• Carregando...

Estou de pleno acordo com a decisão do governador Roberto Requião de proibir vocábulos estrangeiros. Vou mais além: a sua lei deveria estender a proibição aos nomes de personalidades estrangeiras em logradouros públicos do Paraná. Temos no estado e no país nomes de brasileiros ilustres, enriquecendo com amor patriótico as ruas das nossas cidades. Já nos legislativos municipal, estadual e federal não há político que respeite a nação.

Ruy Vieira

Gripe A 1

Não é a gripe que assusta, mas a forma como esse país trata as coisas. Primeiro se diz que não é nada sério. A seguir, desmente o que falou.

Roberto da Silva

Gripe A 2

A H1N1 está assustando mais pela grande cobertura que a mídia está dando nos últimos dias. Por que não divulgam juntamente com o número de mortos da gripe suína, o de mortos pela influenza sazonal? Está se instalando um medo na população, o que serve apenas para uma comoção geral. As informações deveriam ser mais exatas e menos trágicas. O que está acontecendo é que todos estão ficando neuróticos. Incrível como nesses momentos os outros problemas, como a fome, parecem acabar.

Cristina Sokoloski

Gripe A 3

Fico perplexa com o grau de enganação e tentativa de abafar o caso da Secretaria Estadual da Saúde. Existe uma comparação de número de casos de anos anteriores, mas com populações alvos distintas: imunodeprimidos, transplantados, convalecentes... E quanto aos 28 óbitos que estão esperando confirmação?

Cris P. Medeiros

Gripe A 4

Estou preocupada com a onda de pânico que a gripe A tem provocado. A prevenção é importante, mas sem paranoia. Sabemos que a gripe sempre matou e continuará matando, isso porque a mutação rápida do vírus impede a produção de vacinas 100% eficientes. Devemos evitar aglomerações, ventilar os ambientes e cuidar da higiene, mas sem deixar de cuidar dos demais aspectos da vida. O caso é para cuidado, mas não para pânico.

Alice Dias Lucena

Shoppings lotados 1

Como entender a notícia dos shoppings lotados (Gazeta, 30/7)? Como podem as pessoas, em sua ânsia de consumo, lotar shoppings, locais fechados e de grande aglomeração de pessoas, ao mesmo tempo em que escolas de todos os níves suspendem as aulas? Onde está a coerência? Qual o risco que existe nos shoppings e qual o risco que existe na escola que justifica os primeiros lotados e as escolas fechadas? Educação pode ser interrompida, consumo não?

Sidney Parizotto

Shoppings lotados 2

Algo está muito errado: a ideia é fechar as escolas, faculdades, cancelar audiências e afins é justamente para não haver aglomeração de pessoas, evitando assim o contágio de gripe. De que vale tudo isso se as pessoas se tumultuam em shopings centers em busca de liquidações com todos os familiares, principalmente crianças?

Graciela Allgaier

Shoppings lotados 3

Lendo a reportagem sobre o movimento dos shoppings, no caderno de Economia, fiquei pensando em duas coisas. Primeira: que ótimo para o comércio e os vendedores. Segunda: as escolas suspendem as aulas para não haver aglomerações, a fim de evitar o contágio da gripe A. Não há uma incoerência entre os fatos?

Sandra Regina Amorielo

Chuva

É compreensível que as fortes e constantes chuvas tenham causado estragos por toda a cidade, mas os milhares de buracos reabertos nas ruas põem em dúvida a qualidade do serviço de manutenção asfáltica, assim como os materiais aplicados.

Guilherme Sell

Senado

Gostaria que todos os eleitores brasileiros lessem textos como "Dois Senados" (Gazeta, 30/7) para aprender a escolher os políticos. Assim faríamos uma limpa no Senado, onde há corruptos e desonestos, homens sem moral e sem caráter.

Teresinha Minikoski

* * *

Entre em contato

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5129. E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]