• Carregando...

Faço faculdade de Direito e cumpro estágio na atual Defensoria Pública que, realmente, como dito na reportagem "Orçamento garante Defensoria com 110 advogados em 2011", (Gazeta, 23/11), não tem uma estrutura adequada para atender toda a população carente de Curitiba, sem contar com o restante do estado do Paraná. Com a efetiva criação da Defensoria Pública, além de a população carente receber a assistência jurídica que merece, o Judiciário sairá fortalecido. Espero, realmente, que seja criada a Defensoria e que a vaidade política seja deixada de lado, em prol da cidadania e do princípio constitucional da isonomia.

Brunna Marin

Prêmio Esso

O Grupo Boticário parabeniza o jornal Gazeta do Povo pela conquista do Prêmio Esso de Jornalismo com a série de reportagens Diários Secretos, da Assembleia Legislativa do Paraná.

Sandro Rego, gerente de comunicação corporativa do Grupo Boticário

CPMF para a saúde 1

A CPMF não deu certo porque o dinheiro era desviado através do grande "ralo" do tesouro federal. O jeito é organizar um sistema pelo qual as pessoas que utilizam o sistema SUS paguem pela consulta através de um caixa único. Assim, o governo não teria acesso ao dinheiro e esse recurso seria exclusivo para manter o sistema.

José Messias Barreto Neves

CPMF para a saúde 2

Por que 62% dos curitibanos são contra a tal da CPMF? Deveria ser 100%. Se o imposto fosse direcionado para o fim destinado (saúde), eu seria o primeiro a defendê-lo. Quem vai acreditar na administração honesta desse imposto?

Manoel Portela

Governador desconhecido 1

O paranaense é pouco crítico e muito ausente em matéria de política (Gazeta, 21/11). Tanto é verdade que no Paraná a maioria dos governantes são reeleitos e a avaliação dos governos é sempre, ou quase sempre, excelente.

Paulo Arruda Bond

Governador desconhecido 2

Não é de hoje que o brasileiro não se preocupa com a política e seus personagens. É comum encontrarmos pessoas que não lembram em quem votaram ou que não sabem quem é o atual governador, ou presidente. Falta de informação? Falta de entendimento? Talvez um pouco dos dois, mas o que falta mesmo para a sociedade é a cultura de se envolver mais em causas públicas. Esse posicionamento vago diante da política prejudica muito um país tão promissor como é o Brasil.

Thiago Pereira

Máquina pública

Sobre os planos de reduzir os gastos com funcionalismo (Gazeta, 21/11), penso que a administração pública brasileira está inchada e não presta serviços de qualidade aos brasileiros. Do nosso Congresso é até piada falar: é caro e o trabalho é uma vergonha.

Pedro Sartori

Violência

O terror que vem assolando o Rio de Janeiro é motivo de muita preocupação para nós, cidadãos de bem, que estamos totalmente desnorteados com tanta violência. Segundo a polícia, a ordem de atear fogo nos automóveis e amedrontar a sociedade vem dos traficantes insatisfeitos com o sistema em Catanduvas. Como essa determinação de impor o pavor sai de uma prisão de segurança máxima? Infelizmente, o que podemos constatar é que vivemos permanentemente em insegurança máxima.

Deborah Farah

Enem

Sou da época do vestibular da UFPR do ano de 1999, que realmente era muito bem organizado. O Enem foi uma lástima previsível, como bem citou Cristovão Tezza (Gazeta, 23/11). Depois de mais de dez anos do meu tempo de estudante, é triste ver as coisas retrocederem ao invés de evoluírem.

Patricia Doubas Cancelier

Falta de professores

A secretaria de educação do Paraná recentemente informou que não efetuará mais as contratações de professores substitutos. O atual contrato com os substitutos foi cancelado porque para o grupo que hoje detém o poder político, não é interessante se esforçar nesse momento, já que está entregando a gestão. Uma medida interessante pode ser a descentralização do processo de tomadas de decisão, dando maior autonomia às escolas para que sejam responsáveis por processos seletivos de contratação de professores.

Thiago Perez Bernardes de Moraes

Estrada de ferro

É preciso preservar o que sobrou do patrimônio ferroviário. As concessionárias não se interessam em investir nas estações, pois a própria malha ferroviária esta em péssimas condições. Infelizmente, este é o país sem memória. Meu pai é ferroviário aposentado e nos repassa os "causos" da Serra do Mar que nos fazem viajar.

José Adilson Pereira

Riscos da internet

Não adianta culpar a internet no caso da menina Gabriele Haccourt de Carvalho, que fugiu após marcar encontro por um site de relacionamentos (Gazeta, 23/11). É uma injustiça. O rapaz também não tem culpa nenhuma.

João F. Saddock

Perfil

Parabéns pela matéria "Pílulas de Vitamina" (Gazeta, 21/11). Matéria sobre a história de Henrique Schmidlin, o Vitamina, que é uma pessoa muito especial, cuja história de vida deve ser relembrada sempre.

Adilson Magalhães de Brito

Times de fora 1

Sou paranaense residente no Rio Grande do Sul e já havia percebido essa falta de amor nativo dos meus conterrâneos. Bem diferente do gaúcho que ama sua terra, seu clube e sua tradição. Vamos valorizar nossa cultura, nosso estado. Esse gosto por times paulistas é uma demonstração de falta de amor à terra dos pinheirais.

Marcos Silveira

Times de fora 2

É sabido que formar time de futebol no interior é quase impossível. A Federação Paranaense organiza campeonatos para os times da capital. Fico alegre quando os três times da capital perdem no campeonato nacional. Tem de ser feito um campeonato estadual, com chances iguais para interior e capital.

Edes Finatto

50 anos da RPCTV

Em nome dos conselheiros do Conselho Estadual de Educação, parabenizo a RPCTV pelo meio século de marcante presença entre nós.

Romeu Gomes de Miranda, presidente do Conselho.

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]