• Carregando...

O fechamento da Casa da Leitura Franco Giglio é mais um exemplo do descaso do governo em relação à cultura (Gazeta, 20/7). E não é diferente da situação de abandono nos Faróis do Saber e na Biblioteca Pública. A Biblioteca Pública poderia, e deveria, ficar aberta ao público todos os dias, inclusive nos sábados, domingos e feriados. Assim, todos teriam acesso à informação, à cultura e ao conhecimento, mesmo aquelas pessoas que não têm internet em casa.

Igor Dutra dos Santos

Doações de órgãos

É necessário haver campanhas esclarecedoras e incentivadoras, até no sentido de haver mais diálogo em vida, para que os familiares respeitem a posição da pessoa sobre doação de órgãos (Gazeta, 21/7). Eu já revelei à minha família a intenção de doar o que for possível e quero que isso seja cumprido. Outro detalhe importante é que muitas pessoas não doam para não partirem incompletas ou porque acham que os órgãos serão comercializados no mercado negro. Apenas a conscientização, o comprometimento e o esclarecimento farão com que mais pessoas disponham-se a doar.

Marcelo Lopes Buch

Desmate na rodovia 1

Não sou nenhum pouco a favor de destruição de nada, mas muitas vezes tem-se a necessidade de medidas drásticas para obter-se o progresso. Não é necessário transformar este fato da reabertura de uma estrada na Serra do Mar para a passagem de um caminhão numa fábrica de multas (Gazeta, 21/7). Seria mais rentável serviços comunitários na educação ao meio ambiente, com muito mais reforços. Dando-se o devido cuidado, a Mata Atlântica se recupera. O que não se recupera são desmatamentos que vemos em outros estados e até mesmo invasões em áreas próximas a mananciais, por incompetência e falhas dos órgãos responsáveis.

Ana Claudia F. Sartori

Desmate na rodovia 2

Enquanto desmatam a Mata Atlântica para passar um caminhão, um senhor em Curitiba luta há anos para derrubar uma árvore que corre o risco de cair sobre a casa dele. O Brasil é um país de dois pesos e duas medidas.

Norberto Rudnicki Junior

Centro revitalizado

Sem dúvida o projeto de revitalização do Centro da cidade resgatou e valorizou a arquitetura das edificações quando houve a regulamentação da publicidade externa. O cuidado com o Setor Histórico também merece nossos cumprimentos. Os problemas existentes são a descontinuidade da recuperação das calçadas e a insegurança de modo geral, causada pelo descaso com o funcionamento de hotéis de alta rotatividade e casas noturnas da Rua Cruz Machado e adjacências. O Centro deve ser o cartão de visitas da cidade e local de atração de turistas.

Itamar Abib Neves

Ameaça a jornalistas

Os repórteres da Gazeta do Povo não devem se amedrontar com qualquer ameaça, pois o povo deve saber o que os políticos estão fazendo com o nosso dinheiro.

Angelo Caron

Voluntariado 1

Além de participar de um evento tão esperado a cada quatro anos, atuar numa edição "em casa" de Copa do Mundo é mais do que se voluntariar, é ter um contato com outras culturas, outros idiomas, contato com povos de diferentes, dentro de seu país. A experiência que se ganha é muito maior do que qualquer dinheiro poderia pagar. Poder ajudar as pessoas vindas de vários lugares é auxiliar a fazer uma Copa do Mundo bem feita, permitindo que as pessoas sejam bem recepcionadas e que levem uma grande imagem do Brasil e da nossa Curitiba.

Leonardo Steinke

Voluntariado 2

Gostei muito da publicação sobre a importância de ser voluntário da Copa de 2014. Eu gostaria muito de ser um voluntário, pois as oportunidades que se pode conseguir são muito mais gratificantes. Conhecer novos caminhos de amizade, em que interagimos com outros voluntários, jogadores e os participantes, será sempre uma única oportunidade em sua vida, que deixará lembranças para sempre.

Arlindo Batista Alves

Carlos Ramalhete

Excelente coluna do filósofo Carlos Ramalhete (Gazeta, 21/7). Gostaria de parabenizar ao jornal por ter em seu quadro de colunistas uma pessoa que é capaz de mostrar o óbvio no mundo, onde é cada vez mais difícil de encontrar pessoas que queiram fazer o certo.

Rafaela de Assis Nascimento

Aposentadorias da Assembleia 1

Rossoni havia dito que faria auditorias em toda a Assembleia por empresas de notória especialização, como a Fundação Getulio Vargas. Não fez! Apresentou relatório sensacionalista restrito à questão de aposentadorias antigas, sem tomar providências para a devolução do dinheiro já pago pelos primeiros secretários, como ele mesmo. É triste ver o quão distante caminha a prática dos discursos e das promessas.

Roberto Andraus

Aposentadorias da Assembleia 2

O que mais falta ser descoberto na Assembleia Legislativa do Paraná? Essa corrupção generalizada não poderia ter passado despercebida por tantos anos pelos outros deputados. Das duas uma, ou houve inépcia ou cumplicidade.

Sandro Ferreira, Ponta Grossa – PR

Propaganda da prefeitura

A prioridade do governo Ducci dada à propaganda institucional simplesmente atesta o "siga o mestre" que ainda ocorre: repetem-se os mesmos atos, pois o slogan "Tudo o que Curitiba faz é para a família" revela não uma proteção ao curitibano, mas sim àqueles que não saem do poder há anos nesta capital. A verdade é que tudo o que Ducci faz é pelo Beto e tudo o que Beto faz é pelos Richa – a esposa, o filho e o irmão podem comprovar isso. Benefícios? Para o curitibano, não vejo nenhum, e para Ducci, tampouco. É simplesmente dinheiro desperdiçado.

Pedro H. Gallotti Kenicke

Publicidade sob suspeita

Câmara de vereadores tem como função fiscalizar os atos do Executivo municipal, e parece-me que os vereadores de Curitiba ignoram suas responsabilidades básicas. Justifica-se a empresa que publica ofertas de produtos e serviços ao público consumidor, mas Câmara de vereadores? A que ponto chegamos? Eles devem prestar serviços para legitimar o dispêndio financeiro. Precisamos de pessoas sérias, que conheçam seus deveres.

Alvaro Pereira de Souza

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]