• Carregando...

A tendência atual é o desenvolvimento em prol de uma economia verde, e o setor florestal é uma de suas vertentes. O Paraná, de acordo com as previsões apresentadas na matéria "Florestas do Paraná vão demandar R$ 1,7 bilhão até 2014" (Gazeta, 12/9), receberá maciços investimentos, privilégio que deverá ser bem aproveitado tendo em vista que a demanda por florestas é crescente. Essa é uma oportunidade para guinar a economia nos mais diversos setores. Além disso, é uma demonstração de que desenvolvimento e meio ambiente são intercambiáveis. É possível sim promover o desenvolvimento econômico e ambiental com auxílio de outras áreas como a genética, por exemplo.

Amanda Roepke Tiedje

Fortuna verde 2

A Mata de Araucária praticamente extinguiu-se com o boom da indústria de papel e celulose. Hoje, no entanto, essa mesma indústria, além de contribuir com o reflorestamento, também estimula a migração da pecuária que se instalara no local desmatado. Vejo com alegria essa mudança de paradigma, com a qual brotam as sementes de um capitalismo verde em substituição ao capitalismo selvagem, trazendo a esperança de que possam ser curadas as mazelas ambientais trazidas por este.

Paulo Henrique Lazzaris Coelho

Linha Verde

Realmente, a Linha Verde ainda pode ser chamada de BR, pois vários caminhões pesados ainda trafegam por ela (Gazeta, 13/9). Os respon­­sáveis pelo trânsito deveriam orientar e sinalizar com placas a proibi­­ção dos caminhões de carga que cortam a cidade e fazer com que os motoristas usem o Contorno Leste, como desvio, pois esse é o objetivo principal. Ninguém vai investir em uma região com cara de BR.

Iran Ribeiro dos Santos

Trânsito 1

A falta de consciência e de responsabilidade do motorista é grande, conforme aponta a matéria "Pedestre sem vez em Curitiba" (Gazeta, 12/9). Há pouco mais de um mês eu dirigia pela Av. Anita Garibaldi e parei numa travessia elevada para um pedestre atravessar, o motorista que vinha atrás simplesmente não parou e acertou a traseira do meu carro, observando que essa travessia é sinalizada. Imagine se em vez de ter acertado meu carro, atropelasse alguém. É muita falta de atenção em nosso trânsito!

Lorena Heckert

Trânsito 2

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos, causa multa e suspensão do direito de dirigir. No Paraná não acontece a preferência ao pedestre como acontece em Santa Catarina, por exemplo. Lá, quando se pisa na faixa respectiva ou pre­­tende nela ingressá-la, é uma prática comum que o carro para e lhe dê a preferência. Isso, é claro, entre os moradores de lá, porque com um curitibano ou morador de outra região é difícil acontecer o mesmo!

Luís Fernando Deus

Greve INSS 1

A greve dos peritos do INSS é mais uma prova de que neste país as leis são meras sugestões. Esses profissionais não têm noção do desespero e dos estragos que impunemente causam às famílias. E a inércia do Estado diante da ilegalidade é obscena. Infeliz aquele que depende de seus laudos para sobreviver. A rigor, a perícia médica é um procedimento contábil, em que negar sempre, para evitar despesas, é o protocolo. Acredita-se que os preteridos em seus reais direitos buscarão o Judiciário!

Sérgio Corrêa

Greve INSS 2

Alguns detalhes da greve do INSS chamam a atenção. É comum esse tipo de greve em anos eleitorais. Algumas justas, outras com objetivos não muito éticos e morais, mas em ano eleitoral é claramente para poder pressionar com mais facilidade.

Antônio Carlos Wanderley

Sistema de saúde 1

A realidade do médico brasileiro é muito distante da ideal. Nossos honorários estão defasados há décadas. Basta ver que políticos nunca recorrem à rede pública, apesar de inaugurar e anunciar tecnologias de ponta em obras eleitoreiras. Médico há 20 anos, não imagino a candidata Dilma tratando de suas sérias enfermidades pelo SUS, esmolando medicações de alto custo, ou mesmo nosso vaidoso presidente Lula recorrendo a um Posto de Saúde para controlar sua pressão.

Paulo Rocha

Sistema de saúde 2

Creio que o modelo de pagamento de médicos deveria ser o de paga­­mento à vista. Assim funcionaria bem para médicos e pacientes. Eu pago uma parte da consulta em dinheiro, de acordo com o meu pla­­no de saúde. Se parar e pensar, sai mais barato do que um plano de saúde no qual eu não tenha de pagar a consulta, mas tenha uma men­­sali­­dade muito cara para o meu bolso. Faço os meus exames con­­forme as minhas necessidades pelo mesmo sistema. Sou bem atendida. Pago um valor mínimo e eles ficam contentes porque recebem pela tabela da Associação Médica. O plano é um incentivo ao médico.

Yayá Petterle Portugal

Campanhas eleitorais

As pessoas não têm perdido o interesse pelas campanhas eleitorais, mas sim se interessado mais por uma conduta ética dos candidatos. Já se foi o tempo em que um brinde ganhava um voto. O nível de consciência da população como um todo tem aumentado, perdendo assim o interesse pelas propagandas que somente utilizam falar mal dos demais candidatos sem mostrar as próprias propostas. Inicia-se uma nova era, em que o voto que reina é o voto consciente!

Wallace Valera

Voto consciente

Efetivamente a presença do presidente Lula em comícios está servindo para alavancar as campanhas aliadas, especialmente a chapa majoritária encabeçada pelo candidato Osmar Dias. Ter a candidatura associada à imagem do nosso presidente é como achar petróleo no quintal de casa, sucesso garantido!

Manoel Granja, professor de Geografia

Notas de corte

A reportagem "De olho nas notas de corte da UFPR" (Gazeta, Vestibular, 6/9) explica que a nota de corte de um curso é a menor nota que os aprovados para a segunda fase obtiveram. Para quem pretende prestar vestibular, este é um tema de extrema importância, pois se deve estar consciente de que a nota será multiplicada pelo número de vagas que o curso oferta por 2, 3, 4 ou 5 dependendo da relação candidato/vaga. O caderno Vestibular é relevante para todos os vestibulandos que querem se manter informado.

Guilherme Almeida e Rogger Bica

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]