de debate.

Composta por ícones da esquerda como Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias e Roberto Requião, a Comissão era a maior ameaça ao texto. A tendência agora é de aprovação mais tranquila até subir para sanção presidencial.

Fernanda Trisotto detalha um dos benefícios da reforma: ferir mortalmente a indústria das ações trabalhistas. Graças a critérios mais rigorosos para concessão de justiça gratuita, punição a quem mentir e pagamento por pedidos recusados. A Justiça trabalhista do Brasil recebeu 4 milhões de novas ações em 2016.

As reformas são cruciais para reverter situações vexatórias, como a posição brasileira no ranking de competitividade. Estamos à frente apenas de Mongólia e Venezuela, herança do petismo que é tema do nosso editorial.

Nosso caso não é nem de imobilidade, mas de desastre puro, evidenciado pelos 14 milhões de desempregados, pela maior recessão da história, pela inflação que superou os dois dígitos em 2016. A “herança maldita” do governo petista continua a cobrar seu preço

Pega na mentira

Sergio Moro detectou uma mentira da defesa de Lula no caso do tríplex do Guarujá. Os advogados tentaram cancelar audiência de segunda-feira, sob argumento de não terem tido tempo de se preparar para ouvir os delatores Emílio Odebrecht e Alexandrino Alencar. Mas não foi bem isso que o registro eletrônico da Justiça Federal mostrou. Meninos maus...

O time Lula respondeu atacando (que novidade...). Cristiano Zanin Martins acusou Moro de espionagem e novo grampo.

Um dia qualquer em Brasília

Edson Fachin esticou até sexta-feira o prazo para Michel Temer responder às 82 perguntas da Polícia Federal sobre a delação da JBS. Aliás, aqui estão todas as 82 perguntas.

Rodrigo Rocha Loures pediu ao STF que não tenha seu cabelo raspado quando for transferido para a Penitenciária da Papuda, em Minas Gerais.

Mais um ex-ministro de Dilma e Temer e ex-presidente da Câmara foi preso. Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) é acusado de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, o estádio de Natal na Copa de 2014. Vídeo mostra “o carinho da torcida” com Alves no momento da prisão.

Vendo iPhone que não funciona. Chame por inbox

Gravar vídeos como o de Henrique Alves, em pouco tempo, não será mais possível com alguns modelos da Apple. O iOS 11, novo sistema operacional da maçã, não rodará em dispositivos mais antigos. Rodrigo Ghedin traz a lista dos condenados.

Liberdade ou crime?

Esta pergunta é o centro da polêmica entre o humorista Danilo Gentili e a deputada federal Maria do Rosário. A petista notificou Gentili para que ele tirasse do ar vídeos que ela considerou ofensivo. Gentili pegou a notificação e... bem, Renan Barbosa explica o caso e ouve especialistas em liberdade de expressão.

Crime

Sem interrogação, mas com exclamação, o ato terrorista ocorrido sábado, em Londres. A polícia britânica segue identificando os autores. Um deles, Khuran Shazad Butt, já havia aparecido em documentário sobre jihadistas e tinha acusação por extremismo.

Rodrigo Constantino conta a história de Roy Larner, um dos heróis dos ataques de sábado. Ele torce para o Milwall, time de futebol que carrega a fama de ter a torcida mais violenta do Reino Unido. Larner encarou os terroristas no braço, levou oito facadas, mas evitou um ataque ao bar em que tomava algumas pints.

Alexandre Borges aponta para a assustadora votação expressiva que Jeremy Corbin deve ter entre jovens, amanhã, na eleição que irá referendar Theresa May como primeira-ministra. Corbin diz que apoiar publicamente o ISIS não pode ser criminalizado porque é apenas “uma opinião política”. Isso em um país com três ataques terroristas nos três últimos meses.

A próxima confusão

Uma crise sem precedentes ganha corpo no Oriente Médio. Sim, mais uma. Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito quebraram relações diplomáticas com o pequeno e rico Qatar - e isto é o que você precisa saber para entender a refrega temperada, claro, a petróleo e grupos radicais islâmicos.

Quem é mais generoso?

Stephen J. Dubner, co-autor do clássico Freakonomics, apresenta uma pesquisa instigante feita na Holanda para descobrir quem é mais generoso: pobres ou ricos? O resulta é surpreendente.

No Paraná...

... Relutantes em aderir ao sistema do governo do Paraná que gerencia a folha de pagamento dos servidores, as universidades estaduais gastam 98% do orçamento com pessoal. A fatura supera R$ 1 bilhão no ano.

.. Ingo Hubert e Heinz Herwig foram condenados, ontem, por peculato no Caso Copel/ Olvepar, que lesou o estado em R$ 84,6 milhões. Catarina Scortecci tem os detalhes.

... Os Campos Gerais e o Centro Sul do estado estão em alerta: amanhã vai gear no Paraná. Prejuízo certo nas lavouras.

Em Curitiba...

... O problema foi a chuva. O temporal provocou alagamentos pela cidade, bloqueios e acidentes em rodovias. registraram tudo em fotos e vídeos. Hoje tem mais água. E mais frio.

... Sandro Moser deu uma incerta no novo endereço do James Bar, tradicional balada curitibana. O espaço tem camarote, pista maior e área externa. 

... A bola rola hoje, às 19h30, para Coritiba x Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Ontem, pela Série A, o Atlético-PR empatou por 1 a 1 com o Fluminense, no Maracanã. Na Bezona, o Paraná cedeu nos acréscimos o empate, também por 1 a 1, para o Londrina, no Café.

Arremate

Uma história e um livro inspiradores para o seu dia.

A chef Paola Carosella conta como saiu de uma dívida milionário para o sucesso

Por que Sapiens: uma breve história da humanidade conquistou Bill Gates, Mark Zuckerberg e Barack Obama.

Este resumo é publicado de segunda a sexta-feira, sempre às 6 horas, e atualizado ao longo da manhã.  Também é enviado por notificação para quem tem o aplicativo da Gazeta do Povo no celular (Android ou iOS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]