• Carregando...

Os ditos pré-candidatos falam muito e dizem pouco, pois até agora ninguém apresentou uma proposta concreta para o país. Mas, bem na verdade, o sistema político brasileiro é arcaico e hereditário. É o mais do mesmo de sempre: discursos vazios, sem consistência. Diante disso, não dá para saber o que é pior: as velhas oligarquias com seus herdeiros querendo continuar usufruindo do erário público ou os novos “salvadores da pátria” querendo nutrir suas ambições pessoais com negócios oportunos.

William Munny

Corrupção

Talvez a nossa próxima geração ou as próximas consigam mudar este nosso Brasil. É tanta falcatrua, tanto roubo e tanta desonestidade que parece não ter fim. A Polícia Federal e a Justiça procuram fazer o seu papel. Aos trancos e barrancos correm atrás, investigam, descobrem dinheiro em bancos estrangeiros, enfim com muita luta conseguem por os desonestos na cadeia, e pensam que está tudo resolvido. Que nada! É aí que começa o drama: os corruptos contratam ótimos advogados com o dinheiro desviado e, depois de seis meses a um ano, vem um ministro que solta e manda para casa.

Delvaloil De França Costa

TRF-4

La Bruyère disse que “o homem excelente não pode adular”. O senhor Rogério declinou de sua personalidade ao assumir, publicamente, a profissão de adulador ou de servil. Outros quadros tornaram-se também, como este desembargador, hipócritas ideais.

Dorvalino Furtado Filho

Nacionalismo

Parabéns pelo artigo “O renascimento do nacionalismo na Europa”. Não concordei com algumas posições, o que me obrigará a estudá-las para me confrontar. Todavia, ele me passou sua visão de forma ética e não de panfleto.

Nelson Correa

Estatais

Surpreendeu-me constatar que brasileiros de bom nível acreditam ser normal a existência de estatais. Acreditam que países desenvolvidos também as tenham. Presos na perspectiva brasileira, não percebem a aberração que é a simples existência desse conceito.

John Pell

Benefícios do Estado de bem-estar social

Estivemos na França no mês de junho e conversamos com alguns franceses, principalmente imigrantes, os quais estão em toda parte: o governo ajuda o cidadão, mas o que estuda, que tem filhos e uma renda de 1200 euros (convertendo para reais parece muito, mas o custo de vida na Europa é alto), subsidiando parte de aluguel, escola, alimentação. E isso funciona muito bem. A população não está estagnada, pelo contrário, é incentivada a crescer para passar o benefício para o próximo. Aliado a isso, está a altíssima qualidade de vida, com excelente infraestrutura em transporte, cultura e educação. Paga-se um preço alto, mas dá certo. O resultado se vê nas ruas limpas, no metrô etc.

Carlana Roberta Silva dos Santos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]