• Carregando...

Excelente a reportagem da Gazeta do Povo (5/7) sobre os bons motoristas. Eu penso exatamente como os entrevistados na reportagem. Não existe indústria da multa. O que existe é o (mau) hábito brasileiro de querer levar vantagem em tudo. Ser "esperto" é quebrar as regras. O "certinho" é sempre visto como otário. Tenho mais de 16 anos de CNH e nunca tomei multa. O motorista curitibano é muito individualista. Egoísta, acha que a preferência é sempre dele. O que fazer para melhorar o trânsito? Bom, mudar a personalidade dos curitibanos é impossível, mas dá para melhorar. O primeiro passo é cada um fazer uma autoanálise e rever o seu comportamento no trânsito. Ter em mente que o trânsito é feito de pessoas. Quando entramos na rua, quer seja de carro, de moto ou a pé, temos que ter noção de que vamos compartilhar o espaço com outras pessoas.

Julio Cesar de Sá

Bom motorista 2

Acho que o perfil do bom motorista em primeiro lugar é ser pessoa com apurado senso de responsabilidade, consciente que automóvel é uma arma, não esquecendo nunca que pressa e irritação não levam a lugar nenhum, principalmente no trânsito.

Beatriz Leme

Morro do Boi

Temos de pensar muito bem nesse caso do crime do Morro do Boi, pois a moça alega fielmente que foi o suspeito Juarez quem cometeu os crimes (Gazeta, 5/7). Dizem que uma mulher vítima de um crime desses não esquece a fisionomia do atacante. Mas agora aparece outro indivíduo com a arma do crime e, mesmo assim, a moça alega que não foi ele. Isso gera algumas perguntas: será que os dois suspeitos não estão juntos nisso? Isso foi verificado? Será que o primeiro suspeito não passou a arma para o segundo? Será que, com tanta convicção, a moça errou?

Claudinei Fernando Eschholz

Imigração

Entendo haver um erro na política de migração no Brasil. Os erros (ilegalidade de permanência) não deveriam apenas "ser perdoados" com uma anistia. Deveria haver oportunidade pra o "reparo", uma chance para o estrangeiro ilegal demonstrar a vontade em permanecer no país.

Silvia Helenice Wagner de Souza

Congressistas 1

Infelizmente o custo/benefício do valor dos salários de nossos parlamentares é negativo (Gazeta, 3/6). Embora a mídia noticie seus salários, este não é o melhor índice de avaliação. Com os recursos de pessoal e estrutura à disposição dos mesmos, os resultados em termos de fiscalização, propositura de leis e sua aplicação deveriam ser muito melhores em todas as esferas do Legislativo. Infelizmente o que encontramos, com raras exceções, são gabinetes entupidos de cabos eleitorais e funcionários fantasmas que multiplicam em muito o custo de cada parlamentar.

Dinho Sprenger

Congressistas 2

Nada justifica tamanho rendimento dos parlamentares brasileiros. Nada justifica tantas e tão inúmeras vantagens financeiras nem o sem número de compensações e mordomias que cercam a vida luxuosa desses senhores e senhoras que, ao contrário do cortador de cana, do apanhador de café, do operário da construção civil, do vigilante, do boia-fria e outros tantos, não derramam uma gotícula de suor para levar para casa no fim do mês um caminhão forte em salário. Brasil, levanta desse berço nada esplêndido!

Mauro Xavier Biazi

Linha Verde 1

A questão da passarela da Linha Verde (Gazeta, 4/7) não é de acessibilidade pelo comprimento da rampa ou qualquer outra razão, mas pela segurança. É sabido que passarelas, túneis ou similares são pontos de pequenos furtos em qualquer lugar do planeta. A obra não está pronta, o novo zoneamento ainda não está sendo aproveitado, mas as críticas já estão no ar. Nós deveríamos ser um pouco mais responsáveis ao fazê-las. Erros e acertos sempre existirão. O movimento existente na nova via demonstra parte do acerto.

Maugham Zaze

Linha Verde 2

A propósito da matéria "A difícil travessia da Linha Verde", publicada neste sábado na Gazeta do Povo, é possível afirmar sem erro: a Linha Verde é uma excelente ideia que foi executada com excesso de equívocos. E o maior deles é que esqueceram do cidadão e deram prioridade à circulação de veículos. A pretensa união dos dois lados da cidade ficou apenas no planejamento. Os urbanistas levaram adiante uma obra que sofreu, desde o início, uma saraivada de críticas exatamente por essa concepção equivocada. É verdade que é melhor a Linha Verde de hoje do que a antiga BR, que era um verdadeiro caos, mas a falta de financiamento nos valores pretendidos pela prefeitura não pode justificar as descomunais despesas do futuro para consertar erros que tolhem do cidadão os seus direitos mais básicos.

José Balan Filho

Servidores públicos 1

Não é certo um funcionário receber gratificação pelo fato de não faltar ao emprego, pois ele já tem estabilidade, e as pessoas contratas no regime da CLT não têm esse privilégio. Sendo assim, o salário deles já é garantido, além do fato de o plano de cargos e salários do funcionário público ser ótimo se comparado com os demais empregos.

Sandro Charello

Servidores públicos 2

Não é correto funcionário público receber a mais por não faltar. Assiduidade no trabalho é obrigação de todo trabalhador, seja na iniciativa privada ou no serviço público.

Silvio de Mattos Hilst

Álcool x direção

Para conscientizar motoristas sobre o risco do envolvimento de bebida e direção precisamos orientar crianças, adolescentes, pessoas que ainda não têm maturidade para perceber riscos à sua segurança. Mas adultos habilitados e infratores devem ser punidos rigorosamente quando flagrados. Policiais do trânsito ou agentes municipais de trânsito não são babás para ficarem dizendo aos infratores como se comportarem.

Regina Soares de Brito Maia

Os perigos do álcool

Excelente a matéria sobre o consumo de álcool "A bebida nunca é inocente" (Gazeta, 6/5). Temos realizado um trabalho na escola voltado aos adolescentes e todo o reforço sobre o tema é bem-vindo.

Fred Branco

STJ

Se um erra o outro tem de errar também? Desculpem a minha ignorância técnica, mas se houve falha do Ministério Público no caso da acusação contra dois homens que tiveram relações sexuais com menores de idade, o Superior Tribunal de Justiça deveria tratar as nossas crianças apenas com base numa legislação vigente falha (Gazeta, 5/7)?

Zinka Reck Vieira

Polícia científica 1

Não entendo o porquê da demora na nomeação dos aprovados no concurso para o Instituto de Criminalística (Gazeta, 5/7). O déficit de pessoal é muito grande e, além das vagas já existentes, outras poderiam ser abertas com a aprovação da regulamentação da categoria. Falta somente um pouco de atenção para essa carreira tão importante.

Paulo Nogueira

Polícia científica 2

Como não errar? A exiguidade de policiais faz com que a polícia exercite sua função investigativa apenas nos casos de grande repercussão. A importância da prova material é deixada de lado desde o momento mais crucial, qual seja a preservação do local do crime. Seria excelente se a polícia falasse menos, fizesse mais e, principalmente, respeitasse a devida importância da perícia técnica, trabalho da polícia científica do estado do Paraná, prestes a um colapso também pela falta de pessoal.

Patricia Doubas Cancelier

União homossexual

Tomo ciência com extrema satisfação da decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir que seus funcionários homossexuais incluam como beneficiários no plano de saúde os companheiros com quem vivem. Isso me leva a acreditar que o STF finalmente reconhecerá a união civil de duas pessoas, independentes do sexo a que pertençam. As igrejas, segundo seus dogmas, continuem a recomendar a seus seguidores que atitudes tomar, mas não interfiram com a vida pessoal e social dos que não seguem suas doutrinas, e certamente todos viverão em paz de espírito, harmonia e felicidade, o que não deixa de ser o que as religiões buscam oferecer.

Luiz Nusbaum

* * *

Entre em contato

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129. E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]