É melhor que as embalagens contenham no rótulo as informações nutricionais em letras grandes para que o consumidor decida se comprará ou não um determinado produto (Gazeta, 2/8). As empresas de alimentos naturalmente se esforçarão a fabricar produtos melhores a partir da queda das vendas, mas quem escolhe o que comer é o consumidor. Não é correto predeterminar a culpa a quem ingere alimentos quando os pode ingerir sem culpa.
Yayá Petterle Portugal
Censo
Penso que algumas perguntas do censo do IBGE não foram adaptadas à nossa realidade. Perguntam-nos de que etnia você é. Como definir isso, se quase todo brasileiro tem as três raças no sangue, inclusive os que se dizem brancos? A pergunta deveria ser mestiço de aparência branca, negra ou indígena? Outra pergunta fundamental que faltou: de onde você veio, há quanto tempo está nesta cidade? Para poder medir o deslocamento da população que agora já percebe que a vida nas pequenas cidades do interior é melhor, com custo de vida menor e mais qualidade de vida.
Julio Espíndola Ribeiro
Caos aéreo
As medidas definidas pela Anac são suficientes para evitar novos problemas com voos da Gol? As agências reguladoras como a Anac (Gazeta, 6/8) só atendem interesses empresariais e não os do consumidor. Elas são o melhor cabide de emprego já instituído.
Estela Galeazzi
Falta de habilitação 1
Hoje em dia vemos muitas autoescolas ensinando e instruindo de maneira inadequada seus alunos. Como consequência disso, vemos motoristas sem saber estacionar ou então sem saber dominar o próprio carro mesmo sendo habilitado. Fora os casos de motoristas sem a carta de habilitação (Gazeta, 4/8). Isso é seguro para o nosso trânsito? A maioria dos acidentes acontece devido a esses fatores, o motorista, mesmo habilitado, não está preparado para agir numa situação de agilidade ou até de estresse no trânsito.
Gustavo Kalinowski
Falta de habilitação 2
O fato de aumentarem os acidentes com pessoas sem habilitação está intimamente relacionado ao alto custo de se tirar a carteira de motorista. Com a facilidade atual para comprar carros, muitas pessoas adquirem o veículo, mas depois não têm dinheiro para pagar os impostos e nem tempo e dinheiro para fazer o curso na autoescola. O valor para tirar a CNH está alto e demanda muitas horas em sala de aula.
Lionel Arruda
Lobby pelo estado
Evidentemente, além de traçar as diretrizes e objetivos para a competente administração pública do nosso estado, de estruturar e gerenciar a equipe que vai realizar o governo, são de fundamental importância constantes negociações com o poder público central, com vistas à inclusão e participação das forças produtivas do Paraná, na construção do desenvolvimento da nação e do bem-estar comum (Gazeta, 4/8).
Jorge Adauto Martins
Punição para magistrado
Curiosa, para não dizer vergonhosa, a forma como o Poder Judiciário pune seus integrantes por comportamento ilícito para a função que exercem. O cidadão comum, em caso de corrupção, nepotismo ou qualquer outra irregularidade contra a empresa em que trabalha é punido com a demissão por justa causa, tendo ainda que ressarcir os prejuízos, algumas vezes responder a processo criminal e até mesmo ir parar na cadeia. Já o ministro do STJ tem como castigo uma aposentadoria de 50 salários mínimos (Gazeta, 4/8).
Habib Saguiah Neto, aposentado
PM especial 1
O projeto para criar um batalhão de polícia especial para eventos é totalmente inconstitucional (Gazeta, 4/8). A intenção é garantir a sustentação de alguns empresários que, em vez de contratarem os serviços de vigilância privada, tentam regulamentar o desvio de função dos nossos policiais militares para a função de vigias particulares. Isso é uma vergonha. Quem vai fazer a segurança do povo que paga realmente os impostos? Sou radicalmente contra esse famigerado projeto eleitoreiro.
Simião Oliveira
PM especial 2
Hoje o efetivo da PM na ativa não tem nem 17 mil homens. Há batalhões do interior que não têm nem 50% do efetivo previsto, ou seja, existe a previsão para 400 homens e não têm 200. Não é preciso mudar a lei para aumentar o efetivo, apenas que se complete o que está faltando nos batalhões que já existem. Os últimos governadores e secretários de segurança têm se mostrado verdadeiros mestres em enganar o povo.
Edson Santos
Dinheiro das multas
As multas são baratas (Gazeta, 6/8) e os radares ainda são poucos em relação ao que seria necessário para que não houvesse mais infrações. Não existe outro jeito de educar, senão mexer no bolso do motorista. Imagine a situação: estaciono em local proibido, ando em velocidades superiores às permitidas, passo nos sinais vermelhos, pois não há punição. São importantes as aplicações de multas e as instalações de novos radares.
Erickson Geraldo Sens
Carros roubados
Para diminuir o problema dos carros roubados seria uma boa colocar um chip em cada carro contendo suas informações e de seus atuais donos em um banco de dados, cada qual com sua senha. Assim seria facilmente possível rastreá-los a qualquer momento.
Luiz dos Santos Lea
Rodovias do Paraná
Pagando os preços de pedágio que pagamos hoje teríamos de ter no mínimo vias em bom estado, coisa que não acontece. Além disso, ainda temos uma estimativa de melhora até 2030! Promessas de 20 anos não deveriam sequer ser levadas a sério.
Odair da Silva
Temperaturas
Como estamos no inverno e com temperaturas baixas, é muito comum ouvir nas rádios e nas tevês a famosa frase "a temperatura está em 10 graus, mas a sensação térmica é de 8 graus". Fico imaginando como seria um medidor de sensação térmica, como também a grande diferença que faz divulgar a temperatura em 8 graus, sem citar a sensação térmica, que acho que ninguém sabe o que é.
Gilmar Tadeu Strasbach
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.