• Carregando...

Sobre a sanção da Lei da Transparência (Gazeta, 27/10), temos de admitir que há um grande avanço, mas não devemos esquecer que os senhores políticos foram pressionados a aprová-la porque não estão cumprindo com seus deveres de servidores eleitos pelo povo. Sendo assim, fica a pergunta: quem vai nos garantir que esses senhores, que até então não cumpriam com suas obrigações, agora passarão a cumprir? Temos de fiscalizá-los muito de perto.

Rui Ventura

Lei da Transparência 2

Finalmente uma notícia boa para nós, curitibanos e paranaenses. O exemplo tem de vir das autoridades e da sociedade. Nós merecemos ter um governo digno que saiba gerenciar nosso estado, nossos impostos. Espero que a sociedade e a mídia fiquem de olho, pois é direito nosso. É a nossa casa que está sendo administrada.

Maria Stephan

Engorda de praia 1

Mais uma temporada está praticamente chegando e nosso litoral continua na mesma. Matinhos e Pontal do Paraná estão abandonadas (Gazeta, 27/10). O maior exemplo está no calçadão entre Praia de Leste e Matinhos, um lugar que tinha tudo para ser um grande ponto turístico, mas o que se vê são as associações, ou moradores, investindo no mínimo de infraestrutura. Nós, os veranistas ou moradores dessa região, pagamos o mesmo IPTU de Caiobá e não vemos nem duchas espalhadas pela orla. Esse governo não está preocupado e o que virá, até se atualizar, a temporada já acabou.

Carlo Nora, professor

Governo e bem-estar

O próximo presidente do Brasil deve, em prol do bem-estar das famílias brasileiras, primeiramente reajustar o salário dos aposentados, que a cada ano diminui; segundo, elaborar um plano para aumentar os empregos.

Welington de Souza Cramer

Paranaprevidência 1

A solução para a Paranaprevidência (Gazeta, 26/10), é bem simples: cumprir o que manda a Constituição Federal e as normativas do Minis­­tério da Previdência Social. Como conselho adicional, eu diria que não se deve seguir o exemplo do que foi feito na previdência dos servidores de Curitiba e ainda afastar os especialistas de plantão. Creio que os técnicos da Paranaprevidência sabem exatamente o que deve ser feito.

João Pedro Matos

Paranaprevidência 2

Esse é um caso que exige uma solução exemplar. Milhares de famílias estão reféns desta situação por absoluta omissão. Curioso é que, não raro, prevalece a ocultação dos fatos, a negação da realidade. Como, então, aceitar a postergação de uma intervenção saneadora? Pela gravidade e pelo impacto social, não seria o caso da instalação de uma audiência pública?

Clóvis Pena

Shopping na Linha Verde

A Linha Verde, de verde tem muito pouco. Cinza seria a cor mais adequada. Asfalto e poluição. Shopping na Linha Verde será mais um empreendimento para atender a cultura do consumismo e do automóvel. Curitiba não ganhará e sim perderá a oportunidade de construir algo relevante para seus cidadãos.

João Gilberto Damo, arquiteto e urbanista

Puxadinhos

O uso de satélite para flagrar casas que estão fora da lei (Gazeta, 23/10), a meu ver não é uma questão de justiça. Pois o que é errado não deixa de ser apenas por não ser visto. O que a prefeitura deveria fazer é usar o mesmo sistema para ver sua falta de intervenção nos bairros e vilas da cidade, com ruas sem pavimentação, buracos que tomam conta das vias, esgotos a céu aberto e muitas outras de responsabilidade da prefeitura.

Márcio Ronsoni da Luz

Cristovão Tezza

O colunista Cristovão Tezza foi extremamente feliz ao escrever "O ovo, a galinha e o ninho" (Gazeta, 26/10). Disse o que milhões de brasileiros gostariam de dizer, principalmente diante da postura do presidente da República que, abandonando o seu dever de bem governar, anda de comício em comício.

Josué Corrêa Fernandes

Mulheres nos negócios

Creio que as mulheres buscam, cada dia mais, uma boa colocação no mercado de trabalho (Gazeta, 27/10) e reconhecimento para a classe feminina. Nada melhor do que aproveitar a oportunidade em empresas familiares.

João Eduardo Terres Garcia

Liberdade de imprensa

Nenhum poder deve ser absoluto. A Liberdade de imprensa é o mais caro patrimônio da nossa democracia. A sociedade brasileira conquistou o direito a sua cidadania e todos são iguais perante a lei. O poder de mídia é de toda a nação e as empresas de comunicação deveriam servir à sociedade e serem reguladas por essa mesma sociedade que compra, paga e sustenta a democracia brasileira.

Luiz Herlain

Parque do Monge

A matéria sobre o início de obras no Parque Estadual do Monge na cidade da Lapa (Gazeta, 26/10) não tranquiliza nem a população nem os empresários da área do turismo. Primeiro por se tratar de uma maquiagem no estrago realizado; segundo porque não há nenhuma garantia real de que as outras obras cogitadas saiam do papel. Terceiro porque o projeto proposto tem falhas, inclusive no que tange à acessibilidade. Outra questão grave é a fundiária, que sequer foi tratada. A novela continua e só vai terminar, quando forem cumpridas todas as promessas e as falhas no projeto forem sanadas.

Márcio Assad, Lapa

Nova linguagem

As novas tecnologias já mudaram a forma de se ler notícias e informação (Gazeta, 23/10). Não é apenas uma questão tecnológica, é cultural. O sujeito que lia pouco antes do surgimento do livro eletrônico, irá continuar lendo pouco. O sujeito que já tem o hábito da leitura, continuará lendo, sem motivos para troca de plataforma.

Luiz Seman

Classificação indicativa

Quando se fala em impor restrições aos conteúdos mostrados nos programas de televisão, não se fala em censura, mas de adequação de horários da programação e seus conteúdos. Mesmo os pais, ou responsáveis, com a obrigação de limitar o acesso a esse conteúdos, devem evitar conteúdos que crianças não devam assistir.

Rita Taborda

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]