• Carregando...

Dois pontos

Lula, FHC e o povão 1

Lula está coberto de razões. FHC deveria ir viver nos Estados Unidos, na Inglaterra ou na França, países e povos que ele tanto defendeu e a quem vendeu por preço de bananas várias riquezas nacionais. Ele nunca ligou o mínimo para o povão. Deveria ir e não voltar mais.

Oilson Lopes

Lula, FHC e o povão 2

FHC foi o responsável por tirar o Brasil do caos econômico e colocar o país nos trilhos do crescimento. Lula apenas colheu os louros dessa vitória conquistada pela gestão FHC e, com um oportunismo descarado, tomou para si os créditos dessa conquista, criticando fortemente o antecessor.

Daniel Venturi

Realmente, um número considerável dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná, que votaram contra ou se abstiveram de votar a PEC que extinguia a pensão aos ex-governadores não está em sintonia com os paranaenses (Gazeta, 19/4). Vivem em outro mundo, com privilégios e tantas verbas remuneratórias e tantos cargos comissionados, que de certo modo podem contribuir para sua perpetuação nesta combalidade casa de leis. Almejo que esses mesmos sejam lembrados para na hora do voto serem de lá extirpados.

Ambrósio Pivatto

Aposentadorias 2

O cargo de governador dá ao seu detentor um poder imenso e uma força incomensurável. Ao tempo que vai contrariar interesses poderosos, pode beneficiar grupos econômicos para que, ao deixar o governo, tenha sua "aposentadoria" garantida, o que custará muito mais aos contribuintes. A sociedade espera que os homens públicos que governem o estado sejam probos. Se assim é, precisa-se dar condições para que ao deixarem o governo tenham assegurada uma renda que lhes garanta uma vida digna.

Ricardo Romanelli Filho, empresário

Aposentadorias 3

Um verdadeiro câncer envenena a sociedade brasileira desde sua origem: o uso do poder público em benefício privado! Precisamos criar anticorpos. Anotei os nomes de todos os que votaram (ou se abstiveram) em favor da mamata dos ex-governadores. Vou divulgar seus nomes a todos meus conhecidos na época da eleição. Não voto em quem defende benefícios à classe política! Igualdade de direitos e deveres – sem isso, não há civilização.

Jeferson Ferro

Aposentadorias 4

Tem horas que tenho vergonha de ter os deputados que temos. Há quem diga que o salário a ex-governadores não compromete o estado, mas onera, e muito. Esse dinheiro investido em educação e saúde daria mais resultados.

Luciano Wachholz

Sucessão à prefeitura 1

O colunista Celso Nascimento colocou com clareza a falta de propósito e o descaso com que o PSDB vem tratando o melhor candidato do Paraná para as eleições municipais de 2012. É notório o esfacelamento do PSDB em todo o Brasil. Segue o mesmo caminho do DEM!

Ademir Sampaio

Sucessão à prefeitura 2

Há muito tempo não vejo um artigo tão espetacular como o de Celso Nascimento (Gazeta, 19/4) sobre o PSDB e esta infindável novela Gustavo Fruet/Beto Richa/Luciano Ducci. Achar conveniente uma negociação com o prefeito atual é passar atestado de ingênuos a todos os filiados e eleitores curitibanos. Absurda sob todos os aspectos essa proposta.

Luiz Fernando Pereira Simões

Pichações 1

Naturalmente, é muito difícil flagrar todos pichadores, porém uma campanha de denúncias e uma ação de policiais descaracterizados e postos como vigilantes resolveria em parte o problema. Os pichadores, além de maus elementos, agem somente na surdina, atuando à noite como ratos, o que prova que sabem que praticam o ilícito. O que precisa ser feito é que quando um pichador for flagrado responsabilize-o de repintar todas propriedades próximas que tiverem pichações similares.

Bruno Weiss de Castilho

Pichações 2

Os pais deveriam ser responsabilizados pelos menores infratores. Deveriam ser convocados a comprar tinta e a providenciar a limpeza de locais pichados, juntamente com o filho. Já os infratores maiores de 18 anos deveriam ter um trabalho bem mais extenso porque já têm idade suficiente para entender o que é certo ou errado. Alguém teve um prejuízo e tem de ser ressarcido de alguma forma. O que não dá para aceitar é a polícia pegar no flagrante e não ter uma solução prática para o caso.

Sueli S. Salustiano da Silva

Doações

A doação de igrejas para trabalhos sociais é tão importante quanto a doação para qualquer outro. Um trabalho social nunca é da igreja ou para a igreja, da ONG x ou do instituto y; ele é para a sociedade. O problema são as motivações ideológicas que envolvem a ação social da igreja, das ONGs ou das instituições. Dependendo da motivação corre-se o risco de perpetuar a dependência que o beneficiário tem do trabalho social, prendendo-o ao assistencialismo. O problema está no gerenciamento e não nas doações.

Hélio Dias da Costa

Vagas especiais

Concordo que devam existir espaços reservados para deficientes, e a quantidade desses espaços está correta. No entanto vejo como um exagero a quantidade de vagas destinadas a idosos em espaços de circulação pública. Curitiba está com uma quantidade enorme de veículos por habitante, uma das maiores do país. Nos shoppings sempre existem uma quantidade enorme de vagas vazias destinadas aos idosos e muitas vezes as pessoas não tem onde estacionar.

Eduardo R. SilvaRoberto Carlos 1

Impossível escolher uma canção predileta de Roberto Carlos, pois, se volto ao passado, seja por um minuto, um dia, 10, 20 ou 30 ou incontáveis anos, não importa o tempo, são momentos e lembranças de pura felicidade. Para cada momento se fez presente uma das tantas e tantas poesias contidas nas incontáveis músicas desse cara chamado Roberto Carlos. Sentimentos do fundo de meu coração.

Athos Remer

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]