• Carregando...

A exumação do corpo de Jango é mais uma palhaçada para enganar o povo brasileiro. Passados 50 anos de sua morte, na Argentina, algumas pessoas com interesses escusos querem provar que ele foi envenenado por revolucionários militares. Por mais que isso fosse comprovado, o crime teria se dado na Argentina e não no Brasil. A quem irão acusar, se nossas leis não têm poder para investigar um possível crime naquele país? É pura fantasia de quem não tem o que fazer. Deixem em paz o nome de nosso grande presidente Jango Goulart!

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Exumação 2

A ministra Maria do Rosário queria até um palanque oficial eleitoreiro no cemitério onde está enterrado o ex-presidente João Goulart, por ocasião do atendimento ao pedido de exumação do seu corpo. Fiquei muito comovido com o pedido da ministra, mas acho que ela poderia pedir também a exumação dos corpos dos ex-prefeitos Celso Daniel, de Santo André, e do Toninho de Campinas. Sabemos que ambos foram mortos covardemente por desrespeitadores dos direitos humanos.

Benone Augusto de Paiva

Mensalão 1

Senti alívio com a decisão pela prisão dos mensaleiros. Por ter dito inúmeras vezes que acreditava que todos pagariam pelos crimes praticados, recebi críticas de pessoas que pensavam diferente e que apostavam que ficaria "tudo como dantes no quartel de Abrantes". Mas o STF calou a boca dos pessimistas. A Justiça não fraquejou diante do brado de criminosos que se diziam inocentes e que, por desfilarem pelos corredores dos palácios, acreditavam estar acima da lei. Os brasileiros que anseiam por um país melhor receberam antecipadamente um grande presente de Natal.

Jeovah Ferreira

Mensalão 2

Será que os que estão na cadeia por terem roubado uma coxinha teriam direito a tantas apelações ou defesas como os condenados do mensalão tiveram? Não, porque não têm tanto dinheiro como os mensaleiros. Por isso a Justiça não é igual para todos. Quem pagou os R$ 75 milhões usados na defesa deles?

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Novos municípios

Excelente a presidente Dilma Rousseff ter vetado o projeto que criaria municípios (Gazeta, 14/11). Para que criar mais municípios e neles pendurar uma legião de oportunistas e corruptos? Tem mais é de reduzir drasticamente o número de vereadores e deputados e limitar o custo dos que permanecerem a até dez salários mínimos. Quero ver quem iria querer se candidatar.

José Luiz Batista

Feriado 1

Essa discussão sobre o feriado do Dia da Consciência Negra ainda deve ir muito longe, principalmente se outros grupos resolverem pleitear feriados semelhantes. Nós poderíamos tomar por referência o Dia das Mães, que não é um dia fixo, e é comemorado no segundo domingo de maio, o que não interfere no dia de trabalho.

Olavo Gonçalves de Oliveira Neto

Feriado 2

Se existir consenso, não é difícil de resolver o problema. Já que os afrodescendentes querem comemorar seu dia, não deverão importar-se se for num domingo, e nesse caso a Associação Comercial do Paraná também não vai se importar.

Reinaldo Gabardo

Polícia 1

Vivemos numa praça de guerra, onde policiais são mortos e ninguém diz nada, onde bandidos vivem à margem da lei, que é ineficiente. No Paraná um policial só recebe treinamento de tiro na academia, quando deveria ser obrigado a ter prática de tiro com frequência, além de ter melhor preparo emocional para lidar com situações de confronto.

Carlos Henrique de Oliveira

Polícia 2

Quando a polícia tiver de pedir licença para revistar alguém, estaremos desprotegidos. Sempre ensinei aos meus filhos que a polícia tem o direito e o dever de verificar qualquer pessoa, esteja o cidadão em atitude suspeita ou não. Os bandidos são espertos e normalmente se vestem bem e se comportam melhor ainda quando a polícia entra em ação. A abordagem tem de ser firme.

Luiz Fanchin Jr.

Meio ambiente

Mais uma vez o ser humano fica pequeno e insignificante diante da força da natureza, como a do furacão que devastou as Filipinas. O que vemos hoje é um descaso das nações com o meio ambiente. Só se unem pela dor de tragédias e não pelo amor e educação para a sustentabilidade para poder reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Mas a natureza conta com aliados como tufões, furacões, terremotos e tsunamis para mostrar sua força ao homem e provar o quanto ele é pequeno perante ela.

José Pedro Naisser, ecologista

Parto

O índice de cesáreas é muito alto porque os médicos são mal remunerados e não querem ficar horas e horas esperando uma gestante dar à luz. Outro motivo é o medo das mulheres em função de histórias de sequelas e sofrimentos nesse tipo de parto, e ainda porque é muito mais prático marcar a hora e local e estar tudo acertado para receber nossos pequeninos, sem correria, sem susto, sem sufoco.

Simone Rocio Schmitz

Trânsito

Com o aumento do número de veículos nas ruas de Curitiba, os abusos estão cada vez mais frequentes, seja por parte dos motoristas descumprindo as leis de trânsito, dos motociclistas que se acham os donos das ruas, e agora até dos ciclistas que se acham no direito de ter razão, desconhecendo que o Código de Trânsito prevê regras para eles também.

José Luiz Arruda Terres

Estacionamento

Cada vez mais tenho encontrado nos supermercados, shop­pings e lugares públicos vagas especiais de estacionamento ocupadas por pessoas não credenciadas para tal. Algumas até ostentam credenciais, que certamente não lhes pertencem, e estacionam na maior tranquilidade, como se estivessem dentro da lei. Não estaria na hora de a Setran começar a dar batidas incertas nesses locais e multar os infratores? Para que servem leis, a não ser para serem cumpridas?

César Patrianova

Câmara Municipal

Os canais de televisão para as câmaras municipais são um excelente meio de acompanhar os nossos políticos. Quem trabalha diariamente não tem tempo de frequentar a Câmara Municipal e assistir às sessões. Com a transmissão das sessões através da tevê, qualquer desvio de conduta ou mau projeto pode significar o fim da reeleição.

Luciano Atamanzuck

Pedágios 1

Sempre voltamos à baila: contratos espúrios entre o setor público e o setor privado. Como o público não é dono do dinheiro, a transgressão fica muito fácil, sempre precedida dos "contornos legais". A prorrogação dos contratos de concessão de rodovias é uma afronta ao nosso dinheiro, pois nasceram cheios de vícios que só beneficiam um dos lados. Revisão total já!

Arthur Suplicy de Lacerda Neto

Pedágios 2

O cenário ideal para os usuários das rodovias paranaenses pedagiadas é o de uma nova licitação. Seria lamentável ver em ano eleitoral o governo trocar migalhas por prorrogações de contratos indecentes.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Pedágio 3

Na PR-151, no trecho entre Castro e Ponta Grossa, a pista está deplorável, com incontáveis remendos, quase todos em desnível com a pista original, causando solavancos e instabilidade nos veículos. Há inúmeras rachaduras no asfalto, fazendo aparecer o saibro ou areia do subleito, e "pelotas" de asfalto jogadas na pista para tapar buracos. Proponho que o Ministério Público não apenas proíba um próximo aumento da tarifa de pedágio no trecho, como também a reduza.

Johan Scheffer, Castro – PR

Obras da Copa

Quem passa pela Avenida das Torres, sobretudo em horários considerados de meio de expediente, pode observar o abandono das obras para a Copa do Mundo. Raramente se observa máquinas ou funcionários, a sinalização é pífia, os desvios são verdadeiros improvisos, o asfalto novo ficou pela metade, o antigo está se deteriorando. Temos instituições privadas lutando para se manterem em pé, se modernizando, enfrentando os desafios diários pelo mérito e competência; e, de outro lado, o poder público, obsoleto, corrupto, longe de qualquer premissa de profissionalismo, desorganizado e cada vez mais sedento pelo dinheiro alheio.

Alcides Nascimento

Consumismo

Pais e professores não deveriam incentivar seus filhos ao consumismo. Hoje os brinquedos têm outra conotação, não servem mais para brincar e sim para ostentar. A criança tem outra expectativa em relação aos presentes. Sentimos essa diferença de valores ao pegar as cartinhas das crianças ao Papai Noel nos Correios.

Maria Stephan

Turismo

É uma pena a falta de informação aos turistas que desembarcaram na semana passada em Paranaguá, com previsão de passeio até a Ilha do Mel. Eles não devem ter sido informados de que este é o período de reprodução das butucas ou mutucas, insetos cuja fêmea é hematófaga. Se foram picados, com certeza não voltarão mais ao nosso lindo patrimônio natural.

Domingos Caporrino Neto

Multas

O direito de conversão da multa por advertência já é previsto no Código de Trânsito desde sua edição, só que era ignorado pelos órgãos de trânsito. Eu mesmo requeri a conversão de uma multa em advertência com base no CTB e tive o pedido negado, sem qualquer justificativa plausível, pois me enquadrava. Recorri à Jari, mas a negativa se manteve, com o argumento de que o órgão não poderia rever a apreciação anterior.

Adwilhans Luciano de Souza

* * * * * As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]