• Carregando...

Correção

Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem, foi atribuído de forma equivocada à Zola Florenzano o gênero feminino. Zola Florenzano, sepultado no sábado, era brigadeiro da aeronáutica. Pedimos desculpas à família, aos amigos e aos leitores pela falha.

Como a maior dúvida do estado é sobre o "saneamento" para venda (ou doação?) do Banestado, o secretário da Fazenda precisa saber que o governador Beto Richa, na época deputado estadual, votou favoravelmente, na Assembleia, à venda (ou doação?) do banco, lá no ano 2000.

Hermes Carlos Bollmann

Ciclovias

Cidades com mais ciclovias são uma necessidade, tornando-as mais humanizadas. Em nações europeias e em outros países esse sistema já deu certo há muito tempo. Não acho que seja utopia.

Reinaldo Pereira

Aeroporto Afonso Pena

As pesquisas tratam somente do terminal em si (Gazeta, 9/10); agora estão vendo a necessidade muito urgente de se instalar neste aeroporto o ILS 3, que faria uma grande diferença para pousos e decolagens com qualquer tempo. Esse é um pedido feito pela sociedade paranaense há décadas; falta a sua instalação para que não ocorram cancelamentos de voos como ocorre hoje, inclusive de cargueiros.

Dionisio Francisco Grabowski

Clayton Camargo 1

É importante a divulgação de supostas irregularidades cometidas por órgãos e dirigentes públicos. A população muitas vezes não tem como reagir contra isso. Devemos sempre confiar na Justiça, que, demore ou não, fará com que a verdade venha à tona.

Carlos Roberto de Melo

Clayton Camargo 2

O único benefício foi a retirada de sua influência, mas continuar o processo significa perda de tempo dos demais magistrados, que poderiam dedicar esse precioso tempo analisando e julgando demais processos de interesse e direito dos cidadãos, e que não andam. No Brasil a maior pena imposta a magistrados corruptos é a aposentadoria compulsória, mas com renda equivalente aos demais da ativa. O magistrado corrupto deveria ser processado, ter os seus bens indisponíveis, demitido como os demais trabalhadores e, se condenado, ir para a cadeia. Dar aposentadoria é premiar os crimes praticados.

Irineu Queiroz dos Santos

Clayton Camargo 3

Milhares de paranaenses têm de trabalhar duro e como trouxas para enriquecer antigos clãs familiares. A república tem de ser para todos. A maldita herança colonial portuguesa fez do Paraná uma "república de bananas". Temos de extirpar esta mazela. Portugal hoje está falido e de chapéu na mão, pedindo esmola. O Paraná terá destino igual, porque toda a arrecadação irá para apenas poucos clãs empedernidos.

Lotar Kaestner

Black blocs 1

Follow the money (siga o dinheiro). Cui bono (a quem beneficia)? "Podemos fazer o diabo na hora da eleição." Se juntarmos todas as afirmações acima e sabendo dos custos para pagar internet e celular (a mais cara tarifa do mundo) para se comunicar, gasolina (também das mais caras do mundo), transporte, alimentação e vestuário, não deve ser difícil identificar quem está por trás dos manifestantes violentos. Só mesmo no Brasil é que o crime com hora e local marcados não é impedido pela polícia.

Luiz Nusbaum, médico

Black blocs 2

Aceitar a violência gratuita dos "black blocs" é fechar os olhos à realidade de que a sociedade perdeu as referências de respeito, propriedade e liberdade do outro. Aceitar o fato de que caminhamos, sim, para dias muito piores, nos quais a frágil democracia e a liberdade estão sob risco, pois, se esta é a geração do futuro, o que esperar dela?

Lucilene M. Carlos

Violência

Quando o governo federal desarmou o cidadão da posse de arma de fogo para diminuir a violência, esqueceu-se de desarmar também os bandidos. Portanto, oficializou-se a banalização da violência por decreto. Os assaltantes agora podem explodir bancos, matar pessoas e traficar drogas à vontade. Com a cobertura das imunidades aos criminosos através dos "embargos infringentes" por parte da Justiça, a violência estará oficializada, não interessa a espécie nem o praticante.

José Batista Pinheiro, Fortaleza – CE

Marina Silva

A ação política de Marina, na sua aliança com o PSB, permite muitas leituras. Derreteu uma parcela de seus apoiadores ao contradizer seu discurso moralista de condenação aos demais partidos. Agravou sua contradição ao apoiar não apenas outro partido, mas também outro candidato. Adotou uma atitude de desespero, e até demonstração de recalque, visando o PT e fazendo uma alusão condenatória ao chavismo e ao PT, usando o discurso da direita. Seu perfil autoritário, denunciado pelo seu principal aliado, Alfredo Sirkis, vai dar dor de cabeça ao novo aliado.

Antonio Negrão de Sá

Economia

Segundo as projeções do FMI, o Brasil terá o menor crescimento entre países emergentes em 2014. A previsão para 2013 foi mantida em 2,5%, enquanto a previsão de crescimento da Índia para 2013 será de 5,1% e, da China, de 7,6%. O marqueteiro de Dilma vai se esmerar para colorir o PIB brasileiro. Com que cor a presidente Dilma vai pintar a economia do Brasil? Em tempos de eleição costuma-se carregar nas tintas. Os números estão postos. O Brasil tem como causa do baixo crescimento uma infraestrutura insuficiente, além de questões regulatórias. Como a maioria dos eleitores nem sequer sabe o que significa PIB, não será difícil convencer a massa de que o baixo crescimento nada tem a ver com desemprego, com alta da inflação e com a piora dos serviços essenciais.

Izabel Avallone

Guarda Municipal

O aumento do número de guardas municipais é simultâneo à diminuição dos efetivos e investimentos nas polícias militares. E isso, em parte, pode estar ocorrendo pelo ranço ideológico praticado por pretensos "especialistas" que tendem a demonizar, de forma injusta, a condição de militares dos integrantes das PMs. Desconhecem (ou fingem desconhecer) que a instituição militar estadual é a única que realiza prevenção e, por isso, continua a ser a mais necessária e útil à população, ainda que isso deixe frustrados esses pretensos "especialistas". A população pede constantemente por maior presença da PM; mas ela não tem pessoal e nem meios suficientes para atender à demanda crescente.

Abelmídio de Sá Ribas, militar estadual e advogado

Exercícios

Quero parabenizar a eevista Viver Bem Saude & Bem-estar (Gazeta, 10/10). Eu amo todos os tipos de esportes. Quando jovem, jogava vôlei, basquete, handebol, arremesso de dardo, peso, salto em altura e extensão etc. Meu sonho era ser professora de Educação Fisica e não deixei de praticar exercícios. Hoje faço caminhadas no fim de semana e, durante a semana, faço duas vezes aula de aeróbica e três vezes de musculação. À noite, ainda faço pilates no solo. Jamais devemos desistir de nos exercitar.

Jussara Fátima Woyda Fenerich

Paulo Baier

Irresponsabilidade, ou do diretor do Atlético ou do empresário do atleta. Do primeiro, se revelou uma discussão interna em um momento impróprio; do segundo, se interpretou mal a informação e a divulgou. No entanto, a notícia é pública e não foi desmentida. Um clube de futebol deve respeito aos seus atletas. Paulo Baier demonstrou ser um profissional competente e responsável; aglutinador e com espírito de equipe; disciplinado e lutador, tem dado o melhor de si como profissional. Prova disso é que aos quase 39 anos de idade luta, corre, ordena a equipe e destaca-se como uma das peças mais importantes do time. É um ídolo da torcida atleticana e os ídolos devem ser preservados, pois eles são referência para os jovens e atraem torcedores. E como está sendo tratado? As últimas declarações do presidente do clube a respeito deste episódio são lamentáveis, fora de propósito. A diretoria deveria ouvir os associados a respeito da presença de Paulo Baier; afinal, somos nós que pagamos grande parte das despesas do clube.

Mario Pederneiras

Eleições 2014

Como explicar os resultados das últimas pesquisas eleitorais, mostrando a presidente Dilma na dianteira? Será que os entrevistados entenderam as perguntas? Onde estavam essas pessoas? Será que elas são de outros países e estavam fazendo turismo no Brasil? Inegavelmente elas não sabem a quantas andam a saúde, a segurança, a educação, o transporte, a economia, o abastecimento de energia elétrica, as obras do PAC e por aí vai. Toda atenção é pouca.

Jeovah Ferreira, Taquari - DF

Corrupção

Que bom seria se o nosso STF sem mais delongas aplicasse aos corruptos de nosso país a pena do ex-prefeito de Detroit (Gazeta, 10/10). Como cidadão, me sinto como um bobo ao ver condenados exercendo mandatos e um sem-número de corruptos levando vida nababesca à custa de nosso dinheiro. Até quando?

Luiz Fernando Ramos

Ativistas

Até agora não vi na televisão a imagem de um mascarado preso atrás das grades, como vi a da brasileira presa na Rússia por ser ativista.

Paulo Marcos Gomes Lustoza, Rio de Janeiro - RJ

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]