• Carregando...

Sou freqüentador diário do Parque Barigüi há 15 anos e nunca vi qualquer situação em que o jacaré oferecesse perigo. Vi, sim, várias vezes, o bicho homem o agredindo. Uma vez uma senhora sentada na grama via seu filhinho atirando pedras no jacaré e achando tudo maravilhoso. Se tomarem a decisão de retirar o jacaré do parque, será novamente a vitória do bicho homem. Com certeza, se alguém precisa de educação, não é o jacaré.

Carlos BarrosoCuritiba – PR

Polícia

"Sempre desacreditei da Polícia Militar, mas neste fim de semana mudei o meu conceito. No meio da madrugada passei por um apuro: acordei com o alarme de casa disparando e a casa totalmente sem luz. Pensei que fosse assalto, então chamei a polícia. Depois de ligar três vezes, uma viatura apareceu depois de meia hora. Por sorte não era nada, mas quero agradecer ao soldado Toledo por ter me atendido com tanta eficiência. Ainda existem bons profissionais na segurança pública."

Leidinara BatistaSão José dos Pinhais – PR

Boqueirão

Quero agradecer o atendimento que a prefeitura está dando ao bairro do Boqueirão com o asfaltamento da Rua Paulo Setúbal, a recuperação de asfalto em outras vias e a manutenção da pintura de sinalização. Aproveito para avisar que na esquina das Ruas Antonio Schiebel e Padre Deon o mato existente está tomando conta da rua, impossibilitando a visibilidade e tornando aquela esquina muito perigosa para carros e pedestres.

Mario SottomaiorCuritiba – PR

João Hélio 1

Gostaria de parabenizar a Gazeta do Povo pela publicação do artigo "O suplício do pequeno João", de Carlos Alberto Di Franco (26/2). O autor faz uma análise profunda, contundente e exata acerca das raízes da violência no Brasil e no mundo. É, de fato, o relativismo ético, que leva à supressão dos parâmetros de certo e errado, a causa última de tantos comportamentos repulsivamente arbitrários e violentos, tristemente exemplificados na tragédia do menino João Hélio. Todo o debate em torno da diminuição da maioridade penal e do recrudescimento da repressão permanece tolo e infrutífero enquanto não se quiser abordar o cerne do problema: o abandono de padrões éticos e o conseqüente desmoronamento da família, base da sociedade, que são, ao fim e ao cabo, as causas desse câncer social que é a violência.

Maria Isabel Bordini, estudante de DireitoCuritiba – PR

João Hélio 2

Nem um mês se passou e a morte do menino João Hélio já parece ter caído no esquecimento do povo. Filósofos, jornalistas e juristas ainda falam no assunto, mas a comoção geral passou. Temo que tenhamos perdido a oportunidade de discutir medidas legais mais duras para conter a violência. Ao contrário da maioria, acho que é bom discutir essas coisas sobre casos concretos.

Luís Augusto Bahia, estudanteLondrina – PR

Diretran

Como outros leitores, notei que os agentes da Diretran ausentaram-se do Largo da Ordem aos domingos e também não organizaram, como de praxe, uma maratona tradicional da cidade ocorrida. Em dezembro foi realizado um concurso público para o aumento de efetivo, mas a Urbs ainda não chamou ninguém. Espero que esse problema se resolva o quanto antes, pois contamos com a organização e a agilidade desses agentes para que o trânsito de Curitiba não fique prejudicado.

Marco Jone, empresárioCuritiba – PR

Assembléia

Enfim, os deputados estaduais do Paraná voltam ao trabalho. Mas, pelo que li na reportagem (de 26/2), ainda teremos de esperar a formação das comissões de trabalho para ver alguma decisão saindo da casa. Enquanto isso, nós, cidadãos comuns, continuamos trabalhando e pagando os impostos que sustentam a tranqüila rotina de trabalho dos legisladores. E ainda tem político que pergunta por que os eleitores pensantes tanto querem a reforma política.

Gilda Fantinelli, artesãCuritiba – PR

Voto

"Ao confiar seu voto aos candidatos, o povo fez sua escolha. Esses devem respeitar o direito do povo que, por livre e espontânea vontade, determinou quem seriam o governador e o presidente. O Estado é como uma família: não deve o pai ou a mãe cuidar de um só filho. Quanto mais equânime for o governante, melhor será seu julgamento nas urnas."

Wilson Vieira, vendedorCuritiba – PR

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está de parabéns. Em vez de dar ouvidos aos que o criticam por tudo, ele está fechando importantes acordos para que o Brasil passe a exportar mais etanol. Além do benefício econômico, Lula está dando ao Brasil a possiblidade de mostrar ao mundo que, no aspecto ambiental, somos mais responsáveis que muitos países do Primeiro Mundo, especialmente os Estados Unidos, que são os primeiros no ranking da poluição. Se até o líder americano George W. Bush reconheceu o valor do combustível brasileiro, por que os detratores de Lula não fazem também seu mea-culpa?

Agenor Ortoff de Faria, técnico eletrônicoCuritiba – PR

Cinturão verde

Ouvi, talvez há quase 50 anos: "O Paraná é o celeiro do Brasil". Isso não foi dito por gente daqui, mas por um antigo comerciante da cidade paulista de São José do Rio Preto. Recentemente, porém, fiquei perplexa ao ouvir do vendedor da quitanda que me atende: "Vamos comprar de São Paulo. É mais barato". E o cinturão verde de Curitiba? Bons tempos aqueles em que quase toda casa de Curitiba tinha sua horta e suas árvores frutíferas! Que é das pereiras, dos pessegueiros, dos parreirais? Viraram retratos em boas e lindas pinceladas de G. Matter, Bakun e outros artistas.

Doris Anna Scodeller SanchezCuritiba – PR

Prefeitura

Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa os leitores:

Christiane S. Cruz: que as obras da Rua Francisco H. dos Santos, no Jardim das Américas, estão com sinalização adequada, garantindo boa visibilidade aos motoristas. Quando forem concluídas, no fim de abril, serão feitas obras de sinalização de trânsito e serviços de manutenção nas ruas próximas que apresentarem problemas no pavimento;

João Marques de Oliveira: que informe ao telefone 156 os endereços dos imóveis onde constatou problemas nas calçadas, para que a Secretaria Municipal do Urbanismo possa tomar providências;

Mauro Lisboa: que no sábado de carnaval, dia 17 de fevereiro, a Diretran precisou convocar alguns dos agentes que atuam na feira do Largo da Ordem aos domingos para reforçar o atendimento na região do Centro Cívico, por causa do desfile, e também no entorno da Rodoferroviária, por causa do aumento do fluxo de veículos na área. No próximo domingo a equipe de agentes que atua no Largo da Ordem estará completa.

Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

***

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]