• Carregando...

Nada justifica este aumento ridículo de 200% na gratificação aos comissionados da Assembleia (Gazeta, 24/2). Isso é um roubo à luz do dia e desrespeito ao povo que elege esse pessoal, fazendo com que a corrupção e desmandos continuem livremente sem que ninguém faça nada. Espero mais uma vez que essa Casa faça a sua parte denunciando e levando a fundo as apurações a respeito dessa vergonha.

Loemir de Lima

Gastos parlamentares

Essa prática dos parlamentares de fazerem festinhas particulares e presentearem seus cabos eleitorais com dinheiro de impostos é muito comum. Dinheiro esse que todos nós pagamos, na forma de tributos. Se investigarem, verão que todo o serviço público é desta maneira: gastam x tiram notas de y, e o Tribunal de Contas aceita. Apresentam só notas e não fiscalizam, tanto nas despesas, como nos investimentos. O proble­­ma é que empresários também são beneficiados, daí não denunciam.

Edes Finatto

A volta da CPMF

Recriação da CPMF outra vez? Essa nada mais é que um cadáver insepulto querendo ressuscitar à custa de nós "cãotribuintes", pois somos meros cães a serem chutados pelas autoridades de plantão, que não possuem justificativas para o caos na saúde pública enquanto a antiga CPMF nos esfolava.

Irineu Queiroz dos Santos

Receita estadual

A velocidade da receita estadual não é a mesma da internet. O estado do Paraná institui programas para agilizar processos para recolhimento de impostos através da internet, mas não funcionam. Parece-me que faltou uma premissa fundamental: a de capacitar técnicos e treinar servidores públicos para eventuais problemas, ou seja, sai e entra governo, mas os problemas são os mesmos, o de gestão administrativa. Haja paciência para o contribuinte.

Edivana Venturin, advogada

Dólar em lotéricas

Espero que agora, com a venda de dólares em lotéricas e nos Correios (Gazeta, 25/2), o Banco Central e a Caixa Econômica Federal equipem esses locais com porta giratória, circuito interno de tevê, biombos para compra e saque nos caixas e melhorem os salários de todos os funcionários das lotéricas, que ganham em torno de R$ 545 mensais, uma vergonha. A segurança desses trabalhadores sempre foi esquecida pelas autoridades, e os assaltos são frequentes.

Luiz Jovany Cassales, consultor

Violência no Paraná 1

Essa violência no Paraná é resultado de uma péssima gestão na área da segurança (Gazeta, 25/2). Temos policiais que têm de pagar pela própria farda, viaturas quebradas, policiais sem estímulos porque têm de fazer "bico" para poder ter uma pouco mais de condições. Realmente, a situação só tende a ficar pior.

Will Taylor

Violência no Paraná 2

A verdade é que nada foi feito para reverter esta situação. Nada foi e nada será feito, tudo não passa de discurso político demagógico! O cidadão tenta sobreviver por conta própria, enquanto nossos manda­­tários se refrescam em suas salas amplas, pagas pelo mesmo cidadão!

Marcos Antonio P. Calonga

Médicos x planos de saúde 1

Acredito que medidas extremas só acontecem em resposta a situações insolúveis. O descredenciamento dos médicos é um exemplo (Gazeta, 24/2). Há anos eles tentam negociar aumento nos honorários de cirurgias com as operadoras de saúde. Entretanto, vários convênios ainda pagam a tabela de 1992. O resultado é que os médicos mal conseguem arcar com os custos crescentes com os valores que recebem por consultas e cirurgias congelados há tantos anos. Os pacientes devem sempre exigir o reembolso dos convênios para não serem prejudicados.

Tiago Alencar

Médicos x planos de saúde 2

O que vem acontecendo é culpa dos próprios médicos que, sem pensar nos pacientes, inflacionam os valores das consultas, fazendo com que as pessoas busquem os planos de saúde. Estes, por sua vez, e em razão da demanda, cobram dos usuários o que querem e pagam aos profissionais o que querem. Não seria o caso de o Estado entrar no caso ou de até mesmo o povo se rebelar contra a situação, de forma que os profissionais ganhem mais e possam atender melhor os conveniados?

Vania Carrasco Souza

Medicamentos contra a obesidade

A Anvisa simplesmente desmerece a classe médica, a relação paciente e seu médico (Gazeta, 23/2). Com certeza, o mercado negro vai lucrar muito se os medicamentos para emagrecer forem proibidos e, consequentemente crescer, causando outros tipos de problemas.

Luciana Formighieri

Transporte ecológico

O uso da energia elétrica e os altos custos são dois inconvenientes, mas o investimento será compensado quando o Brasil tornar-se exportador de veículos a hidrogênio, e algumas empresas brasileiras já estão desenvolvendo tecnologia para produzir ônibus a hidrogênio, que transforma água em combustível. O transporte é um elemento-chave das nossas economias e do nosso estilo de vida e também há pouco incentivos para os utilizadores de transporte modificarem o seu comportamento.

Jeremias de Mello

Eureka

Ao longo da semana ouvimos silenciosamente um assunto que vai mexer com a educação no Paraná e também no Brasil: o fim do Programa Eureka na TV Educativa. Será que as pessoas que tiraram o programa do ar sabem da importância para os jovens estudantes paranaenses e brasileiros? Certamente que não. Basta consultar estudantes e professores que acompanham o programa para constatar sua importância. Aguardamos ansiosamente o seu retorno, em nome do bom senso.

Edilson Aparecido Chaves, professor de História

Agressão

Na quinta-feira, dia de jogo do Coritiba, a caminho da escola do meu filho, por volta das 18h15, fui agredido no trânsito nas proximidades do estádio. Apenas por usar uma camiseta de cor vermelha e estar dentro de um carro de cor preta. Por quê? As cores de bandeiras de outros times não deveriam significar um motivo palpável de agressão gratuita em lugares públicos. Não faço parte de nenhuma torcida organizada, nem mesmo torço para time algum ou acompanho o futebol, motivo de criação de conflitos, de desunião de pessoas e famílias. Falta de policiamento, falta de bom senso. Qual a solução?

Julio Linhares

* * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]