• Carregando...

Acompanhamos nesta semana a crise nos aeroportos. Atrasos de mais de 12 horas, estresse generalizado. Se por um lado, nesses últimos meses houve uma popularização do transporte aéreo de passageiros; por outro lado, ficou evidente a falta de infra-estrutura em todos os aeroportos brasileiros. O chamado custo Brasil é composto em parte por essa falta de infra-estrutura, que faz com que o país continue amargando ridículas taxas de crescimento. Passadas as eleições, veremos até que ponto a idéia do crescimento econômico é importante para nossos governantes. Não adianta utilizar o discurso ou bravata, precisa-se sim de grandes investimentos em infra-estrutura (portos, estradas, aeroportos, energia) para crescer. Por enquanto, está aí uma mostra clara de gargalo que continua relegando o nosso país à fila dos que menos se desenvolvem, enquanto o mundo não pára de crescer.

Hugo Eduardo Meza Pinto, professorCuritiba, PR

Motociclistas

Quero demonstrar a minha indignação com o desrespeito dos motoristas de carros para com as motos. Eu passo a maior parte do tempo de meu trabalho no trânsito de moto, e sinto na pele o desrespeito e a falta de atenção dos motoristas para com os motoqueiros. A moto é um meio de transporte perigoso, e os motoqueiros sabem disso e se cuidam; porém a grande maioria dos acidentes com as motos são ocasionados por culpa de terceiros. Se todos forem mais atentos no trânsito, a moto poderá ser um meio de transporte mais seguro.

Zanon Kosowski de Macedo, estudante e pesquisador de campoCuritiba, PR

Transporte coletivo

As confusões registradas por este jornal entre os passageiros no terminal do Pinheirinho apenas refletem aquilo que ocorrem nos demais. Na Vila Oficinas, por exemplo, os moradores que utilizam aquele terminal são considerados caroneiros do biarticulado Centenário/Campo Comprido, pois dificilmente viajarão sentados. Por falta de espaço, os passageiros do terminal do Capão Raso – o segundo de Curitiba em movimento, 123 mil pessoas diariamente – se espremem entre as plataformas e pontos de ônibus, invadindo inclusive a pista, como ocorre no tubo do Inter II/Araucária. Na época de sua construção, em mais da metade de uma quadra, onde existia uma madeireira, os barracões foram preservados, bem como um pátio de estacionamento, onde hoje funciona um shopping, administrado comercialmente pela Urbs. Sacrificando com isso uma área que, se hoje estivesse livre, com a ampliação poderia ser transformada num moderno terminal do Novo Mundo, agregando inclusive o do Portão. Mas a prefeitura deve ter outros planos.

Ari Wolker, funcionário públicoCuritiba, PR

Trânsito

Desejamos apoiar as sucessivas reclamações dos moradores da Rua Raphael Papa, no que se refere à alta velocidade com que por ali trafegam os veículos, oferecendo risco em uma área residencial. Sugerimos que sejam colocados redutores de velocidade conforme já foi aprovado pelo Diretran.

Carlos Antônio S. Gusso, médicoCuritiba, PR

Reciclagem de metais

Um computador de mesa (desktop) contém cerca de 18 quilos de plástico, chumbo, alumínio e ferro, além de pequenas quantidades de mercúrio, zinco e ouro. Esses metais podem contaminar o solo e, em conseqüência, o lençol freático. Existe alternativa ao problema, como a reciclagem. Procede-se a desmontagem do equipamento e destina-se seus componentes a destinos considerados. Nos monitores, os tubos de vidros que contêm chumbo podem ser fundidos e reaproveitados; o plástico do hardware pode ser comprimido e reduzido a um décimo de seu tamanho; e os metais extraídos, vendidos. Se possível, entre em contato com alguma ONG ou órgão do governo antes de trocar de computador, caso o jogue fora, para que tenha a segurança de que seus componentes sejam reciclados.

Thyago Corrêa Vianna Cim, estudanteCuritiba, PR

Gastos em campanha

Li uma matéria na Gazeta sobre os gastos de campanha de certos políticos. Fiquei assustado em especial com um deles, com gasto de 2.600.000,00 declarados. Mesmo que ele ganhe 50 mil/mês não consegue recuperar o dinheiro investido. Esses números sozinhos já denunciam a intenção desses politicos, ou as doações são pra "esquentar" algum caixa 2. Por que o TSE não atua nesses casos?

Valdir TramontinaCuritiba, PR

Cuidando de crianças

Sou acadêmica de Educação Física e faço estágio na área de Natação Infantil. A cada dia, percebo que é maior o número de crianças acima do peso. Estima-se que, em Curitiba, 18,8% das crianças são obesas. Peço que os pais tomem mais cuidado com seus filhos, controlando a alimentação e colocando-os em práticas de atividades físicas, para assim evitar problemas imediatos, como as Doenças Crônicas Degenerativas e a baixa auto-estima de nossas crianças. Além de evitar problemas futuros como hipertensão e diabete.

Rafaela Verona de Freitas, estudanteCuritiba, PR

Ginástica

Falta de tempo não é mais desculpa! Nem de dinheiro! Agora fazer exercícios é regra, é só querer, está ao alcance de todos. As academias se espalham por toda a cidade, com profissionais qualificados e horários flexíveis. Os parques estão aí para as atividades ao ar livre e com orientação de profissionais de Educação Física. Mas se você quer mesmo ficar em casa, tem a chance de ter seu personal trainer, que se tornou mais acessível e ensina outras atividades como a ioga, com rendimento superior às aulas em grupo.

Camila Scheffel Passini, estudanteCuritiba, PR

Pedestres e motoristas

Muito se tem falado sobre o mau comportamento de certos motoristas, que conversam ao celular, que não sinalizam quando vão dobrar à direita ou à esquerda, que não respeitam a faixa de segurança etc. Em contrapartida, pouco ou quase nada se fala a respeito dos pedestres imprudentes. São pessoas de todas as idades e até mesmo mães com crianças no colo. Como ainda se não bastasse andarem de forma imprudente, xingam o motorista. Concordo que há motoristas inaptos e que deveriam passar por novos testes perante o Detran, mas o grande número de pedestres que desconhecem as normas de trânsito também é alarmante.

Deise Granville FurtadoCuritiba, PR

Microcrédito

A Gazeta do Povo publicou matéria sobre microcrédito, com ênfase ao modelo idealizado pelo bengalês Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz deste ano. O assunto é pertinente e merece uma reflexão. São inegáveis os ganhos sociais e econômicos dos pequenos financiamentos. Aplicar bem o dinheiro, contraído a juros mais baixos, é o grande desafio dos milhões de empresários de micro e pequenos negócios, assim como incluir tantos excluídos do sistema financeiro nacional, que exige garantias excessivas como aval. O Sebrae (41 3330-5749 e 3330-5755 www.sebraepr.com.br), que não empresta dinheiro, dá orientações de planejamento, é parceiro da Agência de Fomento, no Banco Social, responsável pelo microcrédito no Paraná. Orientamos como contratar créditos no mercado, sem comprometer a saúde financeira das pequenas empresas. O microcrédito quando voltado ao fomento, desenvolvimento e promoção dos micro e pequenos negócios traz excelentes resultados. Um pequeno investimento ou um reforço no capital de giro podem significar a ampliação do negócio, geração de ocupação de mão-de-obra e renda. Ele só é benéfico quando fundamentado no planejamento. Como bem tratou a matéria da Gazeta, sem planejamento dinheiro por si só não é a solução.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná

Sono

Sabia que é durante o período de descanso que o organismo aproveita para fazer a renovação celular? Pois é na fase de sono profundo que é produzido o hormônio do crescimento. Em pesquisas recentes, cientistas americanos comprovaram que as pessoas com carência de hormônio de crescimento têm mais facilidade para acumular gordura e ter músculos e ossos enfraquecidos. Portanto, o sono auxilia não só para o crescimento, mas para a manutenção e uma boa qualidade de vida.

Carla Fernanda Rocha Cunha, estudanteCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]