• Carregando...

Não há candidatos que resgatem a Curitiba inovadora de outrora. É mais fácil fazer o básico do que inovar. Mas temos que dar a mão à palmatória, pois a capital paranaense se reinventava nas gestões de Jaime Lerner. O erro na estratégia de marketing do ex-prefeito foi propagar uma imagem errônea de cidade modelo, na qual não haveria os problemas sociais dos grandes municípios brasileiros. O resultado? Uma série invasões de terrenos privados e públicos e o aumento de moradores de ruas pela capital, em especial nas ruas João Negrão e XV de Novembro.

Márcio Anacleto

Eleições municipais 2

O quadro eleitoral de 2016 é muito preocupante. Além de Gustavo Fruet, Ratinho Junior e Requião Filho são pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba. Isso não é renovação.

Emerson Hintz

Patrimônio histórico

“Que pena a Estação Ferroviária de Paranaguá estar nessa situação. A cidade deveria cuidar de seu patrimônio e arrecadar mais com o turismo.

Helena Paiva, via Facebook, na matéria “Estação Ferroviária de Paranaguá está em ruínas”.

Memórias

“Sou mineira e fiquei muito emocionada ao ler a coluna “Um pouco sobre minha mãe”, de Marleth Silva. Conheço as cidades citadas e me transportei no tempo, literalmente. Como as coisas eram difíceis e tinham tanto valor e sentimento. Um texto como esse – carregado de amor – fica eternizado. Parabéns à colunista, que soube traduzir a história que lhe foi contada em um momento de lindas palavras.”

Silvia Carvalho Newton Infante Vieira,
via Facebook, sobre a coluna de “Um pouco sobre minha mãe”.

Eleições municipais 3

O prefeito Gustavo Fruet nunca assume “bronca” alguma e sempre tenta jogar a culpa nas costas de alguém. Agora quer se desvencilhar daqueles que estão queimados politicamente. Quem tem boa memória vai se lembrar de sua aliança com o PT.

Marlus Padilha

Eleições municipais 4

Gustavo Fruet é ético e foi um deputado impecável. Ele não tem culpa pelos problemas deixados pelos tucanos que estiveram à frente da Prefeitura de Curitiba desde os anos 2000.

Marco Aurelio Fernandes

Pressão do Congresso 1

Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, vociferam contra o governo e a presidente Dilma e se esqueceram dos compromissos assumidos quando eleitos. Eles prometeram trabalhar pelo povo e por uma Brasil melhor. No caso de Cunha, não será fazendo chantagem que obterá apoio para seus interesses particulares. Pelo desespero e irritação em que se encontra, é possível deduzir que as informações prestadas pelo empresário na Lava Jato são verdadeiras.

Reinaldo Pereira

Pressão do Congresso 2

Experimentamos um momento político e institucional preocupante. Eduardo Cunha – aproveitando-se do vácuo de poder ensejado pela atual fragilidade política da presidente Dilma –, pauta sua atuação em confronto com os interesses do Poder Executivo. É dever de oficio dele conhecer e aplicar as normas regimentais, porém, não lhe faculta o direito de se comportar como um déspota e comprometer a harmonia entre os poderes.

Eduardo A. Waintuck

Collor

Tal e qual no início da década de 90, quando foi deposto da Presidência da República, Fernando Collor de Mello volta às páginas policiais. Mas de quem é a culpa. Dele? Penso que não. Quem o colocou novamente para legislar e agir como político? O povo votou e legitimamente o reconduziu à política. Foi ele que deu autorização para Collor agir com as suas velhas práticas. Não adianta reclamar dos políticos. Todos que estão lá elegeram-se pelo voto democrático.

Paulo Lugli, economista

Cadeirinhas

As vans têm cintos de dois pontos, o que retira a necessidade de assento elevado. O Contran falhou em não credenciar as oficinas que se depusessem a fazer adaptações dos cintos de três pontos. Isso cria problemas em relação à qualidade nessa transformação. No caso de um acidente em que a falha seja nessa adaptação, quem será o responsável? Vale ressaltar que engenheiros das montadoras dizem que não é seguro fazer essa alteração, pois depende da estrutura do veículo e do banco.

Cassio Domingues

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Patrimônio histórico

A Estação Ferroviária de Paranaguá merece ser reformada para voltar a receber trens turísticos e abrigar um museu ferroviário. Trata-se de um prédio mais do que histórico e de importância ímpar no desenvolvimento do estado do Paraná. Inaugurada em 1883, não merecia ter esse fim.

João Luis Teixeira

Relacionamentos

As relações entre as pessoas continuam sendo o grande desafio na vivência humana. Na verdade, quando o parceiro está longe, faz falta; e quando está perto, às vezes, faz raiva. Mas a força do amor é sublime e é belo ver jovens namorados ou vividos idosos continuarem a caminhada do amor. Nos dias atuais, a tecnologia tenta substituir a velha roda de conversas nas calçadas. Os relacionamentos ficaram frios e egoístas. Como é gratificante um “bate-papo” descontraído com bom humor. Valorize seu amigo. Ele é um passaporte para a felicidade.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza - CE
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]