• Carregando...

A nova sistemática de cobrança do ICMS sobre combustíveis no Paraná nem entrou em vigor e as distribuidoras já reajustaram os preços nos postos. No mínimo vão alegar que os preços eram promocionais. A empresa de petróleo da qual o governo federal é o maior acionista, ao invés de dar o exemplo, é a primeira a reajustar os preços. E podem acreditar que a partir de abril os preços sofrerão novos reajustes.

Nelson Stelmasuk, por e-mail

Violência

Não só Curitiba está violenta (Gazeta, 25/3) como as cidades do interior. Motivos: a impunidade com leis que constam formosas e detalhadas nos livros, mas que não são seguidas. A bagunça tornou-se o dia a dia do cidadão que, não tendo medo das autoridades e das leis, cometem delitos sem que nada aconteça. Está difícil achar uma solução pois a sociedade está comprometida com a criminalidade e com os delitos. O desemprego e as drogas proliferam.

Enio Elimar Bonatto, por e-mail

Pena de morte 1

Em nosso país onde não existe justiça segura, por isso não pode existir pena de morte (Gazeta, 25/3). Seria muito simples prender um qualquer para acobertar um tubarão, matar e deixar tudo resolvido. Fora de cogitação.

Fernando Lopes, por e-mail

Pena de morte 2

Sou totalmente a favor da pena de morte. Por causa dos direitos humanos, quantos inocentes já morreram? Talvez a pena de morte seja a única forma de deter essas barbaridades. Sentimo-nos impotentes quanto ao que acontece diariamente no país.

Andrea Simões, por e-mail

Pena de morte 3

Acho que a pena de morte poderia ser aplicada só nos casos de repetição, pelo mesmo indivíduo, de crime hediondo. E isso depois do rigoroso processo judicial, com provas incontestáveis da culpa. Não seria um gesto de vingança, mas um ato de defesa da sociedade.

Eva Los, por e-mail

Pena de morte 4

Não deve haver pena de morte. Primeiro em respeito à Constituição Federal, que privilegia o direito à vida. Segundo é prioritária a apresentação dos projetos de revisão do Código Penal e de Processo Penal, para a urgente votação na Câmara e no Senado. Atualizando o CP e o CPP teremos uma nova ferramenta para os operadores do direito.

José Soares, por e-mail

Justiça

Tenho uma inveja do processo judicial dos países estrangeiros. Semana passada foi manchete em todos os jornais a condenação do maníaco austríaco que manteve a filha em um porão, tendo com ela vários filhos. Hoje, a imprensa brasileira divulgou que a Justiça decidiu que o casal Nardoni vai ser julgado pelo Tribunal do Júri. Os dois fatos ocorreram na mesma época. Lá fora o processo está encerrado; aqui no Brasil, apenas começou. Nesse caso há apenas a atenuante de que os acusados de matar a filha e atirar o corpo pela janela do apartamento estão presos, aguardando julgamento. A demora em julgar os acusados e punir culpados funciona como incentivadora da delinquência. Será que algum dia teremos um processo mais célere, preservando a ampla defesa?

Evaldo José Magalhães, por e-mail

Utilidade pública 1

Independentemente de preconceito, os vereadores, desta vez, exerceram realmente o mandato para que foram eleitos ao votar contra o projeto que dava título de utilidade pública para a entidade que promove a Parada Gay em Curitiba (Gazeta, 24/3). Creio que os favoráveis estão unicamente pensando em mais votos nas próximas eleições.

Sergio Dalbeto, por e-mail

Utilidade pública 2

Muito além de agir com preconceito, a Câmara de Vereadores votou o projeto da Appad sob uma ótica conservadora da Idade Média. Talvez falte a todos uma nova visão da sexualidade humana à luz da genética e da biologia molecular. O sequenciamento do DNA humano mostrou que existem cerca de 80 mil genes funcionais nos 23 pares de cromossomos em cada uma de nossas células. O par 23 XX (mulher) ou XY(homem) possui pouquíssimos genes. A diferença entre homens e mulheres é inferior a mil genes em um universo que chega a 80.000! Em função da minúscula diferença, a ignorância busca através de ideias retrógradas justificativa para albergar uma pretensa dicotomia de sexos sem sustentabilidade científica para tal. Deus tem uma natureza infinita e ama a todos os seus filhos. Em função dessa intolerância, vivemos cada vez mais afastados e segmentados uns dos outros em um doentio processo de fragmentação da sociedade.

Paulo Abrahão, advogado, por e-mail

Utilidade pública 3

Não nos importa se há quem queira desfilar desnudo pelas ruas, causando a desordem e atentando ao pudor, apenas não nos peçam para contribuir com isso. O dinheiro público é de todos os que pagam seus impostos regularmente, daqueles que vivem de maneira correta e respeitam a cidade. O título de utilidade pública serve para entidades carentes, crianças de rua, idosos abandonados, enfermos etc. Lutar contra doenças sexualmente transmissíveis é sim um bom projeto, mas é necessário que a benfeitoria seja feita a favor da sociedade toda e não apenas para um determinado grupo.

Gisely Fernandes, por e-mail

Utilidade pública 4

Penso que foi preconceito os vereadores negarem o título de utilidade pública ao grupo que organiza a Parada Gay. O que as pessoas, principalmente os homens de cargos públicos, têm de ver é que o homossexualismo é uma realidade de séculos. São pessoas como quaisquer outras, com os mesmos direitos que os heterossexuais.

José Ricardo, por e-mail

Utilidade pública 5

Na verdade, a indagação mais pertinente ao resultado do voto dos vereadores em relação ao grupo que promove a Parada Gay de Curitiba é: o Paraná é um estado laico ou não? A discriminação disfarçada de alguns dos vereadores, tais como a bancada evangélica, é evidente. Aos 11% de vereadores evangélicos, por exemplo, deve-se adicionar os vereadores católicos, os que têm o rabo preso com instituições religiosas (algumas doadoras) e, sobretudo, os que são corrompidos facilmente. De fato, corrupção, nepotismo e outras irregularidades são palavras que, de certa forma, deveriam fazer com que abríssemos os olhos a respeito de como são votadas emendas e projetos na Câmara Municipal de Curitiba.

Valmir Cordova Bicudo, por e-mail

Utilidade pública 6

Os vereadores agiram de forma correta. Não houve nenhum tipo de preconceito ou nada do gênero. Curitiba é uma cidade que tem valores e eles se expressam através de seus cidadãos e seus representantes. Cada cidadão deseja que a sua cidade fique conhecida por suas qualidades e atrativos, não por desvirtuar os valores mais caros a uma sociedade, como a família. Parabéns ano nossos vereadores!

Neiva de Fatima T. Stec, por e-mail

Crônica

Excelente o texto "A chácara que estou comprando" (Gazeta, 24/3), que nos remete aos sonhos sonhados e muitas vezes não vividos na realidade. Parabéns ao autor, Miguel Sanches Neto.

Alexandre Seixas, por e-mail

Corrida eleitoral

Poucas autoridades deste Estado demonstraram tanto amor pelo Paraná como o ex-governador José Richa, pai de nosso prefeito. Promotor de Justiça em vários municípios do Paraná, presenciei José Richa percorrer o estado somente em companhia de seu motorista, a pregar união e conquistas do progresso. Jamais teve pressa; jamais se deixou levar pelas falsas ilusões dos bajuladores. Que o prefeito Beto Richa também não se deixe levar pelos bajuladores de plantão, que acham e afirmam que o cavalo está encilhado para a sua candidatura ao governo do estado. Os curitibanos clamam que conclua com louvor o mandato que lhes outorgaram. Aguarde, como seu pai, sem pressa ou precipitação, o momento certo.

Osman de Santa Cruz Arruda, advogado, por e-mail

Assembleia

Assisti à sessão histórica da Assembleia Legislativa em homenagem aos ex-prefeitos de Curitiba. Emocionei-me especialmente com o belo discurso do deputado Ney Leprevost, que também prestou merecida homenagem ao dr. Francisco Cunha Pereira Filho, de quem fui admiradora por suas justas lutas em prol do nosso Paraná. Meus cumprimentos ao presidente daquela Casa, sr. Nelson Justus, por promover evento tão prestigiado.

Cleonice Zagonel Matozo, professora, por e-mail

Condolências

Registramos e agradecemos as mensagens de pesar pelo falecimento do nosso diretor-presidente, Francisco Cunha Pereira Filho, enviadas por:

• Margarida Mercer

• Família Euro Brandão

• Irena Los

• Arquiconfraria das mães cristãs

• Case New Holland Latin America

• Irmãos Muffato

• Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, diretor do câmpus Curitiba da UTFPR

• Cláudio José Antunes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná

• Luiz Nicolau Mäder Sunyé, presidente do CIEE/PR

• Vereadora Julieta Reis

• Carlos Fructuoso, diretor administrativo da Linear Equipamentos Eletrônicos

• Marcelo Camargo Schneider, gerente regional sul da Câmara Americana de Comércio

* * * * *

Entre em contato

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129. E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]